Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Brasil integra Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde

"A eleição do Brasil como um dos representantes das Américas é o reconhecimento da liderança que nosso país vem construindo"
 
Desde a última sexta-feira (24), o Brasil passou a ter representantes no Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, foi indicado para assumir o cargo, tendo como substituto o coordenador da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman.
 
"A eleição do Brasil como um dos representantes das Américas é o reconhecimento da liderança que nosso país vem construindo em temas relevantes para a saúde global e do papel que podemos desempenhar nesse órgão. Nossa participação vai fortalecer temas relevantes para o Brasil e outros países em desenvolvimento, como o acesso aos medicamentos, o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, a importância da saúde como promotora e resultado do desenvolvimento sustentável, os recursos humanos em saúde, a construção de sistemas universais, a importância da atenção primária da saúde e o fortalecimento das ações de controle e eliminação de doenças transmissíveis Aids, tuberculose e doenças negligenciadas, entre outros," afirmou Barbosa.
 
O órgão, formado por representantes de 34 dos 193 países-membros da entidade, é responsável por organizar os temas que serão discutidos durante as Assembleias Mundiais de Saúde e viabilizar a implementação das políticas e ações conjuntas definidas no evento. A duração do mandato é de três anos.
 
O Conselho Executivo da OMS se reúne duas vezes por ano uma em janeiro e outra após a Assembleia Mundial da Saúde. O Brasil se somará a outras cinco nações responsáveis por representar as Américas no órgão: Argentina, Cuba, México, Panamá e Suriname. As demais regiões do mundo possuem o seguinte número de participantes-membros: África (7), Sudeste asiático (3) Europa (8), Mediterrâneo oriental (5) e Pacífico ocidental (5). Além das reuniões realizadas com representantes da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos Portugal e Reino Unido, os representantes do Ministério da Saúde também tiveram encontros com as delegações de Burundi, México e Sudão.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário