Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Experiências mediúnicas melhoram a saúde física e mental, mostra pesquisa

Muitas vezes mal compreendidos, adeptos da umbanda e do santo-daime, assim como os de outros grupos religiosos, encontram apoio emocional, material e afetivo ao participarem de rituais. É o que constatou um estudo da Universidade de São Paulo (USP) feito pela psicanalista Suely Mizumoto, que comparou os perfis psicológicos de 106 pessoas, entre experientes e iniciantes, após elas participarem de experiências mediúnicas, comuns em ambas as práticas.

Mizumoto conta que o estudo pretendeu verificar o impacto na saúde física e mental advindo das práticas.
 
A escolha pelas religiões, explica, deu-se, entre outras explicações, pelo fato de elas serem genuinamente brasileiras. Dos participantes do estudo, 42 eram adeptos do santo-daime, 44 da umbanda e 20 formaram um grupo de controle, que serviu para comparar a influência da religiosidade nos voluntários.
 
“Os resultados obtidos dos perfis sociais, saúde e religiosidade e das escalas revelaram indicadores de bem-estar que confirmam índices de saúde inteiramente satisfatórios e até melhores quando comparados aos resultados do grupo de controle”, relata a pesquisadora, que usou questionários para analisar questões sociais, religiosas e de saúde física e mental.
 
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário