Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de junho de 2014

6 dicas para diminuir o nervosismo no pré-jogo

http://www.universojatoba.com.br/wp-content/uploads/2014/06/s_Amigos-vendo-jogo-de-futebol-Thinkstock.jpgDia de jogo do Brasil a cena é comum: ansiedade nas alturas, nervosismo, impaciência… São alguns dos sintomas psicológicos que a tensão pré-jogo pode trazer, afetando saúde, principalmente dos fanáticos

O nervosismo em excesso também traz prejuízos à saúde física. Segundo estudo recente da Universidade de São Paulo (USP), com informações do Sistema Único de Saúde (SUS) de 1998 a 2010, houve aumento da incidência de infartos em dias de jogos durante as Copas do Mundo, com o número de internações por problemas cardíacos chegando a aumentar até 16% em partidas da Seleção.

Segundo Sérgio Medeiros, coordenador do curso de psicologia do IBMR, é preciso buscar o autoconhecimento, procurar saber seu limite emocional como torcedor. “Somos somente expectadores. Não podemos interferir nos jogos. Nervosismo e ansiedade em excesso antes dos jogos decorrem da ativação do sistema nervoso autônomo simpático (SNA), que nos prepara para uma situação de luta ou fuga, gerando sinais como palpitação, batimento cardíaco mais rápido, tontura, dor de cabeça, náuseas, embrulho no estômago, sudorese e sensação de frio nas mãos, afetando a saúde física”, explica.

O especialista reforça que o espírito esportivo deve sempre prevalecer sobre a paixão. “Para algumas pessoas, jogo de Copa do Mundo é mais um encontro esportivo. Para outras, o futebol é projetado como um conjunto de coisas que alheias ao esporte e uma forma de busca de autoafirmação. É como se a vitória do time dele o tornasse vitorioso, onipotente e as perdas elevassem as frustrações”, conta. De acordo com ele, o ideal é que, na torcida se construa uma relação de prazer e entretenimento em prejuízo do fanatismo.

Confira algumas dicas para minimizar alguns hábitos nocivos à saúde:

1 . Evite sempre provocações e reduza ao máximo atitudes que estimulem essa tensão pré-jogo, como consumo de álcool, que aumenta a pressão arterial, gerando um aumento de pressão sanguínea.

2 . Evite o fumo, que também tem efeito negativo e ajudam a evitar ansiedade e nervosismo em demasia.

3 . Extravasar, dar um grito e até um soco no sofá, fazer ginástica e sexo são boas medidas preventivas.

4 . Para os mais apaixonados, o ideal é evitar ficar todo o jogo em frente à TV.

5 . Se levante e beba uma água.

6 . Tente algum exercício de relaxamento para aliviar as tensões.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário