Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 2 de março de 2014

Pular carnaval pode queimar até 800 calorias por hora

Pular carnaval pode queimar até 800 calorias por hora
Saiba quais músculos são mais trabalhados em cada tipo de folia e os cuidados necessários ao cair na farra
 
Pular carnaval é uma delícia e ainda pode ajudar a emagrecer! Isto porque cair na folia proporciona um gasto energético que varia de 300 a 800 calorias por hora. Alguns músculos também são trabalhados, especialmente aqueles das pernas, dos glúteos e do abdômen. 
 
Porém, são necessários alguns cuidados antes de praticar as atividades. Não abuse do álcool e procure hidratar-se constantemente com água. Coma refeições leves antes da farra. Além disso, vista roupas confortáveis, especialmente os calçados. O tênis é a melhor opção porque possui amortecimento. 
 
Conversamos com educadores físicos e listamos quais os benefícios e cuidados ao sambar, dançar axé e frevo, participar da micareta, do baile de carnaval e do bloco de rua, ir atrás do trio elétrico e desfilar na avenida.  
 
Sambar
Sambar durante uma hora pode queimar até 600 calorias. "A prática da dança neste ritmo além de aprimorar a resistência aeróbica também melhora as capacidades coordenativas como o ritmo e o equilíbrio", afirma o educador físico Níkolas Chaves. 
 
A atividade também trabalha as panturrilhas, os glúteos, coxas e o abdômen e desenvolve a flexibilidade, porém alguns cuidados são necessários. Como o tornozelo passa a maior parte do tempo em flexão plantar, como os pés de bailarinas, é importante observar se as articulações desta parte estão boas e fortalecer a panturrilha com musculação. "Também opte por calçados adequados para a prática, como o tênis e roupas leves", orienta a educadora física Fernanda Andrade.
 
Dançar o axé por uma hora queima entre 450
 e 600 calorias
Dançar axé
Dançar o axé por uma hora queima entre 450 e 600 calorias. Esta atividade exercita as coxas, pernas, glúteos, braços e abdômen. Ela também irá melhorar a capacidade de resistência aeróbica e, claro, o humor de quem a pratica. Para fazer esta atividade também é importante vestir um calçado confortável, o tênis continua como a melhor alternativa, e roupas leves. 
 
Frevo
O frevo é a atividade do carnaval que mais gasta energia, uma hora dançando queima de 600 a 900 calorias. Todos os membros inferiores são fortalecidos com esta dança e os ombros também, devido à grande exigência de movimentos com os braços. 
 
A dança ainda melhora a resistência aeróbia e as capacidades coordenativas de equilíbrio e ritmo. Porém, são necessários alguns cuidados ao praticar esta atividade. "Fique atento aos movimentos de agachamentos profundos que podem lesionar os ligamentos dos joelhos. Faça musculação para fortalecer bem as pernas e poder dançar sem riscos", orienta Chaves. É importante que o calçado seja confortável. 
 
Micareta
Participar de uma micareta leva a queima de 325 a 650 calorias em uma hora. Esta atividade proporciona um trabalho aeróbico intenso e também pode contribuir para o fortalecimento de coxas, glúteos e pernas. 
 
O melhor calçado para a micareta é o tênis. "As pessoas costumam pular muito nestes ambientes e este calçado tem um amortecimento bom. Evite rasteirinhas, pois elas não contam com nenhum amortecimento. Saltos também não são bons porque além de não ter amortecimento, eles ainda sobrecarrega as panturrilhas e a parte anterior das pernas", explica Andrade. 
 
Átras do trio elétrico
Acompanhar o trio elétrico pode queimar entre 200 e 800 calorias, tudo irá depender da intensidade em que a atividade é praticada. Trata-se de um forte exercício aeróbico e como envolve saltos e palmas constantes exige braços e pernas. Ir atrás do trio elétrico também proporciona o bem-estar. 
 
Durante a caminhada atrás do trio elétrico observe o seu ritmo cardíaco e procure ter uma refeição leve antes de cair na folia. "Hidratar-se a cada 20 minutos para evitar problemas de estresse térmico como câimbras e exaustão", orienta Chaves.
 
Desfilar na avenida queima até 800 calorias por hora
Desfilar na avenida
Desfilar na avenida durante uma hora pode queimar entre 650 e 800 calorias. "O gasto de energia é alto porque a pessoa desfila carregando uma fantasia. Esta vestimenta também exige atenção, pois pode dificultar a evaporação do seu suor e o resfriamento do corpo, induzindo ao cansaço. Por isso, hidrate-se bem", observa Chaves. 
 
Também são necessários outros cuidados ao vestir a fantasia. "Para lidar melhor com o peso que as peças podem fazer nos ombros, uma dica é alongar antes e depois do desfile", orienta Andrade. As coxas, pernas, glúteos e o abdômen são trabalhados durante o desfile na avenida. 
 
Pular em bloco de rua
Pular carnaval em um bloco de rua pode queimar entre 450 e 600 calorias durante uma hora. Nesta atividade são trabalhados os músculos das pernas e coxas e é importante calçar o tênis que possui amortecimento e ainda é fechado, evitando que os pisões, tão frequentes em locais lotados como os blocos, machuquem os pés. 
 
Baile de carnaval
Participar de um baile de carnaval pode queimar de 300 a 500 calorias por hora. "O trabalho maior desta atividade é o aeróbio, mas pensando em musculatura o que é mais trabalhado é a parte interior das coxas, glúteos, coxas, pernas e um pouco de abdômen", observa Andrade. Beba água com frequência, preferencialmente a cada 20 minutos e vista calçados confortáveis. 
 
Minha Vida

Aids: exame que faz análise da saliva garante mais de 99% dos resultados corretos

Teste pede uma janela de três meses para melhorar a precisão
 
Por Dr. Ralcyon Teixeira
 
Desde a descoberta do vírus HIV, diversos exames foram desenvolvidos para realizar o diagnóstico dessa infeção. Buscamos desenvolver testes tão confiáveis e com tempos de janela imunológica tão baixos, que chegamos ao ponto de um exame conseguir detectar a infecção pelo HIV quinze dias após a suposta infecção com mais de 99% de chances do resultado estar correto. Relembrando que a janela imunológica é o tempo que existe entre a infecção e o exame do laboratório vir positivo.
 
Apesar de todos esses avanços no diagnóstico do vírus HIV, muitas pessoas desconhecem que são HIV positivas. Estima-se que, atualmente, existam 35,3 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo e a cada ano 2,3 milhões de pessoas se infectem, o que resulta em mais de 6.300 pessoas sendo infectadas a cada 24 horas.
 
Dados mais recentes do Brasil afirmam que existem 718 mil pessoas vivendo com HIV no Brasil, sendo que 20% delas (144 mil pessoas) não sabem do diagnóstico da infecção. Esse dado é muito preocupante, pois hoje o vírus HIV adquiriu características de uma doença crônica, como a pressão alta e o diabetes, mas para isso a infecção deve ser diagnosticada e tratada de maneira adequada e precoce, não permitindo que a imunidade chegue a níveis muito baixos, fazendo com que outras doenças graves, chamadas de oportunistas, apareçam e causem risco de vida ao paciente.
 
Se o diagnóstico for precoce e o paciente procurar auxílio médico, o curso da doença será bem diferente daquelas pessoas que não sabem da infecção ou não querem se tratar. Os dados oficiais ainda mostram que em 2012 no Brasil houve 39.185 mortes relacionadas ao HIV, sendo que na cidade de São Paulo acontecem duas mortes por dia diretamente relacionadas com a infecção pelo vírus da Aids.
 
Novidades do diagnóstico
Pensando em facilitar o diagnóstico da infecção pelo HIV, foi produzido um exame rápido e de fácil realização, que é capaz de fazer o diagnóstico através da análise da saliva. Até então, os principais exames de diagnóstico do HIV necessitavam da coleta de amostra de sangue.
 
A saliva das pessoas infectadas pelo vírus apresentam anticorpos da classe IgG (mecanismos de defesa contra o vírus) que deixam o exame positivo. Vale lembrar que o vírus do HIV não está presente na saliva, portanto, a saliva não tem capacidade de transmitir o vírus. Por isso que beijar ou compartilhar copo e talheres não transmite o HIV entre as pessoas.
 
O exame garante mais de 99% de resultados corretos e a janela imunológica estimada pode ser de até três meses (tempo entre a possível infecção e o exame vir positivo). Dessa forma, as pessoas que fizerem um exame em um curto espaço de tempo e que vierem com exame negativo, devem repetir o teste após três meses de uma exposição de risco para o contagio do HIV.
 
Por ser rápido, de confiança e de fácil realização, esse exame será usado pelo Ministério da Saúde em inúmeras situações como, por exemplo, em campanhas de testagem para o HIV. Mas o próprio Ministério da Saúde já sinalizou que liberará a venda desse teste em farmácias de todo Brasil no primeiro semestre de 2014 ao custo estimado de R$ 8,00.
 
Existem críticas sobre essa ação, mas o objetivo é facilitar o diagnóstico da infecção. Toda pessoa que fizer esse teste tem que estar preparada caso o exame venha a ser positivo. Nestes casos, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde para realizar um atendimento médico. A partir disso, novos exames serão solicitados para confirmar ou não a infecção pelo HIV (só um exame rápido de saliva não confirma o diagnóstico da infecção pelo HIV).
 
O importante neste momento é não se desesperar e procurar ajuda médica imediata. Lembrem-se, prevenir continua sendo a melhor opção, mas caso você suspeite estar infectado pelo vírus HIV, é muito importante que você faça o diagnóstico precoce e siga o tratamento adequadamente.
 
Fontes:
- Aids by de Numbers - Unaids 2013

- Boletim epidemiológico HIV/aids - MS - dezembro 2013

- Manual técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV - dezembro 2013.
 
Minha Vida

60% só vão ao médico quando estão doentes

Pesquisa do instituto Data Popular mostra que maioria não se previne, o que seria melhor forma de evitar infartos e AVCs
 
Seis de cada dez brasileiros só vai ao médico quando já está doente, aponta pesquisa do instituto Data Popular, segundo a qual percentuais semelhantes ou ainda maiores não adota medidas para evitar a obesidade, um dos maiores fatores de risco para doenças mortais como infarto, diabetes, hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral).
 
Isso ocorre, de acordo com o instituto, apesar de um aumento médio de 50% nos gastos com a saúde nos últimos 11 anos, com predominância da região Sudeste, que concentra mais da metade.
 
Por faixas de renda, a classe média, somada, gasta anualmente cerca de R$ 72 bilhões, contra R$ 70 bilhões da classe alta e R$ 23 bilhões da classe baixa.
 
O presidente do data Popular, Renato Meirelles, aponta uma contradição entre o discurso e a prática. “Três quartos afirmam se preocupar diariamente com a forma, mas não  é assim que funciona”, disse à TV Globo.
 
As mulheres são mais preocupadas. Os números apontam que 77% delas, nas classes média e baixa, consideram importante manter a forma física.
 
Sobrepeso nacional
Os dados do data Popular coincidem com os do Ministério da Saúde que, no ano passado, constatou que 51% dos brasileiros estão acima do peso e que 26% bebem refrigerante em média cinco vezes por semana, entre outros dados.
 
Gordura sedentária
57% DOCES E FRITURAS são tipos de comida de que mais da metade das pessoas não abre mão  81% EXERCÍCIOS físicos regulares não são feitos por mais de quatro em cada cinco brasileiros. (Destak/Abramge)
 
SaudeWeb

Governo autoriza reajuste de medicamentos em março

Cmed publicou medida no Diário Oficial. Enquanto isso, projeto busca isenção automática de remédios tarja vermelha e preta
 
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), conselho atrelado ao governo federal e liderado pelo Ministério da Saúde, autorizou o reajuste dos preços dos remédios no País a partir de 31 de março. Publicada no Diário Oficial da União, a medida estabelece os critérios do ajuste de preços, considerando preços de referência estabelecidos na mesma data de 2013.
 
Enquanto isso, para facilitar o acesso da população a medicamentos de tarjas vermelha e preta, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei (6612/13) que prevê a extensão automática da isenção de alguns impostos federais para os novos remédios que entram no mercado. De autoria do deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), a proposta prevê que todos esses medicamentos, que dependem de prescrição médica, sejam isentos do recolhimento do PIS/Pasepe da Cofins.
 
Se aprovado, os medicamentos de tarja vermelha e preta serão automaticamente isentos após serem aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente a isenção depende da inclusão em uma lista positiva do governo, que conta com cerca de 1,5 milhão de substâncias. De outro lado, quase 170 princípios ativos aguardam para ser incluídos.
 
Segundo Ihoshi, há oito anos a atualização não é feita. “Os remédios têm uma tributação muito alta. Grande parte dos remédios que são vendidos no Brasil tem a isenção do PIS e Cofins, que são tributos federais. Só que há oito anos não existe a revisão da chamada lista positiva”.
 
Isso significa, diz o deputado, que “os novos medicamentos que estão entrando no mercado e já tem a aprovação da Anvisa não têm ainda a prerrogativa da isenção dos tributos federais”. O maior prejuízo, entende ele, é para a população consumidora desses remédios, que tem de pagar preços mais altos por causa da tributação.
 
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A íntegra da proposta pode ser lida no site da Câmara.
 
* com informações da Agência Estado e da Agência Câmara

SaudeWeb

Chocolate amargo faz bem para o coração, aponta pesquisa

Foto: Reprodução
Doce ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias
 
Uma boa notícia para os amantes do chocolate: uma nova pesquisa publicada na revista FASEB aponta que o chocolate amargo ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e previne as células brancas do sangue grudem nas paredes dos vasos sanguíneos.
 
Tanto a rigidez arterial e a adesão de células brancas do sangue são conhecidos fatores que desempenham um papel significativo na aterosclerose. Além disso, os cientistas também descobriram que o aumento do teor de flavonóides do chocolate amargo não alterou este efeito.
 
Os pesquisadores analisaram 44 homens de meia-idade com excesso de peso ao longo de dois períodos de quatro semanas, enquanto eles consumiram 70 gramas de chocolate por dia. Os participantes do estudo receberam chocolate amargo ou um tipo especialmente produzido com alto teor de flavonóides, ambos com um teor de massa de cacau similar.
 
Antes e depois de dois períodos de intervenção, os pesquisadores realizaram diversas medições de indicadores importantes da saúde vascular. Durante o estudo, os participantes foram aconselhados a abster-se de certos produtos alimentares altamente calóricos para evitar ganho de peso.
 
— O efeito que o chocolate escuro tem em nossos corpos está incentivado não só porque nos permite comer com menos culpa, mas também porque poderia abrir caminho para terapias que fazem a mesma coisa com resultados melhores e mais consistentes.
 
Até a 'droga de chocolate escuro' ser desenvolvida, no entanto, vamos ter que nos contentar com o que a natureza nos deu — disse Gerald Weissmann, editor chefe da revista FASEB.
 
Zero Hora

Saiba como evitar problemas respiratórios entre as crianças no verão

Foto: Reprodução
Pediatra de dicas para de alimentação, tratamento e prevenção
 
As variações de temperatura ao entrar e sair de ambientes com ar condicionado, os banhos de chuva e as brincadeiras com os pés descalços são atividades comuns das crianças no verão e passam a exigir alguns cuidados com a saúde dos pequenos para evitar os problemas respiratórios.

De acordo com o vice-presidente do Comitê de Pneumologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Diego Djones Brandenburg, as mudanças bruscas de temperatura são nocivas para as vias aéreas, principalmente para crianças que já apresentam condição de sensibilidade, como bronquite, rinite ou asma.
 
- As oscilações de temperatura são irritantes para as vias aéreas. Tanto o ar seco como o ar frio, que vem do ar condicionado, incomodam principalmente crianças em condições de sensibilidade nas vias. O ar condicionado não é um inimigo, mas deve ser utilizado com bom senso. A temperatura deve ficar entre 23°C e 24°C — aponta o especialista.
 
O pediatra ressalta que os pais devem estar atentos aos sintomas e sempre procurar um médico para verificar o melhor tratamento. As principais dúvidas são com relação às diferenças entre rinite, resfriado e gripe. Os pequenos que apresentam problemas respiratórios crônicos podem realizar tratamentos específicos de prevenção. Em casos de asma, é bom seguir tratamento preventivo conforme recomendação médica. Para quem tem rinite, é aconselhável o uso dos sprays nasais de uso contínuo ou antialérgicos.
 
Para as outras crianças, as medidas de prevenção são as mesmas, como evitar mudanças bruscas de temperatura e manter os filtros de ar condicionado sempre limpos. Outro conselho é hidratar muito os pequenos nos meses de verão. Evitar o contato com pessoas doentes e beijos nas mãos e boca, além de não deixar que fiquem esfregando as mãos em locais como corrimãos de escadas, por exemplo.
 
A alimentação também deve servir de proteção para os pequenos. Segundo Brandenburg, é importante que seja mantida uma alimentação com bastante líquido durante o verão. Os legumes precisam estar presentes nos pratos das crianças. Ao contrário do que muitos pais pensam, a suplementação com vitamina C não é indicada como prevenção de resfriados. Uma dieta sortida que inclua frutas e legumes já é suficiente para manter o aporte necessário das principais vitaminas e sais minerais necessária ao sistema imunológico dos pequenos.
 
O especialista destaca que liberar os banhos de chuva, piscina e mar é uma questão de bom senso. Os dias muito quentes pedem brincadeiras com água e essa atitude não faz mal. Porém, ele alerta para evitar deixar as crianças molhadas ou úmidas por muito tempo, exposição ao vento e extremos de temperatura é sempre prudente.
 
Zero Hora

Bebês que nascem por cesariana têm mais chance de ter excesso de peso na idade adulta, relata estudo


Bebês que nascem por cesariana têm mais chance de ter excesso de peso na idade adulta, relata estudo Stock.Xchng/Stock.Xchng
Foto: Stock.Xchng
Compressão do bebê durante o parto vaginal parece influenciar
 genes relacionados ao metabolismo
Doenças como asma e diabetes tipo-1 também podem ser desenvolvidas mais facilmente por pessoas nascidas através do procedimento
 
As chances de estar acima do peso ou obeso são 26% maiores para os adultos que nasceram por cesariana do que os nascidos por parto normal, segundo estudo realizado pelo Imperial College de Londres. A descoberta é baseada em dados combinados de mais de 38.000 participantes.
 
Pesquisadores dizem que as mães que escolhem a cesariana devem estar cientes de que pode haver consequências a longo prazo para seus filhos.
 
Cerca de um em quatro nascimentos na Inglaterra são por cesariana, em torno de duas vezes mais que em 1990. Em alguns países, a taxa é muito maior, com 60% das mães na China e quase a metade no Brasil realizando o procedimento.
 
Pesquisas anteriores já sugeriam as chances de desenvolver outras patologias a longo prazo, como asma e diabetes tipo-1, também são maiores em crianças que nascem por cesariana.
 
O novo estudo, que inclui dados de 10 países, constatou que a média do IMC de adultos nascidos por cesariana é quase o dobro dos que vem ao mundo por parto vaginal.
 
— As cesarianas pode ocasionalmente salvar vidas. No entanto, precisamos entender os resultados a longo prazo, a fim de proporcionar o melhor conselho para as mulheres que estão considerando o procedimento— diz a autora Neena Modi.
 
— Há mecanismos plausíveis pelas quais a cesariana pode influenciar o peso corporal futuramente. Os tipos de bactérias saudáveis no intestino diferem em bebês nascidos por cesariana e parto normal. Além disso, a compressão do bebê durante o parto vaginal parece influenciar os genes serão ativados, e isso poderia ter um efeito a longo prazo sobre o metabolismo— afirma o colaborador Matthew Hyde.

Zero Hora

Obesos realizam menos de quatro horas de exercício físico por ano

Obesos realizam menos de quatro horas de exercício físico por ano Frances L Fruit/Shutterstock.com
Foto: Frances L Fruit / Shutterstock.com
Estatísticas foram calculadas a partir de amostra de cerca de 2,6 mil adultos norte-americanos
 
Um novo e surpreendente estudo mostra que os homens obesos norte-americanos realizam menos de quatro horas de exercício vigoroso por ano, enquanto as mulheres americanas obesas fazem atividades físicas apenas uma hora anualmente.
 
As estatísticas, que foram calculados a partir de uma amostra nacional representativa de cerca de 2,6 mil adultos entre as idades de 20 e 74 anos, mostraram que há uma grande necessidade de incremento de atividade física nesta faixa de peso.
 
— Eles estão vivendo suas vidas de uma cadeira para outra. Não havíamos percebido o quão sedentários estávamos. Existem algumas pessoas que são bastante ativas, mas esse fato é compensado pelo grande número de indivíduos inativos— diz o autor da pesquisa e cientista da University of Alabama in Birmingham, Edward Archer.
 
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA recomendam que os adultos façam pelo menos 75 minutos de exercício de intensidade vigorosa por semana, além de atividades de fortalecimento muscular duas vezes por semana. As atividades que se enquadram nesta categoria incluem correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta, jogar tênis ou basquete, entre outras.
 
As pessoas também podem optar por realizar 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana em vez das atividades mais vigorosas, de acordo com as recomendações. Por sua vez, os exercícios moderados incluem hidroginástica ou cortar a grama, por exemplo. Archer preocupa-se com o fato de que a maioria das pessoas esteja vivendo uma vida relativamente imprópria.
 
— Eles levam os seus filhos à escola, se sentam em uma mesa durante todo o dia, jogam algum videogame e depois vão dormir— lamenta o pesquisador.
 
Archer também aponta que apenas 30 minutos diários de exercício, cinco dias por semana, pode prevenir o ganho de peso e proporcionar uma vida saudável. Além de reduzir o risco de diabetes, doenças cardíacas e AVC, algo tão simples como caminhar pode ajudar a prevenir os cânceres relacionados com a obesidade, como os de esôfago, pâncreas, cólon, mama, endométrio, rim, tireóide e da vesícula biliar.
 
— As pessoas não entendem que você não tem que ir para a academia, levantar pesos e correr maratonas para ter impactos dramáticos sobre o seu corpo. Ficar em pé ao invés de sentar e andar em vez de dirigir também têm grandes efeitos sobre sua saúde ao longo do tempo— explica o cientista.
 
Zero Hora

Reposição hormonal ajuda no combate aos efeitos da menopausa

Reposição hormonal ajuda no combate aos efeitos da menopausa Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Saiba quando a terapia é necessária e quais as vantagens e desvantagens deste tipo de tratamento
 
Muitos podem ser os sintomas indesejáveis quando as mulheres entram na menopausa. Com a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona nesta fase de transição, surgem as ondas de calor, alterações no humor, na pele e nos cabelos, redução da libido, entre outras mudanças desconfortáveis que podem afetar a qualidade de vida da mulher.
 
Manter uma alimentação balanceada, atividade física regular e hábitos saudáveis são aliados importantes que ajudam, e muito, a minimizar os sintomas desagradáveis desta fase, segundo o ginecologista Nilson Roberto de Melo.
 
Entretanto, algumas vezes essas atitudes não são suficientes. Nestes casos, o tratamento à base de hormônios também pode ser necessário como forma de ajudar a mulher a enfrentar com mais saúde o período da menopausa, que deve ser encarado com naturalidade. Apesar da possibilidade de benefícios, esse tipo de tratamento ainda gera dúvidas.
 
A reposição reduz os incômodos provocados pela diminuição hormonal e, ainda, previne doenças como a osteoporose. Nos cinco primeiros anos após a menopausa, há uma queda mais acelerada na quantidade de massa óssea, podendo esta perda ficar entre 5% e 25%. O tratamento ajuda a frear esse quadro. Existem ainda estudos que indicam que a terapia hormonal pode colaborar na diminuição do risco de desenvolver a doença de Alzheimer em cerca de 40%.
 
— Contudo, para o tratamento ter um bom resultado, ele deve ser realizado no momento correto. A reposição deve acontecer entre seis a oito anos após o início da menopausa. É importante ressaltar que uma análise individual é fundamental para indicar o melhor caminho— afirma o médico.
 
Avaliar caso a caso também é o que recomenda o cardiologista e professor da USP Otavio Gebara. Um tratamento bem indicado pode resultar em efeitos benéficos e um especialista pode ajudar a mulher nesta decisão.
 
—É muito importante que as mulheres saibam que a menopausa aumenta os riscos cardiovasculares. Muitas temem pelo câncer de mama, mas desconhecem que também podem estar sujeitas a sofrer um infarto ou um acidente vascular cerebral— alerta Gebara.
 
A deficiência hormonal afeta o sistema cardiovascular porque o estrógeno atua na proteção do coração e no tecido gorduroso. Para os médicos, algumas mudanças no estilo de vida ajudam não apenas a controlar os sintomas da menopausa, como também a afastar os riscos cardiovasculares.
 
Estão nesta lista: evitar o tabagismo e o abuso do álcool, aumentar o consumo de fibras e cálcio, evitar o sal em excesso e realizar atividades físicas.
 
Para os casos em que a reposição hormonal seja necessária, a paciente pode fazer por meio de terapias naturais (extraídas de substâncias animais) ou sintéticas (produzidas em laboratórios, a partir de substâncias químicas que "imitam" os hormônios naturais).
 
De acordo com os especialistas, os casos em que a terapia hormonal não é indicada são aqueles em quem a paciente sofra de um câncer de mama, quadro de trombose, doenças cardíacas prévias e doenças do fígado. Por isso, a análise individual é tão importante para esta avaliação.
 
Zero Hora

Aprenda como se alongar para enfrentar a maratona de blocos neste carnaval

Para aguentar tanta folia, é indicado alongar antes e depois
 dos blocos
O que vale para a academia, também vale para os dias de folia. Veja como manter os músculos para os quatro dias de festa
 
São quatro (para alguns cinco) dias de blocos de carnaval. Para tanto, é preciso estar bem preparado para aguentar tanto ziriguidum, longas caminhadas, empurra-empurra e dancinhas que vão além dos dois dedinhos para cima.
 
Especialistas ouvidos pelo iG indicam que até mesmo para o bloco de rua vale a pena alongar a musculatura e garantir a maior longevidade carnavalesca totalmente livre de dores nas pernas, costas e panturrilhas. A meta é chegar sublime no meio da próxima semana e evitar a cara triste de quarta-feira de cinzas.

“Para quem vai encarar a maratona do carnaval de rua é muito importante fazer alongamento antes e depois dos blocos. A preocupação deve estar principalmente em trabalhar a parte das pernas, que serão as mais exigidas”, afirma Marcos Ayran, coordenador de ginástica da academia K2, em São Paulo. A indicação é alongar panturrilhas, parte anterior e posterior das coxas e também aliviar a lombar. “O salto alto empina o bumbum, mas também imprime força na lombar”, explica.
 
- Para aguentar tanta folia, é indicado alongar antes e depois dos blocos. Esta posição é ótima para alongar a parte posterior da coxa
 
- Assim como no treino da academia, vale também alongar a parte inferior das coxas durante os dias de carnaval
 
- É importante permanecer mais de 20 segundos em cada posição
 
- Principalmente para quem usa salto alto, é importante descontrair a lombar
 
- Embora o samba no pé exija mais das pernas, já que existe disposição para uma série de alongamento, porque não incluir movimentos para os braços e costas?
 
Ayran afirma que o alongamento tem a função de garantir a folia ao prevenir a lesão muscular. Após os blocos, independente do grau de cansaço e do nível alcoólico, é também imperioso o carnavalesco se alongar. Caso contrário, não vai retirar  a sobrecarga da musculatura.
 
“É importante que o alongamento seja trabalhado no limite de cada pessoa. Se não tem flexibilidade para encostar a mão na ponta do pé, pode encostar na canela”, disse. O ideal é ficar mais de 20 segundos em cada posição. 
 
Para quem não tem paciência de seguir a série de posições de alongamento, uma opção é aquecer a musculatura andando rapidamente em volta do quarteirão antes do bloco. Só não vale mudar o rumo e pegar um bloco no meio do caminho, tá?
 
“O aquecimento muscular pode ser feito tanto no alongamento, quanto na caminhada rápida”, afirma o médico especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, Benjamim Apter, coordenador da rede de franquias B-Active.
 
Apter lembra que a hidratação também é importante para o músculo. “Ele também é composto por água e a desidratação prejudica seu funcionamento. Se é para se sair como um profissional do samba, vale a pena também beber água durante o bloco. Para quem leva a folia ainda mais a sério, é indicado comer uma barrinha de cereal de uma em uma hora”, brinca. A alma pode ser de carnaval, mas o corpo exige cuidados. 
 
iG

Artigo: A população brasileira e o consumo excessivo de sódio

Thinkstock/Getty Images
O excesso de sódio é o principal causador de hipertensão arterial
Ingestão de sal não deve ultrapassar das 5 gramas por dia; alimentação rica em sódio é a principal causa de hipertensão
 
O sódio é um mineral presente em diversos alimentos que nossa população consome. É muito comum encontra-lo nos alimentos industrializados e no sal de cozinha. Porém atualmente, as pessoas vêm utilizando mais sódio do que o preconizado, pois ele é um ótimo conservante. Com o aumento das vendas de alimentos industrializados notou-se a necessidade de aumentar a vida de prateleira de diversos produtos, por isso a indústria alimentícia utiliza muito este mineral.
 
O excesso de sódio é o principal causador da hipertensão arterial uma vez que o sódio retém água em nosso organismo, aumentando a volemia, o que faz com que o coração tenha que bombear mais vezes para conseguir distribuir o sangue pelo corpo inteiro. Pessoas que já possuem certa resistência no vaso sanguíneo, com esse aumento no volume sanguíneo terão uma resistência periférica ainda maior, ou seja, o fluxo ficará muito forte para passar pelo vaso sanguíneo, fazendo pressão arterial aumentar.
 
Segundo o Guia alimentar para População Brasileira, a recomendação de sal por dia não deve ultrapassar 5g, o equivalente a 1,7g de sódio. Isto equivale a aproximadamente 1 colher de chá de sal. Porém, nota-se nos dias atuais, um aumento na tendência de utilização do sódio, principalmente pela população brasileira. E se você parar para pensar, realmente, a maioria dos alimentos que são consumidos possui este mineral em sua composição.
 
Muitas pessoas se perguntam: “Afinal quais os alimentos que possuem maior quantidade de sódio na sua composição?” Na verdade, a maioria dos industrializados possui um teor de sódio grande por porção de alimento. Porém, não existe um alimento específico que tenha uma enorme quantidade de sódio. O que acontece com a alimentação desregulada que se tem hoje é o consumo de pequenas porções de alimentos com moderada quantidade de sódio que, somados no fim do dia acabam extrapolando a recomendação.
 
Agora, uma dica para reduzir o consumo de sódio nos alimentos: evite comer alimentos industrializados em excesso, dê preferência aos alimentos in natura. No momento em que for preparar a comida, procure utilizar menos sal do que o habitual, em substituição utilize outros temperos para dar novos sabores àquela comida: açafrão, sálvia, tomilho, manjericão, salsinha, coentro, entre outros.
 
Desta forma, sua refeição além de ficar mais saudável, ficará rica em outros nutrientes que não o sódio melhorando assim seu valor nutricional.
 
* Lorena Araújo de Freitas é nutricionista formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), residente multiprofissional em Nutrição Clínica e mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

iG

Anote uma receita de suco para proteger o seu fígado

Foto: Reprodução da internet
Se você esta pensando em cair na folia do Carnaval, a dica de hoje é uma receita de suco verde para proteger o seu fígado.
 
O fígado é um órgão extremamente importante. É ele que transforma a comida em energia e processa os medicamentos, fabrica e distribui algumas substâncias essenciais para o organismo e ainda age como um filtro para retirar substâncias tóxicas do sangue.
 
Para manter a saúde do fígado, evite alimentos gordurosos, pão e massas e aumente a quantidade de cálcio, que você encontra  no leite e seus derivados.
 
Agora, anote uma receita de suco:
 
Bata no liquidificador 1 folha de agrião, 1 folha de couve,  suco de 1 limão e um copo de água. Pra ficar docinho, acrescente mel.
 
O ideal é tomar na hora, 1 vez ao dia, logo pela manhã.

Universo Jatobá

Marcha contra a endometriose chega a 53 países

Você tem ou conhece alguém que tenha endometriose? Esta é uma doença mais comum do que se pensa. Ela atinge 176 milhões de mulheres no mundo e, no Brasil, estima- se que mais de 6 milhões sejam portadoras desta doença crônica. É muita gente!
 
No dia 13 de março, aproveitando que este é o mês de conscientização da doença, ocorre a manifestação Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose, simultaneamente em mais de 53 países. A marcha mundial foi idealizada pelo médico americano Dr. Camran Nezhat e seus irmãos Ceana Nezhat e Farr Nezhat. O Dr. Camran é considerado um dos mais renomados especialistas do mundo e o precursor da videolaparoscopia, a cirurgia minimamente invasiva para endometriose.
 
Ele elegeu como líder nacional do evento no Brasil a jornalista Caroline Salazar, portadora da doença e editora do blog “A Endometriose e Eu”, conhecido e reconhecido internacionalmente. “Desde 2010, luto pelo reconhecimento da doença como social no Brasil pelos nossos governantes. A marcha vem para consolidar o trabalho do A Endometriose e Eu, idealizado para espalhar a conscientização desta enigmática doença que atinge milhões de mulheres e meninas”, diz a jornalista.
 
Além de toda a abordagem sobre o assunto, o blog lançou a primeira linha de camisetas do Brasil para espalhar a conscientização da endometriose. “Como o trabalho que faço vai muito além do Brasil, eu optei por fazer peças que possam ser usadas em qualquer lugar do mundo e que tenham o mesmo sentido: informar sobre esta enigmática doença chamada endometriose. Em breve teremos mais novidades na linha”, reforça Caroline.
 
A endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero. O endométrio é o tecido que reveste o útero, sendo o tecido mais funcional, pois com estímulo hormonal do ovário, há o aumento de sua espessura e uma diferenciação para receber o embrião.
 
Caso não ocorra a gravidez, o endométrio descama-se formando assim a menstruação, e, desta forma, vão ocorrendo os ciclos menstruais. Em vez de descer pela vagina na forma de menstruação, o endométrio reflui pelas trompas e instala-se em órgãos da cavidade pélvica e abdominal, causando inflamações e muitas dores nos ciclos menstruais. Em casos mais extremos, a doença também pode atingir órgãos distantes como diafragma, pulmões, cérebro, dentre outros. A doença é a responsável de cerca de 40% da infertilidade feminina.
 
No Brasil, a concentração principal será na Capital Federal, no gramado central em frente à Catedral Metropolitana e seguirá rumo ao Congresso Nacional, ocupando duas faixas do Eixo Monumental.Outras capitais como São Paulo, Salvador, Vitória, Campo Grande, Porto Alegre também participarão da manifestação.
 
Para mais informações sobre o trabalho de Caroline, acesse o blog A Endometriose e Eu aqui. 
 
Quer saber sobre a Marcha? Clique aqui. 
 
Universo Jatobá