Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cirurgia da catarata diminui as chances de lesões e dá mais qualidade de vida a idosos

Cirurgia da catarata diminui as chances de lesões e dá mais qualidade de vida a idosos Pena Filho/Agencia RBS
Foto: Pena Filho / Agencia RBS
Pessoas com catarata sofrem com visão embaçada e podem
 ver apenas vultos
Nova geração de lentes intraoculares rejuvenesce a visão e dispensa o uso de óculos
 
Um estudo publicado recentemente no Journal of American Medical Association revela que pessoas com mais de 65 anos que passaram por cirurgia de catarata estão consideravelmente menos propensas a sofrer fratura do fêmur em relação àquelas que não se submeteram ao tratamento cirúrgico da visão.
 
— A visão desempenha um importante papel no equilíbrio e na estabilidade de um paciente idoso. Tanto que a catarata é considerada a causa mais comum de fraturas relacionadas a problemas visuais, sendo responsável por 49% dos casos — diz Victoria Tseng, da Brown University, nos Estados Unidos.
 
Na opinião de Renato Neves, cirurgião-oftalmologista que está à frente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, além da catarata, as doenças oculares que mais comprometem a estabilidade e deixam o paciente mais vulnerável são a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), os problemas refrativos e o glaucoma.
 
A cirurgia para remoção, seguida do implante de lentes intraoculares (LIOs), não só possibilita ao paciente voltar a enxergar, como ainda rejuvenesce a visão.
 
A nova geração de lentes intraoculares dispensa o uso de óculos. Além de ser um procedimento seguro, as lentes intraoculares implantadas têm a função de ajustar a visão conforme a necessidade. As lentes mais avançadas podem ser multifocais ou acomodativas, permitindo focar a imagem nas diferentes condições.
 
Facoemulsificação é uma alternativa
Segundo o oftalmologista Marco Kroeff, a técnica cirúrgica mais moderna para a retirada da catarata é a facoemulsificação:
 
— Com este método, o cirurgião fragmenta a catarata com um aparelho de facoemulsificação que possui uma ponteira que emite vibrações em uma frequência ultrassônica. Ao mesmo tempo, esta ponteira tem um orifício que aspira os fragmentos da catarata e, após sua remoção, é implantada lente onde foi removido o cristalino opaco.
 
Tire suas dúvidas
 
O que é catarata?
É uma doença caracterizada pela opacificação progressiva do cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho, situada atrás da iris. Sua função é projetar uma imagem nítida na retina, que é a "tela" onde as imagens são formadas e transmitidas ao cérebro. Com a perda progressiva da transparência do cristalino, impedindo que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina, a pessoa inicialmente percebe uma visão embaçada. Com a evolução do quadro, que leva à opacificação total do cristalino, a pessoa pode enxergar apenas vultos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no mundo 160 milhões de pessoas tenham catarata.
 
Quais as causas?
A principal causa é o processo natural de envelhecimento, que faz com que o cristalino perca gradativamente sua transparência. Entre os fatores de risco que aceleram o seu aparecimento, estão os maus hábitos alimentares e o stress, que induzem ao acúmulo de oxidantes, além da excessiva exposição à radiação ultravioleta emitida pelo sol.
 
Embora surja geralmente em pessoas com mais idade, há casos de crianças que já nascem com a doença.
 
Outras causas de catarata precoce são o diabetes, o uso sistemático e sem indicação de medicamentos, especialmente dos que contêm corticoide, e as inflamações intraoculares e os traumas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário