Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aplicação de 10% das receitas federais no SUS tem 700 mil assinaturas

Abaixo-assinado popular quer tornar lei a obrigação de a União destinar 10% das receitas brutas ao sistema público de saúde
 
O abaixo-assinado de iniciativa popular que pretende tornar lei a obrigação de a União destinar 10% de suas receitas brutas ao sistema público de saúde chegou ao Fórum Social Mundial Temático (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre. Há quase 700 mil assinaturas, um pouco menos da metade do exigido para ser aceito pela Câmara dos Deputados. Hoje, há percentual fixo para uso de dinheiro na saúde pública apenas os estados, obrigados a aplicar 12% dos impostos recolhidos, e os municípios (15%).

" Nosso objetivo é superar o principal gargalo do SUS [Sistema Único de Saúde] que é o seu subfinanciamento. O que ocorre é que o volume de recursos que é aplicado no sistema para cumprir com suas responsabilidades, que está constitucionalmente determinado, é impraticável" , disse o coordenador do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, Ronald Ferreira.

De acordo com o coordenador, a população demanda mais ações, tecnologia, e serviços de saúde, fazendo aumentar os custos de intervenção do SUS, o que coloca em risco o sistema. " Com o atual volume de recursos públicos aplicados em saúde é muito difícil estruturar o sistema, fazendo com que esse, que é um dos principais patrimônios do Brasil, o nosso SUS, corra um sério risco de ruir" , destacou.

Hoje, o repasse da União ao sistema público de saúde é 6,2% das receitas. No entanto, esse número chegou a ser 11,7% em 1995, o que demonstra, segundo Ferreira, que a União tem condições econômicas de injetar mais dinheiro no setor.

" O que impede [o aumento para 10%] é a disputa pela condução macroeconômica do país, o que é prioridade e o que não é. E a possibilidade de garantir esse direito [a saúde] não vai sair do governo, porque há um conjunto de interesses a serem atendidos, e o volume de força política para colocar mais recursos em um setor que tem uma parcela importante, comparado com outras áreas, não é uma operação fácil" .

De acordo com o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, os municípios e os estados, na média, cumprem com a obrigação de repasses ao setor. Os municípios obrigados a injetar 15% de suas receitas na saúde na média, em 2011, repassaram 20,5%. Os estados (12%) 12,9%. Caso a União elevasse a 10% seu repasse, a saúde pública aumentaria seu orçamento em quase R$ 40 bilhões.

" Os municípios e estados têm uma regra fixa, de 15% e de 12%. Nós estamos querendo que a União entre com 10% das suas receitas brutas no setor da saúde. É uma opção da sociedade mostrar para o governo que, em um país em desenvolvimento, uma economia forte como a nossa, nós temos que ter um retorno do seu crescimento, seus impostos aplicados nos direitos das pessoas" , destaca José Eri Medeiros, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

A previsão do movimento é que as 1,5 milhão de assinaturas sejam alcançadas até 10 de abril, quando serão apresentadas à Câmara dos Deputados. Entre as entidades que apoiam o projeto e recolhendo assinaturas estão a Ordem dos Advogados do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fórum Sindical dos Trabalhadores, a Força Sindical, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, Federação Nacional dos Farmacêuticos, e a Pastoral da Saúde.
 
Fonte isaude.net

Gel sintético ativado pela temperatura corporal combate bactérias resistentes

Novo hidrogel pode ser aplicado como creme na pele
Novo hidrogel pode ser aplicado como creme na pele
Material composto por mais de 90% de água pode ser utilizado na cicatrização de feridas e no revestimento de dispositivos médicos
 
Cientistas da IBM Research e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia (IBN) de Cingapura desenvolveram um hidrogel antimicrobiano que promete combater os biofilmes e erradicar por completo as bactérias transmitidas por contato que já desenvolveram resistência a medicamentos.
 
 
O hidrogel sintético, ativado pela temperatura corporal, é biodegradável, biocompatível e não tóxico, tornando-se o método ideal para combater epidemias de risco para profissionais hospitalares, visitantes e pacientes.
 
Testes demonstraram a eficácia deste novo material sintético em eliminar vários tipos de bactérias e de fungos que são as principais causas de infecções microbianas, e em impedi-los de desenvolver resistência aos antibióticos.
 
O produto, composto por mais de 90% de água, pode ser utilizado na cicatrização de feridas, revestimento de dispositivos médicos e lentes de contato, tratamento das infecções da pele e obturações dentárias.
 
Capazes de penetrar em quase todos os tecidos ou superfícies, os biofilmes microbianos, agrupamentos de células doentes presentes em 80% de todas as infecções, persistem em vários locais do corpo humano, especialmente em associação com equipamentos e dispositivos médicos. Estes biofilmes contribuem significativamente para as infecções adquiridas no hospital, que estão entre as cinco principais causas de morte nos Estados Unidos.
 
Apesar da esterilização e de técnicas de assepsia mais avançadas, as infecções associadas a dispositivos médicos representam ainda um grave problema relacionado, em parte, com o desenvolvimento de bactérias resistentes aos medicamentos.
 
"Esta é uma abordagem fundamentalmente diferente para o combate os biofilmes resistentes a medicamentos. Quando comparada com as terapias antibióticas e hidrogéis atuais, esta nova tecnologia traz um imenso potencial. Ela aparece em um momento crucial de combate às bactérias resistentes aos medicamentos e a doenças infecciosas que são cada vez mais problemáticas", disse James Hedrick, da IBM Research.
 
Como funciona
Quando aplicado em superfícies contaminadas, a carga positiva do hidrogel atrai todas as membranas microbianas com carga negativa. No entanto, ao contrário da maioria dos antibióticos e hidrogéis que têm por alvo o mecanismo interno das bactérias para prevenir a replicação, este material mata as bactérias por meio da ruptura de sua membrana, impedindo o aparecimento de qualquer resistência.
 
"Desenvolvemos uma terapia mais eficaz contra superbactérias devido à ameaça letal de infecção por estes microrganismos de rápida mutação e à falta de novos medicamentos. Utilizando os materiais poliméricos versáteis e de baixo custo que temos desenvolvido em conjunto com a IBM, podemos agora lançar um ágil ataque aos biofilmes resistentes aos medicamentos, ajudando assim a melhorar os resultados médicos", destaca Yi-Yan Yang, líder no Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Cingapura.
 
Ensaios clínicos mostraram que o gel pode ser direcionado às bactérias e fungos envolvidos nas sete infecções mais comuns adquiridas em hospitais, como a MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), VRE (enterococo resistente à vancomicina), multi-resistente Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae, E. coli, Candida albicans e Cryptococcus neoformans.
 
Fonte isaude.net

Santa Maria contrata profissionais de saúde para ajudar vítimas de tragédia

ncêndio na Boate Kiss ocorreu por volta das 2h da madrugada, logo após iniciou trabalho de socorro e resgate das vítimas
Foto: João Vilnei/PMSM
Incêndio na Boate Kiss ocorreu por volta das 2h da madrugada,
logo após iniciou trabalho de socorro e resgate das vítimas
O prefeito Cezar Schirmer decretou luto de 30 dias e autorizou contratação imediata de médicos, psicólogos e psiquiatras
 
O Prefeito Cezar Schirmer decretou, há cerca de 40 minutos, Luto Oficial de 30 dias em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A medida prevê a contratação imediata, por parte da prefeitura, de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias que tiveram seus filhos e parentes vitimados no incêndio que atingiu uma boate local na madrugada deste domingo (27).
 
O Hospital Universitário (HU) divulgou a primeira lista com nomes de pacientes que deram entrada na instituição. Todos os hospitais da cidade estão de prontidão para receber os pacientes do incêndio na boate Kiss, iniciado por volta da 2hs40 desta madrugada.
 
O número de mortos aumenta a cada hora e pode chegar a mais de 200. Segundo informações ainda não confirmadas, a maioria das mortes foi ocasionada por asfixia e o incêndio teria começado num show pirotécnico realizado pela banda que animava a noite.
 
De acordo com o secretário estadual, Airton Michels, uma força-tarefa do Instituto-Geral de Perícias foi montada para acelerar os trabalhos de identificação dos corpos e investigação sobre as causas da tragédia. Da mesma forma, a Brigada Militar e a Polícia Civil trabalham no isolamento e na segurança do local. "Temos que agir rapidamente para amenizar as conseqüências", declarou Michels.
 
Toda a estrutura da Secretaria Estadual da Segurança Pública foi colocada à disposição para os trabalhos de apoio às vítimas. O governador Tarso Genro decretou luto oficial no Estado e determinou que todas as aeronaves das polícias ficassem à disposição para o transporte de feridos.
 
Além do governador Tarso Genro, que está na cidade desde 9 horas da manhã, a Presidenta Dilma Rousseff ofereceu todo apoio do Governo Federal e está se dirigindo para o município que tem cerca de 270 mil habitantes.
 
 
Fonte isaude.net

Nutriente encontrado em peixes e ovos reduz risco de esquizofrenia

Suplementação com colina durante a gravidez e na primeira infância pode ser nova abordagem para a prevenção da doença
 
A suplementação durante a gravidez e nos primeiros anos de vida com colina, nutriente semelhante à vitamina B encontrado em alimentos como peixes, nozes e ovos, pode prevenir o desenvolvimento de esquizofrenia.
 
A pesquisa revela que bebês que receberam o suplemento dietético nos últimos dois trimestres de gravidez e na primeira infância apresentam taxa mais baixa de fatores de risco para esquizofrenia aos 33 dias de idade.
 
"Os genes associados com esquizofrenia são comuns, por isso a prevenção tem que ser aplicada a toda a população e tem de ser segura. A pesquisa básica indica que a suplementação com colina durante a gravidez facilita o funcionamento cognitivo nos filhos. Nossa descoberta de que o nutriente melhora um pouco a fisiopatologia associada ao risco de esquizofrenia agora exige acompanhamento de longo prazo para avaliar se ele diminui o risco para o desenvolvimento posterior da doença", afirma um dos autores do estudo Robert Freedman, da Universidade do Colorado.
 
Normalmente, o cérebro responde totalmente a um som de clique inicial, mas inibe sua resposta a um segundo clique que se segue imediatamente. Em pacientes com esquizofrenia, a inibição deficiente é comum e está relacionada a uma filtragem sensorial ruim e à transmissão familiar de risco da doença. Como a esquizofrenia não costuma aparecer até a adolescência, essa característica mensurável na infância, foi escolhida para representar a doença.
 
Metade das mulheres grávidas saudáveis neste estudo tomou 3.600 miligramas de fosfatidilcolina cada manhã e 2.700 miligramas cada noite, a outra metade tomou placebo. Após o parto, as crianças receberam 100 miligramas de fosfatidilcolina por dia ou placebo.
 
Os resultados mostraram que 86% das crianças expostas à suplementação de colina pré e pós-natal, em comparação a 43% das crianças não expostas, inibiram a resposta aos sons repetidos, medida com sensores colocados na cabeça do bebê durante o sono.
 
 
Fonye isaude.net

França confirma mortes vinculadas à pílula Diane 35

A agência de medicamentos francesa anunciou neste domingo quatro mortes por trombose venosa relacionadas ao remédio Diane 35, um tratamento contra a acne do laboratório Bayer utilizado geralmente como pílula contraceptiva.
 
Confirmando uma informação do jornal francês Le Figaro, que revelou sete mortes relacionadas a este medicamento, a agência pública francesa informou que em dois dos três casos mencionados pelo jornal, a morte foi consequência de "doenças subjacentes" das pacientes.
 
Fonte R7

Controle a gula e viva com mais saúde

Má digestão e sono são apenas algumas das respostas ao excesso de comida
 
Você é do tipo que espera o estômago gritar de fome para comer ou prefere fazer pequenas refeições várias vezes ao dia? A resposta para esta pergunta vai dizer muito sobre sua disposição e o ritmo do seu metabolismo. "Nosso corpo é uma máquina que usa energia o tempo todo. Por isso, não é aconselhável esperar acabar o combustível para, só então, reabastecer", afirma a gastroenterologista Paula Volpe, do Hospital 9 de Julho.

Comendo mais vezes ao dia, além de tudo, ajuda a dieta. Isso porque você tende a comer menos e, dessa maneira, acaba emagrecendo. Então para entender outras consequências que os exageros à mesa provocam no organismo.
 
Digestão - Foto Getty ImagesDigestão lenta
"A digestão demanda tempo e energia, portanto, quanto mais comida você ingerir, mais energia e tempo o processo irá requisitar", afirma o endocrinologista Frederico Marchisotti, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Não pense, porém, que esse aumento do gasto de energia da digestão seja positivo. Direcionado a essa tarefa, nosso corpo perde eficiência em outras funções, como o raciocínio.
Refluxo - Foto Getty ImagesRefluxo
"O estômago é uma estrutura similar a uma câmara, que deve ficar sempre vazia. Para isso, utiliza um ácido, chamado suco gástrico, que ajuda o processo de digestão", afirma a gastroenterologista Paula. Esse ácido é liberado de acordo com a quantidade de comida ingerida, ou seja, comendo em excesso você expõe seu sistema digestivo ao refluxo - volta do suco gástrico para o esôfago, causando a azia, sensação de queimação.
Indisposição - Foto Getty ImagesIndisposição
Quando a digestão inicia, os intestinos começam a funcionar intensamente, fazendo com que o sangue se desloque, sobretudo, para esses órgãos. Se você come em excesso, portanto, esse sangue permanece concentrado por muito mais tempo na região abdominal. "Outras partes do corpo podem ficar com a irrigação sanguínea comprometida, como o cérebro ou os músculos, gerando dificuldade de concentração, sono e até náuseas", afirma Frederico. Esses são alguns dos sinais do corpo para que você desacelere até que ele tenha terminado o processo de digestão.
 
Saciedade - Foto Getty ImagesSaciedade
Comer muito é uma prática diretamente relacionada ao hábito de comer rápido. "Isso acontece porque o estômago precisa de um tempo para enviar uma mensagem ao cérebro dizendo que está satisfeito, promovendo a sensação de saciedade", esclarece Paula Volpe. Consumindo os alimentos rapidamente, você só recebe essa mensagem depois que ultrapassou a quantidade de comida que realmente precisava.
 
Obesidade - Foto Getty ImagesObesidade
O corpo funciona como uma balança. Assim, se você consome mais calorias do que queima, não terá outra opção a não ser engordar. "Comer em excesso sempre deixa essa balança descompensada, podendo levar ao desenvolvimento da obesidade", afirma o endocrinologista Frederico. A predisposição genética também é um fator importante nesse processo. Mas, cultivando hábitos saudáveis, é possível driblar essa tendência e viver com saúde.
Estômago elástico - Foto Getty ImagesEstômago elástico
O estômago é altamente elástico, formando um novo molde, conforme a quantidade de comida que você ingere. Mas tudo tem limite. Como pessoas que comem demais tendem a comer muito rápido, o estômago não consegue expandir na velocidade necessária, você passa mal e vomita. "Esse comportamento é muito comum em pessoas ansiosas e compulsivas e, por isso, a análise do estômago ajuda no diagnóstico de problemas emocionais", afirma Paula Volpe.
 
Atalho para doenças - Foto Getty ImagesAtalho para doenças
A consequência direta da ingestão excessiva de alimentos é a obesidade, doença que é fator de risco para inúmeras outras. "Diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta e outros inúmeros problemas podem surgir graças a esse mau hábito. Quando o paciente se der conta disso, pode ser tarde demais", alerta a gastroenterologista Paula.
 
Fonte Minha Vida

Ouvir música melhora desempenho durante realização de exercícios físicos

Um estudo desenvolvido pelo neurocientista inglês Dr. Jack Lewis, apontou que ouvir música durante a prática de exercícios pode realmente melhorar o desempenho físico. Como resultado, foram criadas listas de reprodução de músicas estimulantes para exercícios físicos. A comprovação pode ajudar muita gente, uma vez que entrar em forma é uma das resoluções mais populares do ano novo, ainda que apenas 12% atingirão o seu objetivo de fato.
 
De acordo com o neurocientista, os frequentadores de academias têm mais chances de melhorar seu desempenho e condicionamento físico adicionando músicas de batidas específicas às suas listas durante os exercícios físicos. Para chegar a essa conclusão, Dr. Jack selecionou músicas que proporcionariam o máximo desempenho durante a malhação – fato conhecido na área científica como benefício “ergogênico” – e os resultados foram surpreendentes.
 
Um dos pontos importantes do levantamento revelou, por exemplo, que a música “agitada” aparentemente beneficia mais as mulheres do que os homens em certas atividades, como durante aulas de aeróbica. Outra descoberta importante mostra que, embora muitos presumam que músicas com tempo acelerado sejam melhores para o treinamento físico, outros fatores também devem ser levados em consideração na preparação do cérebro para o exercício e para manter o foco durante uma sessão de treino mais exigente.
 
Com base na pesquisa, o Dr. Jack Lewis criou uma lista de músicas inspiradas na neurociência. A lista contém 11 faixas e foi cuidadosamente estruturada para gerar um determinado número de bpm (batidas por minuto) durante uma sessão de treinamento. Alguns dos artistas selecionados foram Michael Jackson, Beethoven, Tinie Tempah e Johnny Cash.
 
Sobre a neurociência:
Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso. Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. Entretanto, atualmente ela é uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos como a química, ciência da computação, engenharia, linguística, matemática, medicina e disciplinas afins, filosofia, física e psicologia. O termo neurobiologia é usualmente usado alternadamente com o termo neurociência, embora o primeiro se refira especificamente a biologia do sistema nervoso, enquanto o último se refere à inteira ciência do sistema nervoso.
 
Fonte Corposaun

Aplicativo: Atlas de Anatomia

Descrição
Esta aplicação é uma referência para quem estuda em Anatomia. Ela não só contém grande quantidade de desenhos de anatomia, mas também permite que os usuários criem a sua referência, dentro de toques. É também uma ferramenta de referência importante para os profissionais. O usuário pode adicionar e editar descrição do rótulo a imagem diretamente no iPhone. Quando o dedo toca o rótulo da próxima vez, uma janela transparente irá aparecer com sua descrição personalizado.

Notícias: Este aplicativo suporta nativamente iPad com largura e altura.

Esta aplicação também contém uma lista de cartões de memória flash para alunos que estudaram em Anatomia Humana. Todos os tópicos estão listadas no final desta descrição.

Cada categoria pode ter qualquer número de associados com desenhos.
Basta dar um duplo clique sobre a imagem, você pode ter um novo menu de navegação em fotos. Atualmente ele tem mais de 60 pequenos desenhos. Mais serão adicionadas no futuro.

Quando você tem muitos desenhos anatômicos e quer fazê-lo como uma referência, você pode fazer isso com esta aplicação. Você pode criar uma nova categoria e adicionar quantos imagens que você gosta. Quando você tenta ver esses desenhos, você pode selecionar a categoria e ele vai mostrar a primeira imagem na lista. Agora você pode usar dois dedos para fazer zoom in e out. Com um duplo clique sobre a imagem, um menu de navegação que aparecerá permite que você vá para o próximo ou para trás. Ele também permite ao usuário adicionar mais imagens ou apagar a imagem atual no menu.

É tão fácil e simples de usar esta aplicação.

Ele vem com uma lista de cartões no tópico de:

Vasos sanguíneos e linfonodos
Cérebro e Core Spinal
Sistema Digestivo
Epitélio
Cabeça e Pescoço
Pulmão conexões do coração
Osso Conexões musculares
Sistema Urinário
 

           

Captura de telas

Captura de tela do iPhone 1Captura de tela do iPhone 2
 

Processo Seletivo Prefeitura de Cerqueira César (SP)

A Prefeitura de Cerqueira César, Estado de São Paulo, através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras LTDA, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo para formar cadastro reserva na função de Monitor Escolar, Auxiliar de Desenvolvimento, docente I, Docente III (Arte, Educação Física, Inglês). Além de vagas na educação o certame também disponibiliza três vagas para profissionais da saúde, sendo uma para médico do programa Saúde da Família, uma vaga para médico intervencionista do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e uma vaga para médico urologista.
 
Para os cargos da área educativa os salários variam de R$ 789,31 a R$ 1.604,49, por jornada de 32 e 40 horas semanais. Já para a área da saúde as remunerações oscilam entre R$ 3.007,23 e R$ 7.750, por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de janeiro de 2013, através do site www.directaconcursos.com. O valor da taxa para participação varia entre R$ 25,00 e R$ 30,00.
 
O Processo Seletivo constará de prova objetiva para todos os candidatos inscritos e está prevista para o dia 17 de fevereiro de 2013, no município de Cerqueira César/ SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das avaliações.
 
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas, oportunamente, nos Jornais Comarca e ou a Cidade, no endereço www.directaconcursos.com.br e ainda; por afixação na Prefeitura Municipal de Cerqueira César / SP.
 
Para todos os efeitos, a contratação tem validade de 01 (um) ano podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação, e terá como provimento o regime estatutário.
 

Edital / Publicações

Processo Seletivo SPDM

Foram divulgados pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) os editais n°s 026, 027 e 028/2013 que abrem processo seletivo destinado ao provimento de diversos cargos pelo regime jurídico celetista (CLT). A Associação, que tem sede em São Paulo, irá preencher postos vagos para atendimento das demandas existentes no âmbito da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), com a qual possui convênio de cooperação.
 
Os profissionais contratados irão compor equipes multidisciplinares aptas a executar ações em Saúde Indígena nas áreas de abrangência do Distrito Sanitário especial indígena Guamá, no Tocantins, como também no Pará (Oriximá e Santarém).
 
Ao todo, estão sendo ofertadas 12 vagas, distribuídas entre os cargos de Cirurgião-Dentista (edital 26 e 28/2013, duas vagas), Enfermeiro (editais 27 e 28/2013, seis vagas), Engenheiro Civil (edital 27/2013, uma vaga), Médico (edital 28/2013, uma vaga) e Técnico de Enfermagem (edital 28/2013, duas vagas). Os contratados deverão cumprir jornadas semanais de 40 horas com direito a remuneração mensal entre R$ 1.913,60 e R$ 12.480,00.
 
Para se inscrever nos cargos dos editais 026 e 028/2013, os candidatos devem acessar o site www. saudeindigena.spdm.org.br/vagas/, até o dia 26 de janeiro de 2013. Já para os cargos do edital 027/2013 o prazo vai até 28 de janeiro de 2013, podendo a inscrição ser realizada na mesma página eletrônica.
 
Seleção
Os profissionais inscritos serão selecionados por meio de entrevista presencial, a ser realizada em um dos polo base para o qual se destinam as vagas ofertadas, que são os seguintes:
 
Oriximiná, Rua Barão do Rio Branco, 3288 - Vila do Sesp, Casas 01 e 02, Santa Terezinha - Oriximiná/Pará. CEP: 68270-000 - horário das 09:00h às 12:00h no dia 30 de janeiro de 2013.
 
Pólo Base Santarém: Tv. São Cristovão, 106 – Alto Prainha. Santarém/Pará- horário das 15:00h às 18:00 no dia 28/01/2013.
 
DSEI Tocantins situado na Quadra 103 Sul – Av. L.O. 01 –Lote 82 – Plano Diretor Sul – Palmas/TO – CEP: 77015-028 (ao lado do Hotel Pousada das Artes). Horário das 09:00h às 12:00h e das 14:00 às 17:00h no dia 30/01/2013.
 
Os nomes dos candidatos convocados para início imediato do trabalho serão divulgados no mesmo endereço de inscrição online, entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro de 2013 e também estarão disponíveis nas sedes do DSEI (Guamá - Tocantins e Tocantins).
 
Sobre a SPDM
A SPDM faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social aprovada nos estados de São Paulo, Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Tocantins, e em muitos municípios, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
 

Edital / Publicações

Concurso Unioeste (PR)

Divulgado o edital nº. 011/2013-GRE para a realização do concurso público da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. O certame visa o preenchimento de 18 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.511,07.

As oportunidades são para as funções de Advogado, Analista de Sistemas, Bibliotecário, Contador, Pedagogo, Secretário Executivo, Técnico Administrativo, Técnico Gráfico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista e Técnico em Enfermagem.

As inscrições estarão abertas a partir das 17 horas do dia 29 de janeiro até 17h do dia 28 de fevereiro de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico da UNIOESTE: www.unioeste.br/concursos. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para a função de Nível Superior e de R$ 30,00 para a função de Nível Médio.

A Prova Objetiva será realizada provavelmente no dia 24 de março de 2013, com duração de quatro horas, iniciando-se às 14h e encerrando às 18h, nos locais a serem divulgados no ensalamento através de Edital específico.

Os locais de realização das provas e ensalamento serão divulgados por meio de Edital específico, pela Internet, no site www.unioeste.br/concursos até às 17h do dia 18 de março de 2013. A COGEPS publicará a prova e os gabaritos provisórios das questões da Prova Objetiva até às 17h do dia 25 de março de 2013.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final.

UFPE lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital n°05/2013 para o processo seletivo da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, cuja finalidade é contratar Professor Substituto para diversos departamentos. As cinco vagas disponíveis são destinadas a suprir a falta de docentes nas áreas de Pedagogia, Direito Penal Tributário e Penal Internacional, Teoria Geral do Direito, Informática em Saúde e Patologia Especial.
Os novos contratados da UFPE atuarão nos Departamentos de Direito Público Especializado, Teoria Geral do Direito e Direito Privado, Medicina Clínica e Patologia e Núcleo de Biologia, com salários variando de R$ 1.553,19 a R$ 4.300,00 em jornadas de 20 e 40h semanais.
 
As inscrições permanecerão abertas até o dia 30 de janeiro de 2013, entre às 8h e 17h. Para se inscrever os candidatos deverão comparecer em um dos seguintes endereços: Centro Acadêmico de Vitória (CAV) - Rua Alto do Reservatório, s/nº, Bela Vista, Vitória de Santo Antão/ Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Praça Adolfo Cisne, s/nº, Boa Vista, Recife ou no Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Avenida da Engenharia, s/nº, 2º andar, Cidade Universitária, Recife.
 
O candidato deverá pagar o valor de R$ 70,00 referente a taxa de participação, que deverá ser efetuado através de depósito bancário na Conta Única da União, no Banco do Brasil S.A.
 
A seleção dos candidatos constará de julgamentos de títulos, prova escrita e/ou prova didática ou didática-prática.
 
No ato da inscrição, a Secretaria dos departamentos/núcleos responsável pela Seleção divulgará para o candidato: cronograma com dias, horários e local das provas; data e local de divulgação do resultado da Seleção.
 
O prazo de validade da Seleção será de 1 (um) ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

Instituto Federal Farroupilha - RS abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IF Farroupilha, Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul, divulgou os editais 004 e 005/2013 de processo seletivo com o objetivo de contratar professores substitutos em caráter temporário. São ofertadas 06 oportunidades de emprego para atuação no ensino básico, técnico e tecnológico nas áreas de Alimentos, Educador Especial, Física, Química, Administração e Filosofia.
 
O regime de trabalho será de 40 horas semanais e os vencimentos oscilam de R$ 1.597,92 a R$ 3.825,89. Além do vencimento básico serão pagos os auxílios alimentação de R$ 373,00, transporte referente a 6% do que exceder ao vencimento básico gasto com transporte coletivo e pré-escola de R$ 81,00, por dependente até seis anos de idade.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do site www.pb.iffarroupilha.edu.br, até as 11 horas do dia 08 de fevereiro de 2013. Será cobrado o valor de R$ 25,00 referente a taxa de inscrição.
Os candidatos inscritos passarão por duas etapas avaliativas: Prova de Desempenho Didático e Avaliação Curricular, previstas para o dia 15 de fevereiro de 2013.
 
O Resultado Final será divulgado no site www.pb.iffarroupilha.edu.br, no dia 21 de fevereiro de 2013.
 
O presente Processo Seletivo terá validade de 01(um) ano, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Catas Altas (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Catas Altas, cidade localizada a 130 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, através do Diário Oficial dos Municípios, avisa aos interessados acerca da abertura das inscrições para processo seletivo, destinado à contratação temporária de Médicos (Pediatra e Ginecologista).
 
Os interessados deverão se inscrever nas seguintes datas:
 
Ginecologista: 25 de janeiro a 30 de janeiro de 2013;

Pediatra: 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013.
 
As inscrições serão realizadas no departamento pessoal da Prefeitura de Catas Altas, das 08h às 11h e 13h às 16h.
 
Outras informações através do tel.: (31) 3832 -7113.

Prefeitura de Divinópolis (MG) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios, edital nº. 006/2013 - SEMUSA de processo seletivo visando a contratação temporária de 24 vagas para Médicos (Clínico Geral, Pediatra, Cirurgião Geral e Ortopedista).
 
A remuneração pode chegar a R$ 2.452,55 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo e 70% de Gratificação, por jornada de trabalho de 12 e 24 horas semanais.
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 29 de janeiro de 2013 o Curriculum Vitae.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
-Residência no Município de Divinópolis;

-Maior tempo de experiência profissional na área.

Prefeitura de Serrana - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Serrana, Estado de São Paulo, está com o edital nº. 02/2013 de processo seletivo aberto para o preenchimento de 64 vagas de níveis fundamental e médio, com salários de até R$ 1.336,45 por carga horária de 180 e 200h mensais. O certame será realizado através da Instituição Soler de Ensino Ltda.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde (48), Agente de Conservação do Espaço Público (04), Auxiliar Administrativo (04) e Técnico de Enfermagem (08).
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 25,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, a partir das 09h do dia 26 de janeiro até ás 24h do dia 17 de fevereiro de 2013.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas em escolas do Município de Serrana, provavelmente, no dia 24 de fevereiro de 2013 em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições, no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Serrana e nos endereços eletrônicos www.institutosoler.com.br e www.serrana.sp.gov.br.

A divulgação do gabarito e caderno de questões será divulgada na data prevista de 25 de fevereiro de 2013. Este processo seletivo será válido por 01 ano.

UFCG - PB lança edital de concurso público

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, publicou os editais n°s 16/2012 e 02/2013 de concurso público, com o objetivo de contratar professores para as classes de adjunto e assistente, do campi de Cuité e Campina Grande. Os editais prevêm o preenchimento de cinco oportunidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e também para as áreas de Enfermagem em Cuidados Críticos e Cirúrgicos, Enfermagem Fundamental e Gerencial, Ciências da Nutrição e Antropologia da Nutrição e Práticas/Estágios em Saúde Coletiva.

Os salários mensais são de R$ 4.442,60 para o cargo de Professor Assistente e de R$ 7.627,02 para Professor Adjunto, ambos em 40 horas, sob regime de dedicação exclusiva.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 01 de fevereiro de 2013, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos seguintes endereços: Secretaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (Bloco CM), localizada no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Avenida Aprígio Veloso, 882 - Bairro Universitário, Campus Campina Grande - PB ou na Secretaria da Unidade Acadêmica de Saúde, bloco "A", do Centro de Educação e Saúde, do Campus de Cuité, Sítio Olho d'Água da Bica, s/n Cuité-PB.

Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão entregar o comprovante de pagamento da taxa, cujos valores correspondem a R$ 75,00 para o cargo de Adjunto e de R$ 100,00 Assistente.

Todos os profissionais serão avaliados por meio de prova escrita, prova didática e exames de títulos, prevista para os dias 4, 5, 6 e 8 de março de 2013.

O concurso terá validade de um ano, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009.

Prefeitura de Navegantes (SC) abre vagas para Médicos

A Prefeitura de Navegantes, estado de Santa Catarina, está promovendo edital para realização de processo seletivo com vistas à contratação temporária de 6 médicos (clínico geral, cardiologista e ginecologista). A jornada de trabalho é de 10, 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde (Administração), situada na Av. João Conselheiro Gaya, n° 1050, Centro, 88375000 (2° andar), das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.
 
Prova
O processo seletivo constará de entrevista pessoal e analise de currículo. A entrevista será realizada provavelmente do dia 04 a 06 de fevereiro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde (Administração), Av. João Conselheiro Gaya, n° 1050, Centro, 88375000 (2° andar).
 
Os resultados preliminares das entrevistas serão divulgados no site www.navegantes.sc.gov.br, às 18h00min do dia de realização das mesmas.

Concurso Prefeitura de São João da Urtiga (RS)

A Prefeitura de São João da Urtiga, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital N° 001/2013 de concurso público destinado ao provimento de 07 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 756,20 a R$ 9.771,80 em carga horária de 30 e 40h semanais.
 
O concurso público será feito sob orientação, supervisão e assessoramento da Empresa Schnorr - Contabilidade, Informática e Assessoria Ltda., especialmente contratada para este fim.

Cargos
As vagas são para os cargos de Farmacêutico, Fiscal Sanitário e Meio Ambiente, Fiscal de Tributos, Médico da Família 40 h, Odontólogo Saúde Bucal, Secretário de Escola e Técnico de Apoio Pedagógico.

Inscrições
As inscrições, nos valores de R$ 60,00 e R$ 80,00, serão recebidas na Prefeitura Municipal, até o dia 05 de fevereiro de 2013, durante o horário de expediente da mesma, das 07hs às 13h.

O candidato poderá imprimir a ficha de inscrição e a relação de títulos, disponível no site www.schnorr.com.br preenche-las e anexar cópia do documento de identificação e comprovante do pagamento da taxa de inscrição para ser entregue na Prefeitura Municipal de São João da Urtiga.

Provas
O concurso público para os cargos de Farmacêutico, Médico da Família 40h, Odontólogo Saúde Bucal, Secretário de Escola e Técnico de Apoio Pedagógico, constituir-se-á de Prova de Conhecimentos Gerais e de Prova de Conhecimentos Específicos, conjuntamente a Prova Escrita.

As provas escritas de todos os cargos serão realizadas na data prevista de 16 de fevereiro de 2013, às 9:00h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis Biasi, nesta cidade, devendo os candidatos estar no local 30 minutos antes do horário previsto para seu início.

Validade
Este concurso público terá validade de até 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Polícia Civil – ES

Foi divulgado edital Nº 001 de 24 de janeiro de 2013, para realização de concurso público da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. Serão preenchidas 113 vagas para cargos de nível superior, cujo subsídio varia de R$ 3.900,03 a R$ 7.675,22.
 
São reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Assistente Social, Delegado, Escrivão, Médico Legista, Perito Bioquímico Toxicologista, Perito Criminal, Perito Criminal Especial, Perito em Telecomunicações e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas do dia 28 de janeiro a 27 de fevereiro de 2013, através do site www.funcab.org ou nos seguintes postos de inscrição:
 
Galeria Jeanne D'arc, (dois acessos): Rua 07 de setembro, nº 222 ou Rua Graciano Neves, nº 209 - Loja 06 - térreo, Centro, Vitória/ES;

Colégio Estadual do Espírito Santo: Av. Vitória, s/nº, Forte São João, Vitória/ES;

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso: Rua Do Almirante, s/nº, Goiabeiras, Vitória/ES;

Praça Altemar Dutra, n º 155, sala 204, Centro, Colatina/ES;

NETZZONE Lan House: Av. Pinheiro Júnior, nº 166, Centro, Cachoeiro de Itapemirim - ES;

Virtual LAN HOUSE: Av. Guerino Gilbert, nº1010, Conceição, Linhares/ES.
 
Os postos permanecerão abertos para atendimento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
 
A taxa de inscrição é de R$ 140,00 para o cargo de Delegado e R$ 90,00 para os demais cargos.
 
Provas
O concurso constará de 3 etapas. sendo:
 
1ª etapa: Prova objetiva e discursiva.

2ª etapa: Entrega da Ficha de Informações Confidenciais e Certidões Sócio-Criminais; Exame Psicopatológico - Exame Médico e Toxicológico; Exame Psicopatológico - Exame Psicológico; Teste de Aptidão Física e Teste de Digitação.

3ª etapa: Investigação Social.
 
A prova objetiva e discursiva serão realizadas na data provável de 17 de março de 2013, em locais e horários que serão divulgados através da convocação para o exame intelectual, a partir do dia 08 de março de 2013 através do site www.funcab.org e nos postos de inscrição.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 19 de março de 2013, através do site www.funcab.org.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.
 

Edital / Publicações

Concurso Polícia Civil do Pará 2013

A Polícia Civil do Estado do Pará lançou os editais de n° 001/2013 que dão abertura aos concursos públicos 169 e 170 para provimento de 670 vagas em cargos da carreira policial. Os salários oferecidos podem chegar a até R$ 7.695,02 e a primeira etapa da seleção está sob a responsabilidade da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
Do total de postos, 150 são para o cargo de Delegado (remuneração total de até R$ 7.695,02, exige formação em Direito), 250 para investigador, 250 para escrivão e 20 para o cargo de papiloscopista, cargos que exigem formação de nível superior em qualquer área e remuneram com até R$ 3.098,79 no início da carreira.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 20 de fevereiro a 17 de março de 2013, pelo endereço eletrônico http://paginas.uepa.br/concursos, com taxa de R$ 47,50 para todos os cargos.
 
Os candidatos que participaram do processo anterior e não solicitaram ressarcimento do valor da taxa estão com suas inscrições asseguradas, sem ônus. Porém, é necessário fazer um novo cadastro para registrar o interesse do candidato em participar do certame. Este pode desconsiderar o boleto emitido ao final da inscrição. Em caso de novas inscrições ou de candidatos que solicitaram ressarcimento, deve-se fazer o procedimento normal.
 
Seleção
O concurso será constituído de duas etapas:

A 1ª etapa, que abrange seis subfases, organizadas pela Uepa: prova objetiva de múltipla escolha (eliminatória e classificatória), prova de capacitação física, exames médicos, exame psicológico (caráter eliminatório) e prova oral (eliminatória e classificatória). A última subfase será a investigação criminal e social, que terá caráter eliminatório e estará sob a responsabilidade da Polícia Civil do Pará.
 
A 2ª etapa será o Curso Técnico Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, também de responsabilidade da PC/PA, que deverá ser realizado e ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, no no Município de Marituba/PA.
 
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada em seis municípios do Estado do Pará: Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. As demais subfases da 1ª etapa serão realizadas no Município de Belém.
 
A Prova Objetiva será aplicada no dia 28 de abril de 2013, no horário local de 9 às 13 horas. O gabarito preliminar oficial será divulgado no site paginas.uepa.br/concursos, até 24hs após a realização da prova.
 
O prazo de validade do concurso será de 06 meses, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo da Polícia Civil do Estado do Pará. Vale ressaltar que não será formado cadastro de reserva.

Processo Seletivo UFTM

Foi divulgado o edital n° 04/2013 de processo seletivo da UFMT - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, cujo objetivo é contratar Professores Substitutos ou Temporários. São ofertadas cinco vagas para atuação nas áreas de Nutrição, Medicina Social, Fisioterapia Aplicada e disciplina de Pediatria. A carga horária será de 40 horas semanais de trabalho exceto para a área de pediatria a qual está sujeita a carga horária de 20 horas semanais de trabalho, com remuneração variando de R$ 2.072,77 a R$ 3.137,18.
 
Os interessados deverão se inscrever via internet por meio de preenchimento de cadastro acessando o site www.uftm.edu.br, até o dia 03 de fevereiro de 2013, das 8 horas às 22 horas, observado o horário oficial de Brasília.
 
As inscrições só serão computadorizadas após a confirmação do pagamento da taxa, cujos valores correspondem a R$ 55,00 para auxiliar graduado, R$ 60,00 auxiliar com especialização, R$ 50,00 para assistente 20h e de R$ 80,00 para assistente 40h.
 
O certame constará de Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório e Prova de Títulos, de caráter classificatório. Ao termino da aplicação da prova didática a Comissão Examinadora informará aos candidatos, data, horário e local da sessão pública de abertura dos envelopes e divulgação do resultado da respectiva prova.
 
O processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Associação Casa de Saúde de Indiaporã - SP abre vagas

A Associação Casa de Saúde de Indiaporã, Estado de São Paulo, através da Instituição Soler, abriu edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 10 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde em nível fundamental, com salário de R$ 678,00 por carga horária de 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 15,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09h do dia 28 de janeiro até ás 24h do dia 14 de fevereiro de 2013.

As provas serão realizadas em escolas do Município de Indiaporã, provavelmente, no dia 24 de fevereiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 25 de fevereiro de 2013.

A validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 01 ano, a critério da Associação Casa de Saúde de Indiaporã.

Prefeitura de Palminópolis - GO publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Palminópolis, Estado de Goiás, através da Instituição Soler, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 60 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 789,00 a R$ 1.400,00 em carga horária de 30 e 44h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Armador, Assistente Social – Mediador Educacional, Carpinteiro, Fonoaudiólogo – Educacional, Nutricionista, Pedreiro, Professor, Psicólogo - Educacional, Servente e Técnico em Enfermagem Educacional.

Inscrições
Serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09h do dia 26 de janeiro até ás 24h do dia 03 de fevereiro de 2013.
 

Taxas
- Para os cargos de Nível Fundamental: R$ 25,00;
- Para os cargos de Nível Médio: R$ 25,00;
- Para os cargos de Nível Superior: R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas em escolas do Município de Palminópolis, provavelmente, no dia 10 de fevereiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições, no Quadro de aviso da Prefeitura do Município de Palminópolis e no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br.

A divulgação do gabarito e dos cadernos de questões das Provas Objetivas, será na data provável de 10 de fevereiro de 2013.

Validade
A validade do certame será de 01 ano, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 01 ano, a critério do Município de Palminópolis.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Remígio - PB divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Remígio, Estado da Paraíba, lançou edital de processo seletivo para provimento de várias vagas no cargo de Assistente Social em nível superior.
 
São distribuídas 03 vagas para a execução de atividades voltadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)/ Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), sendo 01 vaga para contrato imediato e 02 para cadastro de reserva.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 31 de janeiro de 2013, das 08:00 às 11:00 horas e das 13h às 17h, no Departamento de Assistência Social da Secretaria de Ação Social, localizado à Av. Joaquim Cavalcante de Morais, s/nº. Centro, Remígio PB. (Prédio do Antigo PETI).

Da seleção
A Seleção para o cargo de Assistente Social será realizada duas etapas: 1ª) Análise de Currículo, e; 2ª) Entrevista.

A entrevista será realizada na data prevista de dia 04 de fevereiro de 2013, com início às 08:00 horas e término às 12:00 horas, na Secretaria de Ação Social, localizada na Av. Joaquim Cavalcante de Morais, s/nº, no centro de Remígio. O candidato deverá apresentar documento oficial de identificação e comprovante de inscrição.

O resultado da seleção será divulgado no dia 06 de fevereiro de 2013, às 11:00 horas da manhã no órgão ou entidade, mediante afixação no quadro próprio da Prefeitura Municipal de Remígio.

Validade
A seleção terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo da Administração.

Prefeitura de Serra Negra do Norte (RN) abre processo seletivo

A Prefeitura de Serra Negra do Norte, Rio Grande do Norte, localizado a 303 km de Goiânia, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidas 19 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 450,00 e R$ 8.224,10.

As inscrições serão realizadas do dia 28 a 29 de janeiro de 2013, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, situada a Rua Senador José Bernardo, 110, Centro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (níveis fundamental e médio) e R$ 30,00 (nível superior).
 
Deverão ser entregues no ato da inscrição os documentos:
Comprovação de quitação com o serviço militar, no caso dos candidatos do sexo masculino;

Comprovante de regularidade junto a Justiça Eleitoral;

Fotocopia do comprovante de residência.
 
As entrevistas serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro de 2013, na Biblioteca Pública Municipal Ramiro Monteiro, a partir das 8 horas.
 
O resultado da será divulgado na data provável de 1º de fevereiro de 2013, a partir das 10 horas e afixada na sede da Prefeitura de Serra Negra do Norte, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
 

Edital / Publicações

Processo Seletivo Prefeitura de Porto Esperidião - MT

Em Porto Esperidião, no Mato Grosso, está aberto o processo seletivo nº 001/2013 que visa a contratação de servidores por tempo determinado, para atender necessidades excepcionais da municipalidade. O certame está sendo organizado pela empresa MAIS Assessoria e Consultoria Tributária LTDA.
 
No total, são ofertadas 117 vagas distribuídas entre os cargos de Médico, Dentista, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Enfermeiro,

Auxiliar de Enfermagem, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Motorista, Auxiliar Serviços Gerais, Monitor de Creche, Merendeira, Vigia, Pedagogo e Professor (disciplinas: Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências).
 
Os vencimentos mensais oscilam entre um salário mínimo e até R$ 17.350,00, que é o teto para o cargo de Médico.
 
As inscrições serão feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação até o dia 30 de janeiro de 2013. Os candidatos devem portar: documento original de identidade ou Carteira de Trabalho (CTPS) ou carteira de motorista (com foto). As inscrições serão gratuitas.
 
As provas escritas para todos os cargos serão realizadas no dia 03 de fevereiro de 2013, na Escola Estadual 13 de Maio das 08h às 11h. Candidatos ao cargo de Motorista farão também Prova Prática, na mesma data da prova escrita, mas pela tarde.
 
A vigência da seleção será de 18 de fevereiro a 31 de dezembro de 2013 e os aprovados contratados seguirão o Regime Geral da Previdência Social.

 

Edital / Publicações

Marinha do Brasil abre processo seletivo

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas/Capitania dos Portos do Piauí, abriu processo seletivo de admissão ao CURSO DE ADAPTAÇÃO PARA AQUAVIÁRIOS - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-I CT/S T.1/2013).
 
O curso se destina a habilitar o aluno para as competências e habilidades exigidas para Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAF) e Seção de Saúde, nas categorias de Enfermeiro (ENF) ou auxiliar de Saúde (ASD), para adaptá-lo como Aquaviário do 1º ou 2º Grupo - Marítimos ou Fluviários - Seções de Câmara e Saúde. Para participar, os interessados deverão ter uma das formações requeridas: curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem reconhecido pelo COFEN, ou Ensino Médio completo com certificado de Auxiliar de Enfermagem reconhecido pelo (COFEN), ou certificado de conclusão do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, ou Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Cozinheiro reconhecido/registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ou ainda Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Garcom/Taifeiro reconhecido/registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
No total, serão preenchidas 30 vagas, sendo 90% delas preenchidas pelos candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima e os 10% restantes por inativo da Marinha do Brasil, oriundo do Corpo de Praças da Armada, do Corpo Auxiliar de Praças ou do Corpo de Praças Fuzileiros Navais, das especialidades de Cozinheiro (CO), Arrumador(AR) ou Enfermeiro(EF), desde que possua os requisitos estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM-13).
 
O curso será gratuito e realizado em regime de externato, no período noturno de aulas e atividades escolares programadas. Ao longo do curso e somente durante esse período, os alunos(as) receberão material de ensino, por empréstimo, e merenda escolar.
 
A inscrição será realizada pelo próprio candidato(a) no período de 28 de janeiro de 2013 a 22 de fevereiro de 2013, de acordo com o seguinte endereço e horário de atendimento:
 
Capitania dos Portos do Piauí - Av. das Nações Unidas, 530 - Bairro Nossa Senhora do Carmo Parnaíba-PI. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00h às 12:00h. Os documentos para inscrição podem ser conferidos no regulamento. A inscrição custa  R$ 8,00 (oito reais).
 
Além da etapa de inscrição (1ª), o Processo Seletivo terá as seguintes etapas:
 
2ª ETAPA - Exame de Conhecimentos - prova de múltipla escolha;
 
3ª ETAPA - Teste de Suficiência Física (TSF); e
 
4ª ETAPA - Entrega de Documentação e Matrícula.
 
Todas as etapas têm caráter eliminatório e serão realizadas no local designado pela Capitania dos Portos do Piauí.
 
A prova de múltipla escolha, eliminatória, será em nível do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, versará sobre conhecimentos de Português e de Matemática. A data de aplicação será 3 de março 2013, de 9h às 12h (horário de Brasília), na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Vale Real - RS

Concurso da Prefeitura de Vale Real, Rio Grande do Sul, oferece vaga para o cargo de Psicólgo, com salário de R$ 1.752,65.
 
A Prefeitura de Vale Real, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Administração, publicou edital N° 001/2013 de concurso público para o cargo de Psicólgo, com salário de R$ 1.752,65 em carga horária de 20h semanais. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da Una Gestão e Assessoria LTDA.

As inscrições, no valor de R$ 75,70, serão realizadas até o dia 08 de fevereiro de 2013, na Prefeitura Municipal de Vale Real, Rua Rio Branco, nº 659, Centro, das 7h30min às 11h, das 13h30min às 17h de segunda a sexta-feira.

As provas serão aplicadas na data prevista de 23 de fevereiro de 2013, na Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Petry, RS 452, Centro, Vale Real/RS. O gabarito será divulgado na data provável de 25 de fevereiro de 2013, após as 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Idosos devem cuidar da audição para evitar acidentes

Uma em cada três pessoas com mais de 65 anos possuem
 algum grau de perda de audição
Cuidar da audição na terceira idade é fundamental para garantir bem-estar e também a segurança de seus familiares.
 
O momento de deixar os filhos sob o cuidado de outra pessoa é uma decisão delicada para muitas famílias. Na maioria das vezes, essa responsabilidade é transferida aos parentes mais próximos, como os avós, por exemplo. Mesmo com toda a atenção oferecida aos pequenos, a segurança deles pode se tornar um risco por conta das adversidades que ocorrem na terceira idade, entre elas a perda auditiva nesta fase da vida, chamada cientificamente de presbiacusia, pois o sistema auditivo tem sua função alterada com o processo de envelhecimento.

“Uma em cada três pessoas com mais de 65 anos possuem algum grau de perda de audição”, afirma Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil.
 
A capacidade de ouvir é um componente chave para garantir a segurança de uma criança, pois os riscos de não escutar detectores de incêndio, intrusos, e até mesmo o choro de bebês, pode resultar em graves consequências.

Além dos diversos riscos, os problemas auditivos podem comprometer a comunicação entre a pessoa e a criança, prejudicando a compreensão de importantes necessidades, como em casos de acidentes e quedas. “Pessoas com perda auditiva devem usar aparelhos específicos conforme sua necessidade, além de optar por outras estratégias de comunicação para garantir o cuidado e segurança da criança”, ressalta a especialista.

A conscientização das limitações dos idosos é o primeiro passo para garantir a segurança dos pequenos que ficam sob seus cuidados, pois a maioria deles desconhece ou negam que têm o problema. O segundo passo é realizar exames auditivos periódicos para verificar a necessidade do uso de aparelhos específicos para o caso. Com isso, tanto os avós quanto as crianças poderão conviver em um ambiente seguro e sem preocupações.

Fonte Corposaun

Higiene em Hospitais: cuidados para evitar possíveis infecções devem estar em todos os detalhes

index grande Higiene em Hospitais: cuidados para evitar possíveis infecções devem estar em todos os detalhesA limpeza e a higiene são regras básicas em qualquer unidade de saúde. Muitas pesquisas e estudos feitos apontam que quando realizadas adequadamente, elas favorecem o sucesso do atendimento e tratamento, proporcionando ao paciente bem estar e conforto.
 
Mas, muito além disso, estes cuidados reduzem e até mesmo evitam possíveis infecções hospitalares, causadas por inúmeros motivos, dentre eles, a sujeira.
 
O pó nos móveis, resíduos de produtos hospitalares e até mesmo de alimentos nos pratos utilizados para servir as refeições aos pacientes, são considerados verdadeiros centros de proliferação de bactérias. Mas, como evitar tudo isso? As medidas são simples. Programas de separação de lixo, limpeza constante e a utilização de produtos de qualidade já bastam para manter o ambiente sempre limpo, longe dos perigos da contaminação.
 
Na cozinha dos hospitais, por exemplo, onde o risco de contaminação é considerado elevado, muitos estabelecimentos já encontraram a solução: a utilização de porcelanas, tanto para preparar os alimentos, como para servi-los. Muitos não sabem, mas os pratos fabricados com outras matérias primas que não são nobres como as da porcelana, apresentam alto índice de porosidade e, por isso, acumulam água e resíduos que, mais tarde, podem causar sérios riscos à saúde do paciente.
 
A empresa paranaense Germer Porcelanas Finas – no mercado há mais de 30 anos – tem em seu mix de produtos diferentes opções de produtos indicados para serem utilizados em hospitais. A Linha Iguaçu e a Bar Hotel, por exemplo, são algumas das opções fabricadas com a mais alta tecnologia do mercado.
 
As peças da empresa são queimadas a uma temperatura próxima de 1.370 graus pelo forno mais moderno da América Latina, o que garante aos produtos alta resistência e durabilidade.
 
Devido à alta temperatura de queima, os produtos apresentam um nível de absorção de umidade próximo a zero e, por isso, as porcelanas são consideradas atóxicos e indicadas para serem utilizados em estabelecimentos onde rigorosas condições de higiene são exigidas, de acordo com os critérios e legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
 
Fonte Corposaun

Cuidados para evitar acidentes com crianças devem ser mantidos durante todo ano

baby crib dreamstime Cuidados para evitar acidentes com crianças devem ser mantidos durante todo anoNo Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos os acidentes ou lesões não intencionais representam a principal causa de morte envolvendo a faixa etária de 1 a 14 anos.
 
De acordo com dados do órgão federal, cerca de 6 mil crianças e jovens de até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas anualmente, números que configuram como uma séria questão de saúde pública. Além disso, estimativas apontam que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes.
 
Para a médica Lygia Coimbra de Manuel, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, esse número deveria ser reduzido, já que estudos mostram que 90% dessas lesões podem ser evitadas com atitudes de prevenção, “é a melhor forma de garantir a saúde de nossas crianças e adolescentes, daí a importância e necessidade de conhecer alguns cuidados diários para evitar acidentes graves”, explica Lygia.
 
Quedas
Representam a principal causa de internação entre os acidentes com a população de até 14 anos no Brasil, segundo a pediatra. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2010, mais de 60 mil crianças e jovens de até 14 anos foram hospitalizados vítimas de quedas.
 
Andador
Entre as principais causas de quedas envolvendo bebês estão os móveis, escadas e andadores. Este último é responsável por mais acidentes que qualquer outro produto infantil destinado a crianças entre 5 e 15 meses.
 
A maior parte das lesões resulta de quedas em escadas ou simplesmente por tropeços quando estão no andador. Algumas características físicas próprias do desenvolvimento da criança podem favorecer as quedas, como o tamanho e o peso da cabeça em relação ao corpo, que acabam facilitando o desequilíbrio. “Quedas podem causar sérias lesões, como os traumatismos cranianos”, exemplifica.
 
Internação
Segundo Lygia, o período de hospitalização de uma criança não é igual ao de um adulto, o organismo da criança é bastante diferente e a presença dos pais é fundamental. Na UTI pediátrica, os pais podem permanecer 24 horas por dia ao lado dos filhos internados e, além disso, existem horários diários de visita para outras pessoas da família.
 
Com o pré-agendamento, os irmãos com menos de 12 anos também podem entrar. “Além destes benefícios, as visitas de equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos, que dão apoio emocional durante o tratamento, faz diferença“, destaca.
 
Fonte Corposaun

SUS pode ser obrigado a oferecer cirurgia plástica para mulher vítima de violência

A Câmara está analisando proposta que determina que o SUS ou clínicas credenciadas realizem cirurgias reparadoras de sequelas em mulheres que foram vítimas de violência. O projeto (PL123/07) determina que a atendimento seja feito mediante apresentação do boletim de ocorrência e de laudo médico atestando a necessidade de reparação.
 
Segundo a proposta, o governo deve realizar campanhas periódicas para a conscientização da população sobre essa oferta de reparação física. Ainda segundo o texto, as mulheres agredidas também terão direito a remédios gratuidos durante o pré e o pós-operatório.
 
O autor da proposta, deputado Neilton Mulin, do PR do Rio de Janeiro, explicou que o ponto de partida para que a mulher tenha acesso a esse direito é justamente denunciar o agressor. Ele acredita que com essa obrigatoriedade de registrar a ocorrência o número de agressões deve diminuir.
 
Neilton Mulin destacou o ganho psicológico da cirurgia estética para as mulheres agredidas.
 
“São cirurgias plásticas reparadoras, normalmente na face. Quando a mulher acaba perdendo sua autoestima porque ela tem ali cicatrizes na face, ela tem quebraduras de ossos da face…”
 
A proposta que determina a realização de cirurgias para reparar sequelas em mulheres vítimas de violência ainda vai ser analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.
 
Fonte SaudeWeb

Médicos não acreditam em avaliação feita por usuários

Apenas 12% dos entrevistados disseram que esses sites de avaliação usados por consumidores são úteis e devem se tornar mais disponíveis. Vinte e seis por cento disseram que era um obstáculo e não tinham o benefício, e 29% afirmaram que os sites não eram muito usados por pacientes e não afetava suas organizações.
 
Médicos em cargos de liderança estão cientes das avaliações médicas on-line e estão interessados no que os pacientes têm a dizer sobre eles, segundo uma pesquisa recente feita pela American College of Physician Executives (ACPE). Além disso, a maioria dos questionados concorda que estas avaliações se tornarão mais importantes na Era do reembolso com base no valor.
 
Apenas 12% dos entrevistados disseram que esses sites de avaliação usados por consumidores são úteis e devem se tornar mais disponíveis. Vinte e seis por cento disseram que era um obstáculo e não tinham o benefício, e 29% afirmaram que os sites não eram muito usados por pacientes e não afetava suas organizações.
 
Cerca de 55% dos médicos acreditam que 25% ou menos de seus pacientes já usaram um site de avaliação, e 35% dos questionados estimam que entre 25% e 50% dos pacientes visitam os sites citados.
 
Segundo uma pesquisa recente da Pew Internet , apenas 20% dos usuários da internet – um subconjunto de todos os consumidores e, portanto, dos pacientes – haviam consultado resenhas on-line de tratamentos médicos ou remédios, médicos, hospitais ou outro provedores. Apenas de 3% a 4% dos usuários da internet postaram resenhas de serviços de saúde ou provedores.
 
A pequena amostra é uma das razões pelas quais os médicos não acreditam nas avaliações on-line dos consumidores, afirmou Seth Glickman, médico e professor assistente de medicina na University of North Carolina em Chapel Hill, durante uma entrevista com o Information Week Healthcare. Glickman, um especialista em pesquisas de experiência de pacientes, apontou que os médicos também estão preocupados sobre a possibilidade de que os competidores talvez coloquem resenhas negativas ao seu respeito. E há a preocupação sobre como os sites estão medindo o que deixa o paciente feliz ou o que representa um bom cuidado clínico.
 
“Por exemplo, dar ao paciente uma prescrição de antibiótico para gripe não é medicina bem aplicada, mas há evidência mostrando que quando pacientes recebem essa receita, sentem que receberam um melhor cuidado”.
 
Algumas dessas avaliações são feitas por classificações externas que são mais cientificamente válidas, como as da Press Ganey, a National Committee on Quality Assurance, a Joint Commission e alguns planos de saúde. A pesquisa do ACPE descobriu que 29% dos questionados acham essas avaliações mais úteis, enquanto 14% acham um problema e uma perda de tempo. Quarenta e um por cento têm uma opinião neutra sobre esses relatórios.
 
Por outro lado, 75% dos questionados disseram que suas empresas classificam a qualidade dos médicos internamente e 71% dos coordenadores médicos disseram que essas avaliações são úteis e que eles dão suporte ao seu uso.
 
Apesar da rejeição esmagadora da avaliação on-line de médicos pelos consumidores, dois terços dos questionados disseram que visualizam sua classificação em sites como o Healthgrades, Vitals e Antie’s List. Desses, 39% concordaram com as avaliações e 42% concordaram parcialmente. Apenas 19% disseram que as resenhas estavam completamente erradas.
 
Isso não surpreendeu Glickman. “Muitos de nós sabemos o que fazemos bem e onde precisamos melhorar. Quando se tem um instrumento de pesquisa bem projetado e se consegue um grande feedback de um grande número de pacientes, é possível ver tudo isso emergir. É um bom sinal que os médicos pelo menos abrem-se para a possibilidade do que a informação pode fornecer e usá-la como plataforma para descobrir um meio de melhorar a entrega do cuidado”.
 
Quanto mais consumidores escreverem e lerem resenhas de médicos nesses sites, diz o executivo, os médicos começarão a levar mais a sério. “Quanto mais informação estiver disponível para o domínio público, mais médicos terão para analisar a informação e para acreditar que elas são válidas, com base em grandes amostras”.
 
Glickman finaliza dizendo que, enquanto isso, os médicos devem ter em mente quais são as áreas de cuidado da saúde (como engajamento do paciente e comunicação médico/ paciente) onde as avaliações do consumidor podem ajudar. “Há boas evidência de que quando melhoramos nessas áreas, entregamos mais qualidade no cuidado e com custo mais baixo. Os pacientes podem fornecer feedback valioso, que levam ao cuidado com mais qualidade”.
 
Das 730 lideranças médicas que participaram da pesquisa da ACPE, 31% trabalhavam para sistemas de saúde, 24% para hospitais, 20% para grupos clínicos e 9% para centros acadêmicos de saúde. Onze por cento trabalhavam em clínicas privadas.
 
Fonte SaudeWeb