Rafaela tem um ano e meio e já experimentou diversos tipos de brinquedos Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS |
Os bebês parecem ser inocentes, frágeis, fofinhos, descoordenados e até um
pouco bobinhos. Pois essa última percepção está sendo desafiada pela ciência. As
crianças de zero a quatro anos não só pensam, como talvez pensem até mais do que
você. Já era sabido que, nessa época da vida, muitas partes do cérebro são
desenvolvidas, como a motora e a linguística. Mas o boom do desenvolvimento logo
no início pode surpreender.
— O primeiro ano de vida é incomparável a qualquer outro. A criança vai
passar de um ser frágil para alguém que já tem independência, pois a maioria já
caminha e ensaia as primeiras palavras — diz o neuropediatra do Hospital Moinhos
de Vento Sócrates Salvador.
Além do físico, o desenvolvimento intelectual parece correr na mesma
intensidade. A capacidade de aprendizado na primeira infância pode ser a maior
experimentada na vida em alguns aspectos. A pesquisadora e professora de
psicologia da Universidade da Califórnia (EUA) Alison Gopnik levantou essa
hipótese em um experimento. Ela deu um mesmo jogo de lógica para adultos e
crianças de quatro anos, que estão aprendendo a contar. O resultado foi que os
mais novos eram melhores em descobrir a resposta do que os mais velhos.
Segundo ela, os bebês estariam, inconscientemente, fazendo estatísticas
complicadíssimas o tempo inteiro para tentar decifrar o mundo ao seu redor. Por
isso, conseguem chegar mais rapidamente às soluções. Claro, não conseguem
expressar verbalmente ou de um modo entendível para os adultos seus cálculos ou
explicações sobre o que descobrem. Seria algo intuitivo e natural, justamente
para tentar se adaptar. Como eles são novos no mundo, estão interessados por
tudo e todos ao mesmo tempo.
— Costumamos dizer que bebês não têm atenção. E é justamente o contrário:
eles estão atentos a tudo — explica Alison.
Brinca comigo
Rafaela (na foto acima) tem um ano e meio e já passou pela fase do xilofone
(brinquedo musical), do móbile com seus penduricalhos hipnotizantes, da vaquinha
que apertava e saía um barulho de papel amassado e dos outros bichinhos bons
para morder. Agora, moça grande como é, prefere os blocos. Monta uma barreira.
Um castelo. E derruba tudo. E monta de novo. No meio da bagunça da sala, os pais
se divertem com a filhota — pelo menos meia hora por dia.
— Quando ela se cansa de um brinquedo, escondemos no canto do quarto. Depois
de um tempo, puxamos de novo, e ela brinca como se fosse novo — diz a mãe,
Márcia Andréa de Oliveira Schneider, 37 anos.
A fase de Rafaela é considerada normal para o neuropediatra do Hospital
Moinhos de Vento Sócrates Salvador. Segundo ele, nessa faixa etária, as crianças
devem ser incentivadas a mexer com brinquedos que deem uma noção de tamanho,
para começar a criar um senso de espaço.
Dicas para desenvolver
Para saber se seu filho está com o desenvolvimento adequado para a idade e
descobrir como incentivá-lo para que atinja todo o seu potencial, pedimos ao
neuropediatra do Hospital Moinhos de Vento Sócrates Salvador que citasse
atividades estimulantes para a criança. Confira:
ATÉ TRÊS MESES
O que esperar
O que esperar
Sustenta sozinho a
cabeça, não precisa mais de apoio. Começa a ter "sorriso social". Isso significa
que ele nem sempre sorri por achar engraçado, mas como forma de socializar e ser
simpático com o outro. Vira a cabeça ao encontrar objetos interessantes.
Responde a estímulos visuais, principalmente luminosos.
Como estimular
Quando estiver no colo, não vire a criança para si. Deixe
que ela olhe para o mundo ao redor, estimule sua curiosidade. Móbiles no berço
despertam o interesse pela visão.
TRÊS A SEIS MESES
O que esperar
O que esperar
Consegue ficar
sentado sozinho, não precisa do apoio das costas. Tende a colocar tudo na boca,
pois a sensibilidade maior está na língua. Período de grande elasticidade, pode
conseguir colocar o pé na boca.
Como estimular
Brinquedos de borracha que possam ser colocados na boca, com texturas
diferentes.
SEIS A NOVE MESES
O que esperar
Começa a engatinhar. Fica repetindo sílabas na intenção de testar a voz e se comunicar. Capacidade de, deitado, sentar-se sozinho.
Como estimular
Insistir nas palavras e não falar errado, pois a criança copia a linguagem. Não use andador, pois o sistema não ajuda a fortalecer o quadril, parte do corpo importante na hora de caminhar. Dê alimentos de gostos diferentes, pois o paladar está sendo aprimorado. E ouvir muita música.
O que esperar
Começa a engatinhar. Fica repetindo sílabas na intenção de testar a voz e se comunicar. Capacidade de, deitado, sentar-se sozinho.
Como estimular
Insistir nas palavras e não falar errado, pois a criança copia a linguagem. Não use andador, pois o sistema não ajuda a fortalecer o quadril, parte do corpo importante na hora de caminhar. Dê alimentos de gostos diferentes, pois o paladar está sendo aprimorado. E ouvir muita música.
NOVE A 12 MESES
O que esperar
O que esperar
Fica de pé sem
apoio, dá os primeiros passos. Fala palavras com sentido (ex: de pipi para xixi,
papa para papai, mama para mamãe etc.). Com melhor coordenação nas mãos,
consegue juntar polegar com indicador e pegar objetos com mão em forma de
pinça.
Como estimular
Quando o bebê apontar para um
objeto, fale o nome e faça a brincadeira: — O que você quer? Castelinho? Carro?
— mostrando cada um.
12 A 18 MESES
O que esperar
O que esperar
Corridas pela casa.
Fala em torno de 10 palavras, forma pequenas frases como "me dá!" ou "Mamãe, me
dá água!". Sobe escadas se apoiando no corrimão e com o pé dominante sempre na
frente. Aprende a comer com colher e começa a ter controle
urinário.
Como estimular
Brinquedos de encaixe como os
de madeira, cubos e brinquedos para empilhar, pois começam a dar noção de
espaço.
18 MESES A DOIS ANOS
O que esperar
O que esperar
Melhor
coordenação motora, consegue chutar bola e fazer desenhos em círculos. Fala de
50 a 60 palavras e frases mais elaboradas.
Como estimular
Incentivar que brinque com outras crianças. Contar histórias. Continuar com
brinquedos como cubos e blocos que ensinam sobre altura, gravidade, peso e
dimensões físicas dos objetos e do mundo.
DOIS A TRÊS ANOS
O que esperar
O que esperar
Sobe e desce
escadas sem apoio. Pega objeto sem jogar no chão. Anda em linha reta. Melhora
aptidão da mão, faz desenho com retas.
Como estimular
Brinquedos como quebra-cabeças graúdos (peças grandes), bicicleta, motocas e
brinquedos que estimulem a mobilidade e o equilíbrio.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário