Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ministério da Saúde redefine regras para atendimento domiciliar pelo SUS


O Ministério da Saúde redefiniu as regras para atenção
domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Medida vale para cidades do país com 20 mil habitantes ou mais. Serviço busca reduzir internações em hospitais e humanizar tratamento
 
O Ministério da Saúde redefiniu as regras para atenção domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28) e vale para todos os municípios com população igual ou superior a 20 mil habitantes.
 
O governo entende como atenção domiciliar um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças ou reabilitação oferecidas na casa do paciente. Esse atendimento pode substituir ou complementar a internação hospitalar ou ambulatorial.

Segundo o ministério, a atenção domiciliar pretende reduzir a demanda por internações, humanizar os serviços prestados aos pacientes e aumentar a autonomia deles.
 
A proposta prevê a adoção de um modelo baseado no trabalho de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, além dos familiares e de um eventual cuidador. Também é exigida a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende no número 192.
 
As novas regras também falam sobre a carga horária dos profissionais destinados à atenção domiciliar, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
 
Algumas normas variam conforme o tamanho da população de cada cidade, e há três modalidades diferentes de atenção domiciliar previstas na portaria. De acordo com o texto, os recursos para custear essas atividades vêm do orçamento do Ministério da Saúde.
 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário