Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cigarro é mais viciante que cocaína, aponta relatório

Reprodução/Pinterest: Trabalho afirma ser mais fácil tornar-se dependente de
cigarro do que de cocaína e de heroína
A mudança, afirma o documento, é resultado de estratégia adotada pelas empresas

Relatório preparado pela organização de controle do tabagismo CTFK (Campanha Crianças Livres do Tabaco) lançado nesta terça-feira (2) no Brasil, mostra que cigarros estão mais viciantes e perigosos. 

Feito a partir da análise de pesquisas científicas e de documentos fornecidos pela indústria do tabaco, o trabalho afirma ser mais fácil tornar-se dependente de cigarro do que de cocaína e de heroína.

A mudança, afirma o documento, é resultado de estratégia adotada pelas companhias. Ao longo dos últimos 50 anos, assegura o relatório, os produtos passaram a apresentar um teor maior de nicotina, tiveram a inclusão em sua fórmula de amônia e açúcares, que aumentam seu efeito e tornam a fumaça mais fácil de ser inalada. 

O próprio formato do cigarro mudou: produtos passaram a trazer filtros com pequenos orifícios, muitas vezes imperceptíveis, que levam o fumante a aumentar o volume e a velocidade de aspiração. Alta engenharia, avalia o relatório, para aumentar a atratividade, facilitar o consumo e a dependência.

"Nicotina e heroína apresentam mecanismos semelhantes para o desenvolvimento da dependência", afirmou à reportagem um dos autores do relatório, o professor da Universidade da Califórnia David Burns. Ele observou, no entanto, que o número de experimentadores de cigarro que se tornam dependentes é maior do que os que entram em contato com a heroína pela primeira vez.

Documentos reunidos no relatório mostram que os teores de nicotina dos cigarros aumentaram 14,5% entre 1999 e 2011. 

Substância encontrada naturalmente na planta do tabaco, a nicotina, quando chega aos pulmões, é absorvida pela corrente sanguínea e em segundos é transportada para o cérebro. Os sintomas de abstinência surgem logo nas primeiras horas depois de parar de fumar.

Pesquisadores afirmam no trabalho que a amônia acrescentada ao tabaco aumenta a velocidade com que a nicotina chega ao cérebro e a sua absorção, o que torna a sensação de prazer mais rápida e mais intensa. A amônia também torna a fumaça do cigarro mais suave, o que facilita a sua inalação pelos pulmões.

Além da maior capacidade de desenvolver dependência, as mudanças ampliaram o risco de câncer de pulmão. "As misturas do tabaco e os aditivos tornaram a fumaça do cigarro mais fácil de ser inalada, aumentando os níveis de nicotina no sangue e no cérebro. Outros agentes potencializaram o impacto da nicotina, como o acetaldeído produzido com a queima do açúcar adicionado ao cigarro. Tudo isso aumenta o risco de dependência", disse Burns.

Ele ressaltou também que, principalmente nos Estados Unidos, cigarros passaram a ter uma concentração maior de nitrosaminas específicas do tabaco, uma substância carcinogênica. Essa última mudança, associada com a adoção de filtros ventilados ― que levam a inalações mais profundas ― torna o fumante mais vulnerável e exposto a substâncias, aumentando o risco de câncer provocado pelo consumo do cigarro. De acordo com o trabalho, apesar de fumarem menos, tanto homens quanto mulheres têm um risco muito maior de desenvolver câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica do que em 1964, quando foi divulgado o primeiro relatório produzido pelo governo americano sobre o impacto do tabagismo na saúde.

Burns criticou a suspensão no Brasil da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibia a adição de produtos que conferissem sabor para os cigarros. "Companhias usam os aditivos para aumentar o número de vendas, para atrair jovens e evitar que pessoas abandonem o tabagismo", disse.

Procurado, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) afirmou que não se manifesta sobre o tema. Romeu Schneider, da Câmara Intersetorial do Tabaco, afirmou que cigarros em todo o mundo estão mais fracos, com menores teores de alcatrão e nicotina. "Estamos falando dos cigarros legais. Nossa preocupação, no entanto, é o crescimento do produto ilegal, produzido sem nenhum tipo de controle", disse. Ele lembrou que a venda de cigarros a menores é proibida no Brasil. "É uma regra acertada. Respeitamos. Se crianças têm acesso, é a cigarro contrabandeado."

R7

EUA afirmam que ebola pode sair de controle sem resposta global

Reprodução: Daily Mail: Diretor do CDC cobra ação mais forte contra o vírus do ebola
Diretor do CDC cobra ação mais enfática no combate ao vírus

O diretor da agência americana CDC (Centros de Controle e Doenças ), Tom Frieden, advertiu nesta terça-feira (2) sobre o risco do surto de ebola que atinge a África Ocidental sair de controle sem uma resposta mais forte e global para contê-lo.

"Esta não é um problema da África Ocidental, nem só um problema da África, é um problema de todo o mundo e todos devem responder", disse Frieden após retornar de uma viagem pela região atingida.

De acordo com o especialista, apesar dos esforços do governo americano, do CDC e de outros países, o número de mortes está aumentando e se teme que possa subir ainda mais. A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu recentemente que os afetados poderiam chegar a 20 mil antes que se consiga conter o avanço da doença.

O funcionário disse que é necessário uma "resposta arrasadora" para poder conter a epidemia, que já causou pelo menos 1.550 mortes. Frieden ressaltou que os meios para conter a doença são conhecidos, por isso falta apenas os recursos disponíveis para se chegar a esse objetivo.

"Estamos instando todos os governos, todas as organizações, para que todos os que podem fazer algo, que o façam", disse o diretor da agência americana. "Vimos surtos de ebola antes, mas esta é a primeira epidemia que se estende amplamente em todo um país e por muitos países, é uma espiral fora de controle", acrescentou.

Na sua opinião, a situação atual é "ruim, muito pior do que mostram os números", por isso a oportunidade para conter o surto está "acabando". "O crucial que temos que fazer é atuar com rapidez. A ação hoje vale muito mais do que a ação dentro de algumas semanas, ou um mês ou dois", considerou.

EFE  / R7

Chás para tratar labirintite

A labirintite nada mais é do que um processo inflamatório que atinge os labirintos, causando um desarranjo do equilíbrio

Normalmente, a patologia acomete pessoas de 40 anos ou mais, quando acontece alguma alteração metabólica ou vestibular, ou ainda com o aumento do nível do colesterol, do ácido úrico ou dos triglicérides. Além disso, pode ser causada por infecções, inflamações, tumores, doenças neurológicas, alterações genéticas e compressões. É importante sempre consultar um médico, mas hoje vamos recomendar alguns chás que ajudam no tratamento da labirintite e podem melhorar a qualidade de vida de quem sofre com este mal.

Sintomas
Entre os principais sintomas estão tonturas e vertigens que podem aparecer associadas à vômitos, náuseas, sudoreses, desequilíbrio, audição reduzida, entre outros. É comum o paciente relatar a sensação de que o ambiente gira ao seu redor, ou ainda que seu corpo está girando.

Chás contra labirintite

Chá de erva doce, cravo da índia e alecrim 

Para preparar esse chá, você vai precisar de:

- 1 colher de chá de erva doce

- 1 colher de chá de alecrim

- 3 cravos da índia sem cabeça

- 1 xícara de chá de água fervente

Coloque todos os ingredientes em uma xícara com água fervente tampando em seguida. Quando amornar, coe e consuma.

Chá de ginkgo biloba 

Para o preparo, você precisará de:

- 30 g de folhas ou pó de ginkgo biloba

- ½ litro de água

Coloque o ginkgo biloba em um recipiente e jogue a água fervente por cima. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e consuma em seguida.

Além dos chás, você pode consumir o vinagre de maçã feito em casa. Para prepara-lo, use 1 kg de maçã picada com casca, 5 litros de água e duas xícaras de açúcar. Coloque tudo em um recipiente de plástico ou louça e tampe com um pano. Deixe fermentar por cerca de 15 dias, coe e coloque em vidros. O consumo deve ser feito diariamente, três vezes ao dia. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com uma colher de chá de mel. 

O que evitar?
Quem sofre com labirintite deve, além de fazer os tratamentos caseiros recomendados acima e seguir orientações médicas, evitar algumas coisas:

- Não fique mais de três horas sem se alimentar;

- Evite o consumo de açúcar;

- Consuma maiores quantidades de água;

- Evite o consumo de chá mate e café, além dos sucos industrializados e produtos com corantes e conservantes;

- Faça caminhadas e evite o repouso excessivo.

http://www.remedio-caseiro.com/chas-para-tratar-labirintite/

Italianos acham chave de metástase no câncer de mama

Doença se espalha com a ajuda da proteína osteopontina

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tumores de Milão identificaram um novo mecanismo responsável pelas metástases em casos de câncer de mama. A descoberta foi publicada pelos especialistas na revista científica "Cancer Research". Segundo eles, a novidade é de "vital importância" para compreender como a doença se espalha e ajudar a buscar um tratamento mais eficaz.

Na base de tudo está uma proteína chamada osteopontina (OPN), que normalmente fica do lado de fora das células e regula diversos processos fisiológicos, entre eles a própria sobrevivência celular. Além disso, tal molécula exerce um papel duplo nos tumores.

"A osteopontina produzida pela célula tumoral garante a sua sobrevivência em um ambiente hostil, enquanto aquela retida no interior dos glóbulos brancos contribui para proteger as células tumorais que formam as metástases do ataque do sistema imunológico", explicaram os pesquisadores do instituto.

O estudo foi conduzido primeiro em animais em laboratório e depois foi estendido a metástases pulmonares de pacientes com carcinoma no seio. Nesses casos, foi confirmada a presença de células contendo OPN.

"Essa descoberta será relevante para desenvolver futuros medicamentos capazes de combater as múltiplas ações da osteopontina no crescimento das metástases", concluíram os especialistas.

R7

Ebola ameaça segurança alimentar no oeste da África, afirma agência da ONU

Foto Afolasi Sotunde /  Reuters: Mulher lava as mãos em Abuja, Nigéria, que teve a terceira morte
confirmada em Port Harcourt, aumentando o número de infecções do país para 17, com 271 pessoas
 sob vigilânciancia
 FAO aprovou programa para entregar 65 mil toneladas de alimentos a 1,3 milhão de pessoas infectadas; no Congo, já são 31 mortos 

Roma e Kinshasa - A pior epidemia de Ebola do mundo colocou colheitas em risco e fez os preços subirem no oeste da África, disse nesta terça-feira a FAO, agência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, alertando que o problema vai se intensificar nos próximos meses.

A entidade emitiu um alerta especial para Libéria, Serra Leoa e Guiné, os três países mais afetados pelo surto, que matou cerca de 1.550 pessoas desde que o vírus foi detectado nas selvas remotas do sudeste de Guiné, em fevereiro.

Restrições aos movimentos das pessoas e a implementação de zonas de quarentena para conter a difusão da febre hemorrágica levou a compras desesperadas, falta de alimentos e aumento de preços nos países menos preparados para absorver o choque.

— Mesmo antes do surto do Ebola, as famílias em algumas das áreas mais afetas estavam gastando até 80% de sua renda com alimentos — disse Vincent Martin, chefe da unidade da FAO em Dakar, que está coordenando a resposta da agência.

A produção de arroz e milho cairá durante a estação de colheita que se aproxima, à medida que restrições de migração e movimentos causam falta de mão de obra nas fazendas, disse a FAO em comunicado. A agência aprovou um programa de emergência para entregar 65 mil toneladas de alimentos a 1,3 milhão de pessoas afetadas pelo ebola, nos próximos três meses.

Na República Democrática do Congo já são 31 os mortos por ebola, segundo o ministro da Saúde do país, Felix Kabange Numbi. O surto na província de Djera, causado por outra cepa do vírus ebola, é diferente do restante da epidemia que se alastrou da Guiné à Libéria.

Na Nigéria uma terceira morte foi confirmada em Port Harcourt, aumentando o número de infecções do país para 17, com 271 pessoas sob vigilância, segundo as autoridades de saúde.

O Globo

Qualquer dieta funciona, se você de fato aderir a ela, diz estudo

Dietas com apoio comportamental e exercícios melhoram a perda de peso
A pesquisa apontou pouca diferença de eficácia entre as dietas de marca, como Atkins ou Vigilantes do Peso  

Rio - Atkins, Vigilantes do Peso, Nutrisystem, Dukan e a dúvida só cresce sobre qual delas funciona. Um estudo recente diz que tanto faz, o fundamental é seguir direitinho qualquer uma delas. Dietas "de marca" têm níveis semelhantes de eficácia; o segredo está, então, em verdadeiramente aderir a ela, apontou a pesquisa da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá.
As diferenças de perda de peso entre essas dietas populares são mínimas e provavelmente de pouca importância, disseram os pesquisadores. Mas, vale ressaltar, as dietas acompanhadas de apoio comportamental e de exercícios reforçam o alívio na balança.

- Queríamos ser os primeiros a comparar, de forma baseada em evidências, todos os ensaios clínicos randomizados existentes de dietas de marca para determinar a sua eficácia no que diz respeito à perda de peso - disse o principal autor do estudo, Bradley Johnston, um professor assistente de epidemiologia clínica da Escola de Medicina Michael G. DeGroote da Universidade de McMaster, e epidemiologista clínico e cientista do Hospital para Crianças Doentes (SickKids).

Publicado nesta terça-feira pelo "Journal of the American Medical Association" (JAMA), o estudo envolveu uma meta-análise de 48 ensaios clínicos randomizados de dietas de marca, incluindo mais de 7.200 adultos com sobrepeso e obesos, com idade média de 46 anos. A equipe da pesquisa avaliou a perda de peso em seis e em 12 meses.

Para Geoff Ball, professor e especialista em obesidade da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta, envolvido no estudo, a pesquisa era necessária em um contexto que há uma difusão desses métodos de emagrecimento sem informações mais específicas.

- Dada a popularidade das dietas em todo o mundo, tem havido uma verdadeira falta de pesquisa para examinar seus benefícios relativos. Mas, no geral, as diferenças entre as várias dietas em relação ao seu impacto sobre a perda de peso se mostraram relativamente pequenas - esclareceu Ball.

Johnston observa que os resultados são particulares para pessoas que seguiram dietas de marca, a curto prazo, e que aderiram à dieta. Pesquisas futuras podem focar em eficácia a longo prazo, bem como nos resultados relacionados à saúde em geral.

Já a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa alerta para o perigo de embarcar em um desses métodos.

- Para algumas pessoas a dieta Atkins, por exemplo, é legal. Mas nessas dietas há um reganho de peso muito fácil. Ou seja, quando a dieta acaba, o reganho vem, e é mais difícil de você perder de novo depois - afirmou e complementou que o que torna essas dietas populares é a aderência da população a elas.

Isso é, no momento em que as pessoas observam que o método "vai caindo na boca do povo", vai dando resultados, ela ganha mais "seguidores".

- Mas tem várias dietas bem questionáveis também, como a dieta da sopa e a da lua. Por não ser equilibrada, a pele vai ficando ruim, entre outros efeitos - disse.

Carboidrato X Gordura
Aos seis meses de follow-up, pessoas em dietas de baixo carboidrato perderam mais 8kg do que aquelas que não estavam em uma dieta, enquanto que aquelas em dietas de baixa gordura perderam mais 7kg do que aqueles em nenhuma dieta. Após 12 meses cerca de 900g-1kg dessa diferença se foi, e não houve diferença entre a dieta de baixo teor de carboidratos e dietas de baixa gordura.

Santa Rosa atentou, no entanto, para a dificuldade de se manter uma dieta de baixa gordura, já que os lipídios promovem mais saciedade.

- Todo mundo acha que a gordura é ruim, já que há anos falamos isso. Mas há a gordura benéfica, como a encontrada em castanhas e no abacate. Já há estudos, inclusive, mostrando que a gordura diminui o desejo por doce - explicou.

O estudo apontou, também, que o apoio comportamental em uma dieta fez a diferença em seis meses, aumentando a perda de peso em cerca de 3kg. De acordo com a nutricionista, alguns locais realizam terapias em conjunto para trabalhar questões que envolvem as dificuldades da dieta, o que permite uma maior compreensão do processo todo.

Ela lembrou que outro importante fator na equação do emagrecimento é o exercício físico, algo que a pesquisa comprovou. O exercício foi significativo aos 12 meses, melhorando a perda de peso em cerca de 2kg.

Dietas de marca incluídas nos estudos analisados ​​foram Atkins, Vigilantes do Peso, Zone, Jenny Craig, LEARN (Lifestyle Exercise Attitudes Relationships Nutrition), Nutrisystem, Ornish, Volumetrics, Rosemary Conley, Slimming World e South Beach.

O Globo

Biópsia líquida é nova aposta para monitorar cânceres de mama, cólon, reto e próstata

Exame é feito por amostra de sangue e o resultado demora em média uma semana
Procedimento realizado por amostra de sangue pode definir real potencial de agressividade da doença 

Rio - Apelidado de biópsia líquida, o exame de contagem de células tumorais circulantes analisa fragmentos do DNA que escapam de tumores e entram na circulação sanguínea. De acordo com o oncologista Ricardo Teixeira, da Clínica Oncohemato, o procedimento já está disponível e plenamente validado para os cânceres de mama, cólon, reto e de próstata.

- Esse exame pode definir o real potencial de agressividade da doença em cada caso. Ele é feito por amostra de sangue e o resultado demora em média uma semana - revela Teixeira.

De acordo com o médico, a técnica é complexa, realizada por biologia molecular. Além disso, o exame é feito no curso da quimioterapia para avaliação de resposta clínica, identificando características genéticas do tumor e monitorando a evolução da doença no decorrer do tratamento. Ou seja, o paciente que vai se valer desse procedimento precisa estar em tratamento quimioterápico para doença metastática.

- Ele é muito útil e pode mudar por completo a história clínica do tratamento. Através dele podemos saber qual é o melhor quimioterápico a ser utilizado para aquele paciente e como ele está respondendo ao tratamento - afirmou o oncologista e complementou que os exames clínicos e de imagens sempre devem acompanhar.

Sobre a frequência com que a biópsia líquida deve ser realizada, Teixeira disse que não há como precisar, já que vai depender de cada paciente.

Apesar de ter sido inicialmente pensado para monitorar os cânceres de pâncreas e de ovário, ainda não há previsão para ser validado nesses casos.

- Ainda há muitas pesquisas a serem feitas - explicou.

Diagnóstico: Câncer de ovário
Enquanto ainda não há uma maneira mais objetiva de identificar o câncer de ovário, que mata cerca de 140 mil mulheres a cada ano, segundo o Inca, é importante que haja uma conscientização da população sobre essa doença. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) divulgou neste ano que 70% das mulheres com câncer de ovário chegam ao hospital com o tumor avançado, o que pode comprometer o sucesso do tratamento.

A doença, que é mais frequente após os 55 anos, é considerada silenciosa e os poucos sintomas apresentados costumam ser confundidos com desconfortos comuns, como inchaço abdominal e menstruação irregular, dificultando o diagnóstico recente.

Para que haja uma diminuição da estimativa de 250 mil novos casos de câncer de ovário no mundo por ano, segundo a OMS, é importante que as mulheres fiquem atentas aos fatores de risco e consultem um médico regularmente. Isso vale principalmente para mulheres acima de 50 anos e com histórico familiar da doença, já que cerca de 10% a 15% dos casos detectados ocorrem em função da hereditariedade.

O Globo

Prefeitura de Capão Bonito - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Capão Bonito, no Estado de São Paulo, com o auxílio da Publiconsult Assessoria e Consultoria Pública, informa que até 28 de setembro de 2014, estarão abertas as inscrições para o concurso público nº 1/2014. O certame visa preencher 108 vagas, mais formação de cadastro de reserva, com candidatos de todos os níveis de ensino.

A vagas disponíveis estão distribuídas entre os cargos de advogado, agente (controle de vetores, trânsito, sanitário, calceteiro, carpinteiro), agente IEC (informação, educação e comunicação), ajudante (carpinteiro e calceteiro), almoxarife, arquiteto, artesão, assessor de meio ambiente, assistente de divisão de oficina pedagógica, assistente social, auxiliar de alunos com necessidades educacionais (AANEE), auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços diversos (ASD), balconista de farmácia, bibliotecário, borracheiro, calceteiro, carpinteiro, coordenador de controle interno, copeiro, costureiro, coveiro, dentista, desenhista cadista, digitador, diretor de escola, eletricista, encanador, enfermeiro, engenheiro (agrimensor, agrônomo e civil), escriturário, farmacêutico, fiscal (obras e tributos), fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutor de musicalização do sistema municipal de educação, lubrificador, mecânico, médico (generalista, cardiologista, dermatologista, do trabalho, gastroenterologista, ginecologista, nefrologista, otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra, urologista e vascular), merendeira, monitor (transporte escolar e creche), motorista, nutricionista, oficial administrativo, operador de máquinas, pedreiro, pintor, professor (pré-escolas, artes, ciências, educação, geografia, história, matemática, língua inglesa e portuguesa), psicólogo, secretária, servente, soldador, supervisor administrativo financeiro, técnico (agropecuário, enfermagem, laboratório, segurança do trabalho e edificações), tecnólogo ambiental, telefonista, topógrafo, veterinário, vigia e visitador social.   

 Os aprovados que forem contratados receberão salário estimado de R$ 729,75 a R$ 4.120,55, por jornada de 20, 30 ou 40 horas semanais, de acordo com a função exercida.

As inscrições serão aceitas unicamente via endereço eletrônico: www.publiconsult.com.br. A taxa varia de R$ 20,00 a R$ 40,00.

 Aos portadores de deficiência física ou sensorial é assegurado reserva de 5% das vagas a serem providas, exceto para as funções que não possibilitem as suas contratações pelas características de atribuições e desempenhos, incompatíveis com a deficiência possuída.

As informações referentes à aplicação das provas serão transmitidas por meio de edital de convocação, a ser disponibilizado no quadro de avisos da Prefeitura e através dos correios: www.prbliconsult.com.br e www.capaobonito.sp.gov.br.

O gabarito, assim como o resultado final, será divulgado pelos mesmos meios que informará sobre as avaliações. No caso do gabarito, sua propagação está prevista para acontecer a partir das 18h do dia útil, subsequente ao dia realização das provas.

O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, mais uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Jucurutu - RN

No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Jucurutu, publicou edital de concurso público 001/2014, que servirá para preencher 307 vagas em diversos cargos de nível superior, médio e fundamental. Os salários oferecidos pela administração variam de acordo com o cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 724,00 e R$ 10.000,00.

O concurso será coordenado e executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O edital reserva 5% das vagas para os candidatos portadores de deficiência.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.comperve.ufrn.br a partir das 8h do dia 22 de setembro até 13 de outubro de 2014. A taxa de inscrição são de R$ 60,00 para cargos de nível fundamental, R$ 80,00 para os de nível médio e técnico e R$ 100,00 para nível superior.

Para cargos de nível fundamental, são ofertadas vagas para Agente Comunitário de Combate as Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Motorista "B", Motorista "D", Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira e Operador de Trator de Pneu.

Já os candidatos de nível médio e/ou técnico poderão tentar empregos de Agente de Abordagem, Agente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Bibliotecário, Coordenador Administrativo, Cuidador de Criança com Necessidades Especiais, Cuidador de Criança - Ensino Infantil, Digitador, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário Técnico, Maestro, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico em Análises Clinicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gestão de Recursos Humanos e Técnico em Radiologia.

Já para profissionais de nível superior, as chances são de Advogado, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Coordenador Pedagógico, Enfermeiro ESF, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Sanitário Enfermeiro, Fiscal Sanitário Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Inspetor Escolar, Médico Ginecologista, Médico ESF, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Orientador Social, Pedagogo, Professor para Atendimento Educacional Especializado, Professor de Língua Inglesa, Professor de Ciências da Natureza, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de História/Cultura, Professor Polivalente do Ensino Fundamental, Professor Polivalente do Ensino Infantil, Psicólogo, Psicopedagogo, Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional e Zootecnista.

O concurso constará de provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, além de prova prática para algumas funções e prova de títulos para empregos de nível superior. As provas serão aplicadas provavelmente no dia 02 de novembro de 2014, no município de Jucurutu, em local a ser divulgado no site da Comperve, a partir do dia 28 de outubro de 2014.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados uma hora após o término das provas. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

O edital foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte do dia 2 de setembro de 2014, entre as páginas 102 e 112.

Prefeitura de Godoy Moreira - PR prorroga inscrições de concurso

A Prefeitura de Godoy Moreira, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 11/2014DP, informando acerca da realização do concurso público nº 001/2014. Disponilibizando oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, o certame oferta 34 vagas para contratações imediatas, por salários que vão de R$ 724,00 a R$ 5.204,35, por jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

As chances da concorrência são para os cargos de gari, servente, vigia, mecânico, operário, motorista, professor, técnico agrícola, médico, psicólogo, engenheiro civil, cirurgião dentista, advogado, entre outros.

As inscrições foram prorrogadas e serão aceitas até o dia 05 de setembro de 2014, através do site www.prosperity1.com.br. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 100,00, variando de acordo com o nível de escolaridade do candidato.

Os candidatos serão avaliados por prova objetiva, que será aplicada pela manhã para alguns cargos e no período da tarde para outros, prevista para o dia 28 de setembro de 2014, em local a se divulgado em edital através do site www.prosperity1.com.br.

O gabarito provisório está previsto para ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação das provas.

Os candidatos ao cargo de professor serão submetidos também à prova de títulos. Haverá prova prática para os cargos de motorista, operador de máquinas pesadas e tratorista, em local e horário a ser informado após o resultado da primeira etapa.

O certame é valido pelo período de dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo o mesmo vir a ser prorrogado por igual período, por meio de Decreto do Executivo Municipal. 

Concurso Prefeitura de Pacatuba - CE

A Prefeitura de Pacatuba, Estado do Ceará, através da empresa CETREDE - Centro de Tratamento e Desenvolvimento, publicou edital nº 001/2014 de concurso público. Serão providas 1.376 vagas de trabalho, sendo 344 imediatas e 1032 para cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.246,57.

Cargos
Agente Administrativo, Agente Municipal de Transito, Agrônomo, Auxiliar (Administrativo, Farmácia, Laboratório, Saúde Bucal e Serviços Gerais), Cirurgião Dentista, Cozinheiro, Enfermeiro, Engenheiro (Ambiental, Civil, Pesca e Químico), Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal (Meio Ambiente, Obras, Transportes Escolares, Tributos Municipais e Sanitário), Fisioterapeuta, Guarda Municipal, Interprete da Língua Brasileira de Sinais/Libras, Maqueiro, Médico, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Professor - PEB II (Pedagogo, Arte/Educação, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português), Professor de Libra, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Técnico (Radiologia, Agropecuária e Enfermagem), Topógrafo e Veterinário.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de setembro de 2014, através do site www.cetrede.com.br.

Confira a taxa de inscrição por nível de escolaridade:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Prova
A prova será aplicada na data provável de 02 de novembro de 2014, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, em local a ser disponibilizado no cartão de inscrição, a partir do dia 23 de outubro de 2014 no site www.cetrede.com.br.

O gabarito será divulgado no dia seguinte a aplicação da prova.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.