Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cuidados para evitar acidentes com crianças devem ser mantidos durante todo ano

baby crib dreamstime Cuidados para evitar acidentes com crianças devem ser mantidos durante todo anoNo Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos os acidentes ou lesões não intencionais representam a principal causa de morte envolvendo a faixa etária de 1 a 14 anos.
 
De acordo com dados do órgão federal, cerca de 6 mil crianças e jovens de até 14 anos morrem e 140 mil são hospitalizadas anualmente, números que configuram como uma séria questão de saúde pública. Além disso, estimativas apontam que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes.
 
Para a médica Lygia Coimbra de Manuel, coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, esse número deveria ser reduzido, já que estudos mostram que 90% dessas lesões podem ser evitadas com atitudes de prevenção, “é a melhor forma de garantir a saúde de nossas crianças e adolescentes, daí a importância e necessidade de conhecer alguns cuidados diários para evitar acidentes graves”, explica Lygia.
 
Quedas
Representam a principal causa de internação entre os acidentes com a população de até 14 anos no Brasil, segundo a pediatra. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2010, mais de 60 mil crianças e jovens de até 14 anos foram hospitalizados vítimas de quedas.
 
Andador
Entre as principais causas de quedas envolvendo bebês estão os móveis, escadas e andadores. Este último é responsável por mais acidentes que qualquer outro produto infantil destinado a crianças entre 5 e 15 meses.
 
A maior parte das lesões resulta de quedas em escadas ou simplesmente por tropeços quando estão no andador. Algumas características físicas próprias do desenvolvimento da criança podem favorecer as quedas, como o tamanho e o peso da cabeça em relação ao corpo, que acabam facilitando o desequilíbrio. “Quedas podem causar sérias lesões, como os traumatismos cranianos”, exemplifica.
 
Internação
Segundo Lygia, o período de hospitalização de uma criança não é igual ao de um adulto, o organismo da criança é bastante diferente e a presença dos pais é fundamental. Na UTI pediátrica, os pais podem permanecer 24 horas por dia ao lado dos filhos internados e, além disso, existem horários diários de visita para outras pessoas da família.
 
Com o pré-agendamento, os irmãos com menos de 12 anos também podem entrar. “Além destes benefícios, as visitas de equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos, que dão apoio emocional durante o tratamento, faz diferença“, destaca.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário