Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

No SUS, quatro paulistas são internados por hora após sofrer AVC

No ano passado, em média, quatro pessoas foram internadas em hospitais públicos paulistas após terem sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde.
 
Segundo o órgão, em 2011, foram registradas 39 mil internações de pacientes paulistas vítimas da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é similar ao registrado em 2010, quando houve 38,9 mil internações. Também em 2010 (último dado disponível), 21,2 mil pessoas morreram por derrame no Estado.
 
Especialistas reforçam que é fundamental que as pessoas conheçam os sintomas do AVC, pois quanto mais rápido o socorro, menor o risco de sequelas.
 
O ideal é que no máximo após duas horas dos primeiros sintomas, o paciente já esteja sendo medicado e que tenha tido sua pressão arterial restabelecida.
 
Os principais sintomas de derrame são tontura, confusão mental, dor de cabeça, visão limitada, perda de força ou formigamento de um lado do rosto ou do corpo, alterações na fala (pronuncia errada), desvio no canto da boca (ficar com a boca torta) e dificuldade de compreensão.
 
A secretaria alerta para alguns dos principais fatores de risco para AVC que necessitam cuidados especiais, como pressão alta, colesterol elevado, diabetes, arritmias ou histórico familiar de AVC. Além disso, o órgão também ressalta que o tabagismo é um dos hábitos que pode elevar o risco de derrames.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário