Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Risco de câncer está relacionado à dieta desequilibrada

Frituras apresentam alta ação cancerígena, alertam especialistas
Especialistas alertam sobre perigos de alimentos para o desenvolvimento de células cancerígenas
 
Gorduras, açúcares e uma série de outros alimentos conhecidos pelo sabor mais convidativo e, ao mesmo tempo, contra indicados pelos riscos que oferecem à saúde devem ser observados com mais cautela pela relação direta com o câncer. Além de favorecer o surgimento de doenças como diabetes, hipertensão e levar à obesidade, uma dieta desequilibrada é fator de risco para tumores, principalmente nos casos de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago.
 
Alguns alimentos preparam no organismo um ambiente favorável para uma célula cancerígena se desenvolver. Segundo especialistas, o aparelho digestivo é o que mais sofre com a má alimentação, já que o ritmo dos órgãos se desestabiliza e favorece uma exposição da mucosa aos agentes
cancerígenos.
 
— Os tumores do aparelho digestivo, como intestino, esôfago e estômago, são os mais afetados pela dieta desequilibrada. No entanto, muitos outros também têm relação com a falta da alimentação adequada. Na base celular do desenvolvimento dos tumores, os nutrientes e as vitaminas encontradas nos alimentos benéficos ajudam a manter o equilíbrio, a defesa e o desenvolvimento das células saudáveis — descreve o coordenador do Centro de Prevenção da Clinionco, Rafael Castilho.
 
Carnes vermelhas, frituras e açúcares, que contêm uma grande quantidade de gordura e carboidratos, além de embutidos e enlatados, que apresentam grande quantidade de conservantes, de alta ação cancerígena, são alguns exemplos desse perigo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no caso dos tumores de mama e de próstata, a gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue. O preparo do alimento também influencia. Comida preparada com muito sal ou em contato com altas temperaturas durante o cozimento são fatores de risco para cânceres de estômago e intestino.
 
Castilho lembra que além de todo o cuidado com os alimentos deve-se considerar a relação com o modo de vida e com o organismo da pessoa.
 
— O câncer é uma doença multifatorial, pois os fatores genéticos têm um peso relevante na sua formação. Famílias com maior incidência devem ter mais preocupação em manter hábitos saudáveis com a alimentação, além de não fumar, evitar o excesso de álcool e realizar atividades físicas regulares — afirma.
 
O consumo de alimentos inadequados, típico da cultura ocidental, acarreta em um dos seus principais problemas: a obesidade. O excesso de peso desencadeia outras reações adversas contribuindo, inclusive, para o surgimento do câncer.
 
— O acúmulo de gordura corporal caracteriza a obesidade como uma doença crônica. Ela predispõe a outras doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e, por fim, as neoplasias — explica a nutróloga Jaqueline Costa Coelho.
 
Para a especialista, estudos atuais mostram que uma dieta prudente evita a obesidade e colabora com a prevenção do câncer.
 
— Essa dieta é baseada principalmente no consumo de frutas e verduras, com no mínimo cinco porções por dia, além de conter fibras, baixo consumo de gordura saturada e carboidrato simples com maior ingestão de cereais e peixes — completa.
 
Dicas de prevenção:
  • Não fumar e evitar o convívio com fumantes.
  • Praticar uma atividade física regular.
  • Não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
  • Consultar o médico periodicamente para realizar exames preventivos, principalmente em relação aos tumores de mama, colo do útero, intestino, próstata e pele.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário