Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Queijo ralado é campeão em teor de sódio

Queijo parmesão ralado: campeão de sódio
Apenas 20% de grupos de alimentos têm teor de sódio adequado, segundo pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária
 
Entre os 500 produtos de 26 tipos diferentes analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o queijo parmesão ralado foi o que apresentou maior valor de sódio: em média 1.981 mg do nutriente a cada 100g do produto. Em segundo lugar, com teor de sódio de 1.798mg a cada 100g, ficou o macarrão instântaneo.              

Apesar de alto, o valor está dentro do acordo fechado em 2011 entre Ministério da Saúde e as associações das indústrias de alimentos para reduzir a quantidade de sódio nesses alimentos. O ajuste prevê o valor máximo de 1.920,7 mg de sódio para cada 100 g de produto. "O que nos preocupa é que boa parte dos alimentos com alto nível de sal é muito consumido por crianças", diz a gerente-geral de alimentos da Anvisa, Denise de Oliveira Resende.
 
O trabalho foi feito com base na análise de 26 tipos de produtos, como bolachas e frios. Dos grupos analisados, apenas cinco apresentaram níveis do ingrediente considerados adequados.     
        
Os dez primeiros produtos na lista, além do queijo ralado e do macarrão, são o queijo parmesão inteiro (i1402mg/100g), a mortadela (1303mg/100g), mortadela de frango (1232mg/100g), maionese (1096mg/100g), biscoito de polvilho (1092mg/100g), salgadinho de Milho (779mg/ 100g), biscoito água e sal (741mg/100g) e hamburguer bovino (701mg/100g).
 
O excesso de sódio na dieta é considerado fator de risco de problemas como hipertensão e diabete. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o nutriente seja usado com parcimônia: no máximo 2 gramas diárias de sódio, o equivalente a 5 gramas de sal. Para se ter uma ideia, 100 gramas de parmesão conteria a quantidade. O brasileiro consome 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro do recomendado pela OMS.
 
Redução do sódio
A redução programada do sódio é considerada tímida por nutricionistas e entidades ligadas ao direito do consumidor. "Mesmo com a mudança, produtos vão continuar com alto teor de sódio. Em outras palavras: o brasileiro continuará consumindo muito mais do que o recomendado", diz o gerente do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Tadeu de Oliveira. Ele cita como exemplo o macarrão: "A meta é 1.920 miligramas de sódio. Quase a necessidade de um adulto para o dia todo".
 
Denise afirma que uma redução drástica traria problemas para empresas e afastaria o consumidor. "As pessoas poderiam estranhar o sabor. Além disso, há um problema técnico: o sódio é importante para conservar os alimentos." Pelo cronograma, a partir de 2013 alguns produtos já devem ser comercializados com menos sódio em sua composição. "Pelas análises que fizemos, alguns produtos já apresentam uma média menor do que a foi acordada, como a maionese", afirma Denise. A meta é que o produto tenha, no máximo, 1.283 mg/100g. A média encontrada pela Anvisa está em 1.096.
 
Fiscalização
A gerente diz que o controle sobre o cumprimento do acordo começará a ser feito a partir de 2013. "Se números revelarem que a adesão está baixa, não está descartada a possibilidade de criar metas obrigatórias." Para Oliveira, no entanto, medidas mais ousadas poderiam ser adotadas rapidamente. "O acordo tentou abrandar as discussões sobre uma regulamentação mais severa. Autorregulamentação pode ser benéfica, mas os padrões têm de ser adequados."
 
Denise destaca que várias amostras de um mesmo produto apresentam teores diferentes de sódio, como o queijo parmesão: a diferença entre produtos chega a ser de 13,7 vezes. "Daí a importância de a população chegar nos rótulos a composição." Denise afirmou que foram encontrados produtos com teores de sódio distintos da embalagem. As empresas, diz, foram autuadas. Procurada, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) afirmou não conhecer os dados o que a impedia de fazer uma avaliação do trabalho.

Orientação
Além de observar o rótulo dos alimentos industrializados, a Anvisa orienta a diminuir gradativamente o uso de sal nos alimentos. A indicação é utilizar outros temperos naturais como ervas aromáticas, alho, cebola, pimenta, limão, vinagre e azeite para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos, evitando o uso excessivo de sal. Também é preciso lembrar que alimentos frescos sempre têm menos sal. Por isso, é necessário equilibrar as refeições com saladas e frutas.    
 
A quantidade de sal escondida em alguns alimentos:
 
Achocolatado em pó: a cada duas colheres, 16mg de sódio, dependendo da marca.
 
Almôndegas congeladas: a cada 100g, 621mg de sódio.
 
Azeitona preta em conserva: 200mg de sódio a cada 20g.
 
Barra de cereal: a cada unidade, 44mg de sódio, dependendo do ingrediente contido no alimento.
 
Biscoito de água e sal: 1100mg de sódio a cada 100g de bolacha.
 
Biscoito recheado: 49mg de sódio a cada 30g, dependendo da marca.
 
Bolo pronto: 3 colheres de mistura de bolo têm 221mg de sódio.
 
Ketchup: a cada colher de sopa, 89mg de sódio.
 
Caldo de carne/galinha: 2,2mg de sódio por tablete, dependendo da marca.
 
Ervilha industrializada: a cada 130g contém 606mg de sódio.
 
Hambúrguer congelado: 629mg de sódio a cada unidade, podendo variar de acordo com a marca.
 
Iogurte de morango: uma unidade tem 45mg de sódio.
 
Lasanha congelada: 325g tem 1200mg de sódio.
 
Leite longavida desnatado: a cada 200ml, 124mg são de sódio.
 
Leite longavida integral: a cada 200ml, 130mg são de sódio.
 
Macarrão instantâneo: 2g de sódio por pacote, dependendo da marca.
 
Maionese: uma colher de sopa contém 126mg de sódio.
 
Manteiga: a cada 10g, 74mg são de sódio.
 
Margarina com sal: a cada 10g, 74mg de sódio.
 
Molho de pimenta: tem 440mg em uma colher de sopa, o equivalente a 22% da necessidade diária de sódio.
 
Molho de soja: uma colher de sopa tem 855mg de sódio.
 
Molho pronto de tomate: a cada três colheres de sopa são 280mg de sódio.
 
Mortadela: uma porção de 40g tem 592mg de sódio .
 
Mostarda: a cada colher de sopa são 75mg de sódio.
 
Pão francês: uma pãozinho de 50g tem quase 290mg de sódio.
 
Queijo minas: a cada pedaço de 30g, contém 180 mg de sódio.
 
Peito de peru: 267mg de sódio a cada 30g do produto.
 
Queijo processado: a cada unidade, 100mg de sódio.
 
Refrigerante de cola: a cada 200ml, 10mg são de sódio.  
 
Refrigerante de laranja: a cada 200ml, são 17mg de sódio.
 
Refrigerante light: a cada 200ml, 28mg são de sódio.        
 
Salame: uma porção de 40g tem 800mg de sódio.
 
Salgadinhos: a cada 100g (uma xícara e meia)contêm cerca de 158mg de sódio.
 
Sopa instantânea: 2g de sódio por porção, dependendo da marca.
 
Sorvete de chocolate: uma bola de sorvete contém 21mg de sódio.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário