Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de junho de 2014

Retração gengival: falta de higiene e uso de piercing estão entre as causas do problema

Retração gengival
Entenda como ela acontece, quais as complicações e os primeiros sinais 

Por Dra. Eliana Avelãs

A retração gengival é uma alteração muito comum na população, principalmente em idosos. Esse problema pode afetar um ou mais dentes e causa sensibilidade, dificuldade de higienização, comprometimento estético e maior suscetibilidade a cáries

Chamamos de retração gengival a situação em que a gengiva não está "colada" na região da coroa do dente, mas numa posição abaixo dessa linha, deixando assim uma área de raiz exposta.

A retração pode acontecer por vários motivos. Em todos os casos a inflamação gengival estará presente no processo. O biofilme (placa bacteriana) também participa de maneira importante. O acúmulo de biofilme provoca a inflamação da gengiva, que evolui para gengivite, que pode evoluir para periodontite, com consequências sérias como perda óssea, além da retração. 

Existem outros motivos que podem levar a gengiva a ficar retraída. Vejamos alguns exemplos: 

Trauma oclusal
A relação entre trauma oclusal e retração gengival é um assunto polêmico em periodontia. Os trabalhos científicos são controversos, mas as observações clínicas mostram que, quando a força oclusal (o modo como o dente faz contato com outro dente) é excessiva, a retração gengival ocorre na mesma região. Quando observamos a retração localizada em apenas um dente, é comum encontrarmos a causa do trauma no dente oposto. 

Piercing
Temos vistos alguns casos de retração pelo trauma do piercing sobre a gengiva. O atrito do metal na gengiva provoca uma inflamação que pode causar a retração. 

Tratamento ortodôntico
Durante o tratamento ortodôntico, a dificuldade de higiene é maior e facilita o acumulo de biofilme. É necessário seguir o controle e orientação do profissional responsável pelo tratamento.

Trauma mecânico pela higienização bucal
A técnica errada e a força exagerada na escovação podem resultar em um trauma repetitivo. Este trauma leva à inflamação crônica que desencadeia o processo da retração. Verifique com seu dentista se a sua técnica de escovação está correta.

Mas e depois que a gengiva está retraída, o que fazer?
Em primeiro lugar, buscar ajuda de um profissional para encontrar as causas . Depois, seguir suas orientações para que a retração não progrida, uma vez que a gengiva não retornará a posição inicial. Evitar a progressão do problema só será possível por meio de uma cirurgia plástica gengival. É um trabalho feito por especialistas e com resultados muito bons. O sucesso desse tratamento depende da correta indicação e execução das técnicas cirúrgicas e do cuidado do paciente para a manutenção da saúde gengival.

Melhor mesmo é prevenir antes que o problema aconteça ou prossiga. Como?
Observe que em todos os casos a doença começa com uma pequena inflamação, um pequeno sangramento. Esse é o momento de agir. Esse é momento de procurar um dentista para resolver isso rapidamente para evitar que a retração aconteça. Prevenir pode ser simples assim...

Minha Vida

Escocesa receberá transplante duplo de mãos

Reprodução / BBC
Corinne Hutton será a 1ª pessoa na Grã-Bretanha a receber um transplante duplo de mão
Corinne Hutton aguarda doador para realização de cirurgia dupla inédita na Grã-Bretanha

Uma escocesa será a primeira pessoa na Grã-Bretanha a receber um transplante duplo de mão.

Em 2013, Corinne Hutton sofreu uma infecção por estreptococus que causou septicemia e gangrena nas mãos e pés, que tiveram que ser amputados.

Mas, agora, ela aguarda o aparecimento de um doador para se transformar na primeira pessoa do país a ter duas mãos implantadas.

Simon Kay, do Hospital Geral de Leeds, já fez uma cirurgia como esta em outro paciente, Mark Cahill. Mas, apenas uma das mãos tinha sido transplantada naquela ocasião.

— Esta operação é muito mais complexa. No caso de Mark tivermos que substituir três nervos, mas no caso de Corinne serão dez e mais todos os tendões que precisam de reparos individualmente. Então, de um ponto de vista técnico, é muito mais complicado, mas o conceito é o mesmo.

Na época em que as mãos e pés foram amputados, os médicos conseguiram preservar os pulsos de Corinne.

— Pensei que, com o transplante, eles cortariam meus pulsos e, se (a operação) não funcionasse, eu ficaria muito pior. Mas, eles me disseram que as mãos dos doador serão implantadas nos meus pulsos e, por isso, se fracassar, não ficarei pior.

Para o médico Simon Kay, "ela vai ter uma boa função (das mãos) rapidamente e, em parte, isto se deve à equipe (médica) em Glasgow que removeu as mãos de Corinne de uma forma que facilitaria um transplante depois".

Corinne já passou por avaliações psicológicas e também exames dos tecidos das mãos, antes da operação - que os médicos querem realizar ainda este ano, assim que a equipe tiver encontrado um doador compatível.

As novas mãos de Corinne serão diferentes e os médicos querem ter certeza de que a paciente está preparada para ver as mãos de um estranho em seus braços.

— Me disseram que é psicologicamente difícil. Gosto de pensar que ficarei agradecida a quem quer que tenha me dado as mãos.

Os médicos esperam que a paciente tenha alguma sensação nas novas mãos o mais rápido possível, mas serão necessários entre 14 e 16 meses para que os membros transplantados fiquem totalmente estabilizados.

BBC Brasil / R7

Nicarágua adquire tecnologia para detectar vírus chikungunya

http://www.theepochtimes.com/n2/images/stories/large/2009/09/24/1328628.jpg
Doença também é transmitida pelo Aedes aegypty
Nicarágua adquire tecnologia para detectar vírus chikungunya

A Nicarágua adquiriu, com ajuda da Opas (Organização Pan-americana da Saúde), um moderno termociclador para detectar indivíduos contaminados com o vírus chikungunya, uma doença similar ao dengue que avança na região, com casos confirmados em El Salvador, México e Panamá, informou o governo nesta quinta-feira (26).

"A Organização Pan-americana da Saúde (OPS) nos apoiou na aquisição de um equipamento conhecido como termociclador", que permite identificar o vírus chikungunya nos primeiros cinco dias de contágio, explicou o diretor do Centro Nacional de Diagnóstico e Referência do Ministério da Saúde, Ángel Balmaceda, a veículos oficiais.

— Muito poucos laboratórios possuem esta tecnologia e a Nicarágua é o primeiro da região (centro-americana) que conseguiu adquiri-la.

O equipamento, estimado em R$ 120 mil (50 mil dólares), funciona no Laboratório de Biologia Molecular do ministério, onde já foram feitos os primeiros exames em pacientes suspeitos, e "até agora não há casos positivos", assegurou.

Segundo Balmaceda, com este dispositivo, é possível "realizar um total de 90 exames diários e analisá-los em um período de quatro horas", o que ajudará a identificar e atender com maior rapidez os portadores do vírus.

O chikungunya tem como sintomas febre, dor de cabeça e nas articulações, bem como erupções na pele.
O vírus é transmitido mediante a picada do mosquito "Aedes aegypti" e é uma doença endêmica na África, que chegou em 2013 ao Caribe e este ano à América Central.

Como medida preventiva, a Nicarágua reforçou os controles sanitários em suas fronteiras e começou a fumigar bairros e comunidades, informou o governo.

Nesta terça-feira (24), a porta-voz do governo, a primeira-dama Rosario Murillo, disse estar "preparados para enfrentar uma epidemia".

O chikungunya avança no Caribe, com cerca de 4.500 casos confirmados até a semana passada, seguido de El Salvador, com 1.300, Panamá, com 2, e México, com 1, descoberto nesta quinta-feira.

AFP / R7

SP confirma mais duas mortes por dengue

  Agência Brasília/Divulgação
SP confirma mais duas mortes por dengue 
Com os novos casos, o número de mortes pela doença neste ano já chega a 10

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (26) mais duas mortes por dengue na capital paulista. Com os novos casos, o número de mortes pela doença neste ano já chega a dez. Em todo o ano passado, foram duas vítimas.

De acordo com a secretaria, um dos mortos é uma idosa de 75 anos moradora da República, na região central da capital. A outra vítima é uma adolescente de 14 anos, que vivia no Limão, zona norte.

Embora tenham sido confirmadas só agora, as mortes ocorreram em 8 e 13 de abril, mês que registrou o pico da doença. Sete das oito mortes já divulgadas anteriormente ocorreram naquele período. Apenas um óbito ocorreu antes, no mês de fevereiro.

Até agora, a cidade já acumula 12.531 casos entre 1.º de janeiro e quarta-feira, dia 25, alta de 10% em relação ao balanço anterior, divulgado na semana passada. Comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento é de mais de 400%. De janeiro a junho de 2013, foram 2.479 casos. Em todo o ano de 2010, quando a cidade viveu o pior surto de dengue dos últimos dez anos, o número de casos não chegou a 6 mil, menos da metade do registrado em 2014. 

Distritos 
Segundo a Prefeitura, subiu de 11 para 16 o número de distritos da cidade com transmissão de dengue em nível de emergência. Dos 96 bairros, apenas um não registrou nenhum caso da doença: Marsilac, na zona sul de São Paulo. Está na lista dos distritos em emergência o Jaguaré, campeão de casos na cidade. O bairro da zona oeste já teve 1.558 pacientes infectados, com índice de incidência de 3.124 casos por 100 mil habitantes. A partir de 300, a taxa já é considerada alta. Estão nessa situação outros seis distritos, cinco deles na zona oeste: Rio Pequeno, Butantã, Jaguara, Lapa, Raposo Tavares e Carrão, o único da zona leste.

Além dos 16 distritos em emergência, outros 32 bairros têm transmissão em alerta, entre eles o Limão, com índice de incidência de 133 casos por 100 mil habitantes e onde morava a adolescente de 14 anos que teve a morte confirmada nesta quinta. A taxa de incidência geral da capital paulista é de 111 casos por 100 habitantes, índice considerado médio pelo Ministério da Saúde. É a primeira vez em dez anos que essa taxa sai do patamar classificado como baixo (inferior a 100 casos por 100 mil habitantes).

Apesar dos números e da confirmação de duas novas mortes, a Secretaria da Saúde afirma que o pior período da doença já passou, já que o número de casos da doença registrados começou a desacelerar na cidade. A Prefeitura afirma ainda que continua realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as regiões da capital.

Estadão Conteúdo

Mordida do uruguaio Suárez pode ser indício de transtorno de personalidade, diz especialista

http://www.entornointeligente.com/images-noticias/2014/06/La-FIFA-investigar--supuesta-mordida-de-Su-rez-a-Chiellini.jpg
Foro: Reprodução - Suárez mordeu jogador italiano em partida pela Copa do Mundo
Dermatologista alerta que jogador correu risco de transmitir e pegar doenças por meio da boca

A mordida que o jogador do Uruguai Luis Suárez deu no ombro do italiano Giorgio Chielline durante uma partida da Copa do Mundo realizada na terça-feira (24) pode ser indício de um transtorno de personalidade, de acordo com o psiquiatra do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, Rubens Bergel. Esta foi a terceira vez que o atleta teve esse tipo de comportamento durante uma partida de futebol.    

Segundo o especialista, em situações de estresse, como é um jogo de futebol, há pessoas que “têm escapes” ao controle emocional e tomam atitudes agressivas. Tal fato, aliado a outros motivos “biológicos, existenciais e até ambientais”, pode significar um problema psiquiátrico.

— Não existe um transtorno ou distúrbio pelo simples fato de a pessoa morder o outro. Mas o fato de uma pessoa agir dessa forma mais de uma vez pode ser um indício de transtorno de personalidade. O transtorno de personalidade se manifesta sob forma de reações inflexíveis a situações pessoais e sociais de natureza variada. Eles representam desvios extremos ou significativos das percepções, dos pensamentos, das sensações e das relações com os outros. Frequentemente, estão associados ao sofrimento e ao comprometimento de intensidade variável do desempenho social.

Após abrir um processo disciplinar contra o atacante uruguaio, a Fifa anunciou no fim desta manhã que o jogador foi suspenso por nove jogos internacionais e será obrigado a ficar quatro meses longe de qualquer atividade relacionada ao futebol.

Em entrevista à BBC, o renomado psicólogo esportivo Tom Fawcett da Universidade de Salford afirmou que o comportamento de Suárez em campo em parte se deve à infância difícil do jogador.

— Os primeiros anos de vida contribuem para a formação da personalidade de uma pessoa. Suárez teve uma infância difícil [quarto filho de sete irmãos de uma família humilde] e teve que lutar para vencer na vida.

De acordo com o psicólogo, ninguém deveria se surpreender com a atitude do atleta no jogo contra a Itália, uma vez que ele já mordeu outros adversários. O especialista afirmou que Suárez necessita mais do que simples sessões de terapia.

— Apesar de qualquer ajuda, ele voltará a cometer esse tipo de ato. É sua forma de ser. Não é algo que vai desaparecer de seu caráter com algumas sessões com um psicólogo. Me arrisco a dizer que, dentro de alguns anos, algo poderia lhe tirar do sério e ele tomará tal atitude novamente.

Diagnóstico e tratamento
O especialista ainda explica que o diagnóstico não é “fácil de ser percebido”, pois, muitas vezes, nem mesmo o sujeito percebe que tem alguma coisa.

— Mas se houver uma conclusão médica de que a pessoa tem problema de ordem psiquiátrica, ela deve ser tratada com medicação e acompanhamento psiquiátrico. No caso de um jogador de futebol, ele deverá ter um preparado para conseguir enfrentar uma situação crítica, de estresse.

Transmissão de doenças
Ao morder o adversário em campo, o jogador uruguaio correu risco de passar e de também contrair diversas infecções e bactérias, como infecções de mucosa, candidíase e até hepatites A e B, explica a dermatologista Mônica Aribi, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

— A boca tem uma flora bacteriana que pode muitas vezes contaminar. E a roupa não impede que esta transmissão de doenças aconteça. Por exemplo, uma cárie na boca da pessoa que mordeu poderá causar infecção naquele que foi mordido. A pessoa que mordeu também poderá ter infecções no lábio, com aftas e até bolhas, especialmente se a pele do outro estiver suja.

Já a transmissão de hepatite B, que é passada pelo sangue, vai depender da força da mordida.

— Se perfurou a ponto de ter sangue, o paciente que mordeu pode ter infecção sanguínea. Um dos sintomas, por exemplo, são bolhas amarelas com água dentro espalhadas pelo corpo. O tratamento é feito com o uso de antibiótico.

Em caso de receber ou dar uma mordida mais intensa, a médica alerta que é necessário procurar um médico. E o ideal é que a pessoa esteja com a vacinação contra hepatites A e B em dia.

R7

Bruxismo pode acometer até 20% das crianças; saiba tratar

Foto: Shutterstock
A hora de procurar um especialista é quando os pais começam a ouvir o ranger dos dentes de seus filhos, principalmente quando a criança está
dormindo
A mania involuntária de ranger dos dentes é um mal que atinge 20% das crianças e sua incidência aumenta de acordo com o crescimento infantil 

As causas para o aparecimento do bruxismo antes da adolescência podem ser muitas.

“O bruxismo apresenta causas multifatoriais, ou seja, estão envolvidos fatores locais (interferência entre os dentes), sistêmicos (respiração bucal ou distúrbios neurológicos), psicológico (estresse, ansiedade, divórcio dos pais, chegada de um irmão, escola nova), ocupacionais e hereditários”, diz Ana Lídia Ciamponi, doutora em Odontologia pela USP com ênfase em Odontopediatria.

Segundo a especialista, cada caso deve ser avaliado individualmente para fechar o diagnóstico.

Além de causar problemas e deformidades na arcada dentária, como desgaste e amolecimento dos dentes ou ainda problemas ósseos na mandíbula, o bruxismo pode gerar dores de cabeça, zumbido no ouvido e dores musculares. 

Como detectar e tratar o bruxismo infantil
Segundo Ana Lídia, os pais percebem algo estranho quando começam a ouvir o ranger dos dentes de seus filhos, principalmente quando a criança está dormindo.  Assim que for percebido esse ruído é recomendável procurar um especialista. 

“O tratamento também pode envolver mais de um tipo de profissional, como odontopediatras, psicólogos, pediatras e fisioterapeutas, sempre variando de acordo com a causa do problema. Por isso a importância de um diagnóstico preciso”, diz a especialista. 

Em alguns casos é recomendado o uso de placas de acrílico sobre os dentes, para que evitar o desgaste e aliviar a atividade da musculatura. “Não podemos ignorar o bruxismo infantil, porque crianças que tem esse problema são candidatas a manter esse padrão na vida adulta”, diz Ana Lídia. 

Terra

Sucos podem levar crianças à obesidade e diabetes

Foto: Getty Images
Copo de 250 ml de suco de laranja tem o equivalente a sete colheres de chá de açúcar
De acordo com conselheiros do governo britânico, bebida deve ser substituída por água nas refeições infantis

O suco deve ficar fora das mesas de jantar, segundo conselheiros do governo britânico, e para as crianças deve ser servido apenas água e leite. Segundo pesquisadores, sucos de frutas são responsáveis pelo aumento nas taxas de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Um adolescente está consumindo 40% mais açúcar do que deveria, enquanto os adultos ficam em 13% a mais. 

Embora a maioria dos pais entenda que refrigerante é prejudicial, muitos acreditam que o consumo do suco, tido como bebida saudável, pode ser livre. O professor do Kings College London, Tom Sanders, disse que os sucos devem ser dados como um deleite. “Precisamos reintroduzir o hábito das pessoas de colocar uma jarra de água sobre a mesa e bebê-la com a comida”, disse ele.  

Um copo de suco de laranja de 250 ml contém 115 calorias, ou seja, sete colheres de chá de açúcar. Uma lata de refrigerante tem cerca de 140 calorias. Susan Jebb, especialista em dieta e saúde na Universidade de Oxford, disse que os pais devem proibir todas as bebidas açucaradas na dieta das crianças e trocá-las por água e leite. Quase um quarto dos adultos é considerado obeso no país, proporção que deve subir para a metade até 2050.

Daily Mail / Terra 

Concurso Prefeitura de Anitápolis - SC

A Prefeitura de Anitápolis, no estado de Santa Catarina, através da empresa Infinity Assessoria Pedagógica, lançou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 17 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.819,09 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

As oportunidades são para os empregos de Auxiliar Administrativo II, Aux. Contábil/Financeiro III, Aux. de Serviços Gerais, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Médico ESF, Médico Veterinário, Motorista II, Operador de Equipamentos, Operário Braçal, Professor De Artes, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Operador de Estação de Água - E.T.A e Encanador.

O candidato deverá acessar o site (www.infinityprovas.com.br) onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição, que estará disponível no período de 30 de maio a 29 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 40,0 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será realizada provavelmente em 13 de julho de 2014, com início às 08h e término às 12h, sendo recomendada a chegada dos candidatos com 45 (quarenta e cinco) minutos de antecedência, munidos de documento de identificação oficial com foto, levando em consideração que os portões de acesso ao local da prova serão fechados às 07h45.

A prova prática será realizada no dia 27 de julho de 2014 com início as 14h, levando em consideração que os portões de acesso ao local das provas serão fechados às 13h45.

Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no sítio www.infinityprovas.com.br, no dia 14 de junho de 2014.

Este concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Erval Velho - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Erval Velho, no estado de Santa Catarina, abriu edital nº 006/2014 de processo seletivo, destinado à contratação de Farmacêuticos. Segundo o edital, os profissionais farão jus a remuneração de R$ 2.860,21, pelo desempenho de 40 horas semanais, desde que possuam diploma de nível superior no curso de Farmácia, habilitação legal no exercício da profissão e registro no CRF.

As inscrições devem ser efetuadas de 23 de junho a 7 de julho de 2014, de forma gratuita, na sede da Prefeitura, situada na Rua Nereu Ramos, nº 204, Centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, em dias úteis.

Por meio deste certame, os candidatos classificados formarão cadastro para contratação enquanto houver necessidade durante o ano de 2014 ou até a realização de novo processo seletivo. Os inscritos serão submetidos à prova de títulos, elaborada com base nos critérios estabelecidos no edital de abertura.

A listagem classificatória será divulgada no mural de comunicações da Prefeitura Municipal no dia 10 de julho de 2014, às 8 horas, e no Diário dos Municípios da FECAM.

Concurso Prefeitura de Itariri - SP

Através do edital resumido nº 01/2014, a Prefeitura de Itariri, no estado de São Paulo, torna público a realização de concurso com a finalidade de preencher 23 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, em vários cargos públicos. A remuneração inicia em R$ 751,35 e vai até R$ 2.302,94, por jornadas de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.

Candidatos que ainda não completaram o ensino fundamental podem concorrer às vagas de auxiliar de serviços diversos e servente.

Para quem tem o ensino fundamental completo, há chances para agente comunitário de saúde, operador de máquinas e motorista.
No nível médio ou curso técnico, as vagas são para auxiliar de enfermagem, escriturário, inspetor de alunos, monitor esportivo, técnico de radiologia e vigia.

Profissionais que concluíram o ensino superior podem disputar os postos vagos de assistente social, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, procurador jurídico (advogado com registro na OAB) e professor - várias disciplinas.

A execução do certame ficará sob a responsabilidade da empresa FSV Concursos. As inscrições foram reabertas e devem ser feitas até as 16h de 1º de julho de 2014, somente pela internet, no site www.fsvconcursos.com.br, mediante pagamento de uma taxa, no valor correspondente a R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 nível médio/técnico e R$ 50,00 nível superior.

As datas previstas para aplicação da prova objetiva serão as especificadas oportunamente no edital de convocação.

O edital completo acha-se publicado no mural da Prefeitura Municipal de Itariri e nos sites www.itariri.sp.gov.br e www.fsvconcursos.com.br, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações na imprensa, no mural da Prefeitura Municipal e nos sites acima especificados.

Prefeitura de Cachoeira Paulista - SP abre várias vagas

Foi divulgado o edital n° 01/2014 de processo seletivo da Prefeitura de Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo, com ofertas de 27 vagas, além da formação de cadastro reserva. As chances são para profissionais com formação em níveis fundamental, médio/técnico e superior (completo ou incompleto), conforme o cargo escolhido.

O certame será realizado através da empresa CK Verza Consultoria e Assessoria Ltda e as oportunidades estão distribuídas entre os cargos de merendeira, motorista, fonoaudiólogo, secretária escolar, inspetor de alunos, servente de limpeza, cozinheira, auxiliar de desenvolvimento infantil e professor.

De acordo com o edital, os salários variam de R$ 724,00 a R$ 1.272,99, por jornadas semanais de trabalho de 25h, 30h ou 40h. No caso dos monitores profissionalizantes e professor II os vencimentos são calculados com base no número de horas/aulas ministradas. O valor pago por cada hora/aula varia de R$ 6,33; R$7,91 e R$ 15,55, em função das disciplinas e dos títulos dos profissionais. Para estes cargos, a jornada será de acordo com a necessidade.

As inscrições seguem abertas até 18 de julho de 2014 pelo endereço eletrônico www.ckverza.com.br, ao custo de R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 45,00, variando de acordo com o nível de escolaridade e o cargo disputado. Caso não tenha acesso à internet, o candidato deve comparecer à Secretaria Municipal de Educação (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, nº. 01, Centro), das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, eliminatória e classificatória. As mesmas serão realizadas na cidade de Cachoeira Paulista, em data prevista para 10 de agosto de 2014. Os locais e horários da avaliação serão divulgado em edital próprio afixado no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira Paulista e no site www.ckverza.com.br.

O prazo de validade deste certame será de 06 meses, contados da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período.

Prefeitura de Volta Redonda - RJ abre mais de 90 vagas de estágio

http://www.saude.al.gov.br/arquivos/fotos/foto_27-05-2014_14-54-53_estagio_sesau.jpgA Prefeitura de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o processo seletivo nº 007/2014, composto por prova de seleção classificatória. O objetivo é contratar 93 estudantes do curso de pedagogia, que estejam entre o 5º e o 7º período da graduação, para ocupar as vagas de estágio.

A bolsa será de um salário mínimo municipal (90% do valor da bolsa de complementação educacional e 10% do valor de auxílio transporte) e a carga horária será de 24 horas por semana.

Podem disputar uma das vagas, candidatos que estejam matriculados nas faculdades conveniadas com o órgão municipal.

As inscrições devem ser feitas até 2 de julho de 2014, diretamente no Departamento de Recursos Humanos - Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, Seção de Seleção e Treinamento, localizado na Rua 1º de Maio, n.º 106, Aterrado.

Os inscritos serão informados sobre a data da prova, pelo site da Prefeitura (www.portalvr.com/).

Este certame possui validade de 12 meses, contados a partir da data de publicação de seu resultado fina

Prefeitura de Antônio Carlos - SC abre vaga para psicólogo

Seguem abertas as inscrições do processo seletivo n° 003/2014 da Prefeitura de Antônio Carlos, no estado de Santa Catarina. O certame oferece uma vaga para o cargo de psicólogo, por contratação temporária, com vigência de até 12 meses, em jornada semanal de 20 horas e remuneração de R$ 1.607,05.

As inscrições serão recebidas até 07 de julho de 2014, na Secretaria Municipal de Administração de Antônio Carlos, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 15,00.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 14 de julho de 2014, às 13h,  em local que será divulgado exclusivamente no site da Prefeitura - www.antoniocarlos.sc.gov.br, sendo de inteira responsabilidade dos candidatos a verificação e conferência do local da prova.

A seleção tem validade de 01 ano e pode ser prorrogada.

Prefeitura de Bento de Abreu - SP promove concurso público

A Prefeitura Municipal de Bento de Abreu, no estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 06 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nos cargos de agente de saúde, técnico de enfermagem, professor de educação básica, assistente social e enfermeiro.

Profissionais de níveis médio, técnico e superior, com habilitação nas áreas solicitadas, podem concorrer às vagas. O salário oferecido varia de acordo com a função a ser desempenhada, podendo chegar a R$ 2.948,85, por carga horária semanal de 30 ou 40 horas.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até 13 de julho de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 e R$ 50,00, de acordo com a vaga pleiteada.

A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.

As provas serão realizadas provavelmente em 17 de agosto de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados, por meio de edital próprio, em jornal com circulação no município, no site www.consesp.com.br e afixado no local de costume da prefeitura, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site da organizadora, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Pinheiro Preto - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Pinheiro Preto, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo nº 002/2014, destinado a preencher 06 vagas temporárias em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão de R$ 724,00 a R$ 1.182,02, por jornadas que variam de 20 ou 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde, atendente de serviços/administrativos gerais, operário braçal, professor, técnico em enfermagem – ESS e professor AEE (Atendimento Educacional Especializado).

As inscrições podem ser feitas até 03 de julho de 2014, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no setor de Recursos Humanos, na sede do Centro Administrativo, localizada na Avenida Marechal Costa e Silva,111.

A prova está prevista para 05 de julho de 2014, no Centro Educacional Padre Trudo Plessers, situado na Rua Oclides Scortegagna, Pinheiro Preto - SC, com início às 08h30.

Concurso Prefeitura de Penha - SC

A Prefeitura de Penha, no estado de Santa Catarina, através da Empresa Infinity Assessoria Pedagógica, publicou edital de processo seletivo n° 01/2014 - FMAS, com o objetivo de preencher 21 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração máxima é de R$ 2.952,40 e a carga horária, a depender da função, varia entre 20 a 40 horas semanal.

Inscrições
O candidato deverá acessar o site www.infinityprovas.com.br, onde terá acesso ao edital e seus anexos, à ficha de inscrição e aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição. A data limite para quem pretende participar da seleção fazer a inscrição é 10 de julho de 2014.

Taxas e Cargos
- Servente/Merendeira: R$ 20,00;
- Motorista Habilitação “B”: R$ 25,00;
- Educador Social: R$ 40,00;
- Assistente Social: R$ 50,00;
- Psicólogo: R$ 50,00.

Provas
A prova escrita será realizada provavelmente em 20 de julho de 2014, com início às 09h e término às 12h, sendo recomendada a chegada dos candidatos com 20 minutos de antecedência, levando em consideração que os portões de acesso ao local da prova serão fechados às 08h55min.

Gabaritos
Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site www.infinityprovas.com.br, na data prevista de 21 de julho de 2014. No dia 28 de julho de 2014, será publicado o gabarito definitivo e classificação provisória.

Validade
Este processo seletivo terá validade de 1 ano.

Prefeitura de São José do Xingu - MT prorroga inscrições de seletivo

Os candidatos que perderam o prazo de inscrições no processo seletivo da Prefeitura de São José do Xingu, estado do Mato Grosso, têm mais uma chance de concorrer a uma das 12 vagas temporárias ofertadas no edital nº 001/2014. O período de inscrições foi prorrogado até às 18h do dia 27 de junho de 2014.

Para garantir participação no certame, os interessados podem acessar o site www.assepublica.com.br ou dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação, Av. Mauro Pires Gomes, N° 41, Centro – São José do Xingu/MT, para fazer a inscrição online ou presencial, caso prefira. Não será cobrada taxa de inscrição.

Há vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A faixa salarial vai de R$ 720,00 a R$ 3.506,23, para o cumprimento de jornada laboral de 30 ou 40 horas semanal.

Cargos
Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Apoio Administrativo Educacional para Acompanhamento de Criança Portadora de Necessidades Especiais, Apoio Administrativo Educacional, Entrevistador do Programa Bolsa Família, Fiscal de Vigilância Sanitária, Orientador Social, Técnico de Laboratório, Nutricionista e Assistente Social.

Provas e contratação
A seleção se fará pela aplicação de provas escrita e prática, além da análise de títulos, conforme o cargo pretendido. A prova escrita está prevista para 06 de julho de 2014, iniciando às 08h (horário oficial de Brasília), na Escola Municipal Maria Marlene, na sede do município de São José do Xingu/MT.

Os candidatos habilitados e classificados serão contratados sob o Regime Jurídico Contratual Administrativo com vinculação previdenciária no INSS, observando o disposto no Estatuto dos Servidores Municipais.

Os contratos para os aprovados, que forem chamados imediatamente para assumir o cargo, terão validade 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período de acordo com as necessidades das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social. Os outros contratos respeitarão o prazo de validade do processo seletivo simplificado, que é de 12 meses, a partir da data de homologação.

O edital encontra-se publicado no site de inscrições. Já o edital complementar encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 26 de junho de 2014, pág. 221.

Concurso Prefeitura de Portalegre - RN

Foi publicado o edital nº. 004/2014 para a realização de processo seletivo da Prefeitura de Portalegre, interior do Rio Grande do Norte. O objetivo é ofertar 06 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, por remuneração de até R$ 1.200,99, em regime de trabalho de 30 ou 40 horas semanal.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Educação Física e Psicólogo.

A inscrição será recebida na sede da Prefeitura de Portalegre, até às 13h de 30 de junho de 2014, em dias úteis. 

O processo seletivo simplificado será constituído de avaliação curricular e prova escrita.

A prova escrita (para os candidatos à função de Agente Comunitário de Saúde) está prevista para 1º de julho de 2014, no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Desportos, situada à Rua Raimundo Rodrigues Torres, 55, Centro, Portalegre/RN, às 8h, com duração máxima de 2h.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 26 de junho de 2014, pág. 66 a 69.

Cncurso Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - FAMUC

A Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem - FAMUC, em Minas Gerais, abriu edital n° 01/2014 de processo seletivo, visando a composição de quadro reserva para contratações referente aos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, do quadro de pessoal da instituição.

O processo seletivo será realizado em sua totalidade pela FUNEC – Fundação de Ensino de Contagem. São ofertadas 96 vagas para esses cargos que exigem nível fundamental, por vencimento de R$ 950,00, acrescido de R$ 190,00 de adicional por insalubridade, em regime de 40 horas por semana.

As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas via internet, das 9h de 08 de setembro até às 19h (horário de Brasília) de 07 de outubro de 2014 (segunda-feira).

A FUNEC disponibilizará, para as pessoas que não têm acesso à internet, computadores para que possam realizar suas inscrições, nos endereços a seguir:

- Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC, Av. João Cesar de Oliveira, nº 2415, Bairro Eldorado, Contagem/MG. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriado ou recesso).

O certame constará de duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda por prova de capacidade física. Os exames serão aplicados provavelmente em 26 de outubro de 2014, domingo, às 9h da manhã (horário de Brasília).

O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas 60 (sessenta) minutos antes do horário marcado para seu início, portando somente lápis preto, borracha e caneta azul ou preta, o comprovante definitivo de inscrição (disponibilizado no site www.contagem.mg.gov.br/concursos) e documento de identidade de valor legal, preferencialmente o apresentado no ato da inscrição.

O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de outubro de 2014. Já o resultado final do certame será na data provável de 23 de dezembro de 2014.

Este certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Inhaúma - MG lança processo seletivo

A Prefeitura de Inhaúma, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai realizar processo seletivo para contratar e formar cadastro reserva de profissionais que possuam graduação em Serviço Social.

O edital completo contendo informações sobre o numero de vagas, valor do salário, entre outras informações, está disponível na secretaria Municipal de Ação Social, no setor de Licitações.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Ação Social, situada na Praça José Silvio de Oliveira Moraes, nº 106, região central do Município de Inhaúma, no período de 30 de junho a 04 de julho de 2014, no horário de 8 às 11h e de 12h às 16h.

Concurso Prefeitura de Concórdia - SC

A Prefeitura de Concórdia, no estado de Santa Catarina, lançou o edital de concurso público nº 2/2014, que será executado pela empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas Ltda. O certame tem o objetivo de preencher 27 vagas a serem ocupadas por profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por remunerações de até R$ 3.909,53. Algumas funções têm direito a bonificações, que são acrescidas ao salário. .

As chances são para fisioterapeuta, técnico legislativo, enfermeiro, auditor fiscal, engenheiro civil, médico, entre outros. A jornada a ser desempenhada semanalmente varia de 20, 30, 35 ou 40 horas.

São reservadas aos deficientes 5% das vagas, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

As inscrições estarão abertas no período de 16 de julho a 14 de agosto de 2014, e podem ser feitas através do site www.clicksolucoesinteligentes.com.br. O valor da taxa varia de R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 70,00, a depender do cargo pleiteado.

A realização da prova está prevista para 21 de setembro de 2014, com início às 8h e término às 12h, em local a ser publicado no edital de homologação das inscrições, provavelmente no dia 5 de setembro de 2014.

O gabarito e o caderno de questões da prova escrita serão disponibilizados no dia seguinte ao da aplicação das provas no portal da organizadora.

A validade deste Concurso será de 1 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Itanhangá - MT anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Itanhangá, no estado de Mato Grosso, através da empresa EXATA- Assessoria, Consultoria e Planejamento, publicou edital de processo seletivo nº 001/2014, com a intenção de ocupar 14 vagas de trabalho, sendo 10 vagas para Agentes Comunitários de Saúde e 04 para Agentes de Combate às Endemias, assim como a formação de cadastro reserva.

Os aprovados desempenharão as funções em regime de 40 horas semanais, fazendo jus à remuneração de R$ 1.014,00 ou de R$ 884,31, conforme o cargo pretendido.

Os interessados devem efetuar suas inscrições de 27 de junho a 17 de julho de 2014, pelo site da organizadora do certame, www.exataplanejamento.com.br. A taxa é no valor de R$ 30,00.

Já as inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura Municipal, localizada na Rua Florianópolis, s/nº, em Itanhangá/MT, no período entre 27 de junho a 17 de julho de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 07h00min às 11h00min.

Os inscritos serão submetidos às provas objetiva, de títulos, a Curso Específico de Formação e a Comprovação de Requisitos.  A data de realização das provas objetivas de múltipla escolha tem previsão de realização na cidade de Itanhangá/MT, com data  inicialmente prevista para 03 de agosto de 2014 (domingo).

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.exataplanejamento.com.br, a partir 16h do dia subsequente ao da realização da prova objetiva e no mural da Prefeitura Municipal de Itanhangá.

A validade deste certame é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Ibiam - SC promove processo seletivo

A Prefeitura de Ibiam, no Estado de Santa Catarina, divulgou o edital de processo seletivo nº 005/2014, com o objetivo de preencher 04 vagas nos níveis fundamental, médio e superior, por remunerações de até R$ 2.856,34, por carga horária de 40 horas semanais.

As oportunidades são para os cargos de Orientador Educacional, Motorista e Técnico em Enfermagem.

As inscrições podem ser feitas até 25 de julho de 2014, no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ibiam, situado na Travessa Leoniza Carvalho Agostini, nº 20, no horário das 08h as 11h e das 13h30 as 16h30.

As provas estão previstas para 1º de agosto de 2014, no Centro Educacional Municipal – Eliziane Titon, com início 08h30 e término 11h30.

Os gabaritos das provas será publicado e divulgado provavelmente até  04 de agosto de 2014, após a realização da prova objetiva, no site www.ibiam.sc.gov.br.

O Processo Seletivo terá validade de dois anos, a contar da data da homologação da classificação final, poderá haver a prorrogação do contrato, pelo prazo de mais 01 ano.

Prefeitura de Saltinho - SC publica edital de Processo Seletivo

A Prefeitura de Saltinho, no Estado de Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo nº 002/2014, que tem o objetivo de preencher 08 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva. O certame abrange os níveis fundamental, médio e superior e as remunerações podem chegar até R$ 2.387,98 por carga horária que varia de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais. O certame será executado pelo Instituto de Consultoria em Administração Pública – ICAP.

As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Equipamentos Rodoviários, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor Social, Psicólogo, Enfermeiro, entre outras.

As inscrições podem ser feitas no período de 27 de junho a 25 de julho de 2014, através do site www.icap.net.br, por taxa de inscrição que varia entre R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Prefeitura de Saltinho - SC disponibilizará local com acesso à Internet no endereço Biblioteca Pública Municipal, Av. Alfredo Jacomo Scopel s/n, atendimento nos dias úteis, horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

A aplicação das provas está prevista para 10 de agosto de 2014, nas dependências do Núcleo Escolar Saltinho, Rua Herica Pfeifer, s/n no Município de Saltinho - SC, com início às 9h e término às 12h.

O gabarito provisório será divulgado provavelmente a partir das 20h do mesmo dia de aplicação das provas, no site www.icap.net.br. Os resultados finais estão previstos para serem divulgados no dia 25 de agosto de 2014.

O certame é válido pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Acidose

http://www.clinicore.com.br/complemento1/Complicacoes_do_Diabetes_Mellitus/5_c.jpgO que é Acidose? 

Acidose é uma condição na qual há ácido demais nos fluidos corporais. É o oposto de alcalose (uma condição em que há excesso de base nos fluidos corporais). 

Mais sobre Acidose
Os rins e os pulmões mantêm o equilíbrio (nível de pH adequado) de produtos químicos chamados ácidos e bases no corpo. A acidose ocorre quando o ácido se acumula ou quando o bicarbonato (uma base) é perdido. Acidose é classificada como acidose respiratória ou acidose metabólica.

A acidose respiratória se desenvolve quando há muito dióxido de carbono (um ácido) no corpo. Este tipo de acidose geralmente é causada quando o corpo está incapaz de remover o dióxido de carbono o suficiente através da respiração. Outros nomes para acidose respiratória são acidose hipercápnica e acidose de dióxido de carbono. 

As causas da acidose respiratória incluem:
- Deformidades torácicas, tais como cifose

- Ferimentos no tórax

- Fraqueza muscular no tórax

- Doença pulmonar crônica

- Uso excessivo de medicamentos sedativos

- Acidose metabólica se desenvolve quando muito ácido é produzido ou os rins não conseguem remover ácido o suficiente do corpo. 

Existem vários tipos de acidose metabólica: 

- Acidose diabética (também chamada de cetoacidose diabética e DKA) desenvolve quando substâncias chamadas corpos cetônicos (que são ácidos) se acumulam durante o diabetes descontrolado.

- Acidose hiperclorêmica é causada pela perda de muito bicarbonato de sódio do corpo, o que pode acontecer com diarreia severa.

- Acidose láctica é um acumulo de ácido lático. Pode ser causada por:

- Álcool

- Câncer

- Exercitar-se vigorosamente durante um tempo muito longo

- Insuficiência hepática

- Baixo açúcar no sangue (hipoglicemia)

- Medicamentos como salicilatos

- MELAS (uma doença genética rara que afeta a produção de energia)

- Ausência prolongada de oxigênio por choque, insuficiência cardíaca ou anemia severa

- Ataques 

Outras causas de acidose metabólica incluem:

- Doença dos rins (acidose tubular renal distal e acidose tubular renal proximal)

- Intoxicação por aspirina, etileno glicol (encontrado no anticongelante) ou metanol

- Desidratação grave 

Embora existam vários tipos de acidose, todas causarão sintomas que exigem tratamento médico.

http://s5.static.brasilescola.com/img/2013/06/alcalose-e-acidose.jpg

Exames
Uma análise gasométrica arterial ou exame de electrólitos do soro, tal como um painel metabólico básico, confirmará que a acidose está presente e indicará se é acidose metabólica ou acidose respiratória. Outros testes podem ser necessários para determinar a causa da acidose.

Tratamento de Acidose
O tratamento depende da causa.

Expectativas
A acidose pode ser perigosa se não for tratada. Muitos casos respondem bem ao tratamento.

Complicações possíveis
As complicações dependem do tipo específico de acidose.

Prevenção
A prevenção depende da causa da acidose. Normalmente, as pessoas com rins e pulmões saudáveis não sofrem acidose significante. 

Fontes e referências: 
Seifter JL. Acid-base disorders. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Cecil Medicine. 24th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 120.

Minha Vida

Remédios antigos: Rarical Infantil Suspensão

http://www.farmaviver.com.br/fotos/Rarical%20120ml.jpg 


Brasil tem queda significativa na mortalidade até 5 anos

http://imagem.band.com.br/f_125561.jpg
Foto: Reprodução
Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo, o Brasil foi o que apresentou queda mais significativa dos índices da mortalidade entre crianças de até cinco anos

Preparado pela Parceria para a Saúde Materna de Recém-Nascidos e Crianças (PMNCH), entidade que tem entre seus coordenadores a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ranking usou como ponto de partida outra Copa, a de 1990, sediada na Itália.

No período, o Brasil reduziu em 77% as taxas de mortes de menores de cinco anos. No ano em que a Itália sediou a Copa, a taxa brasileira era de 62 mortes por mil nascidos vivos. Atualmente, é de 14 por mil nascidos vivos. O segundo melhor desempenho é de Portugal, que apresentou uma redução de 76% nas taxas. 

O índice atual de mortalidade é de 4 casos por mil nascidos vivos.

Os dados gerais dos 32 países mostram que todos apresentaram uma redução nos índices de mortalidade entre menores de cinco anos, mas de forma desigual. Costa do Marfim, a última colocada no ranking, teve uma queda de 29% nas taxas, mas ainda apresenta números muito significativos. A cada mil nascimentos, 108 crianças não chegam aos cinco anos.

O ranking foi lançado quatro dias antes da realização do Fórum da PMNCH, evento que vai discutir mecanismos para melhorar condições de saúde de crianças, recém-nascidos e mulheres. 

“O levantamento mostra que quando governos priorizam medidas para saúde infantil, progressos significativos podem ser alcançados”, afirmou o presidente da Associação de Pediatria da Ásia, Naveen Thacker. 

“Medidas de baixo custo podem ajudar a reduzir a morte entre recém-nascidos”, garantiu Zulfiqar Bhutta, do Centro de Saúde Infantil do Canadá. 

Entre os exemplos citados por ele está a limpeza do cordão umbilical, medida que, segundo ele, pode reduzir as mortes pela metade.

UOL

Pesquisa comprova: estudar previne perda de memória

http://www.catalogs.com/info/bestof/wp-content/uploads/2011/05/Number-1-Pay-off-His-School-Debts.jpg
Foto: Reprodução
Em estudo, idosos que tinham maior nível de escolaridade e praticavam mais atividades intelectuais se saíram melhor em testes de cognição

Uma nova pesquisa comprovou que maiores níveis de escolaridade e a prática de atividades intelectuais, como leitura e aulas de música ou pintura, protegem a cognição e podem retardar o surgimento de problemas de memória em quase uma década. 

O estudo, realizado na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, acompanhou cerca de 2 000 indivíduos de 70 a 89 anos que não tinham demência. Parte deles, no entanto, apresentava comprometimento cognitivo leve. Esse problema está entre o declínio cognitivo que acontece naturalmente com o envelhecimento e o diagnóstico de demência, como o Alzheimer.

Os participantes responderam a questionários sobre seus níveis de escolaridade e a prática de atividades cognitivas e intelectuais no ano anterior e quando estavam na faixa dos 50 anos. Eles também foram submetidos a testes que avaliam aspectos da cognição, como memória, linguagem e atenção.

Segundo os resultados, os idosos que tinham maiores níveis de escolaridade apresentaram uma cognição melhor do que os que estudaram durante menos tempo. Os pesquisadores concluíram que estudar por mais tempo e praticar atividades intelectuais pode retardar em até nove anos o surgimento de comprometimento cognitivo, inclusive em pessoas que carregam o gene APOE4, conhecido por aumentar o risco de Alzheimer.

“Atividades intelectuais realizadas durante a vida podem retardar o comprometimento cognitivo e prevenir a epidemia de demência que vivemos”, escreveram os autores no artigo, publicado nesta segunda-feira na revista médica Jama Neurology.

Veja

Vacina por via nasal dispensa uso de agulha

http://cievsrio.files.wordpress.com/2014/01/nasal-spray1.jpgPesquisa brasileira comprovou a viabilidade do uso do polímero de quitosana na produção de vacinas que dispensam agulhas para sua aplicação

O polímero reveste o antígeno da vacina, garantindo sua absorção pelo organismo ao ser aplicada por via nasal. O método foi testado com êxito em camundongos e precisará de novos estudos para ser adotado em seres humanos.

A pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu uma nova forma de imunização a partir da vacina contra a hepatite B. disponível no Instituto Butantã.

“A ideia era criar um modelo que pudesse ser adaptado para outras vacinas”, diz o biólogo Jony Takao Yoshida, que realizou a pesquisa.

Técnica
Na produção da vacina foi empregada 3 quitosana. polímero produzido a partir da quitina.”Essa substancia é encontrada em artrópodes, como o camarão e o caranguejo”. conta o biólogo. A quitosana envolve o antígeno da vacina, que pode ser uma proteína ou um vírus.

“Quando é feita a vacinação. o polímero gruda nas vias nasais, o que permite a absorção do antígeno pelo organismo e o desenvolvimento de anticorpos”.

A quitosana impede que a vacina seja expelida pelo organismo por meio de espirros após a aplicação. “A vacina também não é engolida com a renovação do muco nasal, evitando que seja destruída pelos ácidos do estômago”, afirma Yoshida. “Testes realizados com camundongos mostraram que é possível imunizar por via nasal com o uso da quitosana”.

Os experimentos em animais também demonstraram que o polímero pode se unir a qualquer outro tipo de proteína. “Desse modo, podem ser usados antígenos de ou-t ras doenças”, diz o biólogo. “A vacina poderá ser aplicada por meio de spray ou nebulização”. Aplicação

Segundo Yoshida. a principal vantagem da imunização por via nasal é dispensar o uso de agulhas para realizar a imunização. “Muitas pessoas têm medo de tomar injeção. O novo método aumentaria a adesão e a eficácia da vacinação junto à população”, ressalta.

“A eliminação das agulhas também reduziria os riscos de contaminação entre os profissionais de saúde”.

Para que a vacina possa ser usada em seres humanos, serão necessários novos estudos. “A pesquisa comprovou que o método é viável. No entanto. é preciso realizar testes imunológicos e clínicos, primeiro em animais e depois em seres humanos, para verificar se não há efeitos colaterais”, observa o biólogo.

Padronização
“Apesar do baixo custo da matéria-prima do polímero, há necessidade de padronização e controle de qualidade para verificara viabilidade da produção industrial”.

As novas pesquisas também definirão a dosagem e a quantidade de imunizações necessárias por via nasal. “Nos Estados Unidos, foi aprovada uma vacina contra a influenza que se utiliza do spray nasal como via de imunização. e há muitas pesquisas sobre esse tipo de imunização” diz o biólogo.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 120.343 casos de hepatite B por ano entre 1999 e 2011, com uma média de 14 mil novos casos e 500 mortes por ano.

O estudo foi descrito cm dissertação de mestrado. O trabalho foi orientado pelo professor Marco Antônio Stephano. da FCF.

CRF MG

Preocupada com dengue na Olimpíada, Alemanha ajudará na prevenção

http://www.costoptima.com/wp-content/uploads/2013/08/bandeiras-Brasil-Alemanha.png Acordo entre país europeu e secretaria de saúde vai viabilizar nova técnica para capturar e analisar mosquitos e mapear contaminação

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e o governo da Alemanha pode aprimorar no curto prazo as ações de combate à dengue. Preocupado com sua delegação nos Jogos Olímpicos de 2016, o país europeu firmou um acordo com o Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o governo do Rio para ceder equipamentos e experiência em vigilância epidemiológica para detectar que tipos de vírus estão circulando na cidade com o Aedes aegypti, o mosquito transmissor.

Sem essa metodologia, os dados sobre o tipo de vírus predominante em determinada época só podem ser conferidos com um levantamento de sorologia das pessoas já infectadas. A nova técnica consiste em capturar mosquitos e analisá-los, para saber se estão contaminados e com que tipos de vírus.

“Fazer essa identificação antes permite que algumas medidas sejam tomadas, para preparar os serviços de saúde e prever uma epidemia com maior grau de certeza”, explicou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.

O projeto está em uma fase piloto e uma equipe de 10 agentes já começou a fazer a coleta em áreas próximas aos locais de competição dos Jogos Olímpicos e unidades de saúde da capital. Por enquanto, o interior do estado só será incluído na coleta em casos específicos, como a identificação de um vírus novo em alguma cidade.

Além de armadilhas para capturar os mosquitos, eles usam uma espécie de aspirador que suga grandes quantidades do inseto para levá-los ao laboratório, onde são catalogados por gênero e raça. Depois, eles são acumulados em um equipamento que verifica se estão contaminados e por quais tipos de vírus.

Além da dengue, a pesquisa pode detectar a entrada do vírus Chikungunya no estado, que, além dos sintomas da dengue, causa dores musculares que podem durar meses. Uma das maiores preocupações, no entanto, é o vírus da dengue tipo 3, que não circula com intensidade no Rio de Janeiro desde 2002. “A população está mais suscetível a ele porque não circula há mais tempo. Todo mundo que nasceu depois disso, por exemplo, não está imune”, explicou.

Se os testes detectarem alta circulação do vírus tipo 3, a secretaria deverá intensificar as ações de prevenção e preparar as unidades de saúde para identificar os sintomas da dengue. “Na medida em que vamos tendo os resultados, eles mudam nossa forma de atuação. Se tivermos uma resposta positiva quanto à circulação do vírus tipo 3, isso muda o planejamento já para o ano que vem”.

Saúde Web

RS implanta telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas

http://www.ufrgs.br/telessauders/materiais/Mapa_respira.jpg/@@images/image/previewA custo zero para o paciente, projeto de telessaúde auxilia diagnóstico e acompanhamento do médico da Unidade de Saúde da Família 

As doenças respiratórias crônicas são responsáveis por índices de morbidade e mortalidade significativos em todo o Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul (RS). Para facilitar o acesso da população ao exame de espirometria, que auxilia no diagnóstico das doenças respiratórias crônicas – como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva (DPOC) -, o Telessaúde RS/UFRGS implantou o projeto de telediagnóstico chamado RespiraNet.

Com isso, espera-se que todo e qualquer médico da Unidade de Saúde da Família do Estado faça um melhor acompanhamento dos seus pacientes, evitando encaminhamentos desnecessários, filas e hospitalizações.

A iniciativa integra o Programa do Ministério da Saúde Telessaúde Brasil Redes, uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 300 milhões de pessoas sofram de asma em todo mundo, sendo que cerca de 20 milhões delas estão no Brasil. É a enfermidade crônica mais comum entre crianças e adultos jovens, uma das principais causas de hospitalização no País e que leva ao óbito mais de 2 mil brasileiros a cada ano.

Entenda o RespiraNet:

• É o primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas por meio da espirometria, exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões, que permite o diagnóstico e a avaliação de pacientes com doenças respiratórias crônicas que tem alta prevalência no Rio Grande do Sul;

• Disponível para todos os médicos das Unidades Básicas de Saúde do Estado, o exame de espirometria reduz deslocamentos e encaminhamentos para a atenção secundária à saúde, leva em média dez dias entre a solicitação do exame e o retorno do laudo, tem custo zero para o paciente e, para solicitar, o médico precisa apenas estar cadastrado no TelessaúdeRS/UFRGS;

• O RespiraNet foi implantado em setembro de 2013 em Santa Rosa (macrorregião missioneira). Em Porto Alegre, o espirômetro está alocado no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, desde 06 de maio. Os outros municípios sede do RespiraNet são Santa Cruz do Sul (desde 15 de maio) e Passo Fundo (desde 22 de maio). Até o final de 2014, o projeto será implantado em Pelotas, Caxias do Sul e Alegrete. No total, o RespiraNet disponibilizará sete espirômetros em todo o Estado, sendo um por macrorregião de saúde.

• Até hoje, mais de 300 exames já foram realizados, considerando todos os espirômetros implantados, mas a capacidade instalada é de 1.120 exames/mês.

Fonte: Com informações da assessoria de Imprensa TelessaúdeRS/UFRGS

Saúde Web

Humor: Como suspeitei: pedra nos rins!

http://2.bp.blogspot.com/_8Us7czZwmqg/SwSLav4lsfI/AAAAAAAACkY/7_o0Lusd_p4/s1600/cartum-ivan-pedra.jpg

Curry pode ajudar a combater a hipertensão, indicam especialistas

Curry pode ajudar a combater a hipertensão, indicam especialistas stock.xchng/Divulgação
Foto: stock.xchng / Divulgação
Tempero obteve bons resultados na redução da pressão arterial em cobaias

Cientistas indianos anunciaram ter testado com sucesso uma mistura de temperos conhecida como curry que reduziu a pressão arterial em ratos de laboratório, despertando a expectativa de se encontrar medicamentos naturais e baratos para tratar esta doença crônica.

S. Thanikachalam, especialista em cardiologia que chefiou a pesquisa, disse que sua equipe testou em roedores uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na culinária do país, junto com pétalas de lótus branca e outros.

— Observamos mudanças positivas em ratos com pressão arterial elevada induzida em nossas experiências. A mistura droga foi muito eficaz também em diminuir o estresse oxidativo— afirma Thanikachalam, da Universidade Sri Ramachandra da cidade de Madrassa.

Os indianos são geneticamente predispostos à hipertensão. Um em cada quatro pessoas sofre desta doença nas cidades, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não é a primeira vez que o curry é associado a benefícios para a saúde. Os resultados da investigação foram publicados na Experimental Biology and Medicine.

* AFP 

Assistir à televisão por três horas diariamente dobra risco de morte prematura

Assistir à televisão por três horas diariamente dobra risco de morte prematura STOCKXCHNG/divulgação
Foto: STOCKXCHNG / Divulgação
Pesquisadores indicam que é preciso evitar períodos de sedentarismo longo
Pesquisa descreveu os riscos potenciais da vida sedentária

As pessoas que assistem à televisão por três horas ou mais por dia podem ser duas vezes mais propensas a morrer prematuramente do que as que ficam menos tempo na frente da TV, segundo um estudo publicado nesta semana. A pesquisa, publicada no Jornal da Associação Americana do Coração, é a mais recente a descrever os riscos potenciais da vida sedentária, que inclui pressão alta, obesidade, câncer e doença cardíaca.

— Nossas descobertas são consistentes com uma série de estudos anteriores, onde o tempo gasto assistindo TV estava vinculado à mortalidade — disse o autor principal do estudo, Miguel Martinez-Gonzalez, diretor do departamento de Saúde Pública na Universidade de Navarra em Pamplona, Espanha.

A pesquisa se baseou em registros de mais de 13 mil pessoas que se formaram em universidades espanholas. A idade média dos entrevistados era de 37 anos e 60% eram mulheres.

Os cientistas queriam descobrir se havia algum vínculo entre a morte precoce e o tempo passado em frente à TV. Eles também analisaram quanto tempo as pessoas passaram diante de um computador, dirigindo e se estes fatores influenciavam o risco de morte.

Os participantes do estudo eram saudáveis quando começaram a ser analisados e foram acompanhados por 8,2 anos, em média. Aqueles que assistiram à televisão mais de três horas por dia eram duas vezes mais propensos a morrer jovens do que os que viam por uma hora ou mais, destacou o estudo.

A causa mais comum de morte foi o câncer, que matou 46 pessoas. Trinta e duas morreram de outras causas e 19 mortes foram ligadas a problemas cardiovasculares.

A pesquisa não descobriu uma associação entre o tempo gasto no computador e a morte prematura ou entre dirigir e morrer jovem. Tampouco provou que assistir à televisão causou as mortes prematuras, apenas que uma associação poderia ser encontrada entre assistir mais TV e um risco maior de morrer, mesmo quando os cientistas ajustaram a pesquisa para outros fatores potencialmente correlatos.

— Nossas descobertas sugerem que os adultos podem considerar aumentar sua atividade física, evitar períodos de sedentarismo longo e reduzir o tempo assistindo à televisão para não mais que uma a duas horas por dia — disse Martinez-Gonzalez.

A Associação Americana do Coração recomenda às pessoas que façam algum tipo de exercício moderado durante duas horas por semana.

*AFP relaxnews

Em 20% dos casos, pedra no rim pode levar à perda do órgão

http://www.calculorenal.org/img/pedra-no-rim-calculo-renal.jpgNos casos graves e sem tratamento adequado, alguns cálculos chegam a entupir os rins e causam perda da função renal

Em 20% dos casos de pedra no rim há risco de o paciente desenvolver insuficiência renal crônica. Os dados são do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Desses pacientes, 5% podem evoluir para diálise, com perda dos rins em alguns casos. Mulheres também correm maior risco.

Quem teve cálculos renais uma vez, pode voltar a ter o problema novamente. Na maioria dos casos, 85% das pessoas conseguem expelir as pedras naturalmente pela urina. Nos casos graves, quando o paciente deixa de realizar o tratamento de forma adequada, alguns cálculos chegam a entupir os rins, causando a perda irreversível da função renal.

Veja sinais de que seu rim não está funcionando bem:

- Cansaço excessivo

- Palidez

- Falta de apetite

- Hipertensão arterial descontrolada

- Fragilidade óssea

- Náuseas

- Mau hálito

- O inchaço também é um sinal de que o rim pode não andar nada bem. As causas devem ser investigadas

- Vontade de fazer xixi a noite 

- Vômitos

O urologista Fábio Vicentini, do “Hospital do Homem”, explica que as pedras podem comprometer o funcionamento do rim ou pela obstrução e infecção ou até mesmo em razão da complexidade da cirurgia para a retirada de determinados tipos de cálculos.

“Pesquisas mundiais já mostraram que 10% da população poderá ter pedra nos rins. O tratamento adequado e a prevenção podem diminuir as chances do paciente evoluir para perda total da função renal”, salienta Vicentini.

Segundo o especialista, para prevenir o aparecimento de cálculos nos rins, é primordial aumentar a ingestão de líquidos, como água (cerca de dois litros ao dia) e sucos de frutas cítricas. A maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo é observar a coloração da urina. “Quanto mais transparente a urina estiver, melhor. A urina com aparência amarelada e escura dá sinais de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado e longe dos cálculos renais”, complementa.

Consumir diariamente verduras, legumes, frutas e saladas e diminuir a ingestão de sal nos alimentos também fazem parte dos cuidados para evitar o aparecimento de pedras nos rins. “Os frutos do mar, por exemplo, ainda contêm altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha”, finaliza o urologista.

iG