Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de junho de 2014

RS implanta telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas

http://www.ufrgs.br/telessauders/materiais/Mapa_respira.jpg/@@images/image/previewA custo zero para o paciente, projeto de telessaúde auxilia diagnóstico e acompanhamento do médico da Unidade de Saúde da Família 

As doenças respiratórias crônicas são responsáveis por índices de morbidade e mortalidade significativos em todo o Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul (RS). Para facilitar o acesso da população ao exame de espirometria, que auxilia no diagnóstico das doenças respiratórias crônicas – como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva (DPOC) -, o Telessaúde RS/UFRGS implantou o projeto de telediagnóstico chamado RespiraNet.

Com isso, espera-se que todo e qualquer médico da Unidade de Saúde da Família do Estado faça um melhor acompanhamento dos seus pacientes, evitando encaminhamentos desnecessários, filas e hospitalizações.

A iniciativa integra o Programa do Ministério da Saúde Telessaúde Brasil Redes, uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 300 milhões de pessoas sofram de asma em todo mundo, sendo que cerca de 20 milhões delas estão no Brasil. É a enfermidade crônica mais comum entre crianças e adultos jovens, uma das principais causas de hospitalização no País e que leva ao óbito mais de 2 mil brasileiros a cada ano.

Entenda o RespiraNet:

• É o primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas por meio da espirometria, exame que mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões, que permite o diagnóstico e a avaliação de pacientes com doenças respiratórias crônicas que tem alta prevalência no Rio Grande do Sul;

• Disponível para todos os médicos das Unidades Básicas de Saúde do Estado, o exame de espirometria reduz deslocamentos e encaminhamentos para a atenção secundária à saúde, leva em média dez dias entre a solicitação do exame e o retorno do laudo, tem custo zero para o paciente e, para solicitar, o médico precisa apenas estar cadastrado no TelessaúdeRS/UFRGS;

• O RespiraNet foi implantado em setembro de 2013 em Santa Rosa (macrorregião missioneira). Em Porto Alegre, o espirômetro está alocado no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, desde 06 de maio. Os outros municípios sede do RespiraNet são Santa Cruz do Sul (desde 15 de maio) e Passo Fundo (desde 22 de maio). Até o final de 2014, o projeto será implantado em Pelotas, Caxias do Sul e Alegrete. No total, o RespiraNet disponibilizará sete espirômetros em todo o Estado, sendo um por macrorregião de saúde.

• Até hoje, mais de 300 exames já foram realizados, considerando todos os espirômetros implantados, mas a capacidade instalada é de 1.120 exames/mês.

Fonte: Com informações da assessoria de Imprensa TelessaúdeRS/UFRGS

Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário