Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Antes da TI, a estratégia em saúde

Por Claudio Giulliano Alves da Costa
 
Durante o Saúde Business Fórum deste ano, fizemos a apresentação do estudo “Antes da TI, a Estratégia em Saúde” que coletou uma série de informações sobre as estratégias de TI e os níveis de adoção de tecnologias da informação na Saúde. Vejam abaixo o sumário executivo do estudo.
 
Na área de Informática em Saúde no Brasil, as estatísticas são praticamente inexistentes. Não há, ou melhor, não haviam números confiáveis para entender a atual realidade, detectar as lacunas de inovação e de capacitação profissional, nem muito menos ver as tendências do mercado. Quem é capaz de responder com confiança qual é o número de hospitais “informatizados” no Brasil? Quais as tecnologias que serão alvo de investimentos nos próximos anos? Qual é o perfil do CIO na área de Saúde? Qual a relevância que a área de TI tem para as instituições de Saúde no Brasil? Perguntas com essas não tenham sido até então respondidas de forma consistente.
 
Com o desafio de responder a essas perguntas, a IT Mídia estendeu a sua pesquisa “Antes da TI, a Estratégia” para a área de Saúde. A elaboração da pesquisa e sua análise contou com a colaboração de Sérgio Lozinsky consultor de negócios e TI, e de Claudio Giulliano Alves da Costa da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Durante os meses de Junho a Agosto de 2012, quase 200 instituições de saúde responderam a um questionário que coletou uma série de dados, de forma similar ao estudo realizado pela IT Mídia entre as 1.000 maiores empresas do brasil. Adicionalmente, foi criado um bloco de perguntas específicas para a Saúde.
 
Um dos objetivos do estudo é estimular o crescimento do CIO da Saúde, para que esse profissional possa alcançar níveis mais elevados dentro da organização e, também, através dele, a TI possa exercer o seu papel transformador na Saúde. Ao mesmo tempo, o desafio com o estudo é provocar uma reflexão nos gestores sobre o papel da TI na estratégia do negócio. Sob uma outra ótica, aproximar a TI e a gestão!
 
O resultado dessa pesquisa mostrou informações muito relevantes para o setor. Há oportunidades de melhoria e de crescimento. Uma tendência para adoção de novas tecnologias, como Prontuário Eletrônico e Mobilidade. Há também uma forte preocupação com a segurança da informação. Por outro lado, comparando-se o setor de Saúde e as 1.000 maiores empresas do Brasil, ficou claro que a Saúde ainda tem um longo caminho em busca de posicionar a TI mais estrategicamente e num melhor nível de maturidade.
 
Apesar de uma auto-avaliação muito positiva e otimista do CIO da Saúde a respeito do seu conhecimento e relacionamento dentro da instituição, evidenciou-se que ele ainda não alcançou o merecido e necessário destaque dentro da instituição, sendo em sua maioria um Gerente com participação limitada nas decisões estratégicas e orçamentárias.
 
Para a primeira edição, as principais questões conseguiram ser respondidas e hoje o Brasil pode contar com estatísticas preliminares que contribuem para o desenvolvimento do setor. Entretanto, ainda há muito o que fazer, desde a ampliação da amostra assim como a sua diversi- dade, englobando maior número de instituições públicas e maior número de localidades Brasil afora.
 
Com esse estudo, a IT Mídia está se propondo a mais um grande desafio, com uma importante contribuição para o desenvolvimento da área de TI em Saúde, através da publicação de estatísticas confiáveis e abrangentes, aproximando os players do setor e colaborando na amadurecimento do setor.
 
Acessem o estudo completo e seus resultados no link:
 
Fonte SaudeWev

Nenhum comentário:

Postar um comentário