Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cientistas estão mais perto de pílula para homens

Cientistas australianos estão mais próximos de sintetizar uma pílula anticoncepcional para homens - mas o medicamento ainda levará mais de dez anos para chegar às farmácias.
 
Os pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, encontraram uma forma reversível de impedir que os espermatozóides saiam junto com a ejaculação, sem afetar a função sexual.
 
Testes em animais mostraram que o esperma pode ser mantido 'em estoque' durante a relação.
 
A busca por um anticoncepcional masculino até o momento se concentrou em pesquisar como os homens poderiam produzir espermatozóides não-funcionais.
 
Mas, alguns medicamentos usados com este objetivo também tinham efeitos colaterais considerados 'intoleráveis', segundo Sabatino Ventura, um dos pesquisadores da Universidade Monash.
 
Estes medicamentos provocavam a infertilidade, mas também afetavam o apetite sexual ou causavam alterações permanentes na produção dos esperma.
 
A descoberta foi publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.
 
Estoque
Para chegar a este novo anticoncepcional masculino, os pesquisadores australianos tentaram uma abordagem diferente. Normalmente o esperma sai da 'área de estoque' no canal deferente antes da ejaculação.
 
O grupo de pesquisadores produziu camundongos geneticamente modificados que não conseguiam expelir o esperma para fora do canal deferente.
 
'O esperma fica no local de estocagem então, quando o camundongo ejacula, não há esperma, ele é estéril', disse Ventura à BBC.
 
'É facilmente reversível e o esperma não é afetado, mas precisamos mostrar que podemos fazer isto em termos farmacológicos, provavelmente com dois medicamentos', acrescentou.
 
Até o momento o grupo de pesquisas fez com que os camundongos ficassem estéreis mudando o DNA dos roedores para que eles parassem de produzir duas proteínas necessárias para mover o esperma.
 
Agora, os cientistas precisam descobrir duas drogas que possam produzir o mesmo efeito. Eles acreditam que uma delas já foi desenvolvida e é usada há décadas em pacientes com crescimento benigno da próstata.
 
Mas, a descoberta do segundo medicamento necessário pode levar até uma década.
 
O processo descoberto pelos cientistas australianos também não é totalmente livre de efeitos colaterais. As proteínas que foram alteradas pelos cientistas têm um papel no controle dos vasos sanguíneos, então os efeitos colaterais poderão afetar a pressão e o batimento cardíaco.
 
Mas, pelo menos nos camundongos, a única alteração detectada foi uma queda 'muito pequena' na pressão sanguínea. Também pode haver uma alteração no volume da ejaculação.
 
'É um estudo muito bom, quase como uma vasectomia biológica, que impede a saída do esperma', afirmou Allan Pacey, palestrante de andrologia na Universidade de Sheffield, na Inglaterra.
 
'É uma boa ideia, mas eles precisam continuar (com a pesquisa) e observar o que faz com as pessoas', acrescentou.
 
BBC Brasil/R7

Adaptação genética de serpente é chave para evitar doenças em humanos

Píton birmanesa albina
Descoberta pode permitir encontrar meio de deter mutações genéticas antes de causar doenças
 
A píton birmanesa é uma das criaturas mais avançadas evolutivamente da Terra, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (2), uma descoberta que pode trazer esperanças para o tratamento de várias doenças que afetam os seres humanos.
 
O autor principal do estudo publicado nas PNAS (Atas da Academia Nacional de Ciências), David Pollock, disse que "As serpentes parecem ter evoluído funcionalmente muito mais do que outras espécies".
 
A descoberta pode permitir, no caso dos humanos, encontrar um meio de deter mutações genéticas antes que estas causem doenças.
 
Os cientistas consideraram particularmente interessante como este réptil nativo do sudeste asiático é capaz de comer criaturas tão grandes quanto ele próprio.
 
A píton birmanesa ('Python molurus bivittatus') não só abre a mandíbula para comer uma presa grande como um cervo, mas seus órgãos chegam a crescer muito para digerir rapidamente o animal antes que ele se decomponha.

Em questão de um ou dois dias, o coração, intestino delgado, fígado e rins da serpente aumentam de tamanho entre 35%-150%. Mas uma vez digerida a comida, os órgãos encolhem e voltam ao tamanho normal.
 
A análise do genoma da píton birmanesa sugere que uma complexa interação entre a expressão gênica, a adaptação das proteínas e as mudanças na estrutura do genoma permite a estas serpentes fazer o que outros com os mesmos genes não conseguem.
 
Entender como o corpo da serpente organiza estas mudanças importantes em órgãos-chave pode oferecer uma nova compreensão dos mecanismos existentes por trás de doenças humanas, como insuficiências de órgãos, úlceras e transtornos metabólicos, entre outros, afirmou o co-autor do estudo, Stephen Secor.
 
— A píton birmanesa tem uma fisiologia incrível. Com seu genoma, agora podemos investigar os muitos mecanismos moleculares ainda sem explorar que ela usa para aumentar dramaticamente sua taxa metabólica, deter a produção de ácido, melhorar a função intestinal, e aumentar rapidamente o tamanho de seu coração, intestino, pâncreas, fígado e rins.
 
O estudo do genoma da píton birmanesa foi chefiado por Todd Castoe, da Universidade do Texas (sul), e incluiu 38 co-autores de quatro países.

AFP/R7

Podemos abrir mão da camisinha tendo apenas um único parceiro?

abrir-mao-do-uso-da-camisinhaA sexualidade tem sido, nos últimos anos, alvo de noticiários e muito burburinho em mídias sociais, e por se tratar de um tema polêmico e controverso, tornou-se passivo avaliação pelas mais diversas óticas.
 
Um assunto relacionado à sexualidade que sempre desperta a curiosidade e até mesmo divide opiniões, diz respeito ao uso da camisinha, afinal, é permitido abrir mão da camisinha, quando se tem um único parceiro sexual?
 
Na sequência você confere uma análise sobre o assunto tendo como base o que foi dito na edição dessa semana no programa de saúde no portal uol, que teve o colunista Jairo Bouer respondendo questionamento feito por um internauta sobre o assunto.
 
Uma das duvidas mais frequentes entre os jovens e até mesmo entre adultos, é sobre a permissão para abrir mão do uso de preservativo quando se tem apenas um parceiro fixo em um relacionamento baseado na confiança.
O colunista Jairo, do Uol, ao ser interrogado a respeito desse assunto, respondeu citando previamente alguns pontos que devem ser observados pelos envolvidos na relação antes de determinar se devem ou não abandonar o uso do preservativo.
 
De acordo com o colunista, antes do abandono da camisinha se tornar opção, o casal deve fazer exames para que ambos tenham certeza de não estarem contaminados com alguma DST, para segurança do casal, a regra é válida mesmo quando não existem sintomas aparentes.
 
Em um segundo momento, o casal deve sentar-se e conversar abertamente sobre a possibilidade de existir uma terceira pessoa fazendo parte do relacionamento. Caso o casal prefira manter a prática de parceiro exclusivo deve-se manter um pacto de que um cuidará da saúde do outro, uma regra que deve ser seguida à risca levando em consideração a integridade física do parceiro. Caso o casal opte por uma terceira pessoa no relacionamento ou ainda em manter um relacionamento aberto, a melhor opção tende a ser o uso do preservativo em todo caso.
 
Além dos pontos observados, vale ressaltar que o preservativo não previne apenas doenças sexualmente transmissíveis,  ele é também responsável por evitar gravidez indesejada, portanto, ao optar pelo abandono do preservativo, é preciso ter em mente a possibilidade de vir a ter um filho em um período indesejado.

Click Grátis

Não adianta multar e suspender - a Saúde Suplementar já virou SUS !

Um antigo ditado diz “a esperança é a última que morre” … mas a realidade é que pode demorar, mas ela também morre.
 
Por Enio Salu
 
A esperança de uma saúde suplementar que resolve os problemas da população em relação ao SUS já morreu há muito tempo: estamos vivenciando na saúde suplementar os mesmos problemas do SUS.
 
As pessoas que mais admiro na gestão da saúde têm advertido há anos:
 
- O SUS nunca poderá cumprir com a missão para ele desenhada, porque não existe recurso infinito para o financiamento;
 
- A Saúde Suplementar foi desenhada para uma escala menor de usuários. A questão não é a quantidade de usuários que cresceu, mas a escala que mudou;
 
- Os dois sistemas, SUS e Saúde Suplementar, não podem continuar existindo sem integração. O único prejudicado com esta separação é o paciente;
 
- Saúde Suplementar, como o próprio nome diz, deveria existir para ‘complementar o SUS’, e não para substituí-lo;
 
- A legalidade e formalidade da atividade pública não são compatíveis com a agilidade e urgência que o SUS necessita para cumprir sua missão;
 
- O planejamento da saúde não pode ser feito isoladamente, sem considerar o cenário da segurança pública, demandas geradas pelo sistema de transporte, e desenvolvimento da educação.
 
Se concordarmos com as premissas, e que os sistemas já se tornaram inviáveis há muito tempo, o que as multas e suspensões de planos na saúde suplementar vai realmente melhorar o cenário ?
 
Se a multa resolve, por que não aplicá-las ao SUS, que descumpre prazos e coberturas há muito mais tempo que as operadoras de planos de saúde ?
 
Se fizermos uma analogia, é como se o governo passasse a multar as empresas de segurança particular pelo crescimento do índice de roubos !!!!
 
Já estamos presenciando movimentos que resultarão no ‘tiro de misericórdia’ dos dois sistemas:
 
- As operadoras, que não suportam mais a inclusão de novos itens no rol da ANS nos planos que foram dimensionados sem eles, começam a pleitear não dar cobertura ao atendimento quando a origem se dá por ato inconsequente do usuário. Por exemplo: queda de moto em um ‘racha’, overdose de droga,etc. – análogo ao que faz a seguradora quando o veículo é avariado por responsabilidade de condutor não declarado na apólice;
 
- A população, que paga pela Saúde Suplementar porque não consegue ser atendida no SUS, não quer pagar pelo medicamento do tratamento, uma vez que não pagaria se estivesse no SUS. Como a operadora pode bancar, e qual a estrutura necessária para fornecer medicamentos para 45 milhões de pessoas ?
 
- Os hospitais públicos e benemerentes reivindicam parcela maior de atendimento na Saúde Suplementar para poder cobrir os custos que o SUS ‘não banca’. Mesmo não dispondo de vagas suficientes para atender a demanda do SUS sem aumentar a cota da ‘porta 2’.
 
Vivemos um momento crítico:
  • Pessoalmente demorei 45 dias para poder agendar uma sessão de acupuntura, na Cidade de São Paulo, sendo usuário de um plano que tem ‘fama’ de ser dos melhores do mercado. Conheço diversas pessoas que conseguem o agendamento com prazo maior que este, e quando chegou o momento do atendimento receberam a informação de que o prestador não atende mais a operadora;
  • Não conheço uma única pessoa que, tendo plano de saúde, não pagou pelos honorários médicos do parto. É sempre a mesma história: “rezar para que o médico esteja no plantão no dia do parto, ou pagar para não correr o risco”;
  • O agendamento de uma ressonância no SUS, de um dos meus melhores amigos, foi para 6 meses. Fica a torcida para que quando for fazer o exame o aparelho não esteja quebrado, não esteja havendo greve, ou alguma manifestação na porta do hospital, porque sabe que se não conseguir fazer o exame neste dia, serão mais 6 meses de espera;
  • Depois da ‘maratona’ de conseguir o médico que lhe dá confiança, descobre que ele ‘não opera’ no hospital que ‘você tem direito’, ou que ‘a tabela da operadora’ para aquela cirurgia não é a que ele pratica. E em um dos momentos mais delicados da sua vida, vai pagar a parte o médico e/ou o hospital e ‘pegar’ um reembolso ‘ridículo’.
Reforço o questionamento: o que multar e suspender vai trazer de benefício para a população que financia o SUS e a Saúde Suplementar e na prática já não consegue atendimento digno em nenhum dos dois sistemas se não dispor de reserva para pagar do bolso o ‘drible da dificuldade’ ?
 
Só não vê quem não quer: quando sai a notícia de que uma personalidade foi atendida dignamente em um hospital, só temos uma certeza:
  • Ou ele tem recursos para bancar o atendimento ‘do país das maravilhas’ que vemos na TV … nenhuma espera, médicos e profissionais do hospital a disposição para dar informações, etc.
  • Ou ele deve ter influência para ser atendido por um plano de saúde, ou pelo SUS, de forma diferente da que a população é atendida na prática, porque não é a forma como nós e as pessoas com que convivemos somos atendidas.
Na minha experiência prática de relacionamento com centenas de hospitais, operadoras de planos de saúde e estruturas de atendimento públicas foram raros (raríssimos) os casos em que presenciei má fé, dolo, e outras formas de não dar atendimento ao paciente. A realidade é a de que as pessoas que atuam em saúde são bem intencionadas, e não conseguem fazer melhor porque os sistemas de financiamento são inviáveis – não se trata de pessoas e empresas ‘do mal’, ‘arqui-inimigas da população’.
 
Então multar e suspender ‘no atacado’ por quê ? Só para ‘aparecer bem na fita’ ?
 
Se é para aparecer bem na fita, ‘cadê a multa do SUS’ cuja ineficiência é tão grande a ponto de ser a origem da saúde suplementar ?
 
Passou da hora de ao invés de elogiarmos este tipo de atitude, criticarmos a ideia de que todo mundo é desonesto na área da saúde, e que aplicando penalidades vamos resolver o problema !
 
Voltando as 6 observações que referenciamos dos especialistas, ficam as perguntas:
  • Quando a missão do SUS será ‘reformada’, acabando com a utopia de que é possível realizar tudo o que a ele é atribuído sem definir adequadamente o seu financiamento ?
  • Quando teremos pelo menos 15 % de tudo que se arrecada de tributos para financiar a coisa que é mais importante na vida humana – a saúde ? (de tudo mesmo … e 15 % é muito pouco em relação ao que se gasta com tanta bobagem … deveria ser mais);
  • Quando a Saúde Suplementar vai ser redefinida para ser realmente ‘Saúde Suplementar’ e não ‘Saúde Substituta do SUS’ ?
  • Quando o planejamento do SUS e da Saúde Suplementar passará a ser feito de forma integrada, se preocupando com o paciente e não com o ‘pedaço da população’ que é mal atendido em um sistema ou no outro ?
  • Quando o governo vai resolver a inadequação da estrutura pública, formal e necessariamente burocrática, em prol de uma estrutura ágil e dinâmica específica para as ações da área saúde ?
  • Quando as demandas de saúde geradas pelos problemas de segurança pública, transporte, drogas, educação e estarão adequadamente incluídas no planejamento do SUS e da Saúde Suplementar ?
  • E acrescento uma: quando a questão dos recursos próprios das operadoras será tratada de forma profissional e não só comercial ?
  • Já que é sabido o quanto os recursos próprios são importantes para viabilizar os custos das operadoras, por que não é obrigatória uma estrutura mínima, baseada em indicadores de efetividade para todas elas ?
Sem responder a estas perguntas considero que multas e suspensões apenas ‘enxugam o gelo’ … a população que o diga !
 
Em tempo:
  • Entendo que multar e suspender são obrigação da ANS, uma vez que isso está regulamentado;
  • Este texto não sugere que a multa e a suspensão não sejam feitas – apenas defende a ideia de que da forma como está sendo seguido, este não é o caminho para resolver o problema.

SaudeWeb

Estamos prontos para o envelhecimento da população?

Número de pessoas com Alzheimer no mundo saltará para 277 milhões até 2050 e aumentará importância dos cuidadores, reflete Eduardo Chvaicer, da Right at Home
 
Em 2013, falou-se muito sobre os idosos, de seus direitos, de sua saúde, de como esta população vai aumentar no decorrer dos anos etc. No dia 1º de Outubro foi comemorado do Dia Mundial do Idoso e sabemos que muitos dos direitos (Estatuto do Idoso) ainda não saíram do papel. Muitos elogiam este estatuto, que completa dez anos, considerado um marco na garantia dos direitos da “melhor idade”. Entretanto, já sabemos que o sistema de saúde para os idosos é um caos e que muitas empresas de planos médicos não veem com bons olhos os idosos.
 
Recentemente uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em alguns anos haverá no Brasil 32 milhões de idosos e que a expectativa de vida também aumentará chegando aos 80 anos em 2041. Esse envelhecimento da população trará problemas maiores: com a queda da taxa de natalidade – já que as mulheres estão tendo menos filhos -, a maioria da nossa população será de pessoas com idade acima dos 60 anos; As mulheres precisarão de mais ajuda, já que as pessoas que poderiam cuidar delas estarão trabalhando. Assim, o sistema tradicional de cuidar das pessoas – feito de maneira informal pela família, amigos e comunidade – vai precisar de adaptações. Segundo uma pesquisa internacional, as pessoas precisarão de mais cuidados de longo prazo, tais como o banho diário, na alimentação, no vestir-se e etc. Ou seja, precisarão de cuidados de profissionais qualificados e que possam tornar o dia a dia dos idosos mais tranquilo e humano.
 
No Brasil são mais de 200 mil profissionais que desempenham esta ocupação, mas infelizmente, na contramão das tendências, a profissão de cuidadores ainda está em fase de regulamentação. Somente neste ano o assunto foi tema de discussão, e um projeto que regulamenta a profissão dos cuidadores de idosos foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Porém, como existem vários projetos de lei em andamento, alguns contraditórios, nada está definido e muita coisa necessita ser feita.
 
O cuidador tem papel fundamental na vida dessa pessoa, principalmente porque o profissional geralmente torna-se um amigo, companheiro, pois muitas vezes o idoso fica sozinho. Por isso este profissional precisa ser reconhecido. Pesquisas mostram que o número de pessoas com Alzheimer saltará de 101 milhões para 277 milhões até 2050. Se o relatório alerta para uma “epidemia global” e a maioria da população será de idosos, quem cuidará de nós?
 
Enquanto preparamo-nos para o aumento da população acima dos 65 anos, países desenvolvidos estão cada vez mais a nossa frente. Sabemos que outras sociedades são diferentes da nossa, mas temos de desenvolver a consciência de que é preciso viver a terceira idade com qualidade.
 
Precisamos valorizar os idosos cada vez mais, pois não podemos esquecer que amanhã nós também estaremos no lugar deles. Os idosos em outros países são disputados como consumidores, eleitores e trabalhadores. E aqui? Infelizmente, no Brasil existem poucos serviços públicos voltados para eles; faltam direitos básicos como saúde, cultura, cuidados e bem-estar e sabemos que isso é fundamental para viver bem e melhor.
 
Que venha 2014 com mais esperança de um futuro melhor!
 
* Eduardo Chvaicer é empresário e master franqueado da Right at Home no Brasil

SaudeWeb

Material educativo gratuito auxilia gestores de contact center para o setor de saúde

ImagemCom base na experiência de mercado de call center, Teclan disponibiliza e-Book com dicas de como atender às demandas de uma central de atendimento nesta área
 
No setor de saúde, o atendimento eficiente de um contact center pode representar a salvação de uma vida. Para auxiliar gestores deste segmento, está disponível para download um material educativo gratuito que explica como oferecer o serviço da melhor maneira possível. O  Manual do call center para o setor de saúde, lançado pela Teclan, evidencia as principais atribuições de um contact center para esse setor: atendimento de rotina, reagendamentos, venda de planos, cobrança, atendimentos de emergência, televenda de produtos e serviços e lembretes de consultas.
 
No início das atividades de um call center com esse perfil, é comum que funções sejam realizadas com a infraestrutura já disponível, ou seja, sem o suporte de sistemas de telefonia e softwares específicos. Mas é questão de tempo para que as demandas aumentem e novos desafios surjam – daí a necessidade de saber estruturar uma equipe qualificada e escolher tecnologias que simplifiquem a gestão e a operação. Em cada item do e-Book é explicada a tecnologia e os profissionais necessários para prestar esse tipo de serviço. “Na área da saúde, um atendimento rápido e objetivo pode ajudar a resolver problemas graves. É para facilitar esse processo e atender demandas próprias de cada negócio que tecnologias devem ser implantadas em um call center com esse perfil”, destaca o presidente da Teclan, Claudio Sá.
 
O case da Medical Health - especializada em assistência médica privada com atuação na Grande São Paulo - é ilustrado no material educativo recém-lançado. A empresa conta com um serviço interno de contact center para o setor de saúde responsável por agendar consultas e orientar o consumidor. No decorrer desse trabalho, os gestores perceberam a necessidade de aprimorar a qualidade do atendimento e de obter mais controle das operações. Para isso, a empresa buscou um software de telefonia para suas posições de atendimento, além de iniciar a gravação e monitoramento de chamadas. “A solução contribui significativamente para o aumento da produtividade, aprimoramento do atendimento e da gestão da central de chamadas”, afirma o Diretor de Planejamento e Controle da Medical Health, Elizeu Preto.
 
Além do atendimento mais ágil propiciado por um contact center para o setor de saúde, médicos e outros colaboradores dessa área também são beneficiados. Com a tecnologia de call center implantada, é possível integrar o sistema da central com o CRM utilizado pela instituição para consultar a agenda do profissional, por exemplo. Ao final de todo o processo, as funções são otimizadas e o gestor pode acompanhar mais de perto o trabalho dos operadores envolvidos. Dessa forma, há ganhos em todas as pontas.
 
Ao final do material, podem ser conferidas algumas dicas importantes para iniciar imediatamente esse tipo de atendimento com qualidade. Intererssou-se pelo e-Book para o setor de saúde? Baixe gratuitamente pelo link ou na página de  materiais educativos da Teclan.
 
Sobre a Teclan
Presente há mais de 20 anos no mercado, a Teclan é referência brasileira de soluções para contact centers. Os produtos auxiliam empresas de todo o país a gerenciar suas operações com qualidade e produtividade, proporcionando excelentes resultados aos seus negócios. A Teclan provê soluções completas para a automação das operações de contact centers. Com o Teclan IPack Unified, são integrados recursos de telefonia IP, discagem, gravação, URA, SMS e gestão do desempenho das operações. A plataforma Teclan oferece também suporte a diferentes mídias, em uma plataforma de comunicação unificada. Para a empresa, contact centers precisam de níveis elevados de produtividade, custos operacionais reduzidos e gestão eficiente das operações. Só assim é possível manter a rentabilidade da operação e a satisfação dos clientes.

Dialetto Comunicação Estratégica (www.dialetto.com.br
Telefone: (48) 4009-3223

Estudo confirma que homens e mulheres pensam diferente

Mapa detalhado também ajudará a entender as causas de
distúrbios neurológicos vinculados ao sexo
Pesquisa indica que elas são superiores em atenção, mas homens são mais rápidos para absorver e tratar a informação
 
Homens e mulheres têm conexões cerebrais muito diferentes, revela um estudo publicado nesta segunda-feira, que parece confirmar estereótipos sobre atitudes e comportamentos próprios de cada sexo.
 
— Estes mapas da conectividade cerebral revelam diferenças impactantes, mas também complementares, na arquitetura do cérebro humano, que ajudam a elaborar uma potencial base neuronal para explicar por qual motivo os homens são melhores em algumas tarefas e as mulheres, em outras — destacou Ragini Verma, professora de radiologia da faculdade de medicina da Universidade da Pensilvânia e principal autora do estudo, publicado nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS).
 
O estudo, realizado com 949 pessoas (521 mulheres e 428 homens) de entre nove e 22 anos, revela no homem uma maior quantidade de conexões na parte frontal do cérebro — centro de coordenação das ações — e na parte de trás, onde se encontra o cerebelo, importante para a intuição. As imagens também mostram grande quantidade de conexões dentro de cada um dos hemisférios do cérebro. Tais conexões sugerem que o cérebro masculino está estruturado para facilitar a troca de informações entre os centros da percepção e da ação, segundo Ragini Verma.
 
Já nas mulheres, há mais conexões entre o hemisfério direito — onde se situa a capacidade de análise e tratamento da informação — e o hemisfério esquerdo, centro da intuição.
 
Verma explica que os homens são geralmente mais aptos para aprender e executar apenas uma tarefa, como andar de bicicleta, esquiar ou navegar, enquanto as mulheres têm uma memória superior e uma maior inteligência social, o que as torna mais aptas a executar tarefas múltiplas e encontrar soluções para o grupo.
 
Cérebros "realmente complementares"
Estudos anteriores já haviam mostrado diferenças entre os cérebros masculino e feminino, mas esta conectividade neuronal de regiões no conjunto do cérebro jamais tinha sido vinculada a aptidões cognitivas em um grupo tão grande.
 
— É também impactante constatar o quanto os cérebros da mulher e do homem são realmente complementares — disse Ruben Gur, professor de psicologia da faculdade de medicina da Universidade da Pensilvânia e coautor do trabalho.
 
Segundo os pesquisadores, o mapa detalhado das conexões cerebrais não apenas vai ajudar a entender melhor as diferenças de como homens e mulheres pensam, mas também ajudará a entender as causas de distúrbios neurológicos vinculados ao sexo da pessoa.
 
— As próximas investigações deverão identificar com mais precisão que conexões neuronais são próprias de apenas um sexo e quais são compartilhadas — explicou o especialista.
 
Os autores observaram poucas diferenças de conectividade cerebral entre meninos e meninas com menos de 13 anos, mas foram claras entre adolescentes de 14 a 17 anos e entre jovens adultos. O estudo concluiu que as mulheres são superiores em atenção, na memorização de palavras e rostos, e nos desafios de inteligência social, mas os homens são mais rápidos para absorver e tratar a informação.
 
AFP/Zero Hora

Propagandas antigas: Elixir de Nogueira

Pesquisa revela método mais eficaz para prevenir o glaucoma

Pesquisa revela método mais eficaz para prevenir o glaucoma Pena Filho/Agencia RBS
Foto: Pena Filho / Agencia RBS
Tratamento é feito com colírio ou cirurgias a laser que baixam a pressão
Segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, exame que mede a pressão intraocular ao longo de todo o dia é o mais eficiente para identificar a doença
 
Passar o dia em uma clínica medindo a pressão do olho pode parecer cansativo, mas é o melhor caminho para um diagnóstico precoce do glaucoma, segundo pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo revelou que o exame da curva diária de pressão intraocular é o método mais eficaz de prevenção da doença, conhecida por ser silenciosa e ter o poder de levar à cegueira irreversível.

— Esse mapeamento vê como a pressão se comporta. A da manhã é a mais importante, porque um percentual muito alto dos doentes tem o pico nesse horário — conta o professor titular de oftalmologia da UFMG, Sebastião Cronemberger, que conduziu o estudo.

Foram três anos de pesquisas no Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte, unidade pertencente ao Hospital das Clínicas da universidade, onde cinco métodos de diagnóstico foram aplicados em 45 pacientes com suspeita de glaucoma. A análise dos resultados mostrou que, enquanto a curva foi positiva em 70% dos casos suspeitos, o segundo teste mais eficiente não chegou à metade disso.

— Não existia um trabalho assim, e hoje cada médico faz o exame que quer — conta Cronemberger.

O especialista defende ainda uma curva mais detalhada, como a que é realizada há 50 anos no Hospital São Geraldo, em que o paciente é internado e, no dia seguinte, às 6h, faz uma última aferição, deitado e no escuro.

O pesquisador percebeu que, como isso é bastante trabalhoso, muitos oftalmologistas fazem o controle por meio de outros métodos.

 — Não sei se esse comportamento vai mudar. Já aboli os outros exames da minha clínica.Acho que os colegas deveriam fazer o mesmo — sugere.

Apesar dos resultados da nova pesquisa, especialistas alertam para a importância de um diagnóstico a partir da realização de diversos exames.O médico Frederico Bicalho,com curso de doutorado em oftalmologia pela Faculdade de Medicina da UFMG,diz que não há um consenso sobre o teste mais adequado.

Segundo ele,a curva realizada no Hospital São Geraldo,onde também trabalha,é importante,mas inviável na maioria das clínicas,que não dispõem de leitos para internação. Dessa forma,vários exames,juntos,podem ajudar a chegar a um diagnóstico mais consistente.

— Todos são importantes. Existem centenas de trabalhos comparando os exames, considerando um ou outro o melhor — explica.

Outros exames analisam fundo do olho e nervo ótico
A curva é apenas uma das análises, segundo Bicalho. Em geral, se a pressão do olho está acima de 22mmHg, o risco de glaucoma é alto. O médico deve também analisar o fundo de olho, no qual consegue ver se há uma escavação no nervo ótico, o que é um forte sinal da doença. Já o campo visual dá indícios se a pessoa começou a perder a visão periférica.

— Se o médico quiser, também pode fazer outros exames mais específicos, como o teste da sobrecarga hídrica e a medida pormenorizada do nervo ótico. Há também a tonometria do contorno dinâmico, que ajuda a identificar com maior precisão a pressão ocular em casos difíceis, e a paquimetria corneana, que avalia a confiabilidade da medida da pressão. A gonioscopia, por sua vez, classifica o tipo de problema em que a pessoa se enquadra — diz.

O avanço 
- O glaucoma crônico aparece devagar e demora décadas para levar à cegueira. Como é intimamente ligado ao histórico familiar, exames periódicos podem salvar as pessoas desse risco. O recomendável é uma consulta anual com o oftalmologista.

- O tratamento é feito com colírio ou cirurgias a laser que baixam a pressão. A visão é comprometida quando há danos no nervo óptico, que leva todas as imagens capturadas pelo olho até o cérebro.

- Embora possa aparecer no nascimento, a doença geralmente surge depois dos 40 anos. Após os 70, sua predominância triplica. Somente em estágios mais avançados, a visão periférica é afetada.

- Pessoas que têm alta miopia, diabetes e são negras devem ficar mais atentas, pois estão dentro do grupo de maior risco de desenvolver o problema.
 
Correio Braziliense/Da Press
 

Meditação pode retardar a progressão do Alzheimer e demência, indica estudo

Meditação pode retardar a progressão do Alzheimer e demência, indica estudo Corbis/Divulgação
Foto: Corbis / Divulgação
Pesquisa avaliou adultos entre 55 e 90 anos
Grupo que meditava melhorou significativamente a conectividade funcional nas áreas da rede de modo padrão, além de apresentar menor atrofia do hipocampo
 
Recentemente, um estudo piloto comandado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel descobriu que a redução do estresse, feita através da meditação, pode retardar a progressão de desordens cognitivas do envelhecimento, como o Alzheimer e outras demências.

Segundo a pesquisadora Rebeca Erwin Wells, autora do estudo, eles já sabiam da grande relação entre o estresse e a doença de Alzheimer. Além disso, ela destaca como outra razão fundamental para desenvolver a pesquisa o fato de que aproximadamente 50% das pessoas diagnosticadas com comprometimento cognitivo leve — estágio intermediário entre os declínios comuns do envelhecimento e a deterioração cognitiva — podem desenvolver a demência em cinco anos.

Pesquisa avaliou adultos entre 55 e 90 anos
Para chegar aos resultados do estudo, Rebeca, que é neurologista do Centro Médico Wake Forest Baptist (BIDMC), avaliou adultos entre 55 e 90 anos da Unidade de Neurologia Cognitiva do BIDMC, sendo que 14 deles tinham o diagnóstico de transtorno cognitivo leve.

Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos: aqueles que participaram da redução de estresse pela meditação e yoga, e os outros que receberam cuidados normais. Os do primeiro grupo se reuniram duas vezes por semana, durante dois meses, além de participar de um retiro que durou o dia inteiro e serem encorajados a continuar a prática em casa, por cerca de 15 a 30 minutos diários.

Os participantes foram submetidos, no começo e no final da pesquisa, a ressonâncias magnéticas funcionais (fMRI), a fim de determinar se houve quaisquer alterações nas estruturas do cérebro ou na atividade cerebral. A neuroimagem foi realizada no Hospital Geral Massachusetts Martinos Center.

— Nós estavamos particularmente interessados em examinar a rede de modo padrão (DMN) — sistema do cérebro envolvido quando as pessoas se lembram de eventos passados ou imaginam o futuro, por exemplo — e no hipocampo, parte responsável pelas emoções, aprendizado e memória, que é conhecido por atrofiar quando as pessoas tem o comprometimento cognitivo leve ou Alzheimer — explica Rebecca.

Os resultados do estudo demonstraram que o grupo que meditava melhorou significativamente a conectividade funcional nas áreas da rede de modo padrão, além de apresentar menor atrofia do hipocampo.

Apesar de também terem sido feitos testes de memória, os pesquisadores não conseguiram ver as diferenças entre os grupos nesse quesito. No entanto, Rebeca e seus colegas relataram que a maioria dos dados sugerem uma tendência para a melhoria de medidas de cognição e bem-estar.

Embora seja um estudo pequeno e mais pesquisas sejam necessárias, eles estão muito animados com os resultados.

— Se a meditação pode ajudar a retardar os sintomas de declínio cognitivo, mesmo que pouco, pode contribuir para melhorar da qualidade de vida de muitos pacientes — afirma Rebecca.

Os resultados foram publicados online no Neuroscience Letters, periódico com notícias referentes a neurociência.

Zero Hora

Concurso Prefeitura de Alto Horizonte - GO

A Prefeitura de Alto Horizonte, cidade localizada a 311 km de Goiânia, no estado de Goiás, divulgou edital nº. 001/2013 para a realização de concurso público, destinado à contratação de 626 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 12.310,01.
 
Cargos: Médico, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Professor (Pedagogia, Inglês, Português, Matemática, Ciências, Biologia, Física, Química, Educação Física, Artes, Geografia e História), Técnico (Enfermagem e Higiene Dental), Monitor de Creche, Agente Administrativo, Agente de Serviços de Saúde, Atendente de Saúde Bucal, Motorista, Agente de Serviços Gerais, Operador de Máquinas, Vigia, Servente de Cemitério, Mecânico e Auxiliar de Manutenção Geral. São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever entre 10h do dia 02 de dezembro de 2013 e 23:59 do dia 03 de janeiro de 2014, pelo site www.ebraconconcursos.com.br. Os candidatos que não dispuserem de computador e internet poderão comparecer na Prefeitura Municipal de Alto Horizonte-Go, onde será disponibilizado um servidor para auxiliar nos trabalhos, obedecendo o horário de funcionamento do local.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 105,00.
 
O concurso será realizado por meio de prova objetiva e de títulos.
 
As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar da Prefeitura de Alto Horizonte e no site de inscrição. O gabarito da prova objetiva será publicado em até 5 dias úteis após a realização das mesmas.
 
Os títulos a serem avaliados, deverão ser enviados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-GO, pessoalmente ou por sedex, no prazo máximo de 5 dias úteis contados a partir da divulgação do resultado da prova objetiva.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Santo Antônio do Içá - AM

Com oferta de 453 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santo Antônio do Içá, no estado do Amazonas, lançou edital nº. 002/2013 para realização de processo seletivo.
 
Os cargos disponíveis são: Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Médico, Professor, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigias, Auxiliar Administrativo e Fonoaudiólogo. A carga horária dos futuros contratados será de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 678,00 e R$ 4.920,00. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura de Santo Antônio do Iça, situada na Av. Álvaro Maia, S/N, Centro, na cidade de Santo Antônio do Iça, até às 17h do dia 11 de dezembro de 2013.
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, juntamente com a ficha de inscrição, original e 01 cópia dos seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certificado de Escolaridade ou Declaração. No caso de Declaração, somente será válida no prazo de 90 dias, correspondente à função que concorrer.
  • Comprovante de residência (para todas as funções);
  • Registro no Conselho Regional da Profissão para a função de Técnico em Enfermagem;
  • Título de Eleitor;
  • Curriculum Vitae.
Prova e ValidadeO certame constará de prova de títulos.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data de publicação do edital de homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado 1 única vez, por igual período, a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 13 de novembro de 2013, pág. 18 a 22.

Concurso Prefeitura de Tabatinga - AM

A Prefeitura de Tabatinga, no estado do Amazonas, através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, divulgou edital n°001/2013 de concurso público, com o propósito de ocupar 520 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 722,90 a R$ 5.000,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Nos cargos de nível fundamental, as chances são para Auxiliar de Serviços Gerais (41), Coletor de Lixo (10), Coveiro (2), Eletricista (3), Gari (15), Pedreiro (3), Vigia (18), Agente Comunitário Social (5), Auxiliar Administrativo (23), Merendeira (10), Motorista de Ônibus (4), Motorista de Veículos Rodoviários (4) e Operador de Máquinas Pesadas (6).

Para o nível médio, as vagas são para Agente de Trânsito e Transporte (5), Agente de Zoonoses (2), Agente Fiscalização Fundiária (6), Assistente Administrativo (25), Fiscal de Feira e Mercado (5), Fiscal de Limpeza (5), Fiscal de Obras e Posturas (3), Guarda Municipal (20), Mecânico (1), Técnico Agrícola Municipal (3), Técnico Ambiental (2), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Edificações (3), Técnico em Enfermagem (20), Técnico em Laboratório (6) e Técnico Segurança do Trabalho (2).

Já para o nível superior, as oportunidades são para Agente Arrecadação (4), Assistente Social (3), Enfermeiro (4), Engenheiro-Agrônomo (1), Nutricionista (1), Orientador Educacional (2), Professor de Ensino Fundamental Indígena - Zona Rural (80), Professor da Educação Infantil ao 5º ano - Zona Rural Não Indígena (9), Professor da Educação Infantil ao 5º ano - Zona Urbana (87), Professor da Educação Infantil ao 5º ano de Educação Física - Zona Urbana (18), Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Educação Física - Zona Urbana (8), Ciências - Zona Rural Não Indígena (2), Ciências - Zona Urbana (2), Educação Física - Zona Rural Não Indígena (2), Educação Inclusiva - Zona Urbana (7), Geografia - Zona Rural Não Indígena (1), Geografia - Zona Urbana (2), História - Zona Rural Não Indígena (2), História - Zona Urbana (4), Língua Portuguesa - Zona Rural Não Indígena (2), Língua Portuguesa - Zona Urbana (10), Matemática - Zona Rural Não Indígena (2), Matemática - Zona Urbana (10), Ciências Agrárias/ Ambiental - Zona Urbana (2).

Será admitida a inscrição exclusivamente  pelo www.concursoscopec.com.br solicitada no período entre 0 (zero) hora de 10 de dezembro até as 23h59min do dia 30 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Manaus.

Valor da taxa de inscrição:
Ensino Fundamental – R$ 30,00;
Ensino Médio – R$ 40,00;
Ensino Superior – R$ 70,00.

O cartão de confirmação estará disponível no período de 15 a 20 de janeiro de 2014, no endereço eletrônico www.concursoscopec.com.br; que deverá ser impresso, obrigatoriamente, pelo candidato para fins de comprovação da inscrição e apresentação nos locais de realização das provas.

As provas serão aplicadas na data prevista de 02 de fevereiro de 2014 (domingo). O local e horário da realização da prova estarão designados no Cartão de Confirmação.

O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Prefeitura de Jordão - AC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jordão, no Acre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 07 vagas de emprego, por remuneração que pode chegar a R$ 678,00 em carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância em Saúde e Microscopista.
 
Interessados, deverão se inscrever do dia 02 a 06 de dezembro de 2013, na sala do Conselho Municipal de Saúde – CMS, situado na Avenida Francisco Dias, s/nº, bairro centro, cidade de Jordão/AC. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
 
Documentação a ser apresentada no ato da inscrição:
  • Documento de Identidade;
  • Original do CPF;
  • Original de Comprovante de Residência (conta de água, telefone ou luz ou que comprove residência);
  • Original do histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental;
  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
A prova será aplicada provavelmente no dia 05 de janeiro de 2014, no horário oficial do Acre das 8h às 12h, na Escola de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues de Farias, localizada na Rua Tadeu Teixeira de Albuquerque, s/nº, Bairro Centro, Jordão/AC.
 
O gabarito oficial será divulgado dia 13 de janeiro de 2014, no mural da prefeitura de Jordão, Secretaria Municipal de Saúde e site oficial da Prefeitura - www.jordao.ac.gov.br. O resultado final da seleção será divulgado em até 10 dias  úteis após a realização da prova.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado, de 26 de novembro de 2013, pág. 48 a 51.

Concurso IBGE 2013/2014: Sai edital para 7.825 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou o tão esperado edital n° 06/2013 de processo seletivo, com o objetivo de ocupar 7.825 postos de trabalho para contratação temporária, em todo o país, de profissionais de níveis médio e superior. O certame será realizado pela Fundação Cesgranrio.
 
A maioria das vagas (7.600) é para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, para atuar em 546 municípios distribuídos pelos 26 Estados da Federação e o Distrito Federal; as demais oportunidades são para atuação no município do Rio de Janeiro - RJ, nos postos de Analista Censitário de Geoprocessamento (27), Agente de Pesquisas por Telefone (180) e Supervisor de Pesquisas (18).
 
O salário oferecido será de R$ 765,00 para Agente de Pesquisas por Telefone, R$ 1.020,00 para Agente de Pesquisas e Mapeamento e de R$ 4.000,00 para os cargos de Analista Censitário de Geoprocessamento e Supervisor de Pesquisas. Todos os contratados terão direito ao Auxílio-Alimentação, no valor de R$ 373,00 e ao Auxílio-Transporte. A jornada de trabalho será de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas no período de 05 de dezembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014, no endereço www.cesgranrio.org.br. A taxa de participação será de R$ 25,00 para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, R$ 19,00 para a função de Agente de Pesquisas por Telefone e R$ 80,00 para a função de Analista Censitário de Geoprocessamento e Supervisor de Pesquisas.
 
De acordo com o edital, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão previstas para 23 de fevereiro de 2014, das 13h às 17h (horário de Brasília - DF, horário brasileiro de verão) e os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pela Cesgranrio no primeiro dia útil subsequente ao da realização das provas.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos.
 
Edital / Publicações

Prefeitura de General Salgado - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de General Salgado, no estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 003/2013, que será realizado pelo INDEC (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação), para o preenchimento de vagas nos cargos de Auxiliar de Consultório Dentário e Médico Clínico Geral.

São oferecidas quatro vagas para esses profissionais, que deverão ter nível médio ou superior, a depender do posto pretendido. Os salários são de até R$ 3.820,71 e carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 06 de dezembro de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de General Salgado, situada na Avenida Antônio José de Carvalho, nº. 940, Centro, General Salgado/SP. As taxas variam de R$ 40 a R$ 60, de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas na cidade de General Salgado, na data provável de 15 de dezembro de 2013, nas dependências da EMEF “Azilio Antônio do Prado”, situada à Rua Azilio Antônio do Prado, nº. 990, Bairro Vila Maria. 
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contados da data da publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Votuporanga - SP

A Prefeitura de Votuporanga, município do estado de São Paulo, por meio da  empresa CKM Serviços Ltda, abriu editais n° 001 e 002/2013 de concurso público, com a intenção de ocupar 164 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.521,92 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de agente fiscal I, agente operacional I, V, VI e VII, analista do executivo X, XVI, assistente social I, educador social I, especialista em saúde I, XI, técnico do executivo I, VIII, XI e XIV, técnico em educação I, VI, X e XII, técnico em saúde I, educador infantil, PEB I e PEB II.
 
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no site www.makiyama.com.br/concursos/votuporanga002, até o dia 18 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 25,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 26 de janeiro de 2014. A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização das prova serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação. É responsabilidade do candidato acompanhar no site de inscrição a convocação para cada etapa.
 
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 27 de janeiro de 2014.
 
O concurso público terá validade de 2 anos contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação.

Concurso Prefeitura de Palmital - SP

A Prefeitura de Palmital, no estado de São Paulo, lançou os editais 03 e 04/2013, de concurso público, e o edital 01/2013, de processo seletivo, com objetivo de prover 40 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos podem chegar a R$ 12.182,54. 
 
As chances são para as funções de Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Supervisor de Campo, Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Assistente Técnico de Informática, Fiscal, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle de Vetores.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de dezembro de 2013, pelo site www.quanticoconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 50. 
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 29 de dezembro de 2013, em local e horário a ser divulgado nos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.palmital.sp.gov.br e no saguão da Prefeitura Municipal de Palmital. De acordo com o cronograma, o gabarito das provas será anunciado no dia 31 de dezembro deste ano. 
 
A validade do concurso será de dois anos e do processo seletivo de 01 ano, podendo haver prorrogação por período idêntico, a critério da Comissão Examinadora. 

Concurso UEM - PR

Foi publicado edital de concurso público nº. 303/2013 - PRH da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no qual são ofertadas 02 vagas para professores efetivos da Carreira do Magistério Superior. Os docentes atuarão em jornadas de 40 horas semanais, com salário de R$ 12.468,38.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 27 de janeiro a 30 de abril de 2014, das 7h40 às 11h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, no setor de protocolo da UEM. Deve-se apresentar requerimento preenchido, disponível em endereço eletrônico www.uem.br. A taxa é de R$ 170,00.

De acordo com o edital, serão aplicadas prova de títulos, de arguição, de erudição e apresentação de trabalho científico original no período provável de 8 de julho  a 6 de agosto de 2014.

A validade do certame será de 02 anos, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogada. Para mais detalhes, consulte o edital em nosso site.

Concurso Prefeitura de Heliópolis - BA - inscrições prorrogadas

A Prefeitura do município baiano de Heliópolis lançou o edital 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de vagas para todos os níveis de escolaridade, por vencimentos de até R$ 3.505,26, para o cumprimento de jornada de 20 ou 40 horas semanais. O concurso público será executado pela Seprod - Serviços de Processamento de Dados.
 
As oportunidades são para Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Motorista (Categoria D), Operador de Retroescavadeira, Operador de Motoniveladora, Agente de Endemias, Auxiliar em Saúde Bucal, Assistente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Professor Nível I, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Ginecologista, Pediatra e Psiquiatra), Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.
 
Com a prorrogação, segundo o cronograma do certame, a inscrição será realizada até 06 de dezembro de 2013, pelo site http://www.seprod.com.br. As taxas oscilam entre R$ 35 e R$ 85. 
 
A seleção para os cargos compreenderá exame para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de prova objetiva, para todos os cargos, prova prática, apenas para os cargos de Motorista, Operador de Retroescavadeira e Operador de Motoniveladora, além de prova de títulos, somente para nível superior e Professor. 
 
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 05 de janeiro de 2014 e o gabarito será anunciado no dia 07 de janeiro. De acordo como edital, o prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Concurso Prefeitura de Manduri - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Manduri, no estado de São Paulo, prorrogou as inscrições dos editais de concurso público e processo seletivo, ambos de nº 002/2013, destinados ao provimento de 28 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 1.217,58.

Cargos
As vagas são para os cargos de Dentista, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Professor Atendimento Ensino Especializado, Psicopegdagogo, Veterinário, Monitor de Creche, Operário Braçal, Operador de Máquina Rodoviária, Professor III (Educação Artes, Inglês e Educação Física), Monitor de Transporte Escolar, Professor de Educação Básica I, Instrutor de Música, Monitor de Informática e Professor de Educação Básica II e Professor de Educação Básica III.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente  por meio do endereço eletrônico www.conrio.com.br, até o dia 08 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 20 a R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições. Já as provas práticas serão realizadas na data prevista de 22 de dezembro de 2013.
 
Validade
A validade do concurso será de 1 ano, contado da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 1 ano, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Manduri. Já a validade do processo seletivo será para o ano letivo de 2014. 

Concurso CRM - PR

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR) publicou edital de concurso público n° 01/2013, com o objetivo de preencher 10 vagas efetivas e formação de cadastro de reserva para as Unidades de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Umuarama. Serão oferecidas oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários variados de R$ 815,64 a R$ 4.808,65, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O concurso será realizado através do Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social. As chances são para os cargos de Copeira, Assistente Administrativo I, Operador de Áudio e Vídeo, Advogado, Contador e Médico Fiscal.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 12 de janeiro de 2014, pelo site concursos.quadrix.org.br. As taxas variam de R$ 35, R$ 45 e R$ 60.
 
A prova objetiva será realizada nas cidades de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR) e Umuarama (PR) e/ou cidades vizinhas, se necessário, considerando o horário de Brasília, tendo duração de 4 horas. A avaliação será aplicada na data provável de 26 de janeiro de 2014, no turno da tarde. Também haverá prova de redação para os níveis médio e superior, no mesmo dia.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico de inscrição, na data prevista de 27 de janeiro de 2014.
 
O certame será válido por dois anos.

Prefeitura de Cariacica - ES prorroga inscrições de processo seletivo

A Prefeitura de Cariacica, no estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, prorrogou as inscrições referentes ao edital de processo seletivo nº. 05/2013, destinado ao provimento de 142 vagas, mais cadastro de reserva , para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.311,21, em jornadas de 20h ou 30h semanais.
 
- Nível Fundamental: Auxiliar de Consultório Dentário e Motorista de Ambulância;

- Nível Médio: Técnico Municipal de Nível Médio I (Análises Clínicas e Enfermagem);

- Nível Superior: Analista Municipal de Nível Superior I (Farmácia, Farmácia Bioquímica, Odontologia Especialista em Pediatria, Odontologia Especialista em Paciente Especial, Odontologia Especialista em Buco Maxilofacial e Terapia Ocupacional) e Médico I.
 
As inscrições devem ser preenchidas até 09 de dezembro de 2013, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Centro de Conhecimento da Prefeitura Municipal de Cariacica, localizada na BR-262 km 3,0, nº 3.700, Bairro Alto Lage, Cariacica, Espírito Santo.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFPA 2013/2014

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu edital n°186/2013 de concurso público, para o provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente da UFPA, com lotação no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências da Saúde, Campus Universitário de Altamira e Campus de Tucurui.

São ofertadas 24 para professor adjunto (nível superior) e os salários podem chegar a R$ 8.049,77.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém-PA, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, no período compreendido entre às 12 h do dia 05 de dezembro de 2013 às 18 h do dia 03 de fevereiro de 2014. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00.

As provas poderão ser realizadas no período de 18 de fevereiro a 10 de março de 2014, em Belém, na UFPA e nos campi de Altamira e Tucurui, em local a ser indicado juntamente com o cronograma detalhado de provas que será disponibilizado na página eletrônica de inscrição.

O resultado final do concurso será divulgado em até cinco dias úteis após a realização da última prova e será homologado pelo Conselho da Unidade.

O prazo de validade do concurso será de dois anos.

Concurso TECPAR 2014

O Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, abriu o concurso público nº. 01/2013, visando o preenchimento de 58 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior, por salários de até R$ 4.617,78.
 
Cargos
Assistente Administrativo, Assistente Técnico, Técnico (Desenvolvimento Tecnológico, Contábil e Manutenção) e Analista (Tecnologia/Inovação, Administrativo, Avaliação da Conformidade, Sistemas de Gestão, Jurídico, Comunicação/Mercado, Saúde Ocupacional, Medicina Ocupacional, Contábil, Infraestrutura, Desenvolvimento Tecnológico e Biotecnologia Industrial). 
 
As inscrições serão efetuadas até às 12h do dia 07 de janeiro 2014, somente via internet, através do site www.pucpr.br/concursos. O investimento com a inscrição custa R$ 60,00 e 80,00 para os cargos de nível médio/técnico, e R$ 100,00 para os cargos de nível superior.
 
O certame consistirá de prova objetiva, discursiva e títulos.
 
As provas serão realizadas na cidade de Curitiba- PR, na data provável de 26 de janeiro de 2014, com início às 8h30 e término às 13h30, em locais que serão divulgados no site www.pucpr.br/concursos, bem como no site do TECPAR (www.tecpar.br), a partir das 17h do dia 15 de janeiro de 2014. Os títulos deverão ser entregues após a realização da prova objetiva e discursiva, na mesma data e local, até às 17h.
 
A partir das 12 horas do dia 27 de janeiro de 2014 serão divulgados os gabaritos oficiais provisórios das provas objetivas e os parâmetros de correção das provas discursivas e de redação.
 
A validade do processo seletivo será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Buritizal - SP

A Prefeitura de Buritizal, no estado de São Paulo, publicou editais de concurso público e processo seletivo n°001/2013, destinados ao provimento de 22 vagas para cargos de nível superior, por salários de até R$ 2.377,27. O concurso público será regido por este Edital e executado pela DUX Concursos.
As vagas são para as funções de Professor PEBIN, PEB I, PEB II, Psicopedagogo, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Médico Clínico Geral.

A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.duxconcursos.com.br, até às 23h59min do dia 30 de dezembro de 2013. As taxas variam de R$ 35,00 para Professores e de R$ 45,00 para os demais cargos.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para o acesso, através do Acessa SP. O horário de atendimento é das 08h as 11h, das 13h as 16h30, na Rua Alferes Manoel Joaquim, nº 654 – centro – Buritizal - SP.

A 1ª etapa – prova escrita – será realizada provavelmente no dia 12 de janeiro de 2014, com início e término de acordo com o especificado no Anexo I (horário de Brasília), no Município de Buritizal - SP, nos locais divulgados através de edital. O gabarito será divulgado na data provável de 13 de janeiro de 2014. Já o resultado final do certame será na data prevista de 22 de janeiro de 2014.

O certame terá validade de até dois anos.

Concurso Prefeitura de João Pessoa - PB tem inscrições prorrogadas

Com oferta de 1.300 vagas de emprego na área da Educação Municipal, acabam de ser prorrogadas as inscrições do edital nº 1/2013, que rege o concurso público da Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba. Todo o processo seletivo está sendo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Do total de oportunidades, 450 serão para o cargo de Professor da Educação Básica I (nível médio/magistério e superior), 550 para Professor da Educação Básica II (nível superior), atuando em diversas disciplinas e as demais 300 vagas serão ocupadas por profissionais de outras especialidades, entre os quais: Assistente Social Escolar, Orientador Educacional, Supervisor Escolar, Psicólogo Escolar (nível superior, totalizando 100 vagas) e Agentes Educacional I (200 vagas de nível médio, nas áreas de apoio administrativo).
 
O valor do vencimento inicial dos docentes e dos outros profissionais de nível superior, para o exercício laborativo em 30 horas semanais, será de até R$ 2.246,45, somado o vencimento inicial e os 30% de gratificação de atividade. Para os novos servidores de nível médio, o valor do salário inicial será de R$ 806,37. Vale ressaltar que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, já anunciou que em fevereiro do ano que vem, ocorrerá um reajuste do piso de 10% para os servidores do Magistério da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), dentro da política de valorização e diálogo com os servidores.
 
As inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até o dia 09 de dezembro de 2013, por meio da página da FGV (http://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/peb/jp). A taxa de participação será de R$ 49 para as vagas de nível médio e R$ 69 para as de nível superior.
 
Processo de seleção
Os candidatos às vagas do Magistério e outras especialidades de nível superior serão submetidos a prova objetiva e avaliação de títulos, enquanto que os concorrentes às vagas de nível médio farão prova objetiva e de redação. As provas estão previstas para 12 de janeiro de 2014, na cidade de João Pessoa e a homologação do resultado sairá até o dia 28 de fevereiro.

Concurso Prefeitura de Pitangueiras - SP

A Prefeitura de Pitangueiras, no estado de São Paulo, por meio da empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda, divulgou os editais 001, 002, 003 e 004/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 86 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2.610,40.
 
As chances são para os cargos de auxiliar de cirurgião dentista, técnico de enfermagem, topógrafo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, dentista, diretor de escola, médico e professor II - geografia, coveiro, operador de máquina, tratorista, fiscal de obras e engenheiro eletricista.
 
As inscrições serão realizadas via internet, a partir das 09h00min do dia 11 de dezembro até às 23h59min59seg do dia 23 de dezembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília -DF, pelo site: www.sigmaassessoria.com.br. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 19 de janeiro de 2014, em local a ser divulgado por ocasião da homologação das inscrições acolhidas, através de publicação no Jornal Oficial do Município de Pitangueiras, afixação no Quadro de Avisos da Prefeitura e em caráter meramente informativo nos sites de inscrição e da Prefeitura (www.pitangueiras.sp.gov.br).
 
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 20 de de janeiro de 2014.
 
O prazo de validade do concurso é de dois anos.

Prefeitura de Mutum - MG abre processo seletivo com 98 vagas

A Prefeitura de Mutum, no estado de Minas Gerais, lançou edital n° 002/2013 para realização de processo seletivo. Sob coordenação técnica da Polis Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, o certame pretende recompor cargos atualmente vagos no governo municipal, ofertando 98 vagas de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.350,00. A jornada de trabalho é de 30 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Servente Contínuo, Motorista, Auxiliar Administrativo, Coordenador, Mãe Social, Pai Social, Cuidador, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Serviço, Monitor de Atividades, Orientador Digital, Facilitador de Oficina, Técnico em Enfermagem, Técnico em Abordagem, Orientador Social, Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro e Médico Psiquiatra.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 12 a 19 de dezembro de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Prefeitura de Mutum, Praça Benedito Valadares, nº 178, Centro a também através do site www.polisauditoria.com.br. A taxa de inscrição custa entre R$ 25 e R$ 85.
O processo seletivo será composto de prova objetiva e prática.
 
As provas objetivas e práticas (para o cargo de motorista) serão realizadas na data provável de 29 de dezembro de 2013, às 9h. O local de realização das provas objetivas e a confirmação de data e horário da prova serão divulgados até o dia 24 de dezembro de 2013, no quadro de avisos na sede da Prefeitura Municipal e no site www.polisauditora.com.br. O gabarito será divulgado a partir das 17 horas do dia 29 de dezembro de 2013, nos mesmos locais de comunicação.

A validade do certame será de dois anos.

Prefeitura de Altinópolis - SP anuncia processo seletivo

Foi aberto pela Prefeitura de Altinópolis, estado de São Paulo, o processo seletivo nº 006/2013,  que oferece vagas no cargo de Médico Substituto para atuar nas Unidades Básicas de Saúde do Município. 
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 16 de dezembro de 2013, no período das 9h às 16h, no Departamento de Recurso Humanos da Prefeitura Municipal de Altinópolis, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00.

A prova será aplicada provavelmente no dia 19 de dezembro de 2013, das 18h às 20h, no prédio da escola EMEFEI Ermelinda Sammarco de Figueiredo, localizada na Rua Joaquim Paulino de Souza, 145, Bairro Salim Antônio Calil, na cidade de Altinópolis-SP.

Os interessados poderão obter mais informações no local de realização das inscrições ou acessando o site www.altinopolis.sp.gov.br.

UEZO - RJ seleciona docentes

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), instituição do governo do estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, recebe inscrições até o dia 3 de janeiro de 2014 para o processo seletivo de docentes pesquisadores, na classe Professor Adjunto I, Unidade de Biologia. O edital do certame é o de nº 003/2013.
 
As quatro vagas estão distribuídas em cada uma das seguintes especialidades: Bioquímica Instrumental, Bioestatística aplicada a Ciências Biológicas e da Saúde, Empreendedorismo e Física. A remuneração inicial é de R$ 5.497,00, além de auxílio alimentação, transporte e creche, e uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
A inscrição será nos dias úteis, entre 10h e 16h, na Unidade Universitária de Biologia, na sala 311 do Prédio I da UEZO, que fica na Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, nº 1.203, em Campo Grande, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. No ato do pedido de inscrição, o candidato deverá apresentar o comprovante do pagamento de taxa no valor de R$ 200,00 que pode ser feito em qualquer agência do Bradesco, utilizando depósito identificado pelo CPF em favor de ERJ UEZO, agência 6898, conta nº 83-3, banco 237.
 
A prova será realizada no dia 10 de fevereiro de 2014. Também haverá prova de títulos e trabalhos, Defesa de memorial e prova didática.
 
O edital completo está na página eletrônica da UEZO. Informações pelos telefones 2332-7532 ou 2333-6961 (Rio de Janeiro).

Estresse no trabalho aumenta risco de infarto entre as mulheres

Mudança de hábitos é o primeiro passo para evitar o problema
 
O estresse é composto de um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação a situações novas. O problema está associado a maior incidência de infarto e outros eventos cardíacos.
 
As mulheres têm sofrido cada vez mais com o estresse. As exigências do mercado de trabalho e a dupla jornada enfrentada ainda por muitas mulheres podem gerar o problema. Soma-se ainda a falta de tempo para a prática de exercícios físicos e uma alimentação não balanceada. Esse cenário pode desencadear um processo patológico — como o infarto, por exemplo.
 
Outra combinação explosiva para as mulheres é o cigarro e o uso de anticoncepcionais. Estudos apontam que, nesses casos, o risco de a mulher sofrer um ataque cardíaco pode ser até 30 vezes maior. A explicação está nos hormônios femininos — estrogênio e progesterona — que protegem as mulheres de doenças como o infarto, mas que têm esse efeito reduzido pelo cigarro.
 
Segundo o cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo Maurício Jordão, a situação se complica ainda mais porque o infarto pode ser silencioso nas mulheres, sem gerar a típica dor no peito e o mal-estar — sintomas característicos do infarto nos homens.
 
— Os sintomas típicos mais conhecidos são dores no peito, que se estendem para o braço esquerdo, e formigamento. No entanto, outros sinais podem indicar o princípio da doença, como dor abdominal, suores frios, palidez, náuseas e vômitos. Em mulheres, a incidência dos sintomas típicos é menor — afirma o cardiologista.
 
Dicas para evitar o problema:
 
— Faça exames completos periódicos, principalmente depois dos 40 anos, ou se você faz parte dos grupos de risco
 
— Evite alimentos ricos em colesterol e o uso excessivo de sal
 
— Evite o consumo excessivo de álcool
 
— Elimine o uso de cigarros e drogas
 
— Faça exercícios físicos sob orientação médica
 
— Incorpore ao dia-a-dia atividades que ajudem a relaxar ou proporcionem momentos de alegria, como hobbies, passeios, entre outros
 
— Previna ou trate doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios relacionados ao colesterol

Zero Hora

Vítimas do bullying: o frágil e o forte

A maioria das pessoas já viu valentões em ação, transformando a vida alheia num inferno. Seus alvos costumam escapar da intimidação relativamente ilesos, mas às vezes ela se torna insuportável.
 
Isso pode ser verdade tanto se a vítima for uma menina de 12 anos quanto um jogador de futebol americano de 136 quilos.
 
Um jogador do Miami Dolphins deixou recentemente a Liga Nacional de Futebol Americano porque era repetidamente insultado e ameaçado por um colega de equipe, Richie Incognito. Muitos torcedores ficaram chocados com os detalhes das mensagens de texto e voz, cheias de palavrões, que Incognito enviava, enquanto outros defenderam seu comportamento, dizendo ser algo natural em um esporte tão rude.
 
Algumas pessoas ficaram espantadas que Jonathan Martin, que tem 1,95 m de altura, pudesse ser atingido "emocionalmente por provocações de um colega de time", escreveu o colunista Timothy Egan no "New York Times". "Pode-se mesmo machucar um parrudão com palavras?"
 
Com base na sua própria experiência como jogador de futebol americano no colégio, Egan diz que sim. Ele era mais baixo do que os outros e tinha um enorme cabelo rebelde que chamava a atenção. Seus colegas o azucrinavam. "Sei muito bem como é se entregar em um jogo e ter pessoas que são parte dele, seus colegas de equipe, magoando você."
 
Nem todos os que fazem bullying são homens. O "Times" noticiou recentemente que cientistas avançaram no entendimento da agressão por parte de mulheres jovens.
 
"A existência da competição feminina pode parecer óbvia para qualquer um que já esteve numa cantina de escola ou num bar de solteiros", escreveu John Tierney, "mas é difícil analisá-la, porque tende a ser mais sutil e indireta (e bem menos violenta) do que a variedade masculina".
 
Pesquisadores descobriram que mulheres eram mais propensas a fazer comentários maldosos sobre mulheres que elas consideravam rivais pela atenção masculina. Em um experimento, um grupo de garotas do ensino médio reagiu negativamente quando uma moça vestindo blusa decotada e saia curta entrava na sala, mas elas mal notavam a mesma mulher se ela estivesse usando jeans e camiseta.
 
E, em vez de confrontarem a mulher diretamente, as jovens faziam piadas sobre ela assim que a "assanhada" saísse da sala.
 
"Na verdade, as mulheres são muito capazes de agredir as outras, especialmente mulheres percebidas como rivais", disse Tracy Vaillancourt, psicóloga da Universidade de Ottawa.
 
Para vítimas do bullying que sejam jovens ou de alguma maneira vulneráveis, os danos podem ser trágicos. Em setembro, uma menina de 12 anos da Flórida, chamada Rebecca Ann Sedwick, suicidou-se depois que outras garotas a molestaram pela internet. Ela foi para uma fábrica de cimento abandonada, subiu em uma plataforma e saltou.
 
"Rebecca se tornou um dos mais jovens membros de uma lista crescente de crianças e adolescentes aparentemente levados ao suicídio, pelo menos em parte, depois de terem sido difamados, ameaçados e zombados on-line", relatou o "Times".
 
Os adolescentes não usam só o Facebook ou o Instagram para se provocarem. Novos aplicativos surgem constantemente, tornando mais difícil para os pais manterem controle sobre as atividades dos filhos. A mãe de Rebecca, Tricia Norman, não sabia que a filha estava recebendo mensagens que diziam: "Você é feia" e "Dá pra morrer, por favor?".
 
"Você ouve falar disso a toda hora", disse Norman sobre o bullying na internet. "Mas eu nunca pensei que iria acontecer comigo ou com minha filha."
 
The New York Times/ Folhaonline