Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Para proteger bebês, maternidade do PR vacina 300 funcionários contra coqueluche

No estado, houve 208 casos da doença no primeiro semestre de 2012, muito acima dos 148 registrados em todo ano de 2011
 
O Hospital e Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, no Paraná, vacinou cerca de 300 funcionários contra coqueluche para proteger a saúde dos bebês. Além da imunização, ação inclui conscientização de pais, familiares e cuidadores de bebês. No Paraná, houve 208 casos de coqueluche no primeiro semestre de 2012 muito acima dos 148 registrados ao longo de 2011 inteiro.
 
A experiência inédita no Brasil de prevenção à transmissão da coqueluche para recém-nascidos, realizada na unidade, será apresentada nesta sexta-feira pela pediatra Marjorie Feliz no 17º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, que acontece até sábado (13), no Rio de Janeiro.
 
O estudo prevê a vacinação contra coqueluche de todos os 600 funcionários da maternidade entre médicos, enfermeiros, atendentes, recepcionistas, etc e a conscientização de pais, familiares e cuidadores dos bebês. " A coqueluche está entre uma das cinco causas de morte preveníveis em menores de cinco anos no mundo, sendo os recém-nascidos os mais suscetíveis e que têm complicações mais graves em casos de ocorrência da doença" , explica a responsável pela pesquisa.
 
Em conjunto com a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a pediatra acompanha desde o início de 2011 os riscos e o aumento de números de casos de coqueluche nos recém-nascidos em Curitiba e região metropolitana. A análise dos números resultou em uma ação diferenciada na prevenção a doença já que as principais fontes de transmissão aos bebês são as mais próximas.
 
" Estabelecemos primeiro a necessidade da vacinação de nossos colaboradores, pela importância do seu trabalho e proximidade com os bebês. Além disso, adotamos um trabalho intenso com pais e familiares no Hospital, para mostrar a importância dessa prevenção. Esta tática faz parte da proposta de estratégia " cocoon" (casulo) para proteção dos bebês, que deve incluir a vacinação dos contatos íntimos das crianças" , explica Marjorie.
 
Este ano, o Brasil já registrou 1.759 casos de coqueluche, que provocou 39 mortes (a maioria de bebês) e 1.335 internações. Em 2011, foram 2.132 casos no País - quase quatro vezes mais do que em 2010 (594). De janeiro a junho, a coqueluche atingiu 208 pessoas no Paraná contra 148 casos registrados em 2011.

Coqueluche
Ao contrário do sarampo e da varicela, a coqueluche pode ocorrer mais de uma vez na vida, porque a imunidade conferida pela doença ou pela vacina diminui com o passar do tempo. Por outro lado, a coqueluche não se manifesta em sua forma clássica a partir da adolescência, confundindo-se com outras doenças respiratórias e dificultando o diagnóstico clínico. Cerca de 1/3 dos adultos infectados não apresentam sintomas.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário