Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN Unicamp abre inscrição para a cirurgia bariátrica: pelo menos mil pessoas fizeram filas |
Segundo o gastro cirurgião da Unicamp Elinton Adami Chaim, serão selecionados pacientes cujo Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou maior que 40 ou maior que 35 quando se tratar de pacientes com doenças graves, como por exemplo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, síndrome metabólica e apneia do sono. No ano passado, a seleção ocorreu durante a Caminhada de Prevenção à Obesidade, no Parque Portugal, em Campinas. Na ocasião, foram cadastrados aproximadamente 2 mil candidatos à cirurgia. A expectativa agora é atingir mil cadastros. A equipe da Unicamp está animada com a possibilidade de oferecer à população de Campinas e região uma chance mais pontual de combater a obesidade mórbida. Poderão se inscrever pessoas com mais de 16 anos. A partir desse cadastro, os casos serão analisados pelos especialistas.
O médico, no entanto, afirma que a cirurgia é indicada estritamente para obesos mórbidos. “No caso do paciente com sobrepeso, não existe benefício que justifique a cirurgia. Pelo contrário, ele vai enfrentar riscos, sendo que, com uma dieta aliada à atividade física, ele poderá perder peso tranquilamente”, disse.
Chaim explica também que é preciso emagrecer antes da cirurgia — uma perda de cerca de 10% do peso — para diminuir complicações como hérnias e tromboembolismo pulmonar, que podem levar à morte. Os pacientes que já têm cadastro não precisam se inscrever novamente. A equipe estará no ginásio para passar orientações iniciais e esclarecer dúvidas. Aqueles que comparecerem vão passar por pesagem e aqueles que já conseguiram perder 10% do peso serão inseridos automaticamente no Programa Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica. O Hospital de Clínicas da Unicamp atende a região demarcada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) VII. Portanto, pacientes de outras regiões e estados devem entrar em contato com a DRS de Campinas.
Com informações de Bruna Mozer/A
iG Paulista - RAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário