Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Semana de prevenção ao aneurisma da aorta terá exames gratuitos para pacientes do grupo de risco

Também serão realizadas palestras abertas ao público para alertar sobre a doença
 
A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta, de 20 a 27 de outubro, no Rio Grande do Sul, reforça a importância do diagnóstico precoce como medida decisiva para evitar que a mortalidade provocada pela doença continue a aumentar. Serão realizadas palestras, distribuição de cartilhas e exames gratuitos para detecção da anomalia. Cerca de 5% da população masculina e 0,4% das mulheres acima de 55 anos apresentam o problema.
 
De acordo com o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi, coordenador estadual da campanha, o aneurisma da aorta é grave e raramente apresenta sintomas. Apenas 50% dos pacientes com aneurisma da aorta em ruptura conseguem chegar vivos ao hospital. Destes, mais da metade morrem durante ou após cirurgia de urgência.
 
— Trata-se de uma dilatação lenta, silenciosa e progressiva num determinado ponto da aorta, a principal artéria do organismo. Quando rompe, provoca hemorragia interna grave, resultando em 90% de óbitos — explica o médico.
 
A prevenção e o diagnóstico precoce podem reverter, de maneira significativa, a história evolução da doença.
 
— Esta campanha, além de oferecer promoção de saúde, traz economia para os cofres públicos. Serão evitados gastos com internações e medicamentos, medidas extremas, tardias e pouco eficazes no caso de aneurisma da aorta, já que, se diagnosticado precocemente, tem cura — justifica o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni.
 
Para que a alteração na artéria seja facilmente identificada pela comunidade, a campanha deste ano vai contar com uma túnica confeccionada pela bonequeira Ana Nunes. A peça de roupa mostra, em três dimensões, o coração, a aorta e o aneurisma. Pessoas com a roupa no corpo vão distribuir cartilhas informativas.
 
Saiba mais
A artéria aorta recebe todo o sangue ejetado do ventrículo esquerdo do coração e o distribuiu para todo o corpo, com exceção dos pulmões. A aorta ramifica-se em artérias menores, desde o coração até a parte inferior do abdômen.
 
Seu diâmetro médio é de 2cm. Uma simples ecografia abdominal revela a situação da artéria. Se, em algum ponto passar de 3 cm é considerado aneurisma e pode ser tratado clinicamente, na maioria dos casos, quando mede até 4,5cm. O aumento progressivo não causa dor nem sintoma algum. Quando atinge um diâmetro igual ou maior que 5cm é preciso eliminá-lo.
 
Outra alternativa de tratamento é a cirurgia endovascular, modalidade menos invasiva que consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha, sem necessidade de anestesia geral. Através de pequena incisão, uma endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído. O índice de mortalidade cai para 1% a 2%.
 
O aneurisma da aorta acomete mais homens, acima dos 65 anos, fumantes, que sofram de diabetes, aterosclerose, com colesterol elevado, hipertensão, doença coronária ou com antecedentes na família com o aumento da artéria.
 
Exame gratuito
A partir desta quarta-feira, serão distribuídas 90 senhas para realização de ecografias abdominais gratuitas para os primeiros do grupo de risco (mais de 65 anos) que ligarem para (51) 3230-6086. Os exames serão feitos no dia 20 de outubro, no Hospital Mãe de Deus — Acesso 1 (Rua José de Alencar, 286), em Porto Alegre. Os resultados serão fornecidos no final de cada exame e os que apresentarem o problema na artéria serão orientados para tratamento.
 
No dia 22, segunda-feira, às 19h, o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, abre oficialmente a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta no Hospital Universitário Ulbra (Av. Farroupilha, 8001 — em Canoas). O cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi ministra palestra aberta ao público e com entrada franca.
 
Na terça-feira, 23, o médico Eduardo Saadi fará uma palestra aberta à comunidade, com entrada franca, no Auditório do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Serão sorteadas mais 10 senhas para a realização de ecografias gratuitas no dia 27 de outubro, no Hospital Mãe de Deus.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário