Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saúde auditiva das crianças exige cuidados no verão

Otite atinge cerca de 70% das crianças
Contato com a água do mar e das piscinas aumenta casos de otite
 
O verão também exige cuidados com a saúde auditiva, pois neste período aumentam os casos de otite, uma inflamação do ouvido médio, localizado atrás da membrana timpânica. O problema atinge cerca de 70% das crianças de até sete anos e, caso não seja devidamente tratado, pode levar à perda momentânea ou, em alguns casos, permanente de parte da audição.
 
A otite média pode surgir após períodos de gripes e resfriados, quando as bactérias presentes na boca e garganta migram pela tuba auditiva até o ouvido médio, causando uma inflamação. Já a otite externa ocorre quando a água de piscinas e do mar, geralmente contaminada, entra no conduto auditivo externo e a região não é devidamente seca, tornando-se o ambiente preferido de fungos e bactérias.
 
O contato frequente com a água também pode facilitar a remoção da cera, que serve de proteção para o canal auditivo, uma situação comum durante as férias.
 
— Alguns sintomas de otite são dor severa, diminuição da audição, febre, irritabilidade, desconforto, choro constante e secreção no ouvido, se houver perfuração — explica a fonoaudióloga Maria do Carmo Branco.
 
Segundo a especialista, algumas atitudes no dia a dia podem prevenir a ocorrência de otites. Enxugar bem o ouvido dos pequenos ou ensiná-los a fazer isso diariamente após o banho e, principalmente, após mergulhos no mar e na piscina é fundamental. Não introduzir objetos no ouvido também é importante, pois eles podem causar lesões.
 
Caso as crianças apresentem algum dos sintomas da doença, procure um médico o mais breve possível.
 
— Quanto antes o problema for detectado, melhor para a saúde auditiva do paciente, evitando-se perfurações do tímpano e até mesmo impedindo que o problema tenha consequências irreversíveis — afirma a fonoaudióloga.
 
O tratamento é realizado por meio de medicamentos, como antibióticos e analgésicos. Em alguns casos, quando presença de secreção no ouvido médio persiste por mais tempo, um procedimento cirúrgico pode ser necessário. Nesta simples cirurgia, uma pequena abertura no tímpano é feita para retirar a secreção acumulada na região e assim, promover uma ventilação temporária.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário