Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Qualquer dieta funciona, se você de fato aderir a ela, diz estudo

Dietas com apoio comportamental e exercícios melhoram a perda de peso
A pesquisa apontou pouca diferença de eficácia entre as dietas de marca, como Atkins ou Vigilantes do Peso  

Rio - Atkins, Vigilantes do Peso, Nutrisystem, Dukan e a dúvida só cresce sobre qual delas funciona. Um estudo recente diz que tanto faz, o fundamental é seguir direitinho qualquer uma delas. Dietas "de marca" têm níveis semelhantes de eficácia; o segredo está, então, em verdadeiramente aderir a ela, apontou a pesquisa da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá.
As diferenças de perda de peso entre essas dietas populares são mínimas e provavelmente de pouca importância, disseram os pesquisadores. Mas, vale ressaltar, as dietas acompanhadas de apoio comportamental e de exercícios reforçam o alívio na balança.

- Queríamos ser os primeiros a comparar, de forma baseada em evidências, todos os ensaios clínicos randomizados existentes de dietas de marca para determinar a sua eficácia no que diz respeito à perda de peso - disse o principal autor do estudo, Bradley Johnston, um professor assistente de epidemiologia clínica da Escola de Medicina Michael G. DeGroote da Universidade de McMaster, e epidemiologista clínico e cientista do Hospital para Crianças Doentes (SickKids).

Publicado nesta terça-feira pelo "Journal of the American Medical Association" (JAMA), o estudo envolveu uma meta-análise de 48 ensaios clínicos randomizados de dietas de marca, incluindo mais de 7.200 adultos com sobrepeso e obesos, com idade média de 46 anos. A equipe da pesquisa avaliou a perda de peso em seis e em 12 meses.

Para Geoff Ball, professor e especialista em obesidade da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta, envolvido no estudo, a pesquisa era necessária em um contexto que há uma difusão desses métodos de emagrecimento sem informações mais específicas.

- Dada a popularidade das dietas em todo o mundo, tem havido uma verdadeira falta de pesquisa para examinar seus benefícios relativos. Mas, no geral, as diferenças entre as várias dietas em relação ao seu impacto sobre a perda de peso se mostraram relativamente pequenas - esclareceu Ball.

Johnston observa que os resultados são particulares para pessoas que seguiram dietas de marca, a curto prazo, e que aderiram à dieta. Pesquisas futuras podem focar em eficácia a longo prazo, bem como nos resultados relacionados à saúde em geral.

Já a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa alerta para o perigo de embarcar em um desses métodos.

- Para algumas pessoas a dieta Atkins, por exemplo, é legal. Mas nessas dietas há um reganho de peso muito fácil. Ou seja, quando a dieta acaba, o reganho vem, e é mais difícil de você perder de novo depois - afirmou e complementou que o que torna essas dietas populares é a aderência da população a elas.

Isso é, no momento em que as pessoas observam que o método "vai caindo na boca do povo", vai dando resultados, ela ganha mais "seguidores".

- Mas tem várias dietas bem questionáveis também, como a dieta da sopa e a da lua. Por não ser equilibrada, a pele vai ficando ruim, entre outros efeitos - disse.

Carboidrato X Gordura
Aos seis meses de follow-up, pessoas em dietas de baixo carboidrato perderam mais 8kg do que aquelas que não estavam em uma dieta, enquanto que aquelas em dietas de baixa gordura perderam mais 7kg do que aqueles em nenhuma dieta. Após 12 meses cerca de 900g-1kg dessa diferença se foi, e não houve diferença entre a dieta de baixo teor de carboidratos e dietas de baixa gordura.

Santa Rosa atentou, no entanto, para a dificuldade de se manter uma dieta de baixa gordura, já que os lipídios promovem mais saciedade.

- Todo mundo acha que a gordura é ruim, já que há anos falamos isso. Mas há a gordura benéfica, como a encontrada em castanhas e no abacate. Já há estudos, inclusive, mostrando que a gordura diminui o desejo por doce - explicou.

O estudo apontou, também, que o apoio comportamental em uma dieta fez a diferença em seis meses, aumentando a perda de peso em cerca de 3kg. De acordo com a nutricionista, alguns locais realizam terapias em conjunto para trabalhar questões que envolvem as dificuldades da dieta, o que permite uma maior compreensão do processo todo.

Ela lembrou que outro importante fator na equação do emagrecimento é o exercício físico, algo que a pesquisa comprovou. O exercício foi significativo aos 12 meses, melhorando a perda de peso em cerca de 2kg.

Dietas de marca incluídas nos estudos analisados ​​foram Atkins, Vigilantes do Peso, Zone, Jenny Craig, LEARN (Lifestyle Exercise Attitudes Relationships Nutrition), Nutrisystem, Ornish, Volumetrics, Rosemary Conley, Slimming World e South Beach.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário