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terça-feira, 24 de novembro de 2015

Concurso público do CRO-PE

Divulgado o edital nº 01/2015 de concursob público do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), que organizado pelo Instituto Quadrix, visa preencher 19 vagas efetivas, mais 750 destinadas ao cadastro de reserva (incluindo cotas para afrodescendentes e portadores de necessidades especiais) para profissionais de níveis médio e superior de ensino em diversas cidades do Estado.

Os cargos ofertados são de Auxiliar de Fiscalização, Auxiliar Administrativo, Recepcionista e Fiscal, com salários que vão de R$ 873,60 a R$ 3.152,00, por jornadas trabalhistas de 20 ou 44 horas por semana.

Interessados podem se inscrever até o dia 11 de janeiro de 2016, via endereço eletrônico: www.quadrix.org.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 49,00 para cargo de nível médio e de R$ 64,00 para cargo de nível superior. Será aplicada prova objetiva provavelmente no dia 24 de janeiro de 2016, nas cidades de Recife e Caruaru.

Também será realizada avaliação de títulos, mas apenas para candidatos de nível superior, que sejam aprovados na prova objetiva. A documentação deverá ser entregue entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2016, no umentos deverão ser postados impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de Atendimento do INSTITUTO QUADRIX (Concurso Público – CRO-PE), Caixa Postal 28203, CEP: 01234-970, São Paulo (SP).
 
Estima-se que o gabarito preliminar seja divulgado no dia seguinte a prova e o resultado final no dia 22 de março de 2016.
 
A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso público da Prefeitura de Paty do Alferes - RJ

A Prefeitura de Paty do Alferes, Estado do Rio de Janeiro, lançou o edital nº 01/2015 de concurso público, com a intenção de selecionar candidatos, para provimento de 226 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos ofertados vão de R$ 801,17 a R$ 4.304,08 , em jornadas de trabalho que vai de 20 até 40 horas semanais.
As chances são para os cargos de Advogado, Assistente Social, Auditor Fiscal de Saúde Pública, Contador, Enfermeiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Professor de varias disciplinas, Psicólogo, Agente Administrativo, Auxiliar de Creche, Berçarista, Cuidador, Educador Social, Facilitador de Oficinas (Artesanato Geral, Corte e Costura, Música, Recreação), Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Topógrafo, Orientador Social, Atendente de Consultório Dentário (Auxiliar em Saúde Bucal), Motorista, Telefonista, Auxiliar de Obras e Serviços Públicos, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Merendeira.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 30 de novembro até o dia 18 de dezembro de 2015, pela Internet, através do endereço eletrônico: www.ibam-concursos.org.br.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 cargos de ensino superior, R$ 50,00 cargos de ensino médio e R$ 30,00 cargos de ensino fundamental.
Para os candidatos que não dispõem, por qualquer motivo, de acesso à Internet, será disponibilizado computador com internet, para viabilizar a efetivação da inscrição, no Posto de Atendimento, localizado na Secretaria Municipal de Turismo – Praça Pedro Chaim, s/nº - Centro, Paty do Alferes, nos horários de 9h às 11h e de 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.
Os inscritos serão submetidos à prova escrita objetiva, prática e análise de títulos de acordo com os métodos de avaliação de cada cargo.
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 14 de fevereiro de 2016, em local e horário a serem comunicados com antecedência, no mesmo site usado para a realização das inscrições.
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Concurso público Prefeitura de Garopaba - SC

A Prefeitura de Garopaba, no Estado de Santa Catarina, lançou o edital nº 01/2015 de concurso público. O objetivo é a contratação de 252 novos servidores de ensino fundamental, médio e superior, mais o cadastro de reserva. Os salários ofertados vão de R$ 803,82 a R$ 11.316,12, em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas por semana.
 
Será contratado Auxiliar de Manutenção e Conservação, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Merendeira, Motorista, Operador de Equipamentos, Operador de Trator Agrícola, Pedreiro, Servente, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Mecânico, Mestre de Obras, Recepcionista, Vigilante, Agente Administrativo, Auditor Fiscal da Fazenda, Eletricista, Fiscal de Obras II, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico e Programação de Computadores, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Fonoaudiólogo, Médico Emergencista, Médica Pediatra, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de varias áreas e Psicólogo.
 
As inscrições serão aceitas a partir do dia 25 de novembro até o dia 24 de dezembro de 2015, através do endereço eletrônico www.iobv.org.br.
 
A taxa de inscrição para cargos de ensino fundamental é de R$ 50,00, ensino médio R$ 90,00 e ensino superior R$ 110,00.
 
Para os candidatos que não possuem acesso à rede mundial de computadores (internet), o município disponibilizará atendimento gratuito no seguinte local: Prefeitura Municipal de Garopaba, situada na Rua Trinta de Dezembro, nº 170, Centro, Garopaba/SC, no horário de atendimento das 13 às 18 horas.
 
Serão destinadas aos portadores de deficiência 10% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de janeiro de 2016, em local e horário a serem comunicados com antecipação, no mesmo site usado para efetuar as inscrições.
 
O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte ao da aplicação das provas no site já citado.
 
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados da publicação do ato de homologação do resultado final do presente edital, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo.

Prefeitura de Vitória - ES libera edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vitória, Capital do Espírito Santo, abriu edital n° 018/2015 para a realização de um processo seletivo, com três oportunidades para contratação imediata e também cadastro reserva.
 
As funções são para Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem Plantonista e Técnico em Higiene Dental (fundamental e médio). As jornadas são de 40h semanais, com salários variados de R$ 992,66 a R$ 1.524,74 além de gratificação.

A inscrição será feita somente online no seguinte endereço eletrônico: sistemasrh.vitoria.es.gov.br, e os interessados tem até o dia 26 de novembro de 2015 para efetuar a mesma.

Para a seleção dos candidatos, é preciso que seja entregue a documentação comprobatória exigida no edital, em envelope lacrado entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2015, o horário de atendimento é das 12h30 e 17h e o ponto de entrega é o seguinte: Secretaria de Administração, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1927, Bento Ferreira, Vitória. A classificação será feita por meio de pontuação.

O processo seletivo terá validade de 18 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério do Município.

UFMT publica edital de concurso público

A Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, publicou edital n° 10/2015 de concurso público destinado ao provimento de 54 vagas ao cargo de Professor, integrante do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Superior. Os ganhos vão até R$ 9.012,50 em carga horária de até 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas no período de 07 a 20 de dezembro de 2015, por meio do site www.ufmt.br. O valor da taxa de inscrição deste concurso público é de R$ 150,00.
 
As provas deste concurso público (Prova Escrita, Prova Didática e Avaliação de Títulos) serão realizadas na cidade de Cuiabá, no campus da UFTM, situado à Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança (aos candidatos que concorrerem às vagas do campus de Cuiabá e Sinop); na cidade de Rondonópolis, no campus da UFTM, situado na Rodovia Rondonópolis-Guiratinga, km 06 (MT-270) - Bairro Sagrada Família (aos candidatos que concorrerem às vagas do Campus  Universitário de Rondonópolis), na cidade de Barra do Garças, no campus da UFTM, situado à Avenida Governador Jaime Campos, n.º 6.390 (aos candidatos que concorrerem às vagas do Campus do Araguaia).
 
As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 28 de março de 2016, em locais e horários a serem divulgados no dia 09 de março de 2016. O resultado final do concurso sairá na data prevista de 06 de abril de 2016.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, conforme Decreto n.º 6.944, de 21/08/2009, podendo ser prorrogado, a critério da UFMT, por igual período.

Concurso público da Prefeitura de Santiago do Sul - SC

Já é possível realizar inscrição ao concurso público, edital nº 002/2015, da Prefeitura de Santiago do Sul, no Estado de Santa Catarina. O evento é organizado pelo Instituto de Consultoria em Administração Pública (ICAP) e oferece oito vagas efetivas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Além das vagas imediatas, o concurso dispõe de cadastro de reserva.
 
Os cargos ofertados são de Agente Comunitário de Saúde, Recepcionista, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Psicólogo e Médico. As remunerações variam de R$ 1.020,44 a R$ 9.227,63, conforme a profissão, por jornada semanal de 40 horas.
 
Interessados têm até o dia 21 de dezembro de 2015, para efetuarem inscrição via endereço eletrônico: www.icap.net.br ou pessoalmente, na sede  da Prefeitura, localizada na Rua Angelo Toazza nº 600, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. É cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para cargo de nível fundamental, de R$ 70,00 para cargo de nível médio e de R$ 150,00 para cargo de nível superior.
 
Todos os candidatos serão submetidos a prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 16 de janeiro de 2016, em local e horário a ser informado provavelmente no dia 4 do mesmo mês.
 
Estima-se que o gabarito seja disponibilizado no dia da prova, após as 20h.
 
A validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Corupá - SC

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Corupá, divulgou por meio do Diário Oficial dos Municípios (23 de novembro de 2015, pág. 224), o extrato do edital n.º 001/2015 de concurso público. A seleção é destinada à contratação de profissionais nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico de Máquinas/Veículos, Merendeira, Motorista categoria C/D, Operador Escavadeira Hidráulica, Operador de Máquina Retroescavadeira, Operador de Máquina I Motoniveladora, Operador de Máquina I Trator de Esteira, Trabalhador Braçal, Agente Epidemiológico, Assistente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Setor (creche/escola), Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras e Posturas, Instrutor de Música, Técnico em Enfermagem ESF, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Segurança do Trabalho e Advogado, Assistente Social, Biólogo, Contador, Enfermeiro ESF, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor II Artes, Professor II Ciências, Professor II Educação Física, Professor II Geografia, Professor II Inglês, Professor II Português e Psicólogo.

As inscrições serão efetuadas somente on line, pelo site www.iobv.org.br no período de 25 de novembro a 27 de dezembro de 2015.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 31 de janeiro de 2016.

RIOSAÚDE promove processo seletivo

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A - RIOSAÚDE, faz saber que estão abertas as inscrições para o processo seletivo nº 004/2015, destinado à formação de cadastro de reserva para contratação de médicos por tempo determinado. A seletiva tem caráter estritamente emergencial e temporário, antecedendo o concurso público já aprovado pela empresa e pelo Poder Executivo Municipal.
 
São oferecidas 23 oportunidades para o posto de Médico, com 12 horas semanais e salário básico de R$ 3.434,94, podendo ser acrescido dos adicionais e gratificações pertinentes ao cargo e à escala de trabalho a ser cumprida, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
 
As inscrições estão abertas desta terça, 24, até 27 de novembro de 2015, em um dos seguintes locais: 
 
- CER da BARRA – Av. Ayrton Senna 2000, 2º andar UPA Rocha Miranda – Estrada do Barro Vermelho S/Nº.
 
- UPA Senador Camará – Av. Santa Cruz 6486 HORÁRIO: 10h30min às 15h30min.
 
O processo seletivo compreende a Análise de Títulos e Experiência, conforme os critérios de pontuação dos candidatos.
 
O prazo de validade do seletivo será de seis meses a contar da data da homologação pela RIOSAÚDE, podendo ser prorrogado por mais três meses, de acordo com os interesses e necessidades da RIOSAÚDE.
 
Fonte: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2015, a partir da página 195 (http://doweb.rio.rj.gov.br/).

Aumento dos custos na saúde: Quem é o culpado?


Em um recente artigo no Health Affairs, Jeff Goldsmith apresenta duas diferentes abordagens discutidas nos Estados Unidos atualmente, mas que tem uma lógica para qualquer sistema de saúde: a responsabilidade pelo aumento crescente dos custos na saúde vem do lado da demanda (paciente) ou do lado do fornecedor (médicos)?
 
A primeira abordagem o autor chama de “narrativa conservadora”, onde muitos jogam para o paciente, ou para o lado da demanda, a responsabilidade pelo aumento dos custos do sistema de saúde. Os defensores desta abordagem colocam principalmente os fatores de comportamento do paciente (obesidade, falta de cuidado com sua saúde, fumo, atividade física, etc), como responsáveis por isso. E como os pacientes pagam por sua saúde uma pequena parte, há um efeito conhecido como risco moral (isto é, um tipo de falha de mercado em que a existência de um seguro contra um determinado risco aumenta a probabilidade de ocorrência do evento que origina esse risco). O problema desta narrativa está em ignorar os fatores sociais, os quais são os maiores determinantes da saúde de uma população, segundo diversos estudos.
 
Por outro lado, há uma abordagem que o autor chama de “narrativa progressista”, onde a responsabilidade do aumento de custos é jogada para os fornecedores de serviço, onde os médicos se encaixam. Neste caso, o grande fator a ser considerado como determinante está no modelo de remuneração dos serviços prestados, onde o aumento do custo é direcionado pelos prestadores que buscam aumentar suas rendas através da prestação de serviços que são desnecessários. Muitos autores falam que os médicos têm uma meta de ganho em função de suas necessidades e, em virtude disso, utilizam do modelo de remuneração vigente para atingir estas metas, autogerando demandas ou solicitando serviços adicionais em que sejam beneficiados. Muitos autores acreditam que se utilizando de incentivos adequados este tipo de comportamento modifica. Assim, modelos como Pagamento por Performance, ou pagamentos baseado em valor, estão sendo o alvo das reformas em muitos países para resolver esta questão.
 
A tendência em buscar culpados é natural do ser humano. O problema é imaginar que a elevação de custos está relacionada à apenas um lado da balança (demanda ou fornecedor). Isto é um grande equívoco, assim como separar o custo da qualidade. O custo é uma das dimensões fundamentais da qualidade. Vamos então usar a palavra “valor”. Da mesma forma, a percepção de valor por parte de quem usa um serviço de saúde está relacionada ao benefício (qualidade de vida relacionada à saúde e a satisfação), mas também ao esforço (acesso e preço). Portanto, um conceito com este nível de abrangência não tem apenas um responsável por sua falta.
 
O problema é muito maior e é sistêmico. E problemas sistêmicos somente são resolvidos com ações sistêmicas. Indiscutivelmente, tanto do lado da demanda como do lado do fornecedor devem haver ações integradas e estruturantes, um se responsabilizando pela sua saúde e o outro se responsabilizando pela entrega de um serviço de qualidade, centrado no lado que a demanda. Além disso, não podemos esquecer dos fatores sociais e ambientais que influenciam a saúde. No recente livro da Miriam Leitão (A História do Futuro) ela nos traz questões importantes com relação à saúde, pois foi assessorada pelo André Medici em boa parte deste capítulo. Ela deixa claro que a saúde da população não é de responsabilidade apenas do Ministério da Saúde, são ações longitudinais que estão na responsabilidade em outras áreas, como saneamento, segurança, educação, dentre tantas outras. Enquanto tratarmos a saúde como algo isolado e buscando culpados não solucionaremos estes problemas.
 
Independente disso, as ações devem ser iniciadas por algum lugar. Eu defendo veementemente o início pelo lado do fornecedor, reformulando o seu modelo de remuneração vigente. Esta, na minha opinião, deveria ser a ação prioritária, obviamente com diversas ações paralelas, tais como: aumentando o nível de responsabilidade do paciente pela sua saúde, através de prêmios e uso de co-participações; ações mais agressivas com relação a geração de demandas desnecessárias com ganhos secundários; repensar e reformular a lógica da atenção, buscando uma visão horizontal do paciente priorizando a atenção básica; dentre tantas outras. Independente destas ações, o fundamental agora é termos a clareza de que para qualquer ação que se faça, a necessidade de medir é fundamental. Não se pode melhorar aquilo que não se mede, e o pior, não é possível nem sequer ter a noção de qual ação tomar se não tivermos condições de gerar dados para construir indicadores que nos apontem isso.
 
Em suma, nosso problema ainda está em resolver coisas muito mais básicas, como gerar dados adequados em nossos sistemas de informação… Mas o importante é começar. Só se consegue melhorar a qualidade de um indicador se começar a medí-lo.
 
Saúde Business

Pfizer, que fabrica Viagra, compra Allergan em acordo de US$ 160 bi

Pfizer, que fabrica Viagra, compra Allergan em acordo de US$ 160 bi (Foto: Reuters)Allergan, por sua vez, é fabricante do Botox. Acordo é o segundo maior da história no mundo, diz consultoria
 
A Pfizer, fabricante do Viagra e do Lipitor, fechou acordo para comprar a fabricante do Botox, Allergan, em transação avaliada em cerca de US$ 160 bilhões. A operação pode criar a maior farmacêutica do mundo em vendas, segundo o "Wall Street Journal".
 
O complexo acordo, o maior na história do setor de cuidados com a saúde, e o segundo maior da história, segundo a consultoria Dealogic, permitirá que a Pfizer transfira sua sede legal para a Irlanda em uma chamada "inversão", o que deve reduzir o volume de pagamentos de tributos.
 
O negócio também reinicia o debate na indústria farmacêutica sobre o papel de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que presidente-executivo da Allergan, Brent Saunders, prolífico negociador de acordos e cético sobre a descoberta interna de medicamentos, entraria na companhia combinada em posição de influenciar sua estratégia.
 
O presidente-executivo da Pfizer, Ian Read, de 62 anos, será o presidente-executivo da empresa combinada, com o presidente-executivo da Allergan, Brent Saunders, de 45 anos, trabalhando em uma função sênior e focado em operações e na integração, acrescentaram as fontes.
 
A operação, aprovada pelos conselhos administrativos dos dois grupos, prevê que as empresas fiquem agrupadas sob a identidade jurídica da Allergan, que será a matriz depois de a Pfizer ser rebatizada, segundo informações da France Presse.

Foto: Reuters
 
G1

Venda de medicamentos para emagrecer pode ser autorizada por lei

Em 2011, a Anvisa proibiu o uso das substâncias

Está na pauta da reunião desta terça-feira (24/11) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2015, que permite a produção e venda de medicamentos para emagrecer que contenham sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol.
 
Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso das substâncias, gerando reação de associações médicas e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em resposta à determinação do Decreto Legislativo 273/2014, que sustou essa norma, a agência editou resolução autorizando a produção industrial e a manipulação das substâncias, definindo também normas para comercialização e controle, como retenção de receita, assinatura de termo de responsabilidade pelo médico e de termo de consentimento pelo usuário.
 
Mesmo com a regulamentação, o deputado do Partido Social Democrático do Rio de Janeiro (PSD-RJ), Felipe Bornier, apresentou o projeto, para garantir em lei a permissão para a comercialização dos inibidores de apetite.

Guia da Farmacia

Redução de estômago: palestra gratuita para esclarecer mitos e verdades no Hospital Edmundo Vasconcelos

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos realiza nesta quarta-feira (25), às 19h00, palestra sobre a cirurgia bariátrica, também conhecida como “cirurgia de redução do estômago”
 
Gratuito e aberto ao público, o bate-papo será conduzido pelos gastroenterologistas e cirurgiões bariátricos, Ligia Vaz Guimarães e Paulino Alonso, no Centro de Convenções da Instituição, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo.
 
O evento é dirigido às pessoas com interesse no procedimento cirúrgico. A palestra vai abordar questões como as principais indicações médicas para a cirurgia, as diferentes técnicas utilizadas, as recomendações pré e pós-operatórias e os cuidados com a alimentação dos pacientes.
 
O encontro conta também com o apoio da equipe de nutrição do hospital e com a participação de pessoas que passaram pela operação. Segundo a médica Ligia Vaz Guimarães, o objetivo é informar sobre os benefícios da cirurgia, apontar os cuidados necessários e explicar os riscos do procedimento. “Além disso, o encontro é uma excelente oportunidade para ouvir o depoimento de pacientes que já se submeteram ao procedimento”, esclarece a especialista.
 
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 5084-7201. O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos realiza palestras gratuitas sobre a cirurgia bariátrica sempre na última quarta-feira do mês.
 
Serviço: Palestra Gratuita “Cirurgia da Obesidade”
 
Quando: 25/11, às 19h00
 
Onde: No Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Rua Borges Lagoa, 1.450, Vila Clementino, São Paulo/SP
 
Informações e inscrições: (11) 5084-7201
 
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3604 / 3093-3636
Isabel Lopes – isabel.lopes@tree.inf.br
Lucio Agberto – lucio.agberto@tree.inf.br

Anvisa aprova produto biológico novo para tratamento de diabetes

A Anvisa deferiu o pedido de registro do produto biológico novo Eperzan® (albiglutida). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23/11).
 
A albiglutida pertence a um grupo de medicamentos chamados de agonistas do receptor GLP-1, que são utilizados para diminuir os níveis de açúcar (glicose) no sangue em pacientes adultos com diabetes tipo 2.
 
O produto foi aprovado para o tratamento da doença quando a dieta e exercícios sozinhos não proporcionam controle glicêmico adequado em pacientes para os quais o uso de metformina é considerado inapropriado devido a contraindicações ou intolerância. Também possui indicação para terapia combinada com outros medicamentos hipoglicemiantes, inclusive insulina basal, quando estes, em conjunto com dieta e exercícios, não proporcionam controle glicêmico adequado.
 
ANVISA

Jornada Multidisciplinar do Hospital São Vicente de Paulo completa dez anos com edição especial sobre atualizações clínicas e cirúrgicas

Evento gratuito recebe inscrições até 2 de dezembro. Vagas são limitadas!
 
Dias 3 e 4 de dezembro, médicos, profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Nutrologia e Psicologia têm um encontro marcado: a 10ª edição da Jornada Multidisciplinar do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), na Tijuca. O evento, que é gratuito e tem como tema O Estado da Arte – atualizações clínicas e cirúrgicas, marca os 35 anos do hospital, único do Rio a figurar no ranking dos melhores hospitais e clínicas da América Latina, segundo a consultoria América Economía Intelligence.
 
Na programação, que contempla miniconferências, mesas redondas, controvérsias e discussões de casos clínicos, serão abordados temas como, avanços em cirurgia oncológica, radiologia intervencionista, anestesiologia, oftalmologia e em emergências clínicas.
 
Um dos destaques do evento é o novo conceito de atendimento em Cardiologia, adotado recentemente pelas equipes do HSVP para oferecer uma assistência global e ainda mais eficaz aos pacientes. A mesa de Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica, por exemplo, vai abordar o ‘Heart Team’, que é a integração dos médicos e colaboradores dessas três áreas, alinhando ideias, condutas e tratamentos como resultado de uma discussão conjunta. A multidisciplinaridade também estará em diversas mesas redondas, com palestrantes das áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia.
 
“Solicitamos aos palestrantes que façam uma pequena história do tema até chegar ao que há de mais moderno em cada área, além de suas perspectivas. A ideia é abordar passado, presente e futuro”, explica o presidente do Centro de Estudos do HSVP e da 10ª Jornada Multidisciplinar, o médico Cyro Vargues.
 
As inscrições para a 10ª Jornada Multidisciplinar são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo tel. (21)2563-2147 ou através do e-mail: comunicacao@hsvp.org.br. A jornada será realizada no Centro de Convenções Irmã Mathilde do próprio Hospital, que tem 150 lugares disponíveis. Os participantes concorrerão ao sorteio de brindes e a uma viagem para Búzios, com direito a acompanhante.
 
O HSVP fica na rua Dr. Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357 – jor@sbcomunicacao.com.br

Seminário de Boas Práticas Regulatórias terá transmissão em tempo re

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Anvisa irá realizar o Seminário de Boas Práticas Regulatórias: Elementos para regulação de qualidade, no Auditório da Anvisa, em Brasília.

O evento será transmitido pela internet, em tempo real.

O seminário tem o objetivo de estimular a adoção de melhores práticas no processo regulatório e o debate de aspectos relacionados à governança regulatória, à regulação baseada em evidência e à gestão do estoque regulatório. O evento também abordará aspectos teóricos gerais e iniciativas exitosas nacionais e internacionais.

O endereço para acesso é https://livestream.com/accounts/7949389/events/4533323.
 
Durante a reunião do dia 24, está previsto o lançamento do relatório da Agenda Regulatória da Anvisa – Biênio 2015/2016. Já no dia 25, será formalizado o termo de cooperação técnica entre a Anvisa e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com escopo relacionado à gestão do estoque regulatório.
 
Clique aqui para conhecer a programação.
 
ANVISA