Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Para proteger bebês, maternidade do PR vacina 300 funcionários contra coqueluche

No estado, houve 208 casos da doença no primeiro semestre de 2012, muito acima dos 148 registrados em todo ano de 2011
 
O Hospital e Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, no Paraná, vacinou cerca de 300 funcionários contra coqueluche para proteger a saúde dos bebês. Além da imunização, ação inclui conscientização de pais, familiares e cuidadores de bebês. No Paraná, houve 208 casos de coqueluche no primeiro semestre de 2012 muito acima dos 148 registrados ao longo de 2011 inteiro.
 
A experiência inédita no Brasil de prevenção à transmissão da coqueluche para recém-nascidos, realizada na unidade, será apresentada nesta sexta-feira pela pediatra Marjorie Feliz no 17º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, que acontece até sábado (13), no Rio de Janeiro.
 
O estudo prevê a vacinação contra coqueluche de todos os 600 funcionários da maternidade entre médicos, enfermeiros, atendentes, recepcionistas, etc e a conscientização de pais, familiares e cuidadores dos bebês. " A coqueluche está entre uma das cinco causas de morte preveníveis em menores de cinco anos no mundo, sendo os recém-nascidos os mais suscetíveis e que têm complicações mais graves em casos de ocorrência da doença" , explica a responsável pela pesquisa.
 
Em conjunto com a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a pediatra acompanha desde o início de 2011 os riscos e o aumento de números de casos de coqueluche nos recém-nascidos em Curitiba e região metropolitana. A análise dos números resultou em uma ação diferenciada na prevenção a doença já que as principais fontes de transmissão aos bebês são as mais próximas.
 
" Estabelecemos primeiro a necessidade da vacinação de nossos colaboradores, pela importância do seu trabalho e proximidade com os bebês. Além disso, adotamos um trabalho intenso com pais e familiares no Hospital, para mostrar a importância dessa prevenção. Esta tática faz parte da proposta de estratégia " cocoon" (casulo) para proteção dos bebês, que deve incluir a vacinação dos contatos íntimos das crianças" , explica Marjorie.
 
Este ano, o Brasil já registrou 1.759 casos de coqueluche, que provocou 39 mortes (a maioria de bebês) e 1.335 internações. Em 2011, foram 2.132 casos no País - quase quatro vezes mais do que em 2010 (594). De janeiro a junho, a coqueluche atingiu 208 pessoas no Paraná contra 148 casos registrados em 2011.

Coqueluche
Ao contrário do sarampo e da varicela, a coqueluche pode ocorrer mais de uma vez na vida, porque a imunidade conferida pela doença ou pela vacina diminui com o passar do tempo. Por outro lado, a coqueluche não se manifesta em sua forma clássica a partir da adolescência, confundindo-se com outras doenças respiratórias e dificultando o diagnóstico clínico. Cerca de 1/3 dos adultos infectados não apresentam sintomas.
 
Fonte isaude.net

Técnica cria tecido para uso médico capaz de prevenir infecções hospitalares

 
Abordagem aumenta durabilidade de elementos antimicrobianos sobre o tecido, mantendo-os presentes mesmo após 70 ciclos de lavagem
 
Cientistas da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, descobriram uma maneira de melhorar as propriedades antimicrobianas de tecidos para uso médico.
 
A técnica, que consiste em um pré-tratamento enzimático combinado com deposição simultânea de nanopartículas e biopolímeros sob irradiação ultrassônica, é usada para criar tecidos antimicrobianos completamente estéreis que ajudam a prevenir infecções hospitalares.
 
Infecções hospitalares, definida como infecções que não estão presentes no momento da admissão do paciente continuam a ser um problema significativo para os hospitais.
 
Para ajudar a combater esse problema crescente, o pesquisador Tzanko Tzanov e seus colegas utilizaram enzimas que melhoram a adesão de nanopartículas antimicrobianas ao tecido sob irradiação ultrassônica.
 
Ao aplicar estas enzimas, os investigadores aumentaram a durabilidade das nanopartículas sobre o tecido a um grau tal que se mantenham presentes mesmo após 70 ciclos de lavagem.
 
A pesquisa abre o caminho para a produção de tecidos com propriedades antimicrobianas que são totalmente eficazes. A eficácia do tratamento antimicrobiano também foi impulsionada pela incorporação nos materiais de tecido híbridos, que combinam os componentes orgânicos e inorgânicos (zinco e nanopartículas de quitosano). Além de eliminar qualquer bactéria presente, estes materiais prevenem o crescimento de novos micróbios.
 
Dois protótipos agora estão sendo usados para a fabricação de tecidos e roupas hospitalares. Os tecidos produzidos estão sendo testados atualmente em um hospital em Sofia, na Bulgária, e os resultados obtidos têm sido muito positivos.
 
Fonte isaude.net

Nova vacina pode oferecer cura para intolerância ao glúten

Injeção reprograma o sistema imune do corpo e impede que o organismo reaja ao glúten e desencadeie ataques ao intestino
 
Cientistas de uma empresa dos EUA criaram uma vacina capaz de permitir que pacientes com doença celíaca comam alimentos com glúten sem sofrer efeitos colaterais.
 
A vacina, que recebeu o nome de NexVax2, reprograma o sistema imune do corpo de modo que ele não ataque o intestino em resposta ao glúten na dieta. As informações são do jornal Daily Mail.
 
Pessoas que sofrem com doença celíaca, ou intolerância ao glúten, não podem comer nada que contenha a proteína, encontrada no trigo, cevada e centeio.
 
Não existe tratamento para a doença e os sofredores estão em maior risco de infertilidade, osteoporose e câncer de intestino, se não mantiverem uma dieta livre de glúten.
 
A doença celíaca ocorre porque as proteínas nocivas do glúten danificam as pequenas projeções, chamadas vilosidades, que alinham o intestino delgado e ajudam a estimular a digestão. Quando danificadas e inflamadas, as vilosidades são incapazes de absorver os alimentos corretamente, o que muitas vezes provoca diarreia e desnutrição.
 
Carente de vitaminas e minerais da dieta, os ossos começam a enfraquecer, aumentando o risco de osteoporose. Estudos mostram que o risco de câncer de intestino também é maior, possivelmente porque o corpo não consegue absorver a fibra dietética que pode ajudar a proteger contra a condição.
 
A vacina experimental, que está prestes a entrar em testes em humanos depois de ter sido avaliada com sucesso em laboratório, poderia ser um grande avanço.
 
NexVax2 funciona reprogramando o sistema imune do corpo de modo que ele não ataca o intestino em resposta ao glúten na dieta.
 
Depois de identificarem 3 mil fragmentos proteicos do glúten que causam danos ao organismo, os cientistas reduziram esse número a três, que pareceram explicar quase todos os casos da doença celíaca.
 
A vacina contém esses pequenos fragmentos de proteínas que são responsáveis pelo desencadeamento exagerado do sistema imune durante o processo digestivo.
 
Como eles são muito pequenos, o sistema imunológico não lança um ataque e, gradualmente, aprende a aceitar as proteínas como inofensivas.
 
Durante uma série de vacinas subsequentes, a quantidade de proteínas introduzidas no corpo é aumentada gradualmente.
 
Isto permite que o sistema imunológico habitue-se lentamente a níveis mais elevados de glúten de modo que, quando ele é reintroduzido na dieta, não desencadeia um ataque potencialmente devastador.
 
A empresa por trás da vacina, chamada Immusant Inc, espera que ela permita que as pessoas com a doença sejam capazes de comer pão como parte da dieta.
 
Fonte isaude.net

Calçados sem estabilidade pioram as dores de gota

Quase metade das pessoas com a doença escolhe calçados inadequados
 
Sandálias podem parecer confortáveis, mas também podem piorar as dores de quem sofre com gota, diz um estudo feito pela University of Auckland, na Nova Zelândia. Segundo os autores da pesquisa, pessoas com gota normalmente usam tipos errados de calçados, o que piora a dor, o desconforto e o desequilíbrio.

A gota é uma forma de artrite causada pelo excesso de ácido úrico no sangue e provoca fortes dores nas extremidades do corpo, principalmente nos dedos do pé e nos joelhos. É mais comum em homens, a partir dos 50 anos de idade. Fatores como o fumo e a ingestão de álcool também aumentam as chances da doença.
 
O estudo foi feito com 500 pacientes que tinham cadastros em clínicas de reumatologia. Os voluntários responderam um questionário sobre os tipos de calçado que usavam e a intensidade das dores causadas por gota que sentiam durante o dia. A partir desses dados, os cientistas notaram que 42% dos participantes usavam calçados que pioram as dores de gota, como sandálias, chinelos e mocassins. Eles não são indicados para quem tem a doença já que não dão suporte, estabilidade e controle.

De acordo com os especialistas, tênis próprios para caminhada e para a prática de exercícios físicos são os mais indicados para quem tem essa forma de artrite, porque são os que dão mais estabilidade e maior absorção de impacto.

Além disso, o estudo também mostrou que metade dos calçados usados pelas pessoas analisadas tinham mais de um ano de uso, outro fator que pode aumentar as dores de quem sofre com gota.
 
Refrigerante aumenta chance de gota
Mulheres que consomem bebidas ricas em frutose, como refrigerantes e sucos de laranja, apresentam um risco elevado de desenvolver gota, de acordo com outro estudo, feito pela University of British Columbia, durante a Reunião Científica Anual do Colégio Americano de Reumatologia, nos Estados Unidos.

As participantes do estudo que consumiram um refrigerante com açúcar por dia foram comparadas com aquelas que consumiam a bebida apenas uma vez por mês. No primeiro grupo, foi encontrado um risco 1,7% maior de desenvolver gota. Aquelas que consumiam duas ou mais latas de refrigerante por dia apresentavam um risco 2,4% maior.
 
Em relação ao consumo de suco de laranja, as participantes que consumiram um copo de suco de laranja por dia apresentavam um risco 1,4% maior de desenvolver gota e aquelas que consumiam dois ou mais copos do suco, por dia, tinham um risco 2,4% maior.
 
Fonte Minha Vida

Cerejas reduzem risco de crise de gota

Segundo estudo, incidência do problema pode cair 35% com o consumo da fruta
 
Cerejas não são apenas um delicioso complemento para sobremesas. A fruta está associada a um menor risco de sofrer crises de gota, aponta um estudo publicado no periódico Arthritis & Rheumatism. A ingestão do alimento era uma recomendação comum entre vítimas da doença, mas só agora ganhou embasamento científico, graças a especialistas da Boston University, nos Estados Unidos.
 
Para chegar à conclusão, foram acompanhadas 633 pessoas com gota que haviam sofrido uma crise nos últimos 12 meses. Todas tiveram o diagnóstico da doença feito nos Estados Unidos e tinham mais de 18 anos. Seus registros médicos também foram disponibilizados para a pesquisa. Durante cerca de um ano, os pacientes preencheram formulários sobre os episódios de crise, os sintomas, as drogas usadas no tratamento e a sua dieta.
 
Do total, 224 relataram ter consumido cerejas, 15 disseram ter feito uso de extrato de cereja e 33 alegaram ter feito uso de ambos. Somando os resultados, foram registrados 1.247 ataques de gota. Analisando os dados fornecidos, entretanto, os pesquisadores descobriram que o consumo regular da fruta estava associada a um risco 35% menor de sofrer crises da doença. Os que consumiam cerejas e ainda tomavam medicamentos, então, apresentaram um risco 75% menor de sofrer uma crise.
 
Gota é uma doença dolorosa caracterizada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. A dificuldade de eliminar o ácido úrico do corpo ou a produção excessiva dele são as principais causas do problema. O tratamento pode incluir o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides.
 
Gota precisa de tratamento para trazer bem-estar ao paciente
De acordo com o reumatologista Sérgio Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), a gota é tão característica que o diagnóstico dispensa muitos exames. O problema costuma despertar a vítima no meio da noite com muita dor no dedão do pé ou nas articulações. Não é possível suportar nem mesmo o peso das cobertas.
 
Após a queixa, o médico irá solicitar um exame de sangue para verificar os níveis de ácido úrico no organismo. Com o resultado, somado ao histórico e familiar clínico do paciente, é possível chegar ao diagnóstico.
 
O tratamento da gota é feito caso a caso, já que há dois tipos de pacientes com o problema: o hiperprodutor e o hipoexcretor de ácido úrico. O primeiro produz a substância em excesso, não sendo capaz de eliminá-la. O segundo até tem uma produção normal de ácido úrico, mas apresenta falhas na eliminação. O primeiro grupo representa 10% dos diagnósticos e o segundo, 90%.
 
Identificado o grupo em que o paciente se encaixa, são prescritos medicamentos que inibem a produção de ácido úrico ou aumentam sua excreção. Se as crises se repetirem duas ou mais vezes ao ano, há a necessidade do uso contínuo dos medicamentos. Não aderir ao tratamento pode gerar a chamada poliartrite, inflamação que atinge várias articulações ao mesmo tempo até que sejam completamente destruídas.
 
Fonte Minha Vida

Câncer provocou perda de 170 milhões de anos de vida saudável em 2008

Doença custou mais tempo de vida saudável aos homens do que às mulheres
 
O câncer foi responsável pela morte de 7,6 milhões de pessoas em 2008, provocando a perda de quase 170 milhões de anos de vida saudável, informou a revista médica britânica "The Lancet".
 
Este é o primeiro estudo que mede quanto tempo de vida saudável foi perdida no mundo por culpa do câncer, a partir do cálculo dos anos de incapacidade que a doença causou e os anos perdidos pela morte prematura dos pacientes.
 
No total, o câncer custou mais tempo de vida saudável aos homens do que às mulheres, com até 6% de diferença. Os grupos mais prejudicados foram as mulheres de países do leste da África, como Uganda, Zimbábue e Zâmbia, e os homens da Hungria e Uruguai.
 
Os cânceres que exigiram mais tempo foram o de cólon, pulmão, mama e próstata, diagnosticados em sua maioria na Ásia e Europa, segundo os resultados deste estudo que contou com dados de 184 países.
 
Depois, foi a vez dos cânceres causados por infecções virais, como os de fígado, estômago e colo do útero, mais frequentes na África Subsaariana e no Sudeste asiático, explicou a Dra. Isabelle Soerjomataram, da Agência Internacional para a pesquisa sobre o Câncer de Lyon (França).
 
O trabalho ressalta também que a melhora dos tratamentos contra tumores com pior previsão como o de pulmão, estômago, fígado ou pâncreas, quase não traduziu em um aumento da taxa de sobrevivência dos pacientes, por isso que os especialistas recalcaram, de novo, a importância da prevenção.
 
Nos países mais pobres, o câncer representa, além disso, "uma barreira para seu desenvolvimento sustentável", afirmou Freddie Bray, um dos co-autores do artigo, que disse que a situação piorará nos próximos anos se as medidas de controle forem ignoradas.
 
Os últimos prognósticos, que incorporam variáveis como o crescimento da população e o aumento da esperança de vida, indicam que em 2030, os casos de câncer no mundo todo chegarão a 21,4 milhões e 3/4 deles serão diagnosticados em países de baixa e média renda.
 
Fonte R7

Nestlé e General Mills reduzirão sal e açúcar em cereais, diz agência

Empresas vão reformular 20 marcas de cereais até 2015
 
As fabricantes de alimentos Nestlé e General Mills planejam reduzir a quantidade de açúcar e sal nos cereais matinais vendidos fora da América do Norte pela joint venture entre as duas empresas, disse a agência Reuters no domingo.
 
Desde 1990, as duas companhias têm uma joint venture chamada Cereal Partners Worldwide, que vende cereais matinais em 140 países fora dos Estados Unidos e do Canadá.
 
De acordo com a reportagem, as empresas vão reformular 20 marcas de cereais populares entre crianças e adolescentes até 2015.
 
O objetivo é aumentar a quantidade de cereais e cálcio e reduzir em média 24% da quantidade de açúcar e 12% da quantidade de sódio na composição dos produtos.
 
Fonte R7

Santa Casa de Barra Mansa (RS) tinha 36 funcionários irregulares

Fiscalização realizada em agosto pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Ministério Público havia constatado que 36 pessoas exerciam ilegalmente a profissão na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde uma aposentada morreu na semana passada após suposto erro de uma técnica de enfermagem.
 
Os funcionários tinham registros provisórios e não definitivos, como exige o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
 
Na última quinta-feira, o conselho regional recebeu da Santa Casa o nome da técnica de enfermagem suspeita de ter injetado sopa na veia da aposentada Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, na noite de domingo. Ilda estava internada desde o dia 27, após ter sofrido um derrame cerebral.
 
O hospital afirma que a morte não tem relação com a troca de sondas, ocorrida 12 horas antes - a alimentação, que deveria ter sido injetada pelo nariz para seguir até o estômago por um tubo, foi colocada na veia da paciente. O erro foi denunciado por parentes.
 
O laudo da necropsia, que deve apontar a causa, só fica pronto em um mês. A aposentada sofreu convulsões e embolia pulmonar.
 
A Santa Casa foi notificada pelo Coren-RJ a apresentar até segunda-feira a documentação referente ao atendimento. “
 
Agora vamos iniciar o procedimento para comprovar se de fato houve erro e se ele contribuiu para a morte”, disse a coordenadora de fiscalização do Coren-RJ, Ana Tereza Souza. Segundo o Conselho, havia apenas 1 enfermeiro supervisor para todo o hospital, que tem 200 leitos, e 3 técnicos de enfermagem de plantão no domingo.

Fonte R7

Alimentação correta evita lesões musculares

Consumo de proteínas ajuda a reparar os músculos após o treino
 
Não basta apenas o fortalecimento muscular para evitar lesões na prática de atividades físicas.
 
É preciso incluir no cardápio a ingestão de alimentos que auxiliam na recuperação do corpo após o treino.
 
De acordo com estudos, é fundamental incluir na alimentação proteínas que são encontradas nas carnes magras, ovos e leite.
 
Esses alimentos também fornecem aminoácidos que ajudam a formar e reparar os músculos após os exercícios. Além disso, eles atuam no balanço de insulina que melhora o sistema imunológico.
 
Frutas, legumes, verduras, peixes, castanhas e azeite também não devem faltar no prato do atleta. Pois eles combatem os radicais livres com seus compostos. Os radicais livres aceleram o processo de envelhecimento das células e evitam doenças como o câncer.
 
Fonte R7

Alergia é maior em quem tem pouco contato com a natureza

Pesquisa revela que em ambientes rurais há uma bactéria que ajuda a fortalecer o sistema imunológico
 
Um estudo recente comprovou a tese de que quem vive em contato com a natureza é mais saudável. A pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que em ambientes rurais existe uma bactéria que ajuda a fortalecer o sistema imunológico evitando assim o aparecimento de alergias.
 
Os micro-organismos ajudam a manter as defesas do organismo em dia e eles não estão presentes no ambiente urbano. Eles existem em abundância nas fazendas ou perto das florestas. Pessoas que vivem em contato com a terra em ambientes rurais têm na pele uma quantidade significativa da bactéria chamada Acinetobacter.
 
Elas estão associadas ao desenvolvimento de moléculas anti-inflamatórias, diz o estudo. Os cientistas recomendam o plantio de mais árvores nas áreas urbanas, proporcionando uma maior integração entre o homem e a natureza.
 
Fonte R7

Atletas precisam de cardápio balanceado

Alimentação antes do TreinoConheça os alimentos que não podem faltar no prato de quem pratica exercícios
 
Vitamina C,D, zinco, proteínas, não podem faltar na alimentação de quem pratica atividade física. Eles ajudam na síntese do colágeno, presente nos ossos e articulações e contribui para a formação dos ligamentos.
 
Saiba quais são os alimentos que precisam existir na mesa do atleta:
 
Cenoura, mamão, abóbora e vegetais de cores verde-escuras e alaranjadas: são ricos em betacaroteno, que ajuda na formação da vitamina A.
 
Germe de trigo, nozes, amêndoas e gema de ovo: têm vitamina E que aumenta a elasticidade muscular, prevenindo dores nos músculos.
 
Azeites, castanhas e peixes: possuem lipídios insaturados que ajudam na síntese de substâncias anti-inflamatórias.
 
Atum, sardinha e sementes de linhaça e chia: o ômega-3 contido neles ajuda na cura das lesões.
 
Fonte R7

Natação no mar: salinidade e radiação têm efeito medicinal

Nadar ao ar livre traz mais benefícios do que praticar o esporte em uma piscina indoor
 
As provas de travessia no mar vêm aumentando como as corridas de rua. E nadar ao ar livre traz mais benefícios do que nadar em uma piscina indoor.
 
O fato de estar integrado com a natureza, em contato com o sol e a maresia, traz muitos benefícios à saúde. A radiação solar e a salinidade da água têm efeito medicinal sob o organismo humano. Além disso, melhora o humor.
 
Para quem vai começar a nadar no mar, a dica é conhecer bem a praia aonde vai se praticar a natação.
 
A correnteza da água e a cor escura do mar são pontos para se prestar atenção.
 
A sugestão é usar uma nadadeira no mar, pois elas ajudam a aumentar a velocidade do nadador e melhorar a perfomance em mar aberto.
 
Fonte R7

Britânica com síndrome sofre até 500 orgasmos por dia

Para amenizar o problema, Zara faz compressas quentes, frias e toma antidepressivos
 
Cleaner Zara, de 30 anos, sofre da Síndrome de Excitação Sexual Persistente, o que significa que ela pode ter até 500 orgasmos por dia.
 
A mulher, que mora em Basingstoke, Inglaterra, descobriu a doença em 2010, depois de sentir-se constantemente excitada, segundo o tabloide The Sun.
 
— Eu não tenho controle sobre o meu corpo e isso afeta todos os aspectos da minha vida.
 
Zara disse que qualquer movimento, como andar de trem ou o celular vibrar a faz sentir excitada.
 
— Esse sentimento nunca vai embora. Tento me distrair fazendo exercícios, tomo banho quente ou assisto a um filme deprimente, mas, mesmo assim, essa sensação continua.
 
Depois de quase ter até 500 orgasmos por dia, Zara resolveu procurar ajuda em sites e fóruns nos quais ela percebeu que não era a única que tinha esse problema. Depois disso, ela resolveu procurar ajuda médica.
 
— Meu médico receitou antidepressivos leves, anti-inflamatórios e analgésicos para quando tiver os ataques.
 
Além disso, ela também utiliza compressas quentes e frias para interromper os orgasmos.
 
Esse problema também causou o rompimento do namoro com Rob, de 33 anos, pois ele não conseguia lidar com o fato de que não havia forma de satisfazê-la sexualmente.
 
Hoje, Zara está planejando participar de estudos globais para ajudar especialistas sobre a síndrome.
 
Fonte R7

Comer em casa é mais saudável para as crianças

Nos Estados Unidos, cerca de 40% do orçamento familiar típico é gasto com refeições feitas fora de casa. Contudo, pesquisas já vêm demonstrando que comer em casa é uma alternativa mais barata e saudável.
 
Pesquisadores da Universidade do Estado de New Jersey, nos Estados Unidos, dizem que além dos efeitos negativos sobre o orçamento familiar, comer fora está, geralmente, associado a escolhas alimentares pobres em nutrientes e ruins para a saúde.
 
Para o estudo, os pesquisadores analisaram resultados de 68 relatórios científicos previamente publicados, considerando a associação entre refeições familiares e saúde das crianças.
 
A revisão constatou inúmeros benefícios da refeição em casa para as crianças, incluindo o aumento da ingestão de frutas, legumes, fibras, alimentos ricos em cálcio e vitaminas. Além disso, o consumo de industrializados e refrigerantes é menor em casa.
 
A revisão mostrou, também, que as crianças que comem em casa tendem a ter menor índice de massa corporal (IMC) do que aqueles que comiam fora de casa muitas vezes, o que resulta em menores chances de obesidade.
 
Fonte: UPI, 23 de abril de 2012
 
Por Boa Saúde

Quem gosta de onde vive é mais saudável

Se você se sente bem na comunidade onde você vive, boas notícias – você provavelmente é saudável. De acordo com uma nova pesquisa. Pessoas que gostam do local que habitam têm mais chances de terem boa saúde do que quem está insatisfeito com sua cidade ou bairro.
 
Pesquisadores realizaram um questionário com 353.492 moradores dos Estados Unidos, e apesar de os resultados encontrados não conseguirem estabelecer uma ligação causal entre a saúde individual e a comunidade, outros estudos afirmamque os dois estão relacionados.
 
O local onde a pessoa mora pode dar mais oportunidades de exercícios e de alimentação. A literatura médica mostra que, por exemplo, americanos que vivem em áreas rurais correm mais riscos de serem obesos dos que aqueles que vivem em cidades.
 
O novo questionário mostra que entrevistados que disseram que sua comunidade oferecia um local seguro para a prática de atividades físicas eram 16 pontos mais saudáveis na tabela de saúde física do que pessoas que não tinham a mesma opção. Pessoas que se sentiam seguras caminhando sozinhas de noite tinham 9 pontos a mais do que pessoas que não podiam dizer o mesmo.
 
“Essas descobertas dão apoio ao modelo ecológico de saúde, o que sugere que as condições de vida de alguém, segurança na comunidade, desenvolvimento da comunidade e engajamento cívico, dentre outros fatores, afetam os resultados de saúde dos membros da comunidade”, explicam os pesquisadores.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Rural Health.
 
Fonte: Live Science, 12 de outubro de 2012
 
Por Boa saúde

Exames: Citogenética

Material a ser analisado: amostras de tumores, biópsias, sangue, pele ou qualquer outro material onde se suspeita da presença de neoplasias.
 
Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: estudar e detectar anormalidades estruturais nos cromosomos, permitindo o diagnóstico de aneuploidias, distúrbios hereditários, e determinação de subtipos, marcadores prognósticos e monitorização da resposta terapêutica em pacientes com leucemia.
 
Segurança dos resultados: boa.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
Por Boa Saúde

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG

A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento de 111 vagas

Inscrições:
Até 31 de outubro pelo www.imam.org.
br ou na rua Minas Gerais, nº. 664, sala 102, 1º andar, Poços de Caldas

Valor:
De R$ 28,00 a R$ 31,00

Cargos:
Agente de Combate às Endemias (45), Agente Comunitário de Saúde (66)

Remuneração:
De R$ 559,40 aR$ 621,77

Provas:
Prova objetiva: 1º de dezembro

Prefeitura Municipal de Loanda - PR

A Prefeitura Municipal de Loanda, Paraná, realiza concurso para provimento de 29 vagas

Inscrições:
De 26 de setembro a 28 de outubro, pelo www.consesp.com.br


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 150,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Eletricista, Operário e Servente;

Ensino Médio - Auxiliar de Enfermagem Plantonista e Bombeiro Civil;

Ensino Superior - Assistente Social, Farmacêutico, Médico, Médico Anestesista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Plantonista, Professor, Psicólogo e Professor de Arte, Educação Física e Libras.

Provas:
Provas objetiva: 25 de novembro
Haverá teste de aptidão física para Bombeiro Civil e prova de títulos para Professores.

Prefeitura Municipal de Estreito - MA

A Prefeitura Municipal de Estreito, Maranhão, realiza seleção para preenchimento de 168 vagas

Inscrições:
De 15 a 31 de outubro, pelo www.fsadu.org.br/concu
rsos ou www.sousandrade.org.br/concursos

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.000,00

Provas:
Haverá provas objetivas e títulos para Orientador Escolar, Pedagogo, Professor e Supervisor Escolar.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo Clínico Geral, Orientador Escolar, Pedagogo, Psicólogo, Supervisor Escolar, Professor de Educação Física e de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Ensino Médio - Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Odontológico, Assistente Administrativo, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Creche, Técnico de Enfermagem e Técnico em Meio Ambiente;

Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Motorista e Vigia.

Prefeitura Municipal de Ananindeua - PA

A Prefeitura Municipal de Ananindeua, Pará, realiza concurso para provimento de 1.199 vagas

Inscrições:
De 1º a 25 de outubro pelo www.fundacaocetap.com.br


Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00 e/ou R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.071,58

Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Municipal - Apoio Administrativo, Auxiliar Municipal - Apoio Operacional na área de conservação, manutenção e limpeza de cemitérios, Auxiliar Municipal - Apoio Administrativo nas funções de Motorista, Coperia/Servente, Manutenção Elétrica, Manutenção Hidráulica, Vigilância e Segurança e Serviços Gerais/Servente;

Médio - Técnico Municipal - Suporte Administrativo nas áreas de Acervo documental/ Arquivologia, Administração de Pessoas, Contabilidade Básica, Técnico Municipal - Suporte Especializado nas áreas de Técnicas de Turismo, Fiscalização e Controle de Trânsito, Técnica de Esporte e Recreação;
Superior - Analista Municipal - Serviços Estratégicos nas áreas de Desenvolvimento do Turismo, Arquitetura, Planejamento Urbano, Urbanismo, Engenharia Civil, Habitação, Infraestrutura e Saneamento Urbano e Vigilância Ambiental, Analista Municipal - Gestão nas áreas de Auditoria Contábil, Auditoria Econômico-Financeira e Auditoria de Sistemas, Comunicação Social, Jornalismo e Relações Públicas, Contabilidade, Economia, Secretaria Executiva e de Análise de Sistemas, Suporte em Sistemas, Administração de Banco de Dados, Ciência da Computação, Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Informática, Analista Municipal - Serviços Estratégicos nas áreas de Biologia, Engenharia Sanitária e de Auditoria Médica, Analista de Segurança do Trabalho, Médico nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Saúde da Família e de Urologia, Médico do Trabalho - Higiene e Medicina do Trabalho

Polícia Militar de São Paulo - Saúde

A Polícia Militar de São Paulo realiza concurso para provimento de 28 vagas

Inscrições:
De 1º de outubro a 1º novembro pelo www.vune
sp.com.br

Valor:
R$ 200,00

Cargos:
2º Tenente Médico PM Estagiário - Anestesia (1 vaga), Cardiologia (1 vaga), Cirurgia Geral (1 vaga), Cirurgia Plástica (1 vaga), Clínica Médica (1 vaga), Dermatologia (1 vaga), Endocrinologia (1 vaga), Endoscopia (1 vaga), Fisiatria (1 vaga), Gastroenterologia Clínica (1 vaga), Hematologia (1 vaga), Infectologia (1 vaga), Medicina do Trabalho (1 vaga), Medicina de Urgência (1 vaga), Medicina Intensiva (1 vaga), Neurocirurgia (1 vaga), Neurologia (1 vaga), Oncologia (1 vaga), Ortopedia e Traumatologia (1 vaga), Otorrinolaringologia (1 vaga), Pneumologia (1 vaga), Proctologia (1 vaga), Psiquiatria (1 vaga), Radiologia (1 vaga), Reumatologia (1 vaga), Urologia (1 vaga) e 2º Tenente Farmacêutico PM Estagiário (2)

Remuneração:
Até R$ 5.501,30.

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Oral, Exames de Saúde, Prova de Condicionamento Físico, Exames Psicológicos, Investigação Social e Análise de Documentos e Títulos

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE realiza seleção para preenchimento de 2 vagas para médico

Inscrições:
De 3 a 23 de outubro

Valor:
R$ 60,85

Cargo:
Médico Neurologia

Remuneração:
R$ 2.343,02

Provas:
Haverá prova de múltipla escolha, prova oral e análise de currículo.

Exército Brasileiro - MG

O Exército Brasileiro realiza seleção para formação de cadastro de reservas para o Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) para 4ª Região Militar, em Minas Gerais.

Inscrições:
Até 31 de outubro pelo www.4rm.eb.mil.br


Áreas:
Curso Técnico de Raio X, Técnico de Laboratório de Farmácia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Contabilidade, Técnico de Administração, Técnico em Eletrônica e Informática, Técnico em Rede de Computadores, Mecânico de Viaturas, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Arquivista, Técnico de Saúde Bucal e Técnico em Fisioterapia e Pedagogia.

Há vagas para Belo Horizonte, Juiz de Fora, Três Corações, São João Del Rei, Montes Claros, Itajubá e Pouso Alegre.

Seleção:
Haverá análise curricular.

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de vaga para Professor Universitário para o Centro de Ciências da Saúde.

Inscrições:
Entre 30 e 31 de outubro na rua Antônio da Veiga, nº. 140, Blumenau, Bloco A, Sala 108

Área:
Enfermagem

Valor:
R$ 88,89

Seleção:
Haverá análise de títulos e prova didática

Governo de Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais realiza seleção para preenchimento de vaga para a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Inscrições:
Até 26 de outubro pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov.br


Área:
Odontologia.

Seleção:
Haverá análise de currículo e entrevista

Fundação CASA-SP

A Fundação CASA-SP - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, São Paulo-SP, Rua Florêncio de Abreu, nº. 848, realiza seleção para preenchimento 587 vagas

Inscrições:
De 24 de setembro a 23 de outubro pelo www.vunesp.com.br.

Haverá provas em Campinas, Avaré, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 70,00.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Especialista em Desenvolvimento e Gestão (Engenheiro Civil) (10), Especialista Técnico (Médico) (32), Médico do Trabalho (12);

Nível Médio: Agente de Apoio Socioeducativo (sexo masculino) (470), Técnico de Enfermagem do Trabalho (1), Técnico Operacional (Eletricista Industrial) (1), Técnico Operacional (Funileiro de Autos) (1), Técnico Operacional (Instalador e Mantenedor de Telefonia) (1), Técnico Operacional (Mecânico de Autos) (1);

Nível Fundamental: Agente de Apoio Operacional (sexo masculino) (16), Agente Operacional (Encanador) (14), Agente Operacional (Pedreiro) (12), Agente Operacional (Pintor) (3), Agente Operacional (Serralheiro) (11), Agente Operacional (Vidraceiro) (2).

Remuneração:
De R$ 802,31 a R$ 3.404,32;

Provas:
Prova objetiva: 25 de novembro e 27 de janeiro de 2013

Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná - Coren/PR

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná (Coren-PR) realiza concurso para preenchimento de 22 vagas

Inscrições:
De 27 de setembro a 29 de outubro pelo www.eplconcursos.com.b
r.

Valor:
De R$ 60,00 a R$ 80,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Contador, Analista de Informática, Advogado, Administrador, Secretário Executivo e Enfermeiro Fiscal.

Remuneração:
De R$ 1.300,00 a R$ 2.600,00
Há vagas para Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Provas:
Prova objetiva: 9 de dezembro
Haverá prova de redação para Auxiliar Administrativo, Enfermeiro Fiscal, Contador, Analista de Informática, Administrador e Secretário Executivo e estudo de caso para Advogado.

Concurso Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin - RJ

Com a finalidade de preencher 117 vagas, a Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin, cidade localizada a 85 km da capital, no Rio de Janeiro, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 01/2012 e processo seletivo Nº. 01/2012 destinados à seleção de profissionais em níveis fundamental, médio e superior.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 5.700,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 3% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Sanitário, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Odontólogo, Médico, Merendeira, Operador de Máquinas, Atendente de Consultório Dentário, Professor, Técnico de Laboratório, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Pedagogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 31 de outubro de 2012, através do site www.incp.org.br ou na Antiga Biblioteca Municipal Coryntho de Souza, situada na Praça Roger Malhardes, s/nº – Centro – Engenheiro Paulo de Frontin – RJ.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 55,00;
Nível superior: R$ 75,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada nas datas prováveis de 01 e 02 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados na confirmação do cartão de inscrição -CCI, nos dias 20 e 21 de novembro de 2012, no site www.incp.org.br.
 
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados a patir do dia 05 de dezembro de 2012, no Órgão Oficial de publicação e através do portal - www.incp.org.br.
 
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério do chefe do poder executivo, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não nomeados.

Editais

Concurso Prefeitura de Barueri (SP)

A Prefeitura de Barueri, a 30 km de São Paulo, através da Instituição Soler de Ensino Ltda, publicou edital Nº 001/2012 de concurso público de Provas e/ou Provas e Títulos, para provimento de 25 vagas, em cargos de nível fundamental e superior. Os salários vão até R$ 5.517,51, em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Arquivista, Guarda de Patrimônio e Médico.
 
Inscrições
Via Internet: Serão realizadas através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, até ás 24h do dia 07 de novembro de 2012.
 
Presencial: Ganha Tempo, localizado na Av. Henriqueta Mendes, nº 550, Centro, no município de Barueri, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas, até o dia 07 de novembro de 2012 (Exceto Sábado, Domingo e Feriado). A taxa é de R$ 15,00 para todos os cargos.
 
Provas
As Provas objetivas serão realizadas no município de Barueri, provavelmente, no dia 02 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados, na data de 17 de novembro de 2012, após a homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 05 de outubro de 2012.
 
Validade
O certame será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Barueri.

Edital / Publicações

Prefeitura de Franca - SP abre concurso público

A Prefeitura de Franca, Estado de São Paulo, divulgou edital N° 002/2012 de concurso público, sob responsabilidade técnica da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria. Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 1.142,09 a R$ 3.221,38 em jornadas de 10, 20 e 40 horas semanais.

Cargos
-Ensino Fundamental - Auxiliar de Necropsia;
-Ensino Superior - Médico Cabeça e Pescoço, Médico Cardiologista, Médico Cardiologista Infantil, Cirurgião Toráxico, Clínico Geral, Emergencialista Clínico Geral, Emergencialista Pediatra, Endocrinologista, Endocrinologista Infantil, Fisiatra, Cirurgião Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista, Hematologista, Nefrologista, Neurologista, Neurologista Infantil, Neurocirurgião, Oftalmologista, Oncologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Patologista, Pediatra, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra Infantil, Psiquiatra, Radiologista, Médico Especialista em Doppler, Médico de Saúde Ocupacional e Urologista, Professor de Educação Musical, Biologia, Ciências, Educação Artística, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química, Professor Substituto de Educação Básica, Educação Musical, Educação Especial, Educação Física, Filosofia e Sociologia.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 22h do dia 3 de novembro de 2012, pelos sites www.personacapacitacao.com.br e www.franca.sp.gov.br. A taxa de inscrição será de R$ 15,00 para disputar a função de Auxiliar de Necropsia e de R$ 25,00 para os demais cargos.

Provas
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 25 de novembro de 2012 em horário e local a ser definido após a Homologação das Inscrições.

Validade
O concurso terá a validade de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Franca.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Balneário Pinhal - RS

A Prefeitura de Balneário Pinhal, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital Nº 003/2012 de concurso público destinado ao provimento de cargos efetivo do município de Balneário Pinhal, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

Haverá 43 vagas para cargos de níveis fundamental e superior, com vencimentos variados de R$ 684,65 a R$ 9.242,73 por carga horária de 40 e 44h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Médico de Saúde da Família, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Vigilante.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições em dias úteis, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, na Prefeitura do Balneário Pinhal, sito na Avenida Itália, nº 3.100, em Balneário Pinhal/RS, até o dia 29 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 80,00.

Provas
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 09 de novembro de 2012.

Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Iguatu - CE

A Prefeitura de Iguatu, Estado do Ceará, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 907 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 5.700,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de agente do bem - programa agente do bem, auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, calceteiro, costureiro, cozinheiro, magarefe, merendeira, pedreiro, agente de saúde - PSF, agente de controle de endemias, eletricista, facilitador de dança, artes e capoeira, médico, professor e demais cargos.

Taxas
R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 22 de outubro a 23 de novembro de 2012, observado o horário local.

Provas
As provas escritas para todos os cargos do concurso serão realizadas no dia 23 de dezembro de 2012, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de dezembro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até 2 anos, a contar da data de homologação do certame, de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração Pública municipal e mediante Ato Administrativo motivado do Prefeito Municipal de Iguatu.

Edital / Publicações

Processo seletivo Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou edital de processo seletivo destinado ao preenchimento de 05 vagas docentes para os Centros de Ciências Agrárias e de Ciências e as Faculdades de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade e de Farmácia, Odontologia e Enfermagem .

Todas as oportunidades serão para profissionais com doutorado junto aos Departamentos de Tecnologia de Alimentos, Biologia, Contabilidade e Enfermagem com salários de R$ 2.619,03 para 20h e de R$ 4.472,00 para 40h semanais.

A informação é de que a jornada de 20h será apenas para o Setor de Microbiologia.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 18 a 22 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria dos respectivos Departamentos, sob taxas de R$ 65,00 para 20h e de R$ 111,00 para 40h. Caso não haja inscritos o processo será reaberto por mais duas vezes e será destinado a profissionais mestres e graduados, respectivamente.

Concurso UFPEL - RS

A Universidade Federal de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº. 110, de 14 de setembro de 2012 para realização de concurso público visando preencher 4 vagas para o cargo de docente, da carreira do Magistério Superior.
 
O salário é de até R$ 4.837,66 mais Auxílio-alimentação no valor de R$ 304,00.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de outubro de 2012, no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.
 
A taxa de inscrição será nos seguintes valores:
R$ 55,00 para a classe de Auxiliar;
R$ 110,00 para a classe de Professor Adjunto;
R$ 115,00 para a classe de Professor Assistente.
 
A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.
 
Provas
A data provável de realização das provas é de 07 a 14 de novembro de 2012.
 
O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.
 
Validade
O concurso será válido por 1 ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais no DOU, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Itaíba - PE

O município de Itaíba, cidade localizada a 331 km de Recife, em Pernambuco, divulgou edital Nº. 002/2012 para realização de concurso público. O concurso destina-se ao preenchimento de 386 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário que varia entre R$ 622,00 e R$ 2.650,00, por jornada de trabalho de 24, 30 e 40 horas semanais.
 
Das vagas estabelecidas para esse concurso serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência física um percentual de 3%.
 
Cargos
Jardineiro, Coveiro, Gari, Operador de Retroescavadeira, Operador de Motoniveladora, Auxiliar de Lavandaria Hospitalar, Cozinheiro, Vigia, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepcionista, Controlador de Avaliação Hospitalar, Agente Administrativo, Técnico de Enfermagem, Professor, Inspetor Sanitário, Enfermeiro e Médico.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 31 de outubro de 2012, no prédio da Prefeitura de Itaíba, situada na Praça Cel. Francisco Martins, s/n, centro, Itaíba/PE ou através do site - www.concursopublicoitaiba2012.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 35,00;
Nível médio: R$ 75,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
As provas serão aplicadas na data provável de 25 de novembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no site www.concursopublicoitaiba2012.com.br no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.
 
Os gabaritos estarão disponíveis no site www.concursopublicoitaiba2012.com.br a partir do terceiro dia útil após a aplicação das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itapissuma - PE

Aberto o Concurso para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Itapissuma, Estado do Pernambuco. O certame é destinado ao preenchimento de 271 vagas distribuídas entre os níveis de fundamental, médio/técnico e superior. O maior salário oferecido é de R$ 2.200,00.
 
As pessoas portadoras de necessidades especiais terão reservadas 3% das vagas.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Guarda Municipal, Monitor de Creche, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico de Saneamento, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 05 de novembro de 2012, através do site - www.fadurpe.com.br/itapissuma.
 
A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e R$ 90,00 (nível superior).
 
As provas objetivas estão previstas para serem realizadas no dia 09 de dezembro de 2012, no horário e local estipulado no Cartão de Inscrição disponível no site www.fadurpe.com.br/itapissuma, do dia 16 a 23 de novembro de 2012.
 
O gabarito será divulgado logo após o término das provas no site www.fadurpe.com.br/itapissuma.
 
O concurso público será válido por 02 anos, a contar da data da publicação do ato de sua homologação, divulgado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, podendo ser prorrogado, por igual período, desde que haja interesse da Administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Brejão - PE

A Prefeitura de Brejão, Estado de Pernambuco, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidas 145 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 545,00 e R$ 5.000,00.
 
Das vagas estabelecidas para esse concurso serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência física um percentual de 3%.

Cargos

Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Consultivo, Psicólogo, Agente de Disciplina, Secretário Escolar, Professor, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Controle Interno, Fiscal de Tributos, Operador de Micro Computador, Técnico de Enfermagem, Técnico Educacional em Informática, Agente Arrecadador, Arquivista, Auxiliar de Serviços Educacionais, Motoqueiro, Motorista Escolar/Educacional, Motorista, Vigia escolar/Educacional, Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Operador de Maquinas, Tratorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Gari e Operador de Abastecimento de água.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas até o dia 09 de novembro de 2012, no prédio da Casa do Conselho de Saúde, situada na Praça Vereador José Augusto Pinto, Nº 026, centro, Brejão -PE
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 20,00, 25,00 e 35,00;
Nível médio: R$ 45,00 e 75,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova

As provas serão aplicadas no dia 08 de dezembro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no site www.concursopublicobrejao.com.br no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores através do cartão definitivo estará disponível a partir de 03 de dezembro de 2012.
 
Os gabaritos das provas para fins de recursos estarão disponíveis no site www.concursopublicobrejao.com.br a partir do primeiro dia útil após a aplicação das provas permanecendo disponíveis pelo período previsto para recurso

Validade

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Suco de tomate: um alimento completo

Com poucas calorias e rico em vitaminas e licopeno – substância antioxidante que age sobre as células do organismo – o suco de tomate é uma boa opção de bebida saudável para acompanhar suas refeições. Abaixo, Elaine Guaraldo, professora do curso de Nutrição da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), responde algumas questões sobre o consumo do alimento.
 
Quais as vantagens do consumo do suco de tomate? É tão bom quanto outros sucos e melhor que os refrigerantes, por exemplo?
O tomate é uma fruta – que se apresenta em várias cores como amarela, verde, roxa, etc. Mas os frutos vermelhos são os mais conhecidos. É um alimento muito versátil, sendo usado como salada, em molhos, temperos, sucos, entre outros.
 
A fruta tem baixo valor calórico e de gorduras, é rica em água, em vitamina C e contém ainda folatos, vitamina A, carotenoides, fibras e minerais como potássio e magnésio.
 
Para fazer uma comparação, um tomate médio cru possui 25 calorias e 23 mg de vitamina C, quantidade que contribui com boa parte do recomendado desta vitamina para adultos.
 
Em relação ao suco do tomate, temos de considerar a forma de preparo dele e os ingredientes adicionados. Se o produto for industrializado, as condições do processamento podem levar a perdas de substancias sensíveis, como, por exemplo, da vitamina C. Outro ponto a ser considerado é que os sucos preparados comercialmente variam nos seus teores nutricionais dependendo dos ingredientes adicionados.
 
No mercado, observamos desde as marcas feitas apenas com a polpa do fruto até aquelas com adição de condimentos, açúcar e sal, por exemplo. Então o ideal é que se observe bem o rótulo dos produtos, seus ingredientes e a informação nutricional.
 
Assim, o suco de tomate possui muitas vantagens nutricionais, pois, além da sua composição em vitaminas e minerais, também tem a vantagem de possuir poucas calorias quando comparado a outros sucos. Comparando-se, por exemplo, ao suco de laranja, um copo de 200 ml possui 66 calorias, enquanto o de tomate possui apenas 30 calorias, nesta mesma quantidade.
 
Já os refrigerantes comuns perdem tanto em relação às suas calorias quanto às outras substâncias nutritivas que estão ausentes neste tipo de bebida, constituído na maioria por água, gás e açúcar. Portanto, a superioridade dos sucos é evidente.
 
Que substâncias do suco de tomate fazem bem para a saúde?
O tomate in natura possui carotenoides e, dentre esses, temos o licopeno, que é responsável pela cor vermelha do tomate assim como de outros alimentos que o contêm, a exemplo da melancia e da goiaba.
 
Mas a maior parte do licopeno que consumimos vem do tomate e seus produtos em função da grande variedade de produtos derivados deste alimento e que estão presentes em nosso dia a dia.
 
O licopeno, que funciona como um poderoso antioxidante, agindo na neutralização dos radicais livres, protege as células contra danos oxidativos. Por isso, tem sido muito pesquisado em relação aos efeitos benéficos à saúde que apontam a substância como importante na redução de riscos cardiovasculares e em alguns tipos de câncer, como o de próstata.
 
As quantidades de licopeno do alimento dependem da maturação, do clima, da variedade, do armazenamento, além do tipo de processamento do alimento. Assim, o cozimento parece não destruir a substância e, ao contrário, a ação de calor e da presença de pequenas quantidades de gordura, melhora a disponibilidade e absorção da substância no organismo humano.
 
O suco de tomate é um alimento que pode substituir uma porção de legume ou frutas, por exemplo?
De uma maneira geral, meio copo de suco de tomate (100 ml) substitui 1 porção de outros legumes, em relação a calorias. Mas é preciso ressaltar que o suco conterá menor quantidade de fibras que um legume fresco, pode ter menor quantidade de vitamina C e a quantidade de sódio pode ser maior dependendo dos ingredientes que são adicionados. Então, se quiser consumir um produto industrializado, olhe bem o rótulo.
 
Pode-se consumir o suco de tomate junto com as refeições?
Sim, pode. Se pensarmos somente na quantidade do licopeno presente no suco de tomate, temos de lembrar que gorduras presentes nas outras preparações influenciam a absorção desta substância no organismo. Outra dica para aproveitar melhor o licopeno do suco é fazê-lo com a polpa cozida e com pequena quantidade de óleo ou azeite.
 
Fonte O que eu tenho

Você fez seu check-up esse ano? Veja a importância

Frases como “para que ir ao médico se não sinto nada?” ou então “quanto mais se procura, mais acha, melhor ficar quieto” são comuns de se ouvir de pessoas de diversos níveis de instrução e em diferentes ambientes. Mas fugir de um check-up, inventando desculpas por medo de ir ao médico ou achando que só se deve procurar um profissional quando uma condição de saúde se instala é um erro.
 
Prevenir o aparecimento de doenças ou saber de antemão que algo não vai bem é a melhor forma de se proteger e não ser pego de surpresa em um quadro agravado, quando o tratamento precisará ser mais impactante ou mesmo levar à morte.
 
“Para a maioria das doenças – até mesmo as mais graves –, o diagnóstico precoce pode ser a diferença entre o controle da situação, feito de forma mais branda, e um tratamento muito complexo que exige afastamento das rotinas diárias, por exemplo. Exames como o papanicolau, a mamografia, o exame de antígeno prostático específico e a colonoscopia podem detectar precocemente tumores de colo de útero, mama, próstata e intestino, respectivamente. Todas essas condições podem não ter sintomas específicos e com sinais claros, mas o diagnóstico e tratamento precoces podem trazer a saúde de volta rapidamente”, explica Danielli Haddad, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
 
A especialista lembra, por exemplo, que atualmente a principal causa de morte são doenças cardiovasculares, sendo que 80% das causas de infarto são conhecidas e a maioria pode não se refletir em sintomas muito claros. “Pressão alta, colesterol alto ou mesmo diabetes são quadros que só dão sinais quando já estão muito alterados, ou seja, já estão comprometendo radicalmente o estado do indivíduo e colocando-o em risco de morte”, alerta Haddad.
 
De acordo com a cardiologista, não é preciso sentir algo para procurar avaliação médica. Muito pelo contrário, exames de saúde feitos de forma preventiva – o chamado check-up – é a melhor maneira de manter o organismo em perfeito funcionamento e as preocupações emergenciais fora da agenda.
 
Abaixo, Danielli Haddad responde algumas questões sobre a importância de identificar e prevenir as doenças que podem comprometer sua saúde e interferir na sua rotina e na de sua família.
 
O que e um check-up?
Trata-se de uma avaliação médica de rotina, para indivíduos assintomáticos (sem sintomas aparentes). De acordo com idade, sexo, além de histórico pessoal e familiar, são realizadas medidas para diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Os cuidados vão desde indicação de vacinas, orientação sobre dieta saudável, atividade física, aconselhamento e tratamento para parar de fumar, até cuidados maiores sobre investigação de doenças que possam ser passíveis de prevenção e cura se forem diagnosticadas precocemente (como o caso dos cânceres e de doenças do coração).
 
Quando devemos iniciar estas avaliações e de quanto em quanto tempo?
O teste do pezinho já é nosso primeiro check-up. De acordo com nossa idade, temos estratégias de avaliações para checar se tudo está bem, feito por profissionais especializados: nos primeiros anos, é o pediatra o grande responsável por isso. Na fase adulta é a vez do clínico geral e acima de 60 anos, os médicos geriatras é que estão atentos às pistas de alteração na nossa condição de saúde.
 
Quem se deve procurar?
O seu médico de confiança, de preferência um clínico geral que vai ter uma visão ampla dos problemas que podem estar se instalando. De acordo com seu histórico médico e exames físicos iniciais, ele poderá direcioná-lo aos especialistas, caso veja necessidade.
 
Quais exames precisam ser feitos?
Alguns exames – os exames de rotina – devem ser feitos mesmo que pessoas não sintam nada. A lista desses exames de rotina vai variar de acordo com sexo e idade. O papanicolau, por exemplo, é importante para avaliar a saúde de mulheres com vida sexual ativa. Já a mamografia deve ser adicionada à lista de exames periódicos a partir dos 40 anos de idade. Claro que poderá ser mais precoce de acordo com avaliação médica.
 
No caso da dosagem de colesterol, o fator determinante é o histórico familiar. Filhos de pais com colesterol alto já começam sua avaliação aos 10 anos de idade. Mas independentemente desse histórico – indivíduos sem antecedentes – o exame é obrigatório a partir dos 20 anos de idade.
A densitometria óssea – que no caso das mulheres em idade de menopausa é um exame regular – passa a ser obrigatória em homens e mulheres acima dos 65 anos.
 
Já o teste ergométrico é importante para analisar a saúde do coração em pessoas acima de 35 anos e que fazem exercícios, ou com idade acima dos 40 anos, independentemente de fazer ou não exercícios (caso de homens) e acima dos 50 anos (no caso das mulheres).
 
“Visitar seu médico periodicamente, realizar dieta equilibrada, estar com peso adequado, evitar os hábitos tabagistas, realizar atividades físicas regulares e estar em dia com as vacinas – como as vacinas para as gripes sazonais, no caso dos idosos, por exemplo – são regras básicas para começar a lição de casa para uma vida mais saudável”, finaliza Haddad.
 
Fonte O que eu tenho

Projeto reúne melhores aplicativos de Saúde

Consórcio de aplicativos no segmento de bem-estar e saúde Fresh Living disponibiliza na web apps que auxiliam no cuidado da saúde de acordo com o perfil de cada um
 
Conectar-se a dispositivos móveis pode envolver atividades de entretenimento, trabalho e até cuidados com a saúde, tarefa esta muitas vezes relegada pela correria do dia a dia.
 
Para ajudar as pessoas a conquistarem um estilo de vida saudável, alguns desenvolvedores de aplicativos estão sendo ofertados no mercado. Um projeto, batizado de Fresh Living, colocou no ar um site que disponibiliza aplicativos relacionados à saúde.
 
As dicas de aplicativos são feitas de acordo com o perfil da pessoa, por exemplo, se é mãe, estudante ou um executivo. E cada “papel” é descrito por meio de uma lista diária de aplicativos para ajudar a personagem de forma integral.
 
A pretensão do Fresh Living – consórcio de aplicativos no segmento de bem-estar e saúde – é reunir os melhores aplicativos e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da tecnologia.
 
Dentre algumas dicas estão apps de esportes como Runkeeper, Endomondo, Women’s Health Workouts e também relacionados a alimentação saudável como Fooducate, BMI Calculator e The Eatery.
 
Fonte SaudeWeb