Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Italianos acham chave de metástase no câncer de mama

Doença se espalha com a ajuda da proteína osteopontina

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tumores de Milão identificaram um novo mecanismo responsável pelas metástases em casos de câncer de mama. A descoberta foi publicada pelos especialistas na revista científica "Cancer Research". Segundo eles, a novidade é de "vital importância" para compreender como a doença se espalha e ajudar a buscar um tratamento mais eficaz.

Na base de tudo está uma proteína chamada osteopontina (OPN), que normalmente fica do lado de fora das células e regula diversos processos fisiológicos, entre eles a própria sobrevivência celular. Além disso, tal molécula exerce um papel duplo nos tumores.

"A osteopontina produzida pela célula tumoral garante a sua sobrevivência em um ambiente hostil, enquanto aquela retida no interior dos glóbulos brancos contribui para proteger as células tumorais que formam as metástases do ataque do sistema imunológico", explicaram os pesquisadores do instituto.

O estudo foi conduzido primeiro em animais em laboratório e depois foi estendido a metástases pulmonares de pacientes com carcinoma no seio. Nesses casos, foi confirmada a presença de células contendo OPN.

"Essa descoberta será relevante para desenvolver futuros medicamentos capazes de combater as múltiplas ações da osteopontina no crescimento das metástases", concluíram os especialistas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário