Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Treino de 7 minutos para entrar em forma: bom demais para ser verdade?

O grande apelo desse treino parece ser o quão rápido ele é
Você já deve ter ouvido falar sobre uma nova moda na área de atividade física: um método de exercícios conhecido como “treino de alta intensidade”, apelidado de HIT (sigla em inglês para “High Intensive Training”).
 
Diversos estudos têm sugerido que os benefícios do exercício físico poderiam ser alcançados em muito menos tempo com esse método, que combina rajadas muito curtas de atividade de alta intensidade.
 
Ultimamente, especialmente nos EUA, um suposto “treino de sete minutos”, baseado em HIT, está recebendo muita atenção. Alcançar seu objetivo de saúde e beleza em 7 minutos? Com certeza soa atraente. Mas será que é realmente eficaz?
 
Segundo especialistas, não. A rotina de “exercícios express” não é tão eficaz e sequer é tão curta quanto parece.
 
O treino é composto por 12 exercícios de alta intensidade que usam apenas o peso corporal como resistência. É uma maneira eficiente de perder peso e melhorar o condicionamento cardiovascular e muscular, de acordo com o estudo sobre ele publicado na edição de maio-junho do American College of Sports Medicine’s Health & Fitness Journal.
 
Um olhar mais atento ao artigo original, no entanto, revela que os autores sugerem repetir a rotina duas ou três vezes seguidas, para alcançar pelo menos 20 minutos de exercícios de alta intensidade.
 
“Sete minutos é uma pequena quantidade de exercício”, disse Cris Slentz, fisiologista do exercício da Universidade de Duke (EUA). “Os pesquisadores têm mostrado consistentemente que um pouco de exercício é melhor do que nada, mas que mais é melhor”.
 
É de se esperar um benefício mínimo de saúde a partir de um treino de sete minutos, talvez um benefício físico-funcional modesto. “Alguém que não se exercita não vai queimar calorias suficientes para realmente obter benefícios metabólicos”, disse Slentz.
 
Os autores não recomendam este programa para pessoas que estão acima do peso, previamente feridas ou idosas. Alguns dos exercícios não são recomendados para pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas.
 
“O treino pode ser perigoso para pessoas cujos corpos não estão preparados”, disse Elsbeth Vaino, especialista em condicionamento. “É uma boa opção apenas para um indivíduo que já está apto fisicamente”.
 
7 minutos, pra começar
O grande apelo desse treino parece ser o quão rápido ele é. Ele também parece ser direcionado a pessoas ocupadas, profissionais com pouco tempo para se exercitar.
 
Mas Vaino observou que a maioria desses profissionais gasta muito do seu tempo sentado. “Isso significa que eles precisam de um conjunto diferente de exercícios do que o treino de sete minutos fornece”, disse ela, acrescentando que mais atenção deve ser dada para os músculos superiores das costas e glúteos.
 
O treino é aparentemente baseado no que a ciência diz, mas não foi testado em um grupo de pessoas para medir os seus benefícios. Os autores revisaram estudos comparando exercícios de alta intensidade com exercícios menos intensos, e usaram as descobertas para desenvolver uma rotina de exercícios que precisava de equipamentos e tempo mínimo. Mas há diferenças entre os protocolos utilizados na pesquisa anterior, que fizeram os pesquisadores afirmarem os benefícios do treino de sete minutos.
 
Por exemplo, em estudos anteriores, as pessoas usavam pesos adicionais durante o exercício. E o mais importante, os exercícios não foram feitos em sete minutos – na verdade, eles tomaram três vezes esse tempo para serem concluídos.
 
Por fim, o treino de sete minutos não é uma experiência agradável. Os autores escrevem que “a boa execução deste programa requer um participante disposto e capaz, que pode lidar com um grande grau de desconforto”.
 
Isto pode parecer desanimador. Mas, para aqueles que transformam o treino em um hábito, o desconforto pode se tornar menos perceptível. “O truque com este – ou qualquer outro programa de exercícios – é torná-lo habitual, uma parte irracional da sua rotina diária”, disse Wendy Wood, professora de psicologia e negócios na Universidade do Sul da Califórnia (EUA).
 
Embora o treino possa parecer difícil no começo, sua curta duração pode aliviar um pouco essa dor. “Uma vez que forma-se o hábito, então o desconforto torna-se relativamente sem importância”, disse Wood.
 
Fonte Live Science

Bactérias presentes no intestino alteram funções cerebrais

Pesquisa mostrou que as mulheres que consumiam as bactérias benéficas contidas no iogurte tinham suas funções cerebrais alteradas
Pesquisa mostrou que as mulheres que consumiam as
bactérias benéficas contidas no iogurte tinham suas
funções cerebrais alteradas
Estudo é primeiro a mostrar que probióticos ingeridos induzem intestino a enviar sinais ao cérebro para melhorar função cognitiva
 
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos EUA, encontraram a primeira evidência de que as bactérias ingeridas nos alimentos podem afetar a função cerebral em seres humanos.
 
O estudo, feito com voluntárias saudáveis, mostrou que as mulheres que consumiam as bactérias benéficas contidas no iogurte tinham suas funções cerebrais alteradas, tanto em estado de repouso quanto em resposta a uma tarefa de reconhecimento de emoções.
 
A descoberta de que a mudança do ambiente das bactérias, a chamada microbiota, no intestino pode afetar o cérebro traz implicações significativas para pesquisas futuras que pode levar a intervenções dietéticas ou drogas capazes de melhorar o funcionamento do cérebro.

"Muitos de nós temos um iogurte na geladeira que podemos comer por prazer, para obter cálcio ou porque achamos que pode ajudar a nossa saúde de outras formas. Nossas descobertas indicam que o conteúdo do iogurte pode realmente mudar a forma como o nosso cérebro responde ao meio ambiente. Quando consideramos as implicações deste trabalho, os velhos ditados "você é o que você come" e "sentimentos viscerais" podem assumir novos significados", observa a principal autora da pesquisa Kirsten Tillisch.
 
Estudos anteriores mostraram que o cérebro envia sinais para o intestino e é por isso que o estresse e outras emoções podem contribuir para os sintomas gastrointestinais. Agora, este trabalho mostra algo de que se suspeitava, mas até agora tinha sido provado apenas em estudos com animais: que os sinais viajam também no sentido oposto.
 
"De tempos em tempos, sabemos de pacientes que nunca sentiram deprimidos ou ansiosos, até que começaram a ter problemas com seu intestino. Nosso estudo mostra que a conexão intestino-cérebro é uma via de mão dupla", observa Tillisch.
 
A equipe reuniu 36 mulheres com idades entre 18 e 55 anos. Os pesquisadores dividiram as mulheres em três grupos: um grupo comeu um iogurte específico contendo uma mistura de vários probióticos duas vezes por dia, durante quatro semanas; outro grupo consumiu um produto lácteo que imitava o iogurte, mas não continha probióticos, e um terceiro grupo não tomou nenhum dos dois produtos.
 
Exames de ressonância magnética realizados antes e após o período de quatro semanas mostraram que as mulheres que consumiram probióticos tiveram uma conectividade maior entre uma região conhecida como substância cinzenta periaquedutal e áreas de cognição associadas ao córtex pré-frontal em repouso.
 
Mulheres que não tomaram nenhum tipo de produto, por outro lado, mostraram maior conectividade nessa área para a emoção e em outras regiões ligadas a sensações.
 
Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que os efeitos cerebrais podem ser vistos em muitas áreas, incluindo aquelas envolvidas no processamento sensorial e não apenas aquelas associados com emoção.
 
"O conhecimento de que os sinais são enviados a partir do intestino para o cérebro e que eles podem ser modulados por alterações na dieta é susceptível de conduzir a uma expansão da pesquisa destinada a encontrar novas estratégias para prevenir ou tratar desordens digestivas, mentais e neurológicas", afirma o autor sênior Emeran Mayer.
 
A equipe acredita que quando a complexidade da flora intestinal e seus efeitos sobre o cérebro puderem ser melhor compreendidos, os investigadores podem encontrar maneiras de manipular os conteúdos intestinais para o tratamento de condições de dor crônica ou outras doenças relacionadas com o cérebro, incluindo, potencialmente, doença de Parkinson, Alzheimer e autismo.
 
Fonte isaude.net

Insuficiência cardíaca acelera sintomas da "menopausa" masculina

Os resultados demonstraram que a síndrome, também conhecida
 como 'menopausa' masculina, foi quatro vezes mais comum
 em homens com o problema cardíaco
Síndrome da andropausa foi quatro vezes mais comum em homens com 40 e 59 anos de idade e com a condição cardíaca
 
A insuficiência cardíaca acelera o processo de envelhecimento e os sintomas da síndrome da andropausa (AS), de acordo com pesquisa apresentada pela European Society of Cardiology.
 
Os resultados demonstraram que a síndrome, também conhecida como 'menopausa' masculina, foi quatro vezes mais comum em homens com o problema cardíaco.
 
 
Conforme os homens envelhecem eles são mais propensos a sofrer de síndrome de andropausa. Homens com andropausa têm menores níveis de hormônios anabólicos, incluindo testosterona, e tem sido sugerido que estas deficiências hormonais são o que causam os sintomas clínicos.
 
Os sintomas da andropausa podem ser divididos em três categorias: sexual (disfunção erétil, problemas de libido), psicológicos (sentir-se desanimado, deprimido, irritabilidade, ansiedade, nervosismo) e somato-vegetativos (queixas articulares e musculares, sudorese, necessidade de mais sono, distúrbios do sono, fraqueza, cansaço).
 
A insuficiência cardíaca aumenta com a idade. Deficiências de hormônios anabólicos são comuns em homens com insuficiência cardíaca sistólica, levando a capacidade de exercício reduzida, depressão e mau prognóstico.
 
No entanto, até agora, o impacto da insuficiência cardíaca sobre a prevalência de andropausa e a gravidade dos sintomas da condição não havia sido estudado.
 
"A andropausa leva à má qualidade de vida. Queríamos descobrir se insuficiência cardíaca aumenta o risco de andropausa e se as terapias de reposição hormonal pode melhorar a qualidade de vida em pacientes com a doença cardíaca", afirma a pesquisadora Ewa A. Jankowska.
 
Para o estudo os investigadores compararam a prevalência de andropausa e a gravidade dos sintomas da condição entre 232 homens com insuficiência cardíaca sistólica entre 40 e 80 anos de idade e 362 pares saudáveis associados por.
 
Os resultados mostraram que a andropausa precoce afetou quase um terço dos homens com insuficiência cardíaca, independentemente da sua faixa etária. Em homens com idades compreendidas entre 40 e 59 anos, insuficiência cardíaca levou a um aumento de quatro vezes na prevalência de andropausa e um aumento na gravidade dos sintomas sexuais e somato-vegetativos da condição.
 
Os autores concluíram que a insuficiência cardíaca acelera o processo natural de envelhecimento e favorece o aparecimento da andropausa. "A insuficiência cardíaca leva a deficiências hormonais anabolizantes em uma idade relativamente jovem e, assim, acelera o envelhecimento masculino", afirma Jankowska.
 
Fonte isaude.net

Brasil integra Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde

"A eleição do Brasil como um dos representantes das Américas é o reconhecimento da liderança que nosso país vem construindo"
 
Desde a última sexta-feira (24), o Brasil passou a ter representantes no Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, foi indicado para assumir o cargo, tendo como substituto o coordenador da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman.
 
"A eleição do Brasil como um dos representantes das Américas é o reconhecimento da liderança que nosso país vem construindo em temas relevantes para a saúde global e do papel que podemos desempenhar nesse órgão. Nossa participação vai fortalecer temas relevantes para o Brasil e outros países em desenvolvimento, como o acesso aos medicamentos, o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, a importância da saúde como promotora e resultado do desenvolvimento sustentável, os recursos humanos em saúde, a construção de sistemas universais, a importância da atenção primária da saúde e o fortalecimento das ações de controle e eliminação de doenças transmissíveis Aids, tuberculose e doenças negligenciadas, entre outros," afirmou Barbosa.
 
O órgão, formado por representantes de 34 dos 193 países-membros da entidade, é responsável por organizar os temas que serão discutidos durante as Assembleias Mundiais de Saúde e viabilizar a implementação das políticas e ações conjuntas definidas no evento. A duração do mandato é de três anos.
 
O Conselho Executivo da OMS se reúne duas vezes por ano uma em janeiro e outra após a Assembleia Mundial da Saúde. O Brasil se somará a outras cinco nações responsáveis por representar as Américas no órgão: Argentina, Cuba, México, Panamá e Suriname. As demais regiões do mundo possuem o seguinte número de participantes-membros: África (7), Sudeste asiático (3) Europa (8), Mediterrâneo oriental (5) e Pacífico ocidental (5). Além das reuniões realizadas com representantes da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos Portugal e Reino Unido, os representantes do Ministério da Saúde também tiveram encontros com as delegações de Burundi, México e Sudão.
 
Fonte isaude.net

Mais de 75% dos paulistanos consomem carnes em excesso

Em carnes bem passadas, feitas na grelha ou churrasqueira, são formadas crostas de coloração marrom a preta, que possuem substâncias potencialmente carcerígenas
Foto: Marcelo Camargo/ABr
Em carnes bem passadas, feitas na grelha ou churrasqueira,
são formadas crostas de coloração marrom a preta, que
possuem substâncias potencialmente cancerígenas
De 2003 para 2008 houve um aumento médio de 25% no consumo. A pesquisadora afirma ser alarmante o índice entre os jovens
 
Segundo pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, mais de 75% da população da capital paulista consome quantidades de carnes muito acima das recomendadas. O estudo realizado pela nutricionista Aline Martins de Carvalho verificou o consumo dos diversos tipos de carne e as tendências, comparando os dados do Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) entre 2003 e 2008.
 
Em 2003 foram entrevistadas 2.361 pessoas e, em 2008, 1.662 pessoas, escolhidas de forma aleatória. Os resultados mostraram um aumento de 25% no consumo de carne (143 g para 179 g por pessoa/dia). A principal carne consumida é a bovina, seguida pelas aves. Também foi possível detectar um aumento no consumo da carne vermelha e processada, principalmente entre os jovens, faixa onde o consumo aumentou de 108 g para 135 g/dia.
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a ingestão ideal de carnes, vermelha ou branca, seria de uma porção, correspondente em média a 100 gramas (g) por dia. O World Cancer ResearchFund, órgão norte-americano voltado à prevenção do câncer, recomenda o consumo de 500 g semanais de carne vermelha e processada (grupo que envolve hamburger, salsicha, nuggets, etc, que no geral são carnes industrializadas).
 
Segundo a pesquisadora, é alarmante perceber a ingestão excessiva de carnes processadas entre os jovens, pois eles passarão mais tempo de sua vida consumindo esse alimento e ficarão mais tempo expostos aos riscos de doenças. O consumo excessivo de carnes processadas foi relacionado inversamente à qualidade da dieta, principalmente dentre os homens. " Quem tem uma melhor qualidade da dieta, consome menos carne vermelha processada" , diz Aline.

Modo de preparo é importante
O modo pelo qual a carne é preparada é um fator a ser observado. Nas carnes bem passadas feitas na grelha, forno ou churrasqueira, são formadas crostas de coloração marrom a preta, que possuem substâncias potencialmente carcerígenas. Por esse motivo é recomendado o consumo de carnes cozidas, sem adição de gorduras na sua preparação. " Carne é saudável, mas é preciso consumir com moderação, sempre observando os tipos, o melhor método de preparo, a quantidade que deve ser consumida ao longo do dia e ao longo da semana" , recomenda a nutricionista.

Emissão de CO2
Os estudos também indicaram que para cada quilo de carne bovina produzida são gerados, em média, 44 quilos equivalentes de dióxido de carbono (CO2), equivalendo a um carro percorrendo a distância de 250 quilômetros. Estima-se que o município de São Paulo produziu 18 milhões de toneladas de dióxido de carbono pelo consumo de carne em 2003. Isso equivale a 5% do impacto total produzido pelo Brasil para a agropecuária. O dióxido de carbono é produzido pelo gado em vida, por meio da respiração e liberação de gases.

Com informações da Agência USP

"Viagra" feminino promete aumentar desejo e motivação sexual

Mulheres poderão em breve ser capaz de comprar sua própria versão
do medicamento Viagra
Comprimido que funciona tanto no cérebro quanto no corpo para aumentar libido das mulheres pode ser comercializado em três anos
 
Mulheres poderão em breve ser capaz de comprar sua própria versão do medicamento Viagra. A nova pílula, chamada Lybrido, promete aumentar o desejo de uma mulher para o sexo, e torná-lo mais satisfatório quando isso acontece.
 
O medicamento usa uma combinação de testosterona e de uma droga semelhante ao Viagra, que funciona tanto no cérebro quanto no corpo para aumentar a sinalização da libido.
 
Resultados experimentais bem sucedidos indicam que a droga poderia ser comercializada dentro de três anos.
 
O medicamento se mostrou eficaz para mulheres com baixo desejo sexual e motivação como resultado da insensibilidade aos estímulos sexuais.
 
Lybrido aumenta motivação sexual central e a resposta sexual fisiológica, tal como o inchaço do tecido eréctil e lubrificação vaginal.
 
Com vendas mundiais de Viagra em quase R $ 1,5 bilhão por ano, os cientistas já tentaram criar uma versão para o mercado feminino. No entanto, as tentativas anteriores não conseguiram, porque a baixa libido feminina muitas vezes decorre de fatores psicológicos tanto quanto fatores físicos.
 
Agora, pesquisadores da empresa holandesa Emotional Brain, acreditam que resolveram o problema com um comprimido dois-em-um, que deve ser tomado três horas e meia antes do sexo.
 
Ele contém uma droga semelhante ao Viagra em um revestimento de testosterona e hortelã.
 
Separadamente, nenhum medicamento pode elevar a sensação de libido feminina, mas, juntos, eles podem fornecer o impulso necessário. O efeito físico do Viagra amplifica o efeito da testosterona sobre os centros de prazer do cérebro.
 
Um estudo envolvendo mais de 200 mulheres em os EUA acaba de terminar. Os resultados completos ainda estão sob sigilo, mas o pesquisador Adriaan Tuiten os descreve como "muito, muito promissores".
 
Segundo Tuiten, com a droga, as mulheres fizeram amor com mais frequência e eram mais propensas a atingir o orgasmo. Mas alguns efeitos colaterais apareceram, incluindo dores de cabeça e rubor da face ou pescoço.
 
Ele agora planeja realizar um teste maior, e espera colocar o medicamento no mercado na Europa e nos EUA no final de 2016.
 
Fonte isaude.net

Leve em consideração sete critérios antes de escolher uma atividade física

Corrida - foto: Getty Images
Descubra do que você gosta
Pode acreditar: ninguém vai praticar por muito tempo
                 uma atividade de que não gostar
Personalidade e gosto pessoal devem ser levados em conta na hora de começar a se exercitar
 
Começar uma atividade física é descobrir um novo mundo. Mas depois de um, no máximo dois meses, a novidade pode virar rotina e dar lugar à preguiça e à desmotivação. Isso acontece com você?
 
Então saiba que a culpa pela desistência não é só sua, ela é também da própria atividade física, que não combinava com você. Isso mesmo, para que seja certeira, a escolha do exercício deve levar em conta alguns fatores.
 
O fisiologista do exercício Raul Santo, professor doutor da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, explica que o gosto pela atividade física é um deles. "É o prazer ao realizar determinado exercício que vai te fazer persistir nele", explica.
 
Mas existem outros seis critérios que você não pode ignorar na hora de escolher o seu esporte. O Minha Vida conversou com os especialistas e elaborou uma lista de requisitos para que você dê um xeque-mate no sedentarismo.
 
Confira:
 
Abdômen definido - foto: Getty ImagesDelimite seus objetivos pessoais
Quando o assunto é atividade física muitos objetivos vêm à mente: emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico... Mas o educador físico Givanildo Matias, da Test Trainer, explica que é muito importante priorizar um deles, o mais importante no momento. "É essa atitude que vai aumentar as chances de sucesso ao escolher sua atividade física". O educador físico recomenda:

- Para ganhar massa muscular invista em musculação, treinamento funcional e, em alguns casos, até no pilates;

- Para melhorar a capacidade cardiorrespiratória invista em: corrida, natação, hidroginástica, ciclismo e outras modalidades aeróbicas;

- Para emagrecer invista também em exercícios aeróbicos, escolha-os de acordo com o seu nível de atividade física e, preferencialmente, com o acompanhamento de um educador físico.

Mas se você quer mesmo é espantar o estresse, qualquer atividade física é uma boa opção, já que libera a serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar. Outra opção é optar por modalidades que trabalham corpo e mente.
 
Veja aqui cinco exercícios que valem por dois:  
 
Corrida - foto: Getty ImagesDescubra do que você gosta
Pode acreditar: ninguém vai praticar por muito tempo uma atividade de que não gostar. Por isso, na hora da escolha, dê preferência a atividades que te deixem mais motivados. Se você ainda não conhece muito bem seus gostos no campo do exercício físico, a melhor opção, segundo Givanildo Matias, é testar várias modalidades. "Na média, um mês testando cada atividade já será mais do que suficiente para saber se vai gostar ou não dela", orienta. Caso você já tenha praticado alguma atividade física sem que tenha conseguido gostar dela, o melhor a fazer é riscá-la da sua lista e pular para o próximo. Por outro lado, vale lembrar de exercícios que você gostava de fazer e tentar fazê-los novamente.
 
Refletindo - foto: Getty ImagesDecifre sua personalidade
Seja sua personalidade tímida ou extrovertida, é fundamental que você se sinta bem durante o treino. "A questão do ambiente, por exemplo, é muito pessoal", explica Givanildo Matias. "Em um ambiente de academia existem atividades com mais ou menos exposição". A musculação é uma atividade individual, já a aula de ginástica é coletiva e pode haver mais exposição. Pense em como você irá se sentir nesses ambientes, e lembre-se que você tem outras opções, como natação, caminhada, esportes coletivos, enfim, o que manda é a sua criatividade.
 
Homem sonolento - foto: Getty ImagesEntenda seu relógio biológico
O relógio biológico individual deve ser levado em conta no momento de definir o horário do exercício. Algumas pessoas simplesmente não funcionam no período da manhã, outras não têm disposição à noite. O fisiologista do exercício Raul Santo explica que essas tendências são individuais e têm origem cultural. "Quem nunca teve o hábito de acordar cedo, dificilmente tirará o melhor proveito de uma atividade física de manhã, por exemplo". Por isso, exercite-se no período do dia você tem mais disposição.
 
Academia - foto: Getty ImagesPense no acesso à atividade
Para que a fuga do sedentarismo dê certo é indicado que você tenha acesso fácil ao exercício. Uma academia perto de casa ou do trabalho pode ser uma opção mais prática que correr no parque que fica longe do seu espaço normal de deslocamento, por exemplo. Assim fica mais difícil dar o cano na atividade física. Givanildo Matias lembra ainda que hoje existem personal trainers que podem ir até você, acabando com o problema definitivamente.
 
Musculação - foto: Getty ImagesDescubra suas aptidões
"Para que haja persistência no exercício é fundamental que você leve em conta suas aptidões, procurando atividades com as quais tenha mais contato e admiração, assim até o rendimento será maior", explica Raul Santo. Se você ficar em dúvida, vale agendar uma avaliação com um educador físico, que a partir de uma avaliação conseguirá identificar sua aptidão.
 
Exercício com ajuda - foto: Getty ImagesAceite seus limites
Você pode praticar a atividade física que bem entender, no entanto deve respeitar os limites do seu corpo. Givanildo Matias explica que, independente da atividade que você decidir fazer, é importante consultar um médico antes e fazer uma boa avaliação física e, junto com o educador físico, ficará mais fácil definir suas atividades de acordo com a sua realidade." Se você for portador de uma canelite, por exemplo, dificilmente persistirá na corrida por muito tempo", explica Raul Santo.
 
Fonte Minha Vida

Aftas podem ser causadas por problemas no sistema digestivo

Aftas que duram semanas indicam chance de distúrbio
 gastrointestinal
Lesões que duram semanas indicam chance de distúrbio gastrointestinal
 
As aftas, aquelas úlceras amareladas e doloridas que aparecem nas mucosas, podem ser causadas por diversos desequilíbrios do organismo, mas, quando duram semanas e vêm seguidas do aparecimento de novos ferimentos, podem indicar problemas gastrointestinais e má alimentação. Se a duração e a gravidade das aftas chamarem a atenção, deve-se procurar um dentista ou médico, que pode ser um gastroenterologista, um especialista em cabeça e pescoço ou um cirurgião bucomaxilar.

De acordo com a gastroenterologista e hepatologista da Federação Brasileira de Gastroenterologia Marta Deguti, alguns sintomas que podem acompanhar as aftas em casos mais graves são sangramento, dor, inchaço, vermelhidão, placas brancas, mau hálito, febre, emagrecimento acentuado, hemorragia digestiva, artrite, diarreia, feridas na pele, problemas de mastigação, gengivite ou mordedura. 
 
Normalmente, quando se concentram na boca, as aftas não costumam estar ligadas a distúrbios sérios. Mas, se aparecem em órgãos do sistema digestivo, como esôfago, estômago e intestino, podem ser sinais de doenças inflamatórias autoimunes.

No caso de as aftas aparecem com muita frequência ao longo dos anos sem causa definida, a pessoa pode ter o que se chama estomatite aftosa ou doença aftosa recorrente. "Uma boa parte das pessoas começa a manifestar o problema ainda na infância, e isso vai se amenizando com a idade", explica a especialista. O distúrbio é mais comum em mulheres de origem europeia, não fumantes e em condição sócio-econômica mais elevada. 
 
Segundo Marta, há influência genética no aparecimento da estomatite aftosa. "Aproximadamente 40% das pessoas com a doença contam que há mais casos na família. Há também mulheres que a associam aos hormônios femininos e relatam melhora durante a gravidez", diz. A frequencia e a gravidade dessas aftas podem ser afetadas pelo fumo e por alimentos aos quais cada pessoa é sensível. Os que levam a mais reclamações são chocolate, amendoim, morango, queijo, café, tomate e conservantes.

O tratamento para as aftas pode ser feito com bochechos de um copo de água morna com meia colher de chá de sal ou com soluções antisépticas (clorexidina, povidina, água oxigenada). A médica recomenda também a aplicação de corticosteroides e anestésicos locais, como triancinolona e lidocaína. Ela ressalta que, não havendo alívio dos sintomas, é importante buscar ajuda de um especialista para encontrar o agente causador e a forma de cura mais adequada. 
 
A forma de resolver a questão pode mudar de acordo com a causa. Quando o motivo pelo qual as úlceras surgem é mastigação e escovação erradas, hábito de roer unhas ou bulimia nervosa, o dentista é quem vai cuidar do assunto. Se a razão for o uso de algum medicamento, um médico deve ser o responsável por escolher um método para diminuir ou exterminar o problema.

Quando a situação se agrava, pode ser porque a imunidade da pessoa está abalada. "As aftas podem complicar com infecções por bactérias e necrose, principalmente em quem fuma. Por isso, é preciso uma avaliação cuidadosa no sentido de se afastar a possibilidade de se tratar, na verdade, de tumor maligno da boca", alerta Marta. 
 
Fonte Minha Vida

Úlceras no estômago e no duodeno podem levar à morte

Dor abdominal, gases e náuseas podem ser sintomas de úlcera
Dor abdominal, gases e náuseas podem ser sintomas da doença
 
Vistas como doenças comuns, as úlceras no estômago e no duodeno podem, na verdade, trazer sérios riscos para a saúde, podendo até mesmo levar à morte por sangramentos excessivos e perfurações desses órgãos. A gastroenterologista e hepatologista da Federação Brasileira de Gastroenterologia Marta Deguti explica que às vezes os sintomas não aparecem por um longo tempo e, subitamente, ocorre uma crise. "Indivíduos com dor abdominal de fortíssima intensidade, vômito com sangue e fezes negras e fétidas devem procurar o serviço de emergência", alerta.

Um dos principais sintomas que se manifestam é a dor abdominal, geralmente na parte superior central, logo abaixo do osso esterno. "Costuma ser uma dor que vai e vem, e que melhora quando o indivíduo usa antiácidos. Pode piorar após a refeição, e esse incômodo pode chegar a despertá-lo do sono pela forte intensidade", descreve a especialista. O portador de úlcera gástrica ou duodenal também pode ter mal-estar, sensação de desconforto digestivo, impressão de ficar muito cheio após as refeições, gases, náuseas e salivação excessiva.
 
"Os sintomas são variáveis e não há como diferenciar úlceras de indigestões inocentes apenas pelo padrão deles. Portanto, um médico deve ser sempre consultado", aconselha Marta. A necessidade de ir a um gastroenterologista é ainda maior se a pessoa tiver mais de 40 anos, souber de antecedentes de casos de infecção pela bactéria Helicobacter Pyori, úlcera ou câncer de estômago na família ou estiver usando remédios que afetem o sistema digestivo e a coagulação.

O que causa as feridas é um desequilíbrio na ação do ácido gástrico, que normalmente auxilia na digestão dos alimentos e combate bactérias. Os fatores mais comuns que levam a isso são infecção pela Helicobacter Pylori, que responde por cerca de 85% dos casos, e uso de anti-inflamatórios não-esteroidais. "São remédios como diclofenaco, aspirina e ibuprofeno, muito conhecidos e às vezes utilizados de maneira banal em entorses e resfriados. É bom ressaltar que essas medicações são perigosas e podem provocar úlceras", diz. Estresse, álcool e cigarro também podem ser responsáveis. 
 
O diagnóstico é feito pela endoscopia digestiva, exame em que o médico consegue visualizar o esôfago, o estômago e o duodeno com um aparelho de fibra ótica. O teste ainda permite a realização de uma biópsia, para quando há dúvidas.

Os tratamentos podem ser clínico ou cirúrgico. Marta explica que o primeiro usa medicamentos que neutralizam a agressão da mucosa pelo ácido. O segundo, que, no passado, foi a opção mais indicada, está em desuso. "As exceções são as pessoas que não respondem às medicações ou apresentem quadros complicados, seja por hemorragia grave, perfuração ou ainda estenose e obstrução, isto é, impossibilidade do bolo alimentar progredir para o intestino delgado", explica a médica. 
 
A prevenção das úlceras não é exatamente fácil, já que elas podem estar ligadas a fatores genéticos. A alimentação, de acordo com Marta, influencia pouco. "No passado, enfatizava-se muito a necessidade de controle cuidadoso da dieta, evitando itens apimentados, gordurosos e ácidos. Mas hoje sabemos que os hábitos alimentares são pouco relevantes na evolução dos sintomas", diz a gastroenterologista.

De toda forma, ela recomenda cuidar da qualidade de vida para manter a saúde em dia. "É importante alimentar-se em horários regulares e em quantidades moderadas, não se automedicar e não usar anti-inflamatórios abusivamente, evitar cigarro e bebidas alcoólicas, controlar o estresse e realizar consultas médicas periódicas".
 
Fonte Minha Vida

Gengibre: raiz emagrecedora e anti-inflamatória

Gengibre é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina
Alimento termogênico, vegetal favorece o sistema digestivo, respiratório e circulatório
 
O que é gengibre
Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
 
Outros nomes do gengibre
Mangarataia, mangaratiá                      

Principais nutrientes do gengibre
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
 
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
 
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 
 
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.
 
Composição do gengibre para cada 100 g
 
Água (g)78,88
Calorias (Kcal)80
Proteínas (g)1,82
Lipídios totais (g)0,75
Carboidratos (g)17,77
Fibras (g)2
Cálcio (mg)16
Ferro (mg)0,6
Magnésio (mg)43
Fósforo (mg)34
Potássio (mg)415
Sódio (mg)13
Zinco (mg)0,34
Cobre (mg)0,22
Manganês (mg)0,22
Selênio (mcg)0,7
Vitamina C (mg)5
Tiamina (mg)0,025
Riboflavina (mg)0,034
Niacina (mg)0,75
Vitamina B6 (mg)0,16
                                                       
Benefícios do gengibre
O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
 
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
 
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
 
Por que o gengibre ajuda a emagrecer
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
 
Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento.
 
O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário aliá-lo à dieta regrada e exercícios físicos.
 
Onde encontrar o gengibre
O gengibre pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.      
 
Como consumir o gengibre
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
 
Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos
 
Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos

Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.

Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.
 
Contraindicações para o consumo de gengibre
A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.
 
A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.
 
O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
 
Riscos do consumo de gengibre
O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes.
 
Efeitos colaterais do consumo de gengibre
Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.
 
Interações com o gengibre
O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo de hipoglicemia ao paciente.
 
Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição da hipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente.
 
Quantidades recomendadas de gengibre
Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.
 
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.
 
Fontes consultadas:
U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14.
Nutricionista Daniela Jobst, da clínica NutriJobst, em São Paulo
Nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo
 
Fonte Minha Vida

Prefeitura de Serafina Côrrea - RS

A Prefeitura de Serafina Côrrea - RS realiza concurso para 34 vagas e cadastro de reserva

Inscrições:
Até 6 de junho pelo www.pontuaconcursos.com.br

Valor:
R$ 44,08

Remuneração:
R$ 855,38 a R$ 9.161,44

Provas:
Haverá prova objetiva para todos e prova de títulos para Professor.

Cargos:
Fundamental - Cozinheiro e Agente Comunitário de Saúde;
Médio - Atendente de Farmácia, Atendente de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem e Almoxarife;
Superior - Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Ginecologista Obstetra, Pediatra, Médico Plantonista, Médico Auditor Revisor, Médico e Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental - Artes.

Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha - RS

A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de vaga para Agente Sanitário.

Inscrições:
Até 31 de maio, no Setor de Atendimento ao Cidadão, avenida Borges de Medeiros, nº. 456

Remuneração:
R$ 1.358,75

Seleção:
Haverá análise de currículo.

Prefeitura de Presidente Prudente - SP

A Prefeitura de Presidente Prudente, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 7 vagas para profissionais da saúde.

Inscrições:
Até 3 de junho, pelo www.omconsultoria.com.br.

Valor:
R$ 8,00 a R$ 13,00.

Remuneração:
R$ 936,65 a R$ 5.907,26

Cargos:
Dentista de Saúde da Família, Enfermeiro de Saúde da Família, Médico de Saúde da Família e Médico Psiquiatra

Provas:
Haverá provas escritas

Prefeitura de Porto Lucena - RS

A Prefeitura de Porto Lucena, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 22 vagas

Inscrições:
Até 10 de junho pelo www.premierconcursos.com.br

Valor:
R$ 37,84 a R$ 63,06

Áreas:
Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde

Remuneração:
R$ 700,00 e R$ 800,00

Provas:
Haverá provas objetivas

Prefeitura de Riachinho - MG

A Prefeitura de Riachinho, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
1º a 30 de agosto pelo www.liberalconsultores.com.br ou na avenida JK, nº.455, centro, Riachinho

Valor:
R$ 27,00 a R$ 180,00.

Remuneração:
R$ 678,00 e R$ 4.950,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática para Motorista e Operador de Máquinas e avaliação de títulos para nível superior.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira, Gari, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Operador de Máquina Pesada e Rondante/Vigia;
Ensino Médio - Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Secretaria, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitora de Creche, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia;
Ensino Superior - Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista de Educação Básica/Supervisão Escolar, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Professor de Educação Básica e Psicólogo.

Prefeitura de Piritiba - BA

A Prefeitura de Piritiba, Bahia, realiza concurso para provimento de 196 vagas

Inscrições:
10 a 31 de maio pelo www.exitocursoseconcursos.com.br.

Valor:
R$ 40,00 a R$ 90,00

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 2.000,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos:
Ensino Fundamental - Atendente, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista na Categoria D, Operador de Máquinas Pá Carregadeira, Operador de Máquinas Patrol e Operador de Máquinas Retroescavadeira;
Ensino Médio - Técnico Epidemiológico, Agente de Endemias, Técnico em Vigilância Sanitária, Assistente Administrativo, Digitador, Educador Social, Fiscal de Serviços, Fiscal de Tributos, Orientador Social, Técnico de Enfermagem, Técnico em Elaboração de Projetos e Técnico em Saúde Bucal;
Ensino Superior - Advogado, Assistente Social, Coordenador Pedagógico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Professor Nível III (1º ao 5º ano) e Professor Nível III de Inglês, Ciências, Português, Matemática, História, Geografia, Educação Física e Artes.

Prefeitura de Pinhais - PR

A Prefeitura de Pinhais, Paraná, realiza concurso para 113 vagas

Inscrições:
Até 14 de junho de 2013, pelo www.fafipa.org

Valor:
R$ 33,50 a R$ 100,00

Remuneração:
R$ 961,70 a R$ 4.619,90

Cargos:
Ensino Fundamental - (1 vaga) Assistente de Operador de Usina de Asfalto e Concreto, (20) Auxiliar Operacional, (4) Operador de Máquina I, (3) Operador de Máquina II, (1) Operador de Usina de Asfalto e Concreto, (2) Eletricista e (2) Motorista III.
Ensino Médio - (10) Assistente Administrativo, (4) Auxiliar de Saúde Bucal, (1) Técnico em Informática e (1) Técnico em Topografia;
Ensino Superior - (1) Bibliotecário, (2) Educador Desportivo, (1) Engenheiro Químico, (1) Fisioterapeuta, (1) Fonoaudiólogo, (1) Geógrafo, Instrutor de Artes nas áreas de (1) Artes Cênicas, (1) Artes Visuais, (1) Dança e (1) Música, (1) Médico Ginecologista, (1) Médico Infectologista, (1) Médico Pediatra e (50) Professor.

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática, prova física, de desempenho didático e de títulos

Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, São Paulo, realiza concurso para 83 vagas

Inscrições:
Até 29 de maio na Autarquia Municipal de Saúde, na rua Major Manoel Francisco de Moraes, nº. 286, centro, Itapecerica da Serra

Cargos:
Médico Clínico Geral Plantonista e Diarista, Médico Pediatra Plantonista e Diarista, Médico Ginecologista Obstetra Plantonista e Diarista, Médico Neonatologista Plantonista e Diarista, Médico Psiquiatra Infantil Diarista e Médico Infectologista Diarista.

Remuneração:
R$ 61,67 por hora

Seleção:
Haverá análise curricular 

Prefeitura de Junqueirópolis - SP

A Prefeitura de Junqueirópolis, São Paulo, realiza concurso para 33 vagas

Inscrições:
Até 29 de maio pelo www.omconsultoria.com.br

Valor:
R$ 16,50

Remuneração:
R$ 918,38 a R$ 3.015,72

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Médico-Veterinário e Técnico Esportivo;
Ensino Médio - Auxiliar de Almoxarife, Auxiliar de Serviços da Educação I, Controlador de Patrimônio e Veículos, Escriturário e Operador de Caixa;
Ensino Fundamental - Coveiro, Encanador, Motorista e Tratorista;

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova prática para Motorista e Tratorista 

Prefeitura de Lindoia do Sul - SC

A Prefeitura de Lindoia do Sul, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de 16 vagas

Inscrições:
Até 29 de maio pelo https://acad.unoesc.edu.br/academico.

Valor:
R$ 30,00 a R$ 100,00

Remuneração:
R$ 845,32 a R$ 12.133,80

Cargos:
Ensino Superior - Médico do ESF, Engenheiro Civil e Assistente Social;
Ensino Fundamental - Motorista e Operador de Máquina I e II;
Alfabetizado - Agente Operacional e Agente de Obras.

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova prática para Motorista e Operador de Máquinas I e II

Prefeitura de Major Vieira - SC

A Prefeitura de Major Vieira, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 13 de junho pelo www.majorvieira.sc.gov.br ou na Rua Francisco Santos Veiga, s/nº., Centro

Valor:
R$ 50,00 a R$ 100,00

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro (2), Médico (2), Odontólogo (1);
Nível Médio: Agente Comunitário de Saúde (19), Técnico em Higiene Dental (2).

Seleção:
Haverá prova objetiva

Hospital Regional de Osasco - SP

O Hospital Regional Dr. Vivaldo Martins Simões em Osasco - SP realiza concurso para provimento de 2 vagas

Inscrições:
3 a 12 de junho de 2013, Rua Ari Barroso, nº 355, Presidente Altino ou www.crh.saude.sp.gov.br

Cargo:
Enfermeiro

Remuneração:
R$ 2.464,83

Provas:
Haverá provas objetivas e Avaliação de Títulos

IFBA prorroga inscrições do processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) lançou edital n° 08/2013 para contratação de 136 professores substitutos, por meio de processo seletivo simplificado. As jornadas serão 20 e 40 horas semanais, com salários variados de R$ 1.914,58 a R$ 2.968,02, bem como auxílio alimentação de R$ 186,50 e R$ 373,00, dependendo da jornada de trabalho.
 
Há vagas para os campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 02 de junho de 2013, pelo site www.ifba.edu.br. A taxa é de R$ 50,00.
 
De acordo com o edital, haverá prova de desempenho didático e prova de títulos. Todas as convocações para realização das provas, assim como os seus respectivos resultados, serão divulgadas no sítio www.ifba.edu.br.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, desde que seja conveniente para o IFBA.

Concurso Prefeitura de Brejo Alegre (SP)

A Prefeitura de Brejo Alegre, no estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público, por meio de dois editais com numeração 01/2013, para seleção e contratação de novos servidores. O certame, que oferece 54 vagas, está sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda.
 
Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade, com oferta salarial de até R$ 3.139,22 em carga horária de 20 a 40 horas por semana.
 
Cargos
Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor PEB I – Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor PEB II – Inglês, Supervisor de Ensino, Ajudante Geral Masculino, Ajudante de Serviços Feminino, Monitor de Transporte Escolar, Jardineiro, Monitor de Corte e Costura, Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas, Agente Fiscal de Tributos, Assistente Administrativo, Auxiliar de Campo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar de Farmácia, Guarda Vidas, Inspetor de Alunos, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Monitor de Esporte, Monitor de Informática e Psicólogo.
 
Inscrição, Seleção e Validade
Os interessados podem efetivar a inscrição até 12 de junho de 2013, no endereço eletrônico www.milconsultoria.com.br. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 50.
 
O certame constará de prova objetiva, com aplicação agendada para a data provável de 07 de julho de 2013. Os locais de realização da prova serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora do certame, no quadro de avisos na Prefeitura Municipal de Brejo Alegre e na imprensa escrita, em 21 de junho de 2013. Apenas os candidatos que concorrem aos cargos de Motorista e Operador de Máquinas também serão avaliados por meio de prova prática. 
 
O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

SJC – SC abre seleção para médicos

A Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de Santa Catarina (SJC) publicou o edital de processo seletivo simplificado nº 003/2013/SJC, visando o provimento de 04 funções de Médico com especialização em Psiquiatria. Os selecionados trabalharão em carga horária de 40 horas semanais no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Florianópolis, por rendimentos de R$ 3.508,82.
 
Inscrições
As inscrições prévias devem ser feitas de 03 a 14 de junho de 2013, pelo site da SJC (www.sjc.sc.gov.br). Já as inscrições definitivas serão realizadas também dentro deste mesmo prazo, enviando documentação comprobatória da formação em Medicina da seguinte forma:
 
Apresentando pessoalmente cópias e as originais dos documentos no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, localizada na Rua Delminda da Silveira, nº 960, bairro Agronômica, Florianópolis/ SC.
 
Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Seleção
O processo seletivo se dará mediante a soma dos pontos pela análise de títulos. A contratação será pelo tempo determinado de 12 meses, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período.   
 
O edital completo está disponível no site da SJC - SC.

Concurso Prefeitura de Estância Velha – RS

A Prefeitura de Estância Velha, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público n° 051/2013, destinado ao provimento de 13 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 7.299,71 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa Energia Essencial Concursos Ltda. Serão assegurados aos candidatos portadores de deficiência, até extinta a validade do concurso, 5% dos cargos existentes e das futuras vagas que vierem a surgir.
Inscrições
As inscrições ocorrerão somente pela internet pelo site: www.energiaessencial.com, até às 23 horas e 59 minutos do dia 17 de junho de 2013.
Cargos e Taxas
  • Advogado - R$ 137,95;
  • Arquiteto - R$ 137,95;
  • Desenhista - R$ 86,22;
  • Engenheiro Civil - R$ 137,95;
  • Fiscal II - R$ 57,48;
  • Guarda Municipal de Trânsito e Segurança - R$ 86,22;
  • Motorista - R$ 51,73;
  • Médico Clínico Geral - R$ 137,95;
  • Médico de Saúde Coletiva - R$ 364,98;
  • Médico Ginecologista Obstetra - R$ 137,95;
  • Médico Pediatra - R$ 137,95;
  • Nutricionista - R$ 137,95;
  • Topógrafo - R$ 86,22.
Provas
As provas objetivas serão realizadas preferencialmente na cidade de Estância Velha-RS, na data prevista de 14 de julho de 2013, em locais e horários a serem divulgados. A publicação do Edital do gabarito inicial das provas objetivas será na data provável de 16 de julho de 2013.
O resultado final será homologado pelo Município e divulgado publicamente com a afixação no Quadro de Publicações Oficiais da Prefeitura Municipal, na Rua Presidente Lucena, 3454 - Centro, por meio de extrato no órgão de divulgação oficial do município, além de ser publicado em caráter meramente informativo na Internet, pelo site: www.energiaessencial.com e www.estanciavelha.rs.gov.br, e Átrio da Prefeitura.
Validade
A validade do concurso público será de até dois anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período pelo Poder Público Municipal.

Concurso Prefeitura de Itaipulândia (PR) tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Itaipulândia, no estado do Paraná, realiza concurso público, por meio do edital nº 01/2013, com o objetivo de prover vagas em vários setores da administração pública. As etapas do certame estão sob a responsabilidade do Instituto Brasil - Assessoria Brasileira de Concursos Ltda.
 
São oferecidas 163 vagas para oportunidades em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 6.732,01, por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Os cargos disponíveis são: Advogado, Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Eletricista, Borracheiro, Contador, Dentista, Documentador, Eletricista, Encanador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Postura e Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Libras, Mecânico, Médico - Clínico Geral, Médico Veterinário, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquina, Operador de Máquina Leve, Operador de Sistemas de Saúde, Pedreiro, Professor, Professor de Educação Infantil, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Topógrafo e Tradutor e Intérprete de Libras.
 
Inscrição
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora (www.institutobrasil.net.br), até 29 de maio de 2013.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet será disponibilizado um posto de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Itaipulândia, situada na Rua São Miguel do Iguaçu, nº1891, no mesmo período das inscrições via internet, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100.
 
Seleção, Gabarito e Validade
A avaliação constará de prova escrita para todos os candidatos, além de prova prática para os cargos de Operador de Máquina e Operador de Máquina Leve e prova de títulos para o cargo de Professor, Professor de Educação Infantil, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Oficial Administrativo.
 
A prova escrita será realizada na data provável de 30 de junho de 2013. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de aplicação da prova, a partir das 20 horas.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Reserva do Cabaçal (MT) realiza processo seletivo

A Prefeitura de Reserva do Cabaçal, no estado do Mato Grosso, por meio do Instituto Brasil, abriu edital de processo seletivo n° 001/2013, para a contratação de servidores pelo tempo determinado de 01 ano, sob o regime da CLT, prorrogável por igual período.

Há 49 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.500,00 por carga horária de 40 horas semanais. Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total dessas vagas, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido, nos termos do Art. 43, do Decreto nº 3.298/99.

Cargos
As chances são para os cargos de agente de serviços gerais feminino, agente de serviços gerais masculino, atendente de consultório dentário, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, bioquímico/farmacêutico, contador, eletricista em manutenção de rede elétrica de baixa e alta tensão, fiscal de vigilância sanitária, mecânico, médico clínico geral, monitor de creche, monitor de programas sociais, motorista categoria D/E, operador de máquina esteira, operador de motoniveladora, pedreiro, professor de pedagogia/normal superior, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.institutobrasil.net.br, até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 12 de junho de 2013.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet será disponibilizado um posto de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, situada na Av. Mato Grosso, nº 221, Centro, Reserva do Cabaçal, MT, no mesmo período das inscrições via internet, no horário das 08h às 11h e das 13h30min às 17h, durante os dias úteis, considerando-se o horário local, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para orientação quanto à realização de inscrições.
 
Taxas
Até o Ensino fundamental completo - R$ 30,00;
Ensino médio e professores - R$ 50,00;
Ensino superior - R$ 80,00.

Provas e Gabaritos
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 30 de junho de 2013, em local a ser definido no edital de homologação das inscrições.

- Para os cargos de Auxiliar Administrativo e Professor de Pedagogia/Normal Superior, a prova escrita será realizada no período da tarde. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas às 14 horas, do dia marcado, pois os portões permanecerão abertos somente até às 14h30min, horário após o qual não será permitido, em hipótese alguma, o acesso de candidatos a sala de provas.

– Para os demais cargos, a prova escrita será realizada no período da manhã. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas às 08 horas, do dia marcado, pois os portões permanecerão abertos somente até às 08h30min, horário após o qual não será permitido, em hipótese alguma, o acesso de candidatos a sala de provas.

O gabarito preliminar será publicado no www.institutobrasil.net.br às 20 horas do dia de aplicação das provas escritas.

Concurso Escola de Saúde Pública - MG 2013

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) lançou o edital n° 01/2013 de concurso público  destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos da carreira de Técnico em Educação e Pesquisa em Saúde (TEPS Níveis I e II) e Analista em Educação e Pesquisa em Saúde (AEPS Níveis I, III e IV).

São ofertadas 46 vagas para profissionais de níveis médio, médio técnico e superior, com salários de até R$ 3.963,91, em carga horária de 40 horas semanais. Este concurso será executado pela Gerência de Concursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP.

Inscrições
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br das 9 horas do dia 25 de julho às 19 horas do dia 02 de setembro de 2013.

Taxas
Nível Médio Completo: R$ 40,00;
Nível Médio Técnico Completo: R$ 50,00;
Nível Superior Completo: R$ 70,00.

Provas
Os candidatos aos postos de Nível Médio (TEPS I), Nível Médio Técnico (TEPS II) e Nível Superior (AEPS I) serão avaliados em etapa única, que será a prova objetiva. Para o Nível Superior (AEPS III e IV) haverá uma primeira etapa, composta de prova objetiva, e uma segunda, que será a prova aberta.
 
As provas serão aplicadas no município de Belo Horizonte-MG, provavelmente, no dia 29 de setembro de 2013, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. A duração de realização das provas será de 4 ou 5 horas, a depender do cargo pretendido.

Todas as publicações oficiais serão feitas no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais e também poderão ser acompanhadas no endereço da organizadora (www.gestaodeconcursos.com.br).

Validade
O prazo de validade deste concurso será de 2 anos, contados a partir da data publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da ESP/MG.

Prefeitura de Aracruz (ES) publica edital de processo seletivo

Na Prefeitura de Aracruz, estado do Espírito Santo, foi publicado o edital nº. 01/2013, informando sobre a realização de processo seletivo, que visa o preenchimento de 567 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 3.173,61 e ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Nível fundamental: Assistente Administrativo de Saúde, Auxiliar de Controle Animal, Auxiliar de Saúde Bucal, Motociclista e Motorista (Administrativo e Ambulância);

Nível médio: Almoxarife, Agente Administrativo de Saúde, Fiscal de Vigilância Sanitária (Técnico em Segurança do Trabalho), Instrutor de Oficina de Fibra de Bananeira, Instrutor de Oficina Iniciação Musical (corda/sopro e percussão), Instrutor de Oficina de Pintura em Tecido de Molde Vazado, Oficial de Controle Animal, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem;

Nível superior: Assistente Social, Biólogo, Cirurgião Dentista (Auditor e PSF), Educador Físico, Enfermeiro (Auditor, Trabalho, Epidemiologista e Regulador), Farmacêutico (Bioquímico), Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Médico (Acupunturista, Alergista/Imunologista, Angiologista, Auditor, Autorizador, Cancerologista (Oncologista), Cardiologista, Clínico Geral, Coloproctologista, Família e Comunidade (PSF), Dermatologista, Trabalho, Endocrinologista, Epidemiologista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista/Obstetra, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista/Traumatologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Regulador, Reumatologista, Urologista, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Psicólogo);
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 06 a 07 de junho de 2013, das 09:00 às 17:00 horas, na EMEF Placidino Passos, localizada na Rua Leopoldo Barcelos Rangel, nº 113, Bairro Polivalente, Aracruz/ES. No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
 
Ficha de Inscrição devidamente preenchida com letra legível ou digitada (disponível no site www.pma.es.gov.br);
  • Cópia simples do documento de identidade com foto;
  • Cópia simples do CPF ou de documento que contenha sua numeração;
  • Cópia simples do diploma, histórico escolar, certidão, declaração ou certificado, emitido pela unidade escolar, reconhecida pelo MEC;
  • Quando a conclusão for comprovada através de Declaração, somente será aceita se o curso for concluído a partir de 2008, desde que conste no referido documento;
  • Cópia simples da Carteira, declaração ou outro documento que comprove o registro no conselho regional da classe;
  • Cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação;
  • Cópia simples de Documento que comprove a participação em curso de Direção Defensiva;
  • Cópia simples de Documento que comprove a participação em curso de Primeiros Socorros
 
Prova
O processo seletivo será composto de comprovação dos requisitos e pré-requisitos exigidos, de caráter eliminatório e pontuação de títulos, de caráter classificatório.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município.