Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Um em cada 10 cartões bancários está contaminado com coliformes fecais

Pesquisa realizada no Reino Unido para o Global Handwashing Day mostra que 14% das notas de dinheiro também contém bactérias
 
Cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Queen Mary, University of London, no Reino Unido descobriram que um em cada 10 cartões bancários estão contaminados com coliformes fecais.
 
O relatório, organizado para o Global Handwashing Day, mostra ainda que uma em cada sete notas de dinheiro (14%) também contém bactérias fecais.
 
A pesquisa destaca a importância da lavagem das mãos com sabão antes de comer e depois de usar o banheiro.
 
O estudo teve objetivo de investigar os níveis de contaminação bacteriana das mãos, cartões de crédito e dinheiro de amostras em Londres, Birmingham e Liverpool a fim de aumentar a conscientização da população.
 
A equipe recrutou 272 participantes do Reino Unido que participaram de um estudo científico e também foram convidados a preencher um questionário com. Os resultados revelaram que apenas 39% dos entrevistados lavaram as mãos antes de comer. Cerca de 91% dos entrevistados também afirmaram que lavavam as mãos após usar o banheiro, apesar dos níveis surpreendentes de organismos fecais nos cartões e moeda sugerirem o contrário.
 
Segundo os pesquisadores, lavar as mãos com sabão pode reduzir as infecções que causam diarreias em até 42%, mas apenas 69% das pessoas relataram fazer isso sempre que possível.
 
A pesquisa também revelou que mais de um quarto das mãos da amostra (26%) apresentaram vestígios de contaminação fecal, incluindo bactérias como a E. coli. Mais significativamente, das amostras colhidas, 11% das mãos, 8% dos cartões e 6% de notas mostraram contaminação semelhante à encontrada em vasos sanitários sujos.
 
"Nossa pesquisa mostra o quão importante é a lavagem das mãos. Os níveis surpreendentes de contaminação que encontramos em objetos cotidianos é um sinal de que as pessoas estão esquecendo-se de lavar as mãos após ir ao banheiro, um dos momentos-chave para a prevenção de infecção. Esperamos que no Global Handwashing Day, as pessoas tirem um tempo para pensar sobre lavar as mãos com sabão e tornar isso parte da rotina de suas vidas diárias", conclui o pesquisador Val Curtis.

Global Handwashing Day
O Global Handwashing Day é a peça central de uma semana de atividades que visa mobilizar milhões de pessoas a lavar as mãos com sabão.
 
A iniciativa visa conscientizar a população de que esta atividade simples pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, impedindo a propagação de infecções e manter as crianças na escola.
 
As crianças, que muitas vezes são energéticas, entusiastas e abertas a novas idéias, podem atuar como agentes de mudança, tomando as lições aprendidas sobre a lavagem das mãos e aplicando em suas casas, escolas e comunidades.
 
Global Handwashing Day tem como objetivo motivar as crianças a abraçar e partilhar práticas de higienização adequadas das mãos para assumir o papel de embaixadores da lavagem das mãos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário