Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Saiba como manter a linha nas festas de fim de ano

A pior época do ano para resistir às guloseimas chegou. Ir já alimentado para uma festa e maneirar na comilança no dia seguinte ajudam a manter o peso
 
Dezembro chegou e, junto com ele, vieram os convites para a confraternização da empresa, o amigo secreto do trabalho, a ceia de natal, a festa de ano novo e outras encontros que fazem todos mais felizes. E com vários quilinhos a mais.
 
Resistir às tentações só com força de vontade não é fácil, por isso vale alguns truques.
 
O primeiro, é ir previamente alimentado para uma festa. “Normalmente, você vai sem saber o que será servido lá. Antes, então, é bom comer um lanche natural, com pão integral, tomate - que é fonte de licopeno, alface americana e queijo branco. Ajuda na saciedade e ainda evita que a pessoa consuma bebida alcoólica com o estômago vazio, o que não é bom”, diz a nutricionista Gisele Cristina de Carvalho, da Clínique
 
Confira algumas dicas para não se desentender com a balança no final do ano:
 
- Você sabe se está com peso adequado? Para resistir às tentações, coloque a saúde em primeiro lugar.
 
- Começar o dia com um café da manhã adequado é uma excelente estratégia.
 
- A nutricionista Gisele Carvalho explica que os sucos detox realmente funcionam, e que um profissional pode indicar o melhor suco para cada um.
 
- Se for sair para fazer compras, leve uma fruta ou oleaginosa na bolsa.
 
- Não pule as refeições. Comer de 3 em 3 horas também vale para dezembro.
 
- Hidrate-se. A água é responsável por praticamente todos os processos que ocorrem no organismo, desde a circulação, digestão até a eliminação de toxinas.
 
- Faça um lanche saudável antes de uma festa. Isso vai ajudar a controlar a fome e comer menos guloseimas.
 
- Verifique todas as opções de comida antes de escolher. Isso evita pegar um "pouquinho de tudo" e cometer exageros.
 
- Opte por saladas folhosas, pois auxiliam na digestão e diminuem a absorção da gordura.
 
- Seja moderado: cada copo de cerveja (240 ml) tem cerca de 100 a 130 calorias. Os espumantes também. E os drinks podem chegar até a 500 calorias.
 
Se a pessoa cai em tentação e abusa, o ideal é recomeçar a dieta já no dia seguinte. “Se comeu uma torta de 600 calorias, por exemplo, não dá para deixar para janeiro. Tem que ser agora”, explica Gisele.
 
Outro passo é tomar um café da manhã balanceado no dia seguinte ao exagero. “O ideal é beber um suco detox, que vai limpando o fígado e todas as toxinas que impedem que o metabolismo esteja funcionando normalmente”, explica Gisele. "Se a pessoa não tem restrição nenhuma, é possível adicionar ao suco um pouco de chá de hibisco, cavalinha, chá verde, entre outros. Cada pessoa pode ter um suco individualizado”, explica.
 
No caso das ceias, que costumam ser fartas e calóricas, a dica se deliciar com as saladas da entrada. "Assim, a pessoa já chegará saciada na hora do prato principal, o mais calórico".
 
A consciência ficará ainda mais leve se, na hora da sobremesa, houver uma troca corajosa do cheesecake normal pelo de ricota e iogurte grego light. “Sempre falo para os meus pacientes que eles têm de ir para a festa para se divertir, não para comer", conclui Gisele. 
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário