Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salgueiro branco

Nome científico
Salix alba L.
 
Nomes alternativos
Salgueiro, sinceiro.
 
Descrição
Nativa da Ásia e Europa, é uma árvore grande de tronco curto e ramos flexíveis, cobertos de pelos finos quando jovens. As folhas são verde-acinzentadas, longas e aveludadas, e suas flores, amarelas ou brancas.
O salgueiro é usado desde a antiguidade como febrífugo e analgésico, seu princípio ativo é precursor do ácido acetilsalicílico (aspirina).
 
Parte utilizada
Casca e folhas.
 
Uso medicinal
Uso comprovado no tratamento sintomático da febre, dor, gripes, resfriados e condições reumáticas leves.
 
Modos de uso
Pó, casca seca fervida em água, extrato em álcool, infusão, tintura, drágeas, soluções orais e na produção de fitoterápicos como Calman, Florino, Pasic, Passiflorine e Zortrix.
 
Cuidados e contraindicações
Não deve ser usado em caso de alergia ao salgueiro ou à aspirina, por pacientes com problemas de rins e fígado, asma, diabetes, problemas de sangramento, que sofrem de úlceras gastroduodenais, hemofilia e hemorragias uterinas. Deve ser evitada durante a gravidez ou período de amamentação e por menores de 12 anos – especialmente crianças em estado gripal ou com catapora. Não utilizar junto com maracujá e noz moscada. Usar com cautela se combinada a anticoagulantes, corticoides e anti-inflamatórios não-esteroidais (ex. ibuprofeno).
 
Efeitos colaterais
Dor estomacal, coceira, alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário