Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SUS pode ser obrigado a oferecer cirurgia plástica para mulher vítima de violência

A Câmara está analisando proposta que determina que o SUS ou clínicas credenciadas realizem cirurgias reparadoras de sequelas em mulheres que foram vítimas de violência. O projeto (PL123/07) determina que a atendimento seja feito mediante apresentação do boletim de ocorrência e de laudo médico atestando a necessidade de reparação.
 
Segundo a proposta, o governo deve realizar campanhas periódicas para a conscientização da população sobre essa oferta de reparação física. Ainda segundo o texto, as mulheres agredidas também terão direito a remédios gratuidos durante o pré e o pós-operatório.
 
O autor da proposta, deputado Neilton Mulin, do PR do Rio de Janeiro, explicou que o ponto de partida para que a mulher tenha acesso a esse direito é justamente denunciar o agressor. Ele acredita que com essa obrigatoriedade de registrar a ocorrência o número de agressões deve diminuir.
 
Neilton Mulin destacou o ganho psicológico da cirurgia estética para as mulheres agredidas.
 
“São cirurgias plásticas reparadoras, normalmente na face. Quando a mulher acaba perdendo sua autoestima porque ela tem ali cicatrizes na face, ela tem quebraduras de ossos da face…”
 
A proposta que determina a realização de cirurgias para reparar sequelas em mulheres vítimas de violência ainda vai ser analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário