Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quinta-feira, 13 de março de 2014

Interromper menstruação é possível sem prejudicar fertilidade; conheça os métodos

pílula anticoncepcional - Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Até a pílula convencional pode ser uma opção para suspender ou reduzir ciclos
 
Tida como difícil e dolorosa para uma parcela das mulheres, a possibilidade de suspender a menstruação pode significar um alívio, além de ser um tratamento para algumas doenças, como miomas e cistos de ovário. 
 
Mas esse benefício não precisa se limitar a esses casos: qualquer mulher que se sente incomodada com a menstruação pode procurar um ginecologista e expor seu desejo.
 
Pacientes com menstruação muito desconfortável, que sangram muito, têm muita cólica e TPM forte podem escolher não menstruar sem qualquer risco a sua fertilidade.
 
"Quando o método é suspenso, o ovário retorna a seu trabalho, que é ovular, garantindo a volta da fertilidade dois a quatro meses após a parada do anticoncepcional", afirma o ginecologista Antônio Júlio Sales Barbosa, do Hospital Santa Catarina. Segundo os especialistas, não há prejuízos orgânicos em suspender a menstruação. No entanto, vale ressaltar que não existe a necessidade de bloqueá-la em todos os casos, cabendo à mulher e ao seu ginecologista de confiança a livre escolha, independente do critério utilizado para a decisão.

Sobre os métodos que interrompem a menstruação, existem diversas formas com diferentes indicações. Se você está considerando interromper a menstruação, converse com seu médico e conheça aqui as maneiras de suspender ou diminuir o fluxo menstrual, seus efeitos colaterais e qual combina mais com seu perfil:
 
pílula anticoncepcional - Foto: Getty ImagesPílulas anticoncepcionais sem interrupção
A pílula anticoncepcional é utilizada para inibir a fertilidade da mulher e ajuda a regular a menstruação, entre outros benefícios. Normalmente, é utilizada durante três semanas havendo um intervalo de sete dias, no qual ocorre a menstruação - mas você pode emendar as cartelas e interromper os sangramentos. Para suspender a menstruação, você pode usar tanto pílulas comuns quanto especiais - a escolha dependerá de como o seu organismo reage a cada opção. As pílulas comuns combinam os hormônios progesterona e estrógeno, enquanto as especiais são feitas especificamente para quem não deseja menstruar, e podem carregar apenas um desses hormônios. "Quando bem indicadas e acompanhadas por um profissional, apresentam os mesmos riscos da pílula cíclica, ou seja, seu uso contínuo não apresenta nenhum efeito colateral diferenciado", afirma a endocrinologista Dolores Pardini, do departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Não é preciso fazer a pausa na pílula a cada três meses para menstruar. O sangramento da pausa da pílula é meramente artificial e só acontece porque, enquanto a mulher recebe a carga hormonal vinda da pílula, o endométrio vai se espessando. "Quando há a retirada dos hormônios (estrogênio e progesterona), há o a descamação do endométrio e, logo, o sangramento", explica o ginecologista Antônio Júlio Sales Barbosa, do Hospital Santa Catarina. "Mas isso é um processo artificial, já que o hormônio vem da pílula." Ao contrário do que pode se pensar, o endométrio não continuará se espessando com o tempo de uso do método hormonal. Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp, a progesterona acabará atrofiando o endométrio, e a única consequência disso é a diminuição do fluxo menstrual.

Entretanto, é essencial que haja o acompanhamento médico antes da mulher começar a emendar as cartelas. "Há o risco dela ingerir uma dose elevada dos hormônios, ocasionando problemas como pressão alta, alterações venosas e problemas de coagulação no sangue", diz a ginecologista Caroline Alexandra Pereira de Souza, especialista em reprodução humana e endoscopia ginecológica da Clínica BMS, em São Paulo. Esse método, inclusive, não pode ser utilizado por mulheres com problemas de coagulação, já que as pílulas podem levar à trombose.
 
injeção - Foto: Getty ImagesInjeção de hormônios
"São os mesmos hormônios da via oral administrados por via intramuscular", explica a endocrinologista Dolores. Dependendo do hormônio e dose, a frequência podes ser mensal ou trimestral. Quando bem indicadas e acompanhadas por um profissional não tem efeito colateral por serem contínuas, apresentando os mesmos riscos da pílula cíclica.

Segundo a ginecologista Carolina, esse método apresenta muitas vantagens, sendo muito indicado para mulheres que têm intolerância às pílulas orais ou que precisam fazer uso de outro medicamento. "Outra vantagem é que os anticoncepcionais injetáveis não interferem no prazer sexual e ainda ajudam a diminuir a intensidade das cólicas menstruais, além de prevenir várias doenças como o câncer de endométrio, no ovário, doenças mamárias, cistos e miomas uterinos e doenças inflamatórias pélvicas", afirma Carolina.

Dentre as vantagens do anticoncepcional injetável destaca-se ainda o combate à anemia, pois seu uso estimula a formação de glóbulos vermelhos, prevenindo a doença. "Já as desvantagens incluem alguns efeitos colaterais, como alterações no ciclo menstrual, que pode variar desde ao excesso de sangramento a completa amenorreia", explica a ginecologista. Também é comum sentir dor de cabeça, dores nos seios e também nas pernas, além de retenção de líquidos. "Outra questão acerca do método injetável está relacionado à fertilidade, pois ao interromper o uso do anticoncepcional a mulher só voltará a ser fértil após seis meses ou um ano", lembra a especialista. Ele é contraindicado para mulheres fumantes, por aumentar o risco cardiovascular nesses casos, ou que estejam amamentando, por conta dos hormônios.  
 
implante subcutâneo - Foto: Getty ImagesImplantes subcutâneos
Nesse método, é colocado um pequeno implante no antebraço, próximo ao cotovelo - região com pouca irrigação sanguínea. O procedimento é feito em consultório com anestesia local.  "O implante hormonal é cilíndrico e tem aproximadamente 4 cm de comprimento e 2 mm de espessura", lembra a ginecologista Carolina. É um implante em plástico, macio e flexível, colocado por baixo da pele do braço. Os hormônios utilizados são os mesmos que nos métodos intramusculares ou via oral. "Dependendo do implante utilizado não existe a possibilidade de retirá-lo caso seja necessário, pois ele migra no tecido", alerta a endocrinologista Dolores. Segundo a especialista, os implantes mais recomendados são aqueles que podem ser retirados e tem duração de três anos, devendo ser trocados após esse período. "Quando bem indicadas e acompanhadas por um profissional apresentam os mesmos riscos da pílula cíclica."

A presença do implante não provoca desconforto, não é visível nem limita a utilização do braço, assim como sua remoção, que é feita facilmente sob anestesia. "Ele funciona liberando para a circulação diariamente uma pequena quantidade de progestativo, que provoca um espessamento do muco cervical, evitando a penetração dos espermatozoides na cavidade uterina, além de atuar modificando o endométrio para inibindo a ovulação", explica Caroline. As menstruações não ocorrem ou tornam-se escassas e irregulares. Porém, não é aconselhável em casos de tromboses agudas, embolias ou doenças hepáticas graves. "A eficácia pode ser modificada pela utilização de outros medicamentos - por isso, consulte o seu médico ou farmacêutico. "

É importante ressaltar que o implante subcutâneo fica nas camadas mais externas da pele, não devendo ser aplicado em partes profundas, sob o risco de causar efeitos colaterais mais fortes, sair do lugar ou impedir sua retirada. Busque um profissional de confiança, que saiba fazer essa aplicação para não correr riscos.
 
DIU - Foto: Getty ImagesDIU com progestógenos
Assim como o implante subcutâneo, o DIU libera doses contínuas de hormônios, mas durante cinco anos. Em geral, é colocado em consultório, mas o procedimento pode ser um pouco doloroso. "Em algumas pacientes mais sensíveis a dor, pode ser necessário colocar em hospital, com anestesia", explica o ginecologista Antônio. Depois dos cinco anos o DIU é retirado e, após a realização de alguns exames, colocado novamente, se a paciente desejar. Esse método não é tão indicado para mulheres com mioma no útero e infecções uterinas, já que o DIU poderá agravar os casos de infecção e, no caso de algum mioma, é tecnicamente impossível colocá-lo. Porém, a avaliação médica é necessária para determinar a viabilidade do método.

"Os DIUs liberam progestógenos (Levonorgestel) que deixam o endométrio mais fino (por isto geralmente diminuem a quantidade de sangramento)", afirma a ginecologista Carolina. Além disso, eles têm a ação da progesterona sobre o muco cervical, tornando-o espesso, criando mais uma barreira para os espermatozoides. De acordo com a endocrinologista Dolores, eles podem levar a suspensão da menstruação no primeiro ano em cerca de 30% dos casos, tendo duração de cinco anos.  Em outros casos, pode ser que a menstruação demore cerca de um ano para ser completamente suspensa. "As indicações são individualizadas, sendo que mulheres predispostas podem sofrer ganho de peso e sintomas depressivos, além do risco de não causar a suspensão total da menstruação."

Os especialistas afirmam que não há qualquer risco de o DIU sair do lugar com o passar do tempo ou durante as relações sexuais. No entanto, o ginecologista pedirá um retorno ao consultório um mês e seis meses após você ter colocado o DIU. Isso porque a mulher pode sofrer uma rejeição ao método, que irá sair do lugar ou ser expelido pelo canal vaginal. Segundo os especialistas, a taxa de rejeição ao DIU é de 2%. Caso a mulher se adapte ao método, as consultas voltam a ser anuais, e juntamente com os exames de Papanicolau e transvaginal o médico acompanha o DIU.
 
mulher na ginecologista - Foto: Getty ImagesAblação do endométrio
Indicada para mulheres já próximas da menopausa e com o número planejado de filhos, ou então que possuem um sangramento menstrual excessivo. "Retira-se com laser algum tecido endometrial, como uma raspagem", afirma a endocrinologista Dolores. É um procedimento não invasivo que não requer internação, sendo uma alternativa de histerectomia para mulheres que não querem se submeter a uma cirurgia mais complexa. Apenas o médico pode recomendar a ablação do endométrio, já que seus efeitos são irreversíveis: a mulher que é submetida a esse método não é recomendada a engravidar, uma vez que a gravidez seria arriscada para a mãe e o bebê. "A ablação endometrial causa cicatrizes no revestimento uterino, que vão por sua vez reduzir os sangramentos futuros - por isso, muitas mulheres têm bem pouco ou nenhum sangramento após esse procedimento", explica a ginecologista Caroline. A taxa de sucesso da ablação é grande, mas não pode ser considerada uma forma adequada de controle de natalidade. Dessa forma, converse com seu médico sobre as vantagens de fazer esse procedimento.
 
pílula anticoncepcional - Foto: Getty ImagesHormônios naturais
Entende-se por hormônio natural aqueles fabricados pela mulher, que no caso das pílulas anticoncepcionais é o estradiol. "A única pílula atualmente disponível no mercado a base de estradiol não leva a amenorreia", declara a endocrinologista Dolores. O que pode acontecer é uma redução do fluxo menstrual, o que por si só pode ser uma vantagem para mulheres que sofrem com ciclos muito intensos ou longos.
 
 
mulher pensando - Foto: Getty ImagesÉ 100% garantido?
Embora não ofereça riscos à saúde, a garantia total de que a menstruação será suspensa não existe, independente do método escolhido. "Há uma margem de 10 a 15% de mulheres que não conseguem se adaptar e, mesmo usando algum método, continuam menstruando", explica o ginecologista Antonio. Segundo o especialista, existem os chamados "spots", menstruações ocasionais que podem acontecer. Além disso, no caso do uso da pílula, o sucesso depende da disciplina da paciente. "A paciente com problema é a que toma cada dia em um horário ou se esquece de tomar, podendo falhar quando não existe controle."
 
Minha Vida

Ceratocone: casos graves podem levar a transplante de córnea

Foto: Reprodução
Afinamento da córnea deixa visão embaçada e pode não ser corrigida com lentes de contato
 
Por Dr. Alfredo Tranjan Neto
 
Estima-se que haja três casos de ceratocone em um grupo de 1.000 pessoas no Brasil, segundo dados da Universidade de São Paulo. Mas o que é esta doença? Quem ela atinge?
 
Ceratocone é uma patologia da córnea, de causa desconhecida, que provoca uma ectasia, ou afilamento, na área central da própria córnea, de maneira progressiva. À medida que esta se afina, o paciente percebe uma baixa da acuidade visual, a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da quantidade do tecido corneano afetado.
 
Muitas pessoas não percebem que têm ceratocone, uma vez que se inicia sorrateiramente como uma miopia e astigmatismo no olho. Essa patologia ocular pode evoluir rapidamente, ou em outros casos levar anos para se desenvolver. Ela pode afetar severamente nossa forma de perceber o mundo, incluindo tarefas simples como dirigir, assistir à televisão ou ler um livro. Pode iniciar a partir dos 10 anos de idade e evoluir até a idade adulta.
 
Para haver confirmação desta patologia, o oftalmologista precisa pedir um exame específico chamado topografia corneana. Se for diagnosticada na fase inicial, mais fácil será o tratamento. Pessoas com ceratocone precoce tipicamente relatam uma pequena desfocagem de sua visão e procuram um oftalmologista em busca de lentes de contato para dirigir ou ler. No início, os sintomas são os mesmos de uma pessoa míope ou com astigmatismo, podendo ser corrigidos com lentes de contato gelatinosas ou rígidas. Com a progressão da doença, a visão piora, muitas vezes rapidamente. A acuidade visual se torna prejudicada em todas as distâncias e a visão noturna é bastante fraca, podendo ter fotofobia e visão borrada, não conseguindo mais corrigir com lentes de contato. Nesses casos, pode ser indicado o transplante de córnea.
 
Transplante de córnea: quando é necessário?
No início da doença, é recomendável o uso de lentes de contato. Esta medida consegue dar uma um bom resultado, mas se o ceratocone evoluir, não se consegue uma boa adaptação da lente de contato devido à curvatura da córnea ser acentuada. Nestes casos, pode-se utilizar de anéis intracorneanos para regularizar a curvatura da córnea, mas o único tratamento é o transplante de córnea.
 
Hoje, o transplante de córnea é coberto pelo SUS e pelos planos de saúde. Em alguns estados brasileiros, há fila de espera pela córnea doadora. Não costuma ser curta, mas também não dura mais de 30 dias. O transplante consiste na substituição da córnea alterada por uma córnea doadora.
 
Geralmente a cirurgia costuma ter uma duração de 30 a 40 minutos. A anestesia é, na maioria das vezes, local. O transplante de córnea apresenta alta porcentagem de sucesso, entre 80% a 90% de sucesso em situações não complicadas (de acordo com estatísticas mundiais). Em casos complicados, a taxa de sucesso pode diminuir.
 
No pós-operatório, o paciente deverá usar colírios a base de corticoides e antibióticos. Deve-se evitar o esforço físico por um período de 3 a 6 meses.
 
Minha Vida

Seu dia está corrido? Só não segure a vontade de ir ao banheiro

Thinkstock
Deixar de ir ao banheiro pode fazer mal à saúde 
Quem tem esse hábito está propenso a desenvolver infecção urinária, diz médico
 
Bom dia! O seu dia mal começou e já está corrido? Sua agenda já está lotada de compromissos? Com a correria, muita gente, especialmente as mulheres, esquecem de ir ao banheiro. Cuidado! O problema é que, mesmo parecendo um gesto inofensivo, ele pode trazer consequências para a saúde.

Segundo o nefrologista Rui Alberto Gomes, do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, quem tem esse hábito está propenso a desenvolver infecção urinária, que pode piorar e até mesmo levar a uma doença renal.
 
— Uma vez ou outra, quando não há banheiro por perto, por exemplo, não faz mal, mas a frequência é que é perigosa. As mulheres, principalmente, devem tomar mais cuidado. Como elas possuem a uretra (canal por onde passa a urina) mais curta do que a do homem, contraem infecção urinária com mais facilidade. O ideal, entretanto, para ambos os sexos, é não retardar a micção, urinando toda vez que sentir vontade.
 
Gomes salienta que a maioria das infecções urinárias, sobretudo a cistite (tipo mais comum da doença), não costuma ser grave e os quadros são relativamente simples de serem curados. Porém, se não forem tratadas adequadamente, podem atingir os rins, causando a pielonefrite(infecção no trato urinário que afeta quase todas as estruturas do rim). Quando isso acontece, a infecção passa a ser mais grave e exige assistência médica imediata, para um tratamento adequado e mais prolongado.
 
Quando o órgão é atingido, os sintomas comuns da cistite mudam (dor ao urinar e aumento do número deidas ao banheiro) e a pessoa passa a apresentar febre, dores na região lombar e calafrios.
 
— Na pielonefrite, existe até mesmo o risco potencial de a infecção se generalizar pelo corpo, causando uma septicemia, trazendo risco de morte ao paciente; daí a importância do adequado e imediato tratamento.

O recomendado, de acordo com o médico, é sempre procurar um especialista ao sentir quaisquer sintomas diferentes no corpo.
 
R7

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rim. Previna-se!

Comece o dia com um copo de água e evite problemas nos rins

Getty Images
Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins
Atitudes simples ajudam na prevenção de doenças e tornam sua vida mais saudável
 
Para comemorar o Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13), comece seu dia com um copo de água. Este líquido tão precioso é fundamental para cuidar dos nossos rins que têm entre suas principais funções filtrar as impurezas do sangue e regular a pressão arterial.
 
As doenças renais costumam ser silenciosas, ou seja, se manifestam gradativamente e quando os sintomas se tornam aparentes significa que cerca de 80% da capacidade dos rins já está comprometida.
 
Pesquisas apontam que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de lesão renal. De uma em cada dez pessoas têm algum grau de doença renal crônica e  para a próxima década está previsto um aumento de 17% dos casos. Hoje, essa doença é tratada como um problema global de saúde pública. No entanto, se detectada precocemente e com o cuidado adequado, a deterioração dos rins pode ser retardada ou mesmo estagnada.
 
A doença renal pode afetar pessoas de todas as idades, mas após os 40 anos, a filtração renal começa a diminuir, cerca de 1% por ano. Por isso, é importante sempre visitar o médico, fazer exames de rotina, beber muita água, ter hábitos saudáveis e evitar excessos. Na maioria dos casos, os indivíduos se sentem inchados, cansados, a pressão fica alta e há alterações urinárias — manifestações que tendem a ser confundidas com outras enfermidades —, principalmente quando já se tem idade avançada.
 
A seguir, 7 dicas para você cuidar do rim e manter uma vida longa e saudável:
 
1. O corpo precisa de hidratação. Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins e evita a formação de pedras
 
2. Manter uma dieta equilibrada, ou seja, controlar os excessos na alimentação, não abusando do sal, de gorduras, carnes vermelhas e doces
 
3. Sempre verificar a pressão arterial e controlar o diabetes
 
4. Praticar exercícios físicos regularmente, como caminhada, natação, ginástica, corrida — na companhia sempre de uma garrafinha de água
 
5. Não usar medicamentos sem orientação médica
 
6. Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
 
7. Consultar so médico periodicamente e solicitar exames de urina e sangue que checam o funcionamento renal

R7

Médicos da Santa Casa tiram dúvidas sobre problemas renais em SP

Thinkstock
Rins passam a diminuir de tamanho com o passar dos anos
No Brasil, existem 10 milhões de pessoas que sofrem de problemas renais
 
Nesta quinta-feira (13), a Santa Casa de São Paulo promove em seu saguão principal um evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim, das 8h às 12h. Todas as pessoas que passarem por lá neste período poderão tirar suas dúvidas e conversar com médicos, enfermeiros e outros profissionais sobre problemas renais.
 
Com o mote “O envelhecimento e a doença renal”, o coordenador do projeto e chefe da Unidade Renal da Santa Casa, Luiz Antonio Miorim, alerta que os rins passam a diminuir de tamanho e de capacidade com o passar dos anos.
 
— A partir dos 40 anos o rim começa a diminuir meio centímetro por década, o que influi na capacidade dele de drenagem.
 
Segundo ele, normalmente o rim possui 12 cm e vai diminuindo conforme o corpo envelhece. A Santa Casa espera atender cerca de 200 pessoas. A doença renal crônica é a principal causa da perda das funções renais. Em estágio avançado, o paciente necessita realizar tratamento específico, como a diálise. Em outras situações, é necessário realizar o transplante do órgão.
 
No Brasil, existem 10 milhões de pessoas que sofrem de problemas renais. Segundo o médico, diabetes, obesidade e pressão alta são doenças que podem acelerar o processo de envelhecimento do rim, ou seja, são pacientes que fazem parte do grupo de risco e precisam procurar um especialista.
 
Serviço
Evento: Dia Mundial do Rim
Data: 13 de março de 2014
Horário: 8h às 12h
Endereço: rua Cesário Mota Junior, 112, Vila Buarque, SP
 
R7

Jovens que já tiveram câncer de pele têm mais chance de desenvolver novos tumores

Jovens que já tiveram câncer de pele têm mais chance de desenvolver novos tumores Genaro Joner/Divulgação
Foto: Genaro Joner / Divulgação
O grupo de maior risco foi aquele que teve câncer de pele antes
 dos 25 anos de idade
Risco de desenvolver a doença é até 23 vezes maior para pessoas com menos de 25 anos de idade
 
Se você ainda não está convencido que é preciso se proteger do excesso de sol, um estudo publicado online nesta semana na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention vai te dar mais um motivo: a pesquisa descobriu que pessoas jovens que tiveram câncer do tipo "não melanoma" causado pela exposição solar têm mais chance de desenvolver outros tipos de câncer no decorrer da vida.
 
O estudo avaliou mais de 500 mil pessoas com histórico da câncer de pele e outras 8,7 milhões sem passado da doença, com seguimento de 5 a 6 anos. O grupo com histórico positivo teve maior chance de ter câncer de bexiga, cérebro, mama, cólon, fígado, pulmão, próstata, pâncreas e estômago.
 
O grupo de maior risco foi aquele que teve câncer de pele antes dos 25 anos de idade, com até 53 vezes mais chances de ter câncer ósseo, 26 vezes mais leucemias, 20 vezes mais tumor cerebral e 14 vezes mais outras forma de câncer, quando comparado ao grupo controle (que não tinha histórico da doença).
 
— O risco para o desenvolvimento de qualquer tipo de câncer subsequente ao do tipo não melanoma diminui significativamente com o aumento da idade: 23 vezes maior risco para aqueles com menos de 25 anos de idade, 3,52 para aqueles entre 25 e 44 anos de idade, 1,74 para quem tem entre 45 e 59 anos de idade, e 1,32 para pessoas com mais de 60 anos — explicou o principal autor do estudo e professor de Medicina na Universidade de Melbourne, Rodney Sinclair.
 
De acordo com o oncologista e pesquisador do Instituto do Câncer Mãe de Deus Stephen Stefani, medidas preventivas como evitar álcool, tabagismo e exposição inadequada ao sol ainda são a melhor estratégia. Quando a prevenção falha, a detecção precoce e agilidade no encaminhamento do tratamento são fundamentais para aumentar a chance de cura.
 
Segundo o autor do estudo, a detecção precoce do câncer através da triagem de pessoas de pessoas que não apresentam sintomas funciona melhor quando pode ser direcionada para aqueles com maior risco.
 
— Nosso estudo identifica as pessoas diagnosticadas com câncer não melanoma em tenra idade como sendo de maior risco para desenvolver a doença e, portanto, como um grupo que poderia beneficiar de triagem — disse Sinclair.
 
O oncologista Stefani também chama a atenção para possível questão genética envolvida. A médica geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Patrícia Ashton-Prolla, ressalta a relevância do tema, uma vez que a identificação de pessoas com predisposição genética ao câncer antes do diagnóstico do tumor permite a realização de aconselhamento genético e encaminhamento para programas de redução do risco.
 
Em relação a pacientes com câncer de pele, alguns achados alertam para a possibilidade de haver predisposição genética: diagnóstico de câncer de pele antes dos 40 anos de idade, tumores de pele em áreas não expostas ao sol, presença de múltiplos tumores de pele e vários familiares com tumor de pele em idade jovem.
 
Nesses casos, os riscos do ambiente, como a exposição excessiva e desprotegida ao sol, podem exacerbar um risco genético pré-existente. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), 14 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer todo ano no mundo, sendo 60% dos casos em países pobres. Só no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 576 mil novos casos em 2014. Até 2030, especialistas assinalam que o câncer será a principal causa de morte no mundo, ultrapassando as doenças cardiovasculares.
 
Zero Hora

Dieta saudável é crucial para o controle da degeneração macular

Foto: Reprodução
Mamão, laranja, pêssego e outras frutas amarelas ajudam
a controlar a doença
Patologia está associada ao envelhecimento e prejudica a nitidez das imagens ao reduzir a visão
 
Cerca de 80% dos brasileiros nunca ouviram falar em degeneração macular relacionada à idade (DMRI), de acordo com pesquisa realizada com mais de quatro mil pessoas em cinco cidades do Brasil pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).
 
A doença é a primeira causa de cegueira em pacientes de 65 anos ou mais e afeta entre 25 e 30 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
A DMRI está associada ao envelhecimento e prejudica a fixação e a nitidez das imagens, pois reduz gradualmente a visão central dos pacientes. A forma mais agressiva do problema é a DMRI úmida, identificada pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos, extravasando sangue e fluído na mácula, região localizada no centro da retina e responsável pelo foco da visão.
 
A OMS estima que cerca de três milhões de pessoas no mundo sejam acometidas por essa forma da doença, representando 8,7% de todos os casos de cegueira e 50% dos casos em países industrializados.
 
Algumas mudanças na dieta podem ajudar a controlar a DMRI. Isso porque existem pigmentos como a luteína e a zeaxantina que reduzem os riscos de piora de algumas doenças.
 
— Eles estão presentes naturalmente na mácula e também em alimentos como vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes, tais como nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho e rúcula, brócolis dentre outros, além de verduras de folha verde escura, como couve, espinafre e escarola— diz o oftalmologista Walter Takahashi.
 
Há também os fatores desencadeantes da DMRI e um deles é a oxidação dos tecidos da retina, que nada mais é do que o envelhecimento dos tecidos.
 
— Os antioxidantes têm um papel importante na prevenção da doença, seja reduzindo os riscos de piora ou estabilizando a lesão. São substâncias como as vitaminas C e E, o betacaroteno e o zinco, presentes, por exemplo, no óleo de linhaça, azeite de oliva, brócolis, couve e pimentão— acrescenta Takahashi.
 
Além da dieta, a doença deve ser contida com tratamentos medicamentosos. É o caso da injeção intravítrea que inibe o crescimento de novos vasos sanguíneos, provocando a diminuição de fluído e sangramentos e melhorando, desta forma, a visão de pacientes com DMRI.
 
— São medicações que reduzem os vasos anormais que se formam na fase úmida. Elas são realizadas por meio de infusões dentro do olho e, em pelo menos 90% dos casos, a visão fica estável ou melhora— explica o médico.
 
Como qualquer doença, quanto mais cedo é iniciado o tratamento, melhores são os resultados.
 
Entretanto, por se tratar de uma patologia degenerativa, não há cura definitiva. Dessa forma, o paciente deve ser monitorado contìnuamente, a cada 30, 60, 90 dias, dependendo da agressividade da doença. 

Zero Hora

Até mesmo pequenas doses de álcool elevam riscos na gravidez, conclui estudo

Foto: Reprodução
Consumo tolerado de bebidas alcóolicas também pode estimular parto prematuro
 e baixo peso do bebê
OMS defende que gestantes se mantenham abstêmias
 
A ingestão de bebida alcoólica no início da gravidez, mesmo em doses baixas, pode aumentar o risco de o bebê nascer prematuro ou com peso inferior ao esperado. Essa é a conclusão de um estudo divulgado no Journal of Epidemiology and Comunity Health.
 
Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, ressaltaram que os resultados podem ajudar os médicos a rever as indicações às pacientes. Hoje, não há consenso sobre a ingestão de pequenas quantidades de álcool na gestação.
 
Em alguns países, há profissionais que toleram até duas doses por semana de bebida (cada dose equivale a uma lata de cerveja ou a uma taça de vinho, por exemplo). Esse é o caso de algumas entidades médicas do Reino Unido. Em outros locais, a orientação é que a gestante se mantenha abstêmia, posicionamento defendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Participaram do estudo 1.264 mulheres com baixo risco de complicações no parto. As voluntárias que bebiam mais do que duas unidades de álcool por semana tinham duas vezes mais probabilidade de dar à luz um bebê prematuro ou menor do que o esperado, na comparação com aquelas que se mantinham abstêmias na gestação. Mas, mesmo aquelas que não excederam as duas doses toleradas, tiveram um risco aumentado de parto prematuro.
 
O Estado de São Paulo

Novo site permite denúncia de atendimento médico de má qualidade pela população

Foto: Divulgação
Fotos, informações e vídeos poderão ser enviados
 
Associação Médica Brasileira (AMB) e sociedades de especialidades lançaram ontem (12) uma plataforma para receber denúncias sobre falhas de atendimento em unidades do SUS ou em instituições particulares.
 
No projeto, batizado de Caixa Preta da Saúde, interessados podem enviar fotos, vídeos ou informações sobre problemas encontrados. O site para envio das informações é www.caixapretadasaude.org.br/
 
Ao entrar no site, interessados indicam o estado, a cidade e a unidade de saúde onde o problema foi encontrado. Não será necessário se identificar. O presidente da AMB, Florentino Cardoso, afirmou que as informações apresentadas serão checadas por uma equipe. Somente depois poderão ser consultadas no portal.
 
— Todos terão acesso. Queremos dar transparência, mas com compromisso com a verdade. Vamos ter um contato direto com o Ministério Público— afirma Cardoso.
 
A equipe ficará encarregada também de verificar reincidência dos problemas. Gestores também poderão prestar informações, caso os problemas denunciados já tenham sido corrigidos.
 
Estadão

Descubra quais são os alimentos que melhor combatem a acne

Descubra quais são os alimentos que melhor combatem a acne Divulgação/Stock Photos
Foto: Divulgação / Stock Photos
Ingestão de água ajuda a eliminar toxinas e impurezas
presentes no organismo
Alto índice glicêmico é prejudicial à aparência da pele
 
Enganam-se aqueles que acreditam que a acne é um problema que afeta somente os adolescentes. Alguns adultos também são acometidos por cravos e espinhas após os 25 anos. Esse dano nem sempre está relacionado a alterações hormonais, comuns durante a gestação, no período menstrual ou decorrente da utilização de cosméticos como a maquiagem. A má alimentação é um contribuinte para o agravamento desse problema.
 
É por este motivo que não basta recorrer aos diversos tratamentos estéticos ou àqueles caseiros para acabar com a acne. Esses produtos podem contribuir na amenização das lesões vermelhas e inflamadas na pele que ocorrem por causa do entupimento ou obstrução dos poros onde estão as glândulas sebáceas (responsáveis pela remoção de células mortas na cútis). O indicado é retirar do cardápio os nutrientes que agravam o quadro clínico.
 
— Alimentos com alto índice glicêmico são os mais prejudiciais à aparência da pele. Ao ingerir em doces em excesso, como tortas, balas e bolos, o indivíduo estará contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue. Tais alimentos são pobres em fibras e nutrientes e podem provocar rugas e flacidez na pele— explica a nutricionista Ana Huggler.
 
O leite e seus derivados também são vilões da cútis, pois possuem hormônios em sua composição, contribuindo para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.
 
— Uma alimentação saudável no dia-a-dia é benéfica ao organismo, pois combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, ajuda na restauração da pele exposta a fatores ambientais e contribui para a produção e renovação de colágeno (responsável pela sustentação da pele)— descreve a nutricionista.
 
Ana apresenta alguns alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas na derme:
 
Peixes. Por possuírem grandes quantidades de minerais em sua composição, têm ação anti-inflamatória que ajuda na diminuição da acne.
 
Frutas e verduras de cor amarela. São ricas em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa. O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios. Além disso, atuam como antioxidantes do corpo. As mais poderosas são pêra, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego.
 
Água. Fundamental para hidratação do corpo, a ingestão de dois litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas e impurezas presentes no organismo. O líquido deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida, renovando o colágeno que depende da água para um bom funcionamento.
 
Outra dica é optar pela dieta do genótipo. De acordo com Ana, nesse procedimento os alimentos são listados com base nas características e tipo sanguíneo de cada pessoa.
 
Zero Hora

Prefeitura de Itiquira (MT) abre processo seletivo

No Estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Itiquira lançou edital nº. 001/2014 de processo seletivo para provimento de cargos em caráter temporário. Sob coordenação técnica da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 268 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.234,70, para carga horária de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Conservação de Vias Publicas, Servente de Pedreiro, Pedreiro, Operador de Trator com Pneu, Operador de Moto Niveladora, Motorista, Mecânico Nível I/II, Jardineiro, Eletricista de Media e Baixa Tensão, Coletor de Lixo, Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico (Raio X e Enfermagem), Monitor de Esportes, Inseminador de Animais, Auxiliar (Educação Infantil e Especial), Professor (Pedagogia, Matemática, Linguagem, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Magistério), Nutricionista, Médico, Farmacêutico e Engenheiro Agrônomo.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas presencialmente no período entre 17 e 28 de março de 2014, no horário das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura de Itiquira, localizada na Praça Frei Liberato Keterrer, 311 - Centro. Pela internet, o prazo de inscrição será o mesmo, devendo o candidato acessar o endereço www.acpi.inf.br. Será cobrada taxa de inscrição que varia de R$ 20 a R$ 50. 
 
Avaliação e Resultado
A seleção será composta por prova objetiva e prática.
 
As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 20 abril de 2014, em locais e horários que serão divulgados por meio de edital complementar específico, que estará disponível no mural da Prefeitura e no site www.acpi.com.br.
 
Os títulos deverão ser protocolizados em formulário próprio disponível no site da organizadora no período de realização das inscrições, devidamente autenticado em cartório.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado.
 
Edital disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 10 de março de 2014, pág. 261 a 278.

Concurso Prefeitura de São Félix de Balsas - MA

A Prefeitura de São Félix de Balsas, no estado do Maranhão, anunciou a prorrogação do concurso público regido pelo edital 01/2014, que visa preencher 42 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos são de R$ 724 a R$ 4 mil por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Fiscal de Obras, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Gestor de Unidade de Saúde, Médico, Monitor do PETI, Motorista, Nutricionista, Procurador Municipal, Professor Ensino Fundamental 1º ao 5º ano – Nível I, Psicólogo, Técnico em Saúde Pública e Vigia.
 
As inscrições podem ser realizadas pessoalmente até 24 de março de 2014, no Telecentro, localizado na Rua Grande, s/n, centro, São Félix de Balsas, ou via internet, no endereço www.institutoludus.com.br. As taxas variam de R$ 20 a R$ 80. O concurso constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 04 de maio de 2014, em São Félix de Balsas.
 
A validade do certame será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Prefeitura de Leopoldina - MG abre vaga para Médico

O Município de Leopoldina, em Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou o edital nº. 002/2014, de processo seletivo, destinado à contratação temporária de 01 Médico para o Programa Estratégia de Saúde da Família. A remuneração é de R$ 6.427,05 por jornada de 40 horas semanais.
 
O candidato deverá se inscrever até 14 de março de 2014, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina, MG.
 
A seleção consta de prova de títulos. O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado no dia 17 de março de 2014, no site do município (www.leopoldina.mg.gov.br), publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Leopoldina.
 
 O edital encontra-se disponível no site www.leopoldina.mg.gov.br.

Concurso Prefeitura de São Pedro do Iguaçu - PR

A Prefeitura de São Pedro do Iguaçu, no estado do Paraná, lançou edital n° 01/2014 de concurso Público, destinado a contratar 72 profissionais nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 653,91 a R$ 5.241,86, correspondentes a jornadas que variam de 10 a 40 horas semanais de trabalho. Os trabalhos organizacionais do certame serão executados pelo Instituto Brasil – Assessoria Brasileira de Concursos Ltda.
 
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Administrativo Especialista, Assessor Jurídico, Assistente Social, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais Leves, Auxiliar de Serviços Gerais Pesados, Dentista, Eletricista Geral, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Mecânico, Médico, Motorista Veículos Leves a Pesados, Nutricionista, Operador de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Operador de Máquinas e Equipamentos Pesados, Pedreiro, Psicólogo Especialista em Assistência Social, Psicólogo Especialista em Educação e outros.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.institutobrasil.net.br, até às 23h59 do dia 10 de abril de 2014. Os que não tiverem acesso à internet será disponibilizado um posto de inscrição na Biblioteca Cidadã do Município de São Pedro do Iguaçu, localizada na Rua Rio de Janeiro, s/nº , centro, no mesmo período das inscrições, porém no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, durante os dias úteis. As taxas são de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 100,00 de acordo com a função escolhida.

O concurso público constará de prova escrita objetiva, aplicada a todos os candidatos; Prova Prática, para os cargos de Operador de Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Operador de Máquinas e Equipamentos Pesados; Prova de Títulos, para os professores e Realização de exame pré-admissional a fim de verificar se o profissional preenche todos os requisitos.

As provas escritas objetivas somente serão realizadas na data provável de 18 de maio de 2014. Os horários e locais serão divulgados no edital de homologação das inscrições.

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva será na data prevista de 18 de maio de 2014, às 21 horas.

Este certame terá validade por 02 anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Itaguajé - PR

A Prefeitura de Itaguajé, no estado do Paraná, por meio da empresa KLC, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de preencher 34 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 1.697,37 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Educador Infantil, Engenheiro Civil e demais cargos.

As inscrições serão realizadas até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de março de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Será divulgada no dia 27 de março de 2014 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como o horário e local de realização das provas. Os candidatos poderão acompanhar as informações também no site da empresa responsável (www.klcconcursos.com.br) ou nos demais locais citados no edital. É de responsabilidade do candidato o acesso e verificação dos locais de prova.

A prova escrita objetiva será aplicada provavelmente no dia 06 de abril de 2014, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do Edital de Homologação das Inscrições. O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia primeiro dia útil após a realização da referida prova.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Bom Retiro - SC publica edital de processo seletivo

Em Santa Catarina, a Prefeitura de Bom Retiro publicou edital nº. 01/2014 de processo seletivo. A finalidade é o preenchimento de 11 vagas e a formação de cadastro reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.199,72 em regime de trabalho de 36 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Saúde, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Motorista Socorrista, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem Socorrista. São reservadas 5% das vagas oferecidas neste processo seletivo, aos portadores de necessidades especiais, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão recebidas do dia 31 de março a 11 de abril de 2014, na Secretaria Municipal de Administração e Fazenda, Avenida Major Generoso nº 19, centro, Bom Retiro, Santa Catarina, no horário das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min.
 
Apresentar, no ato da inscrição, fotocópia dos seguintes documentos:
  • Carteira de identidade (cópia);
  • CPF (cópia);
  • Titulo de Eleitor (cópia);
  • Comprovante de habilitação mediante apresentação de certificado/Comprovante de Frequência ou histórico escolar, expedidos por órgãos competentes (cópia).
Provas
As provas escritas serão realizadas nas dependências da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão, situada na Rua Anita Garibaldi - Bom Retiro, Santa Catarina, provavelmente no dia 27 de abril de 2014, com início às 09h00min e término às 12h00min.
 
O gabarito provisório será divulgado até um dia após a realização das provas e o resultado de classificação final do certame tem previsão para o dia 30 de abril de 2014 e será publicada no diário oficial do município, no mural oficial da Prefeitura de Bom Retiro, Câmara de Vereadores e no site www.bomretiro.sc.gov.br.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado após a homologação final dos candidatos, podendo ser prorrogado por mais um período desde que prorrogado em tempo hábil.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 10 de março de 2014, pág. 31 a 51.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz da Esperança - SP

A Prefeitura de Santa Cruz da Esperança, Estado de São Paulo, através do INDEC (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação), publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao preenchimento de 10 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.396,18 em carga horária de 30 e 40h semanais.

As vagas são para os empregos de Motorista, Operador de Maquina (Trator), Operador de Maquina (Pesada), Agente de Apoio Administrativo, Encarregado de Patrimônio, Técnico em Enfermagem I, Enfermeiro (PSF) e Médico.

As inscrições serão recebidas até às 23h59min do dia 23 de março de 2014, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas na cidade de Santa Cruz da Esperança em data, local e horário a serem oportunamente divulgados. Os cadernos de questões (provas) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br durante o prazo de recurso do gabarito.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Juazeirinho - PB

A Prefeitura de Juazeirinho, no estado da Paraíba, através da empresa CPCON, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com o fito de ocupar 337 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.000,00, mais gratificação PSF, para alguns postos. A jornada de trabalho é de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
- Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Limpeza Urbana, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Coveiro, Cozinheiro, Marceneiro, Mecânico, Merendeiro, Pedreiro, Porteiro  e Vigilante;

- Nível Médio/Técnico/Magistério: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente Educativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Dentário, Digitador, Eletricista, Fiscal de Obras, Fiscal em Vigilância Sanitária, Motorista , Operador de Máquinas Pesadas, Professor de Educação Básica I, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Fiscalização Sanitária, Técnico em Informática: Manutenção e Instalação e Tratorista;

- Nível Superior: Assistente Social, Cirurgião-dentista Bucomaxilofacial, Enfermeiro, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Médico Anestesiologista, Médico Cardiologista, Médico-cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Endocrinologista, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico PSF, Médico Psiquiatra, Médico-veterinário, Nutricionista, Odontólogo Endodontista, Odontólogo Periodontista, Odontólogo PSF, Orientador Educacional, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Psicólogo Clínico e Supervisor Educacional.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições ficam abertas por meio da internet, no site www.cpcon.uepb.edu.br, a partir das 09h de 17 de março até 11 de abril de 2014 (horário local).

O valor da taxa de inscrição correspondente à opção do cargo será de:
- Cargos de Nível Fundamental: R$ 40,00;
- Cargos de Nível Médio: R$ 60,00;
- Cargos de Nível Superior: R$ 80,00.
 
Provas
A aplicação da prova escrita objetiva está prevista para o dia 25 de maio de 2014, na cidade de Juazeirinho – Estado da Paraíba e será realizada das 08h às 12h (horário local) e/ou no período da tarde, no horário das 14h às 18h (horário local).

Já a prova prática será realizada na cidade de Juazeirinho - PB, no dia 15 de junho de 2014, a partir das 08h30. Os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Tratorista, Marceneiro e Pedreiro deverão ficar atentos ao Edital de Convocação a ser publicado no endereço eletrônico www.cpcon.uepb.edu.br e através de listas que estarão afixadas na Prefeitura Municipal de Juazeirinho.

As informações sobre o local, sala e carteira onde o candidato realizará sua prova, serão disponibilizadas no endereço eletrônico cpcon.uepb.edu.br, a partir do dia 09 de maio de 2014. O gabarito oficial será divulgado no dia 06 de junho de 2014 pela CPCON no endereço eletrônico www.cpcon.uepb.edu.br.
 
Validade
A validade do concurso que é de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Prefeitura do Município de Juazeirinho, respeitando a legislação eleitoral vigente e para os demais considerados aprovados gerará expectativa de direto.

Concurso Prefeitura de Jaboti - PR

Com intuito de prover 28 vagas em todos os níveis de escolaridade, a Prefeitura de Jaboti, no estado do Paraná, anunciou a realização de concurso público 01/2014. Os candidatos aprovados e nomeados farão jus a remuneração de até R$ 6.450,44 por jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Laboratório, Cirurgião Dentista, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Mecânico, Enfermeiro, Médico, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Pedagogo, Professor de Educação Física, Professor de Educação Infantil, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Zeladora e Farmacêutico.
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.fadct.org.br, até 27 de março de 2014. As taxas de inscrição são de R$ 40 para nível fundamental, R$ 60 para nível médio e R$ 90 para os cargos de nível superior.
 
De acordo com o edital, a seleção será composta de prova objetiva e prova de títulos. Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.fadct.org.br, a partir da data provável de 08 de abril de 2014.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19h do primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.
 
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Fernão - SP realiza processo seletivo

Foi divulgado o edital nº 001/2014 para realização do processo seletivo e concurso público na Prefeitura de Fernão, estado de São Paulo. São ofertadas 35 vagas para os cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos são de até R$ 3.471,95.
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas, Motorista, Monitor (Creche), Auxiliar de Enfermagem, Agente Administrativo, Auxiliar Dentário, Recepcionista, Fiscal Tributário, Monitor Escolar, Professor de Educação Básica I, Nutricionista, Educador Social, Engenheiro Agrônomo, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Tratorista, Auxiliar de Farmácia, Agente Administrativo, Fonoaudióloga, Professor Ensino Fundamental 1ª a 4ª Série, Professor de Educação Infantil, PEB II – Artes e Servente.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Real Concursos e as inscrições, nos valores de R$ 30, R$ 40 ou R$ 60, deverão ser efetuadas única e exclusivamente pela internet, no endereço www.realconcursospb.com.br, até o dia 27 de março de 2014.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 19 de abril de 2014, para o processo seletivo e  26 de abril deste ano, para o concurso, além de prova de títulos e prova prática. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.realconcursospb.com.br, no dia 31 de abril de 2014.
 
A validade do certame será de dois anos, prorrogável, pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Ituporanga - SC 2014

Em Ituporanga, Santa Catarina, foram publicados os editais de concurso público nº 001, 002 e 003/2014, destinados ao provimento de cargos atualmente vagos no município. São ofertadas 118 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários de até R$ 9.884,31. O certame será executado pelo Instituto o Barriga Verde.

Cargos
Para o edital n° 001/2014, as oportunidades são para os cargos de Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Carpinteiro, Mecânico, Motorista, Operador de Equipamentos, Servente e Vigia; Nível Fundamental Completo: Agente de Combate a Endemias, Auxiliar Administrativo e Eletricista; Nível Médio e Técnico: Agente Administrativo, Atendente de Farmácia, Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Obras, Fiscal de Obras e Posturas, Técnico em Edificações, Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem; Nível Superior: Advogado, Agente de Nível Superior, Agente Fiscal Tributário, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro Agrimensor, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Bibliotecário;
 
No edital n° 002/2014, as vagas são para os empregos de Nível Superior: Professor de Artes, Professor de Educação Física (20h e 40h) e Professor de Educação Infantil (20h e 40h;
 
Já no edital n° 003/2014, as chances são para os seguintes Empregos Públicos: Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Consultório Dentário; Nível Médio e Técnico: Motorista Socorrista/SAMU e Técnico em Enfermagem/SAMU;  Nível Superior: Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico, Nutricionista e Psicólogo.
 
Inscrições
A inscrição somente será efetuada via Internet, no endereço eletrônico www.iobv.com.br, até o dia 09 de abril de 2014.

Taxas
- Para Empregos Públicos com exigência de curso superior: R$ 100,00;
- Para Empregos Públicos com exigência de curso técnico e nível médio: R$ 70,00;
- Para Empregos Públicos com exigência de curso de nível fundamental completo: R$ 30,00.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 27 de abril de 2014 e os locais de realização das provas serão divulgados no site www.iobv.com.br e no site www.ituporanga.sc.gov.br na data prevista de 22 de abril de 2014.

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva escrita será divulgado provavelmente no dia 28 de abril de 2014, no site Instituto O Barriga Verde.

Validade
O prazo de validade do concurso será de até 02 anos, prorrogável por uma vez, por igual período, contados a partir da data de sua homologação.

Prefeitura de Itaiópolis (SC) promove processo seletivo

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Itaiópolis, no Estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 005/2014 de processo seletivo para formação de cadastro reserva em cargos de níveis fundamental e superior. Os aprovados atuarão em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Médico (Clínico Geral e Plantonista).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 17 a 21 de março de 2014, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Itaiópolis, situada na Av. Getúlio Vargas, nº 308, Centro, Itaiópolis/SC.
 
Os candidatos deverão apresentar fotocópia e original dos seguintes documentos, no ato da inscrição:
  • Para os cargos de nível superior
  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Trabalho e inscrição no PIS/PASEP;
  • Certificado de Reservista, se do sexo masculino;
  • CPF;
  • Atestado de Tempo de Serviço;
  • Comprovante de escolaridade exigido para o cargo (diploma e/ou certificado) e histórico escolar contemplando a habilitação necessária para o cargo;
  • Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;
  • Comprovação do gozo dos direitos políticos;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de cursos de aperfeiçoamento, com registro no órgão competente;
  • Certidão de Nascimento/Casamento;
  • Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos.
  • Currículo;
  • Registro no órgão de Classe, ou comprovante de solicitação do mesmo.
  • Para os cargos de nível fundamental
  • Carteira de Identidade;
  • Currículo;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Foto 3x4.
Seleção
Os candidatos serão selecionados através de analise de currículo e entrevista.
 
A entrevista para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será realizada no dia 25 de março 2014 (terça-feira), na Sede do Programa de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Itaiópolis, situada na Av. Tancredo Neves, nº 234, Centro, Itaiópolis/SC, no horário das 08h às 12h e das 13h30 às 16h.
 
A validade do processo seletivo será para o exercício de 2014, podendo ser prorrogado para mais 01 ano.
 
O edital encontra-se disponível no site www.itaiopolis.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Ponte Alta do Norte - SC

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Norte, localizada no estado de Santa Catarina, através do Instituto o Barriga Verde - IOBV,  publicou os editais n°s 001 e 002/2014 de concursos, destinados ao provimento de 12 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

No edital n° 001/2014, as chances são para os cargos de Motorista (nível fundamental), Professor de Educação Infantil e 1º a 5º Ano – Pedagogia; Professor de Educação Infantil e 1º a 5º Ano – Educação Física; Professor de Educação Infantil e 1º a 5º Ano – Artes; Farmacêutico; Medico/Ginecologista; Médico/Pediatra; Técnico de Controle Interno (superior).

Já no edital n° 002/2014, as vagas são para Agente Comunitário de Saúde (nível médio) e Médico ESF (superior).
 
Os vencimentos oferecidos oscilam entre R$ 873,71 e R$ 7.192,74.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 10 de abril de 2014, no endereço eletrônico www.iobv.com.br.As taxas variam de R$ 30 a R$ 50.
 
O concurso constará de prova escrita objetiva para todos os cargos e prova de títulos apenas para os cargos de professor. As provas estão previstas para o dia 27 de abril de 2014.

Os editais encontram-se publicados no mural oficial e site da Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Norte (www.pmpan.sc.gov.br)  e no site da organizadora (www.iobv.com.br).

Prefeitura de Nova Trento - SC abre processo seletivo

Publicados os editais nº 04 e 05/2014 para realização de processo seletivo no município de Nova Trento, em Santa Catarina. A seleção oferece 231 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 11.819,61 em jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Edital 004: Atendente de Creche, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista I/II, Motorista Transporte Escolar, Operador de Máquinas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Fiscal de Obras, Agente de Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Estagiário, Assistente Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, Auxiliar Contábil Financeiro, Fiscal de Transportes, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Psicopedagoga.
 
Edital 005: Professor (Inglês, Arte, Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso e Educação Física e Informática).
 
As inscrições serão recebidas até o dia 19 de março de 2014, no horário das 13h30min às 17h30min no prédio da Prefeitura Municipal, situada à Rua Santo Inácio, Praça del Comune, 126 – Centro – Nova Trento/SC.
 
No ato da inscrição o candidato deverá fornecer cópias dos documentos a seguir:
  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do CPF;
  •  Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (masculino);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Atestado de Frequência (para os cargos de Estagiário);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Diploma de Conclusão do Ensino Superior;
  • Diplomas/Certificados de Pós-Graduação: stricto sensu (doutorado), stricto sensu (mestrado), lato sensu ou especialização;
  • Diploma de curso superior de licenciatura plena, ou carteira
  • do MEC, ou Histórico Escolar ( original e fotocópia);
  • Diploma ou certificado de curso de pós graduação (original e fotocópia);
  • Carteira de Registro no Conselho Regional de Ed. Física- CREF (original e fotocópia);
  • Atestado de frequência em curso superior de licenciatura plena compatível com a área de atuação ou disciplina que pretende atuar;
  • Diploma ou histórico escolar do Curso do Magistério (original e fotocópia);
  • Atestado de tempo de serviço no magistério expresso em anos, meses e dias, contabilizados até dia 30 de outubro de 2013 com os respectivos períodos, expedidos pelos órgãos competentes;
  • Curso de Capacitação / Aperfeiçoamento e / ou atualização na área da educação ou disciplina que pretende atuar. Serão aceitos certificados ou declarações a partir janeiro de 2012, com carga horária mínima de 8 horas, desde que conste o(s) tema(s), data, palestrante e frequência;
  • Para Professor para atuar no laboratório de Informática, Diploma do Ensino Médio e Certificado de Curso Técnico na área da Informática com no mínimo 60 horas.
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, prática e de títulos.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 30 de março de 2014, das 09h às 11h, na Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, na Rua Francisco Dalsenter, nº 36, Bairro Trinta Réis, no Município de Nova Trento/SC. Já a prova prática será realizada na mesma data da prova objetiva nos seguintes locais: Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, na Rua Francisco Dalsenter, nº 36, Bairro Trinta Réis e no Ginásio de Esportes Inácio Gulini no Centro de Nova Trento/SC.
 
A validade do processo seletivo será 12 meses.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 11 de março de 2014, a partir da página 1429.

Concurso Prefeitura de Getulina - SP

A Prefeitura de Getulina, no estado de São Paulo, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, para preenchimento de 14 vagas nos cargos de atendente de creche, enfermeiro padrão, escriturário, merendeira, motorista, operário, pedreiro, servente e técnico de enfermagem (níveis fundamental, médio e superior). Os salários vão de R$ 781,12 até R$ 1.790,36 em carga horária de 40h semanais.
 
O certame será realizado através da empresa CEMAT e as inscrições, nos valores de R$ 35,00 a R$ 50,00, estão abertas até 25 de março de 2014, somente pelo site www.cematconcurso.com.br.
 
As provas serão realizadas na cidade de Getulina-SP, na E.M.E.I.F. “João Leonel Berbert”, localizada na Rua Campos Salles, 368, na data de 27 de abril de 2014 (domingo),  com início às 8h30.
 
A validade do certame será por 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Guapiaçu - SP realiza processo seletivo

No estado de São Paulo, a Prefeitura de Guapiaçu publicou o extrato do edital nº 01/2014 de processo seletivo, para formação de cadastro reserva nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Assistente de Cirurgião Dentista.A remuneração pode chegar a R$ 838, por jornada de 44 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 25, devem ser realizadas entre os dias 12 e 18 de março de 2014, na Biblioteca Municipal, localizada na Rua Rui Barbosa, 651, Centro, no município de Guapiaçu - SP.
 
A divulgação completa do Edital do Processo Seletivo  se dará no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Guapiaçu, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Guapiaçu www.guapiacu.sp.gov.br e no endereço eletrônico www.concursospublica.com.br, o mesmo ocorrendo quanto aos demais atos subsequentes do certame.

Concurso Prefeitura de Rifaina - SP

A Prefeitura de Rifaina, no estado de São Paulo, através da empresa KLC Concursos, publicou edital nº 001/2014 de concurso público, para o provimento de 03 vagas de trabalho, além de formação de cadastro reserva, nos cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.189,00 e a jornada de trabalho pode ser de 20 ou 44 horas semanais.

As vagas são para as funções de Auxiliar de Consultório Dentário, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista – Cirurgia Oral Menor e Técnico em Enfermagem.

As inscrições, nos valores de R$ 35,00, R$ 40,00 e R$ 70,00, serão realizadas até 21 de março de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 13 de abril de 2014, com início às 09h, no município de Rifaina, na EMEB João Etchebehere, sito na Rua Barão de Rifaina, nº 390, Centro.

O gabarito da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Rifaina - SP, e disponibilizado na página da empresa responsável pelo Concurso Público www.klcconcursos.com.br, no site da Prefeitura de Rifaina: www.rifaina.sp.gov.br e publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

A validade do concurso público será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Arcoverde - PE

Foi divulgado edital de concurso público n° 001/2014 da Prefeitura de Arcoverde, no estado de Pernambuco. Serão oferecidas 411 vagas de trabalho, sendo 57 para pessoas com deficiências. Entre as áreas que ofertam as vagas estão a de Saúde, Assistência Social, Educação e a Administração Municipal, necessitando de funcionários que tenham níveis médio, técnico e superior.

Cargos e Salários
Entre as vagas de nível superior estão: Procurador da Fazenda Municipal, Auditor da Fazenda Municipal, Auditor de Controle Interno, Administrador de Recursos Humanos, Agrônomo, Veterinário, Médicos de diversas especialidades, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Dentista, Farmacêutico, Biomédico, Nutricionista, Educador Físico e Professor. Os salários variam entre R$ 800 e R$ 4.000.

Os de nível técnico têm vagas para Agentes de Fiscalização de Obras, Técnicos em Contadoria, Técnicos em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Citologia, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos de Prótese Dentária e Educador Social. Os salários variam entre R$ 800,00 e R$ 1.500.

Para os Agentes de Saúde serão disponibilizadas 77 vagas e os candidatos aprovados tomarão posse de imediato. Para se inscrever, é necessário ser morador da localidade de atuação. O salário é de R$ 950,00.

Os que possuem nível médio haverá oportunidade para Agentes de Desenvolvimento Comunitário, Agentes de Fiscalização de Trânsito, Agentes de Fiscalização do Código de Posturas, Fiscal de Feira, Fiscal de Serviços Públicos e Arte Educador. Os salários variam entre R$ 800,00 e R$ 1.500.

Inscrições e Taxas
As inscrições começam dia 17 de março e seguem até o dia 24 de abril de 2014, podendo ser realizadas através do site da empresa (www.conpass.com.br). As taxas de inscrição custam  R$ 120,00 (superior) e R$ 80,00 (médio e técnico).

Provas, Gabaritos e Validade
As provas acontecem no dia 1º de junho de 2014, em horário e local ainda a serem definidos. Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, na página www.conpass.com.br, no dia 02 de junho de 2014.
 
O resultado preliminar da prova escrita do Concurso será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura Municipal e na internet na página www.conpass.com.br, até o dia 23 de junho de 2014.

O concurso será executado por meio da empresa Conpass Concursos Públicos e Assessorias, com validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Ourinhos - SP

A Prefeitura de Ourinhos, no estado de São Paulo, por meio da empresa OM Consultoria, abriu editais de concurso público n° 01/2014 e processo seletivo n° 02/2014,  visando preencher 65 vagas, parte delas são para pessoas com necessidades especiais (PNE). Os salários variam de R$ 815,00 a R$ 8.816,00, em jornadas de 40 horas semanais de trabalho.

O edital nº. 01/2014, oferece uma oportunidade para o cargo de Agente Administrativo, que exige o ensino médio completo. Já no edital nº. 02/2014, são ofertadas 64 vagas para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Enfermagem, Dentista ESF, Enfermeiro ESF e Médico ESF (níveis fundamental, médio e superior).

As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.omconsultoria.com.br, até o dia 27 de março de 2014. As taxas variam de R$ 12,03 para cargos de nível fundamental e de R$ 18,25 para cargos de níveis médio e superior.

A data, horário e local das provas serão divulgados pelo (Diário Oficial do Município de Ourinhos) imprensa escrita e pelos endereços eletrônicos: www.omconsultoria.com.br, www.ourinhos.sp.gov.br, com, pelo menos, 5 dias de antecedência.

A Classificação Final e a Especial (se houver) serão divulgadas no Resultado Final, publicado no (Diário Oficial do Município de Ourinhos) imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites www.omconsultoria.com.br, www.twitter.com/om_consultoria, www.ourinhos.sp.gov.br.

O certame terá validade de até 02 anos.

Concurso Prefeitura de São João do Pau d`Alho

A Prefeitura de São João do Pau d`Alho, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com o objetivo de preencher 03 vagas para os cargos de Médico da Estratégia Saúde da Família e Professor de Educação Básica I (nível superior) com salários variados de 1.067,15 e R$ 6.000,00 por carga horária de 20 e 24 horas semanais.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 15 a 30 de março de 2014.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 04 de maio de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.