Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Horário de verão pode aumentar acidentes de trabalho

Todo ano, durante quatro meses, as pessoas adiantam seus relógios em uma hora. Com isso os dias ficam mais longos, mas no início todos perdem uma hora de sono, até conseguirem se adaptar ao novo horário.
 
Um novo estudo sugere que essa hora a menos de sono pode ter consequências perigosas nos ambientes de trabalho, especialmente naqueles onde a falta de atenção pode ferir alguém. Os resultados dessa pesquisa foram publicados no periódico Journal of Applied Psychology.
 
“Uma hora a menos de sono pode não parecer muito. Mas nossa pesquisa sugere que isso pode impactar na habilidade das pessoas de ficarem alertas durante o horário de trabalho e pode gerar diversos acidentes”, diz Christopher Barnes, pesquisador da Universidade Estadual de Michigan, EUA.
 
Os pesquisadores analisaram o número de acidentes de trabalho coletados pela Safety and Health Administration (orgão do Departamento do Trabalho americano) e que investiga os acidentes de trabalho ocorridos com os trabalhadores de minas.
 
De acordo com os dados houve 3,6% mais acidentes de trabalho nas segundas feiras durante o horário de verão, comparado aos outros dias do ano, e índices menores em outros dias da semana. No total, foram mais de 68% a mais de dias perdidos pelos trabalhadores machucados durante o horário de verão americano (que vai da segunda semana de março à primeira semana de novembro).
 
A pesquisa também confirmou que as mais de 14 mil pessoas, pesquisadas entre 2004 e 2006, dormiam 40 minutos a menos no primeiro dias após adiantarem seus relógios. Mas não houve nenhuma alteração significante nos acidentes de trabalho no primeiro dia após o término do horário de verão (as pessoas não diziam se sentir mais descansadas).
 
O estudo mostra que os dados podem ajudar os patrões e empresas a se organizarem melhor. “Achamos que os gerentes e chefias podem usar esse tipo de informação e melhorar a segurança dos empregados durante o horário de verão. É possível agendar atividades que precisam de mais atenção em outros dias da semana, evitando a segunda feira, e melhorar as ações de segurança de trabalho durante esse período do ano”, diz Barnes.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário