Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dias mais quentes exigem protetor solar para uma pele saudável

Com a chegada dos dias mais quentes é importante não descuidar da pele e da exposição solar. A atenção vale tanto para quem vai curtir praia ou piscina, quanto para o dia a dia.
 
A exposição crônica e irregular à radiação ultravioleta traz danos à pele, ocasionando envelhecimento e câncer de pele, explica o dermatologista Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional de Pernambuco. “Isso justifica o uso regular do protetor solar, com proteção UVA e UVB, devendo ser iniciado nos primeiros anos de vida”, recomenda o especialista.
 
Os raios UVA são os principais responsáveis pelo envelhecimento e bronzeamento da pele, e são constantes durante todas as estações do ano, incluindo o inverno, afirma Palma. Já os raios UVB, causadores das queimaduras solares, são mais fortes no verão.
 
Para se cuidar, a recomendação é usar produtos que apresentem fator de proteção adequado para os raios UVA e UVB, em média em torno de 30, que podem ser usados diariamente.
 
Para pessoas de pele clara, o FPS deve ser partir de 50. Em exposições solares mais intensas, como na praia e piscina, utilizar produtos preferencialmente com FPS acima de 30.
 
Lembrando que o sol é benéfico antes das 10h e após às 16h, sempre com proteção. Mas deve ser evitado entre os dois horários.
 
O filtro, em qualquer época do ano, deve ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada 2 a 3 horas, principalmente após suor excessivo, exercícios físicos ou fricção local. “
 
As áreas expostas, como a face, orelhas e mãos, devem ter prioridade para aplicação do produto”, orienta Palma.
 
Quando na praia ou piscina, além do protetor, os cuidados com a pele devem incluir roupas claras, viseiras, chapéus, bonés e guarda-sol, principalmente no caso de crianças e idosos. “
 
O uso do produto não deve servir de passaporte para expor-se de forma exacerbada ao sol”, alerta o dermatologista.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário