Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Gel sintético ativado pela temperatura corporal combate bactérias resistentes

Novo hidrogel pode ser aplicado como creme na pele
Novo hidrogel pode ser aplicado como creme na pele
Material composto por mais de 90% de água pode ser utilizado na cicatrização de feridas e no revestimento de dispositivos médicos
 
Cientistas da IBM Research e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia (IBN) de Cingapura desenvolveram um hidrogel antimicrobiano que promete combater os biofilmes e erradicar por completo as bactérias transmitidas por contato que já desenvolveram resistência a medicamentos.
 
 
O hidrogel sintético, ativado pela temperatura corporal, é biodegradável, biocompatível e não tóxico, tornando-se o método ideal para combater epidemias de risco para profissionais hospitalares, visitantes e pacientes.
 
Testes demonstraram a eficácia deste novo material sintético em eliminar vários tipos de bactérias e de fungos que são as principais causas de infecções microbianas, e em impedi-los de desenvolver resistência aos antibióticos.
 
O produto, composto por mais de 90% de água, pode ser utilizado na cicatrização de feridas, revestimento de dispositivos médicos e lentes de contato, tratamento das infecções da pele e obturações dentárias.
 
Capazes de penetrar em quase todos os tecidos ou superfícies, os biofilmes microbianos, agrupamentos de células doentes presentes em 80% de todas as infecções, persistem em vários locais do corpo humano, especialmente em associação com equipamentos e dispositivos médicos. Estes biofilmes contribuem significativamente para as infecções adquiridas no hospital, que estão entre as cinco principais causas de morte nos Estados Unidos.
 
Apesar da esterilização e de técnicas de assepsia mais avançadas, as infecções associadas a dispositivos médicos representam ainda um grave problema relacionado, em parte, com o desenvolvimento de bactérias resistentes aos medicamentos.
 
"Esta é uma abordagem fundamentalmente diferente para o combate os biofilmes resistentes a medicamentos. Quando comparada com as terapias antibióticas e hidrogéis atuais, esta nova tecnologia traz um imenso potencial. Ela aparece em um momento crucial de combate às bactérias resistentes aos medicamentos e a doenças infecciosas que são cada vez mais problemáticas", disse James Hedrick, da IBM Research.
 
Como funciona
Quando aplicado em superfícies contaminadas, a carga positiva do hidrogel atrai todas as membranas microbianas com carga negativa. No entanto, ao contrário da maioria dos antibióticos e hidrogéis que têm por alvo o mecanismo interno das bactérias para prevenir a replicação, este material mata as bactérias por meio da ruptura de sua membrana, impedindo o aparecimento de qualquer resistência.
 
"Desenvolvemos uma terapia mais eficaz contra superbactérias devido à ameaça letal de infecção por estes microrganismos de rápida mutação e à falta de novos medicamentos. Utilizando os materiais poliméricos versáteis e de baixo custo que temos desenvolvido em conjunto com a IBM, podemos agora lançar um ágil ataque aos biofilmes resistentes aos medicamentos, ajudando assim a melhorar os resultados médicos", destaca Yi-Yan Yang, líder no Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Cingapura.
 
Ensaios clínicos mostraram que o gel pode ser direcionado às bactérias e fungos envolvidos nas sete infecções mais comuns adquiridas em hospitais, como a MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), VRE (enterococo resistente à vancomicina), multi-resistente Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae, E. coli, Candida albicans e Cryptococcus neoformans.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário