Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de março de 2014

Cirurgia Bariátrica reúne pelo menos mil pessoas na Unicamp

Unicamp abre inscrição para a cirurgia bariátrica: pelo menos mil pessoas fizeram filas
Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN
Unicamp abre inscrição para a cirurgia bariátrica: pelo
menos mil pessoas fizeram filas
A inscrição para participar de um grupo pré-operatório de cirurgia bariátrica (de redução do estômago) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reuniu pelo menos mil pessoas em filas no Ginásio Multidisciplinar, no campus da universidade, na manhã desta quarta-feira (12). Os pacientes compareceram ao local entre 8h e 12h30 para realizar inscrição e se candidatar ao procedimento gratuitamente no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Segundo o gastro cirurgião da Unicamp Elinton Adami Chaim, serão selecionados pacientes cujo Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou maior que 40 ou maior que 35 quando se tratar de pacientes com doenças graves, como por exemplo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, síndrome metabólica e apneia do sono. No ano passado, a seleção ocorreu durante a Caminhada de Prevenção à Obesidade, no Parque Portugal, em Campinas. Na ocasião, foram cadastrados aproximadamente 2 mil candidatos à cirurgia. A expectativa agora é atingir mil cadastros. A equipe da Unicamp está animada com a possibilidade de oferecer à população de Campinas e região uma chance mais pontual de combater a obesidade mórbida. Poderão se inscrever pessoas com mais de 16 anos. A partir desse cadastro, os casos serão analisados pelos especialistas.

O médico, no entanto, afirma que a cirurgia é indicada estritamente para obesos mórbidos. “No caso do paciente com sobrepeso, não existe benefício que justifique a cirurgia. Pelo contrário, ele vai enfrentar riscos, sendo que, com uma dieta aliada à atividade física, ele poderá perder peso tranquilamente”, disse.

Chaim explica também que é preciso emagrecer antes da cirurgia — uma perda de cerca de 10% do peso — para diminuir complicações como hérnias e tromboembolismo pulmonar, que podem levar à morte. Os pacientes que já têm cadastro não precisam se inscrever novamente. A equipe estará no ginásio para passar orientações iniciais e esclarecer dúvidas. Aqueles que comparecerem vão passar por pesagem e aqueles que já conseguiram perder 10% do peso serão inseridos automaticamente no Programa Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica. O Hospital de Clínicas da Unicamp atende a região demarcada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) VII. Portanto, pacientes de outras regiões e estados devem entrar em contato com a DRS de Campinas.

Com informações de Bruna Mozer/A
 
iG Paulista - RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário