Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Uma boa maneira de potencializar a dieta: coma a sobremesa primeiro

A melhor maneira de controlar sua dieta é prestar muita atenção nas comidas pouco saudáveis que fazem parte dela. Mas uma estratégia que parece bastante promissora inverte levemente essa lógica e aponta que comer uma “bobagem” antes das refeições pode fazer bem na busca pelo peso ideal.
 
“O autocontrole é visto como uma batalha entre desejo e determinação. Mas essa postura também pode levar ao descontrole alimentar momentâneo vez ou outra. O que sugerimos é que essas pessoas invertam essa lógica e, eventualmente, se deixem levar pelo desejo de comidas calóricas e pouco saudáveis”, explica Joseph Redden, um dos autores do estudo que será publicado no próximo número do periódico Journal of Consumer Research e pesquisador da Universidade de Minnesota, nos EUA.
 
“Comer um doce antes das refeições, por exemplo, sabendo que deverá se alimentar corretamente na sequência pode aumentar o controle das pessoas sobre a quantidade dessa primeira porção pouco saudável”, completa.
 
Em uma série de testes os pesquisadores descobriu que algumas pessoas que estão de dieta conseguem se controlar melhor, se satisfazem mais rapidamente e estão atentas ao que comem. Mas um outro grupo, que tinha grande dificuldade de manter a dieta em dia, conseguiu melhorar seu autocontrole para comidas pouco saudáveis quando as consumiam antes das refeições.
 
Sem exageros
Os pesquisadores lembram que o ideal não é comer exageradamente um doce ou alimento gorduroso, ou fazê-lo em qualquer hora do dia, mas comer uma pequena porção antes da refeição principal.
 
“Essas pessoas acabavam prestando mais atenção ao que estavam ingerindo, pois sabiam que tinham que fazer uma refeição saudável na sequência e estavam levando a dieta a sério, mesmo com os lapsos que admitiam ocorrer”, diz Redden.
 
“Com esse compromisso de se alimentar corretamente após um pequeno ‘desejo atendido’, elas se sentiam mais no controle da situação, algo que é importante em uma dieta”, indica o autor. “Além disso quando outros pesquisadores pediam que elas contassem as vezes que mastigavam esses ‘snacks’, elas ficavam ainda mais atentas e se satisfaziam mais rapidamente com os doces ou comidas calóricas”.
 
De acordo com os pesquisadores esses exercícios fizeram com que os participantes da pesquisa prestassem muito mais atenção nos alimentos pouco saudáveis que ingeriam. Eles passaram a monitorar essas atividades e o que era um lapso acabava virando uma meta, ou seja, controlar conscientemente o consumo daquele alimento calórico.
 
“O segredo do sucesso de qualquer dieta é estar atento ao que se come”, finalizam os autores.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário