Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Veja os casos mais famosos de transplante de face pelo mundo

Cirurgias de reconstrução total ou parcial têm avançado desde 2005. Esta semana, polonês de 33 anos foi operado após acidente em abril
 
Os transplantes de face têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo, e ano após anos os resultados ficam melhores. A primeira cirurgia do tipo foi feita em novembro de 2005, na francesa Isabelle Dinoire, então com 39 anos de idade. Ela havia sido mordida por seu cão labrador seis meses antes, depois de tomar pílulas em uma tentativa de suicídio.
 
Mas a história das grandes intervenções cirúrgicas de face começou bem antes desse episódio, em 1994, com a reimplantação do rosto da indiana Sandeer Kaur, com 9 anos na época. A menina chegou ao hospital inconsciente, com o crânio dividido em duas partes, e teve o próprio rosto restaurado, o que dispensou a necessidade de um transplante.
 
Desde o caso de Isabelle Dinoire, porém, muitos transplantes totais ou parciais de face foram realizados em vários países. A maioria envolveu uma série de cirurgias reconstrutivas – para substituir pele, músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos – e uma equipe médica com dezenas de profissionais.
 
Entre os casos mais famosos de reconstrução de rosto, estão pacientes que sofreram ataques de animais, violência doméstica, acidentes de trabalho, tentativas de suicídio ou uma doença degenerativa chamada neurofibromatose ou síndrome de Von Recklinghausen, que provoca o crescimento anormal de tecidos na pele, geralmente após a puberdade.
 
Confira abaixo os principais casos de pacientes submetidos a um transplante de rosto no mundo:

Casos mais famosos de transplantes de face, parciais ou totais
PacienteOrigemOperado emHistórico
Grzegorz
Grzegorz (Foto: Cancer Center and Institute of Oncology in Gliwice/AP)Foto: Cancer Center and Institute
of Oncology in Gliwice/AP
Polonesa 15/4/2013
O paciente de 33 anos teve o rosto destruído em um acidente com uma máquina de cortar pedras, em 23 de abril. A cirurgia foi feita com urgência e durou 27 horas. Os médicos conseguiram reconstruir o rosto, a mandíbula, o céu da boca e as maçãs do rosto. O doador é um homem de 34 anos, selecionado a partir de um cadastro nacional da Polônia. Saiba mais sobre a história de Grzegorz.
Carmen Blandin Tarleton
Carmen Blandin Tarleton (Foto: Charles Krupa/AP) Foto: Charles Krupa/AP
Americana Fevereiro de 2013
A enfermeira de 44 anos sofreu queimaduras em mais de 80% do corpo após ser agredida com soda cáustica pelo ex-marido, em 2007. Ela teve que passar por um transplante total de rosto, que incluiu a substituição da pele do pescoço, nariz, lábios, músculos faciais, artérias e nervos. Ao todo, foram feitas mais de 50 cirurgias na mulher, que também conseguiu recuperar a visão. Saiba mais sobre a história dela.
Richard Lee Noris
Richard Lee Noris (Foto: Universidade de Maryland/Arquivo AFP)Foto: Universidade de Maryland/Arquivo AFP
Americana 19 e 20/3/2012
O homem de 37 anos na época vivia recluso após ter sido seriamente ferido em um acidente com uma arma de fogo, em 1997. Ele havia perdido os lábios, o nariz e tinha movimentos limitados na boca. O primeiro transplante de rosto durou 36 horas e fez parte de uma série de cirurgias corretivas. Norris voltou a escovar os dentes e se barbear sozinho, além de voltar a sentir cheiros. Saiba mais sobre a história dele.
Dallas Wiens
Dallas Wiens (Foto: AP)Foto: AP
Americana Março de 2011
O trabalhador do setor de construção civil, de 25 anos na época, teve o rosto desfigurado em 2008, após se queimar em um acidente com alta voltagem e perder os olhos, lábios, nariz e sobrancelhas. Ele foi submetido ao terceiro transplante de face dos EUA. Antes da reconstrução total, realizada por 30 profissionais, foram feitas 20 cirurgias com tecidos extraídos de outra pessoa. Leia mais sobre a história de Wiens, que apareceu em público dois meses após a cirurgia e se casou.
Oscar
Oscar (Foto: AP)Foto: AP
Espanhola Março de 2010
O primeiro transplante completo de rosto foi realizado na cidade espanhola de Barcelona, no hospital Vall d'Hebron. O paciente sofreu um acidente quando era criança e não podia respirar nem falar direito. A equipe médica levou 22 horas para transplantar a pele e os músculos da face, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes e os ossos das maçãs do rosto e da mandíbula. Saiba mais sobre a história dele.
Rafael
Rafael (Foto: Cristina Quicler/AFP)Foto: Cristina Quicler/AFP
Espanhola 25 e 26/1/2010
Homem tinha o rosto deformado por uma doença transmitida geneticamente, chamada neurofibromatose. O transplante de face teve a participação de 100 profissionais no hospital Virgen del Rocío, em Sevilha. Rafael voltou a sentir o tato, distinguir o calor do frio e fazer a barba. Saiba mais sobre a história dele.
James Maki
James Maki (Foto: Josh Reynolds/AP)Foto: Josh Reynolds/AP
Americana 9/4/2009
O homem de 59 anos na época ficou desfigurado por um acidente de metrô em Boston, em 2005. Ele passou pelo segundo transplante de rosto dos EUA. Saiba mais sobre a história dele.
Connie Culp
Connie Culp (Foto: Jason Miller/AP)Foto: Jason Miller/AP
Americana Dezembro de 2008
A paciente de 46 anos na época fez o primeiro transplante total de rosto. Ela levou um tiro de espingarda do marido em 2004, e passou por 30 cirurgias para reconstrução facial. A mais extensa delas durou 22 horas e incluiu a transferência de ossos, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos. Leia mais sobre a história dela, que agora defende a doação de órgãos.
Li Guoxing
Chinês (Foto: EyePress News/Arquivo AFP)Foto: EyePress News/AFP
Chinesa 13/4/2006
Camponês de 30 anos na época perdeu parte do rosto após ter sido atacado por um urso em 2004, na província de Yunnan. As bochechas, o nariz e o lábio superior foram reconstruídos. Guoxing morreu em 2008.
Isabelle Dinoire
Dinoire (Foto: Denis Charlet/AFP)Foto: Denis Charlet/AFP
Francesa 27/11/2005
Após ter o rosto mordido por seu cão labrador em maio de 2005, depois de tomar pílulas em uma tentativa de suicídio, a mulher de 39 anos na época foi operada depois de seis meses no Centre Hospitalier Universitaire d'Amiens, cidade próxima a Paris. A operação, considerada a primeira do gênero, foi considerada um sucesso. Leia mais sobre a história dela.
 Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário