Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dor nos glúteos? Conheça as causas

Ilustração mostra a região dos glúteos Dor na região após o pedal pode ser um problema no ciático; veja como prevenir

Sentir dores nos glúteos após pedalar pode parecer normal após um longo tempo em cima do selim ou ao passar com a bike por percursos muito irregulares que podem provocar um atrito excessivo contra a região. Mas o que a princípio aparenta ser um ‘desconforto’ pode na verdade ser um indício de uma lesão muito comum em ciclistas, a síndrome do piriforme. 

Trata-se de um problema que atinge o ciático, que é o principal nervo dos membros inferiores, e na maioria dos casos faz com que o ciclista tenha de suspender temporariamente a atividade para tratamento do quadro. A seguir, o médico ortopedista Cristiano Frota de Souza Laurino, mestre em ciência pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor científico da Sociedade Brasileira de Traumatologia do Esporte (Sbrate), explica mais detalhes sobre essa síndrome.

O que é
O piriforme é um pequeno músculo localizado na região glútea que tem como função realizar a rotação externa, extensão e abdução do quadril. Ele se estende por debaixo do glúteo máximo, preso à parte superior do fêmur (osso da coxa) e posteriormente ao glúteo mínimo. A síndrome é caracterizada quando o piriforme comprime o nervo ciático, causando sua inflamação. O ciático sai da pelve (bacia) em direção à região glútea, passando por baixo do piriforme – ou através dele, no caso de algumas pessoas (cerca de 15%), o que leva a uma maior propensão ao problema. A compressão ocorre quando o músculo está tenso, hipertrofiado ou apresenta um espasmo localizado.

Causas
A posição sentada por longos períodos em cima da bicicleta ou mesmo os impactos repetidos durante um treino de mountain bike – ou em um pedal em terreno muito irregular – podem provocar a compressão e inflamação do nervo ciático. O problema também pode ser causado por distúrbios na anatomia local (forma do músculo ou posição do nervo em relação ao piriforme), associados a grandes volumes e intensidade de treinamento, intervalos curtos de recuperação e fadiga muscular.

Diagnóstico
O principal sintoma é uma dor profunda localizada na nádega, após o pedal, caracterizada por uma queimação e que pode ser irradiada para a coxa do mesmo lado. Ela piora ao caminhar, correr ou fazer movimentos de rotação lateral do quadril, como quando sentamos com as pernas cruzadas. A dor também é percebida durante os movimentos de sentar e levantar de uma cadeira. O histórico do paciente e o exame clínico – que consiste no exame ortopédico e testes de movimentação do quadril – são fundamentais para o diagnóstico adequado.

Tratamento
O tratamento envolve medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes sob prescrição médica. Nesse período, é necessário reduzir ou interromper por tempo indeterminado as atividades que desencadeiam o quadro. Acupuntura e fisioterapia são fundamentais para a melhora da dor. O tempo até a melhora da dor geralmente é longo, sobretudo se não forem respeitados os prazos estipulados no tratamento. Cirurgias também podem ser indicadas caso não haja melhora dos sintomas com o tratamento conservador.

Prevenção
Para prevenir o problema, recomenda-se fazer uma avaliação biomecânica para o correto posicionamento sobre a bicicleta (bike fit), além de ter um acompanhamento profissional para um treino adequado e individualizado, com exercícios de alongamento e aquecimento apropriado. Também deve haver moderação nos exercícios de fortalecimento de glúteos, que sempre devem ser acompanhados por alongamento.

Prólogo Ativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário