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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Problemas financeiros prejudicam o funcionamento cognitivo

Pessoas que vivem com poucos recursos gastam mais energia mental e são mais propensas a tomar decisões erradas
 
Equipe de pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, descobriu que a pobreza consome energia mental e pode prejudicar a função cognitiva.
 
Os resultados sugerem que as pessoas que vivem com poucos recursos são mais propensas a tomar decisões erradas que perpetuam seus problemas financeiros.
 
A pesquisa, publicada na revista Science, sugere que nossas habilidades cognitivas podem ser diminuídas pelo esforço exaustivo de tarefas como economizar para pagar as contas.
 
"Estamos argumentando que ser pobre pode prejudicar o funcionamento cognitivo", afirma o principal autor Jiaying Zhao.
 
Em uma série de experimentos, os pesquisadores descobriram que os problemas financeiros urgentes tiveram um impacto negativo imediato sobre a capacidade dos indivíduos de baixa renda em realizar testes cognitivos e de lógica.
 
Em média, uma pessoa preocupada com problemas financeiros apresentou uma queda na função cognitiva semelhante a 13 pontos no QI, ou a perda de uma noite inteira de sono.
 
Em outra série de experimentos, os pesquisadores descobriram que os agricultores mostram o desempenho cognitivo reduzido antes de serem pagos por sua colheita, em comparação com depois, quando recebiam o dinheiro.
 
Segundo os pesquisadores, estas diferenças no funcionamento cognitivo não podem ser explicadas por diferenças na alimentação, esforço físico, disponibilidade de tempo ou estresse.
 
"Quando as pessoas que vivem na pobreza, cometem erros e os resultados de erros são mais caros. Então, se você é pobre, você está mais propenso a erros e erros que custam mais caro", afirma Zhao.
 
Isaude.net

Combinação de duas drogas em pílula melhora tratamento da AIDS

Técnica torna pacientes mais susceptíveis ao tratamento, que era disponível apenas através de injeção ou terapia intravenosa
 
Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos EUA, desenvolveram um novo sistema de entrega de duas drogas já aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration) que pode servir como um tratamento eficaz para o vírus da AIDS, o HIV.
 
A descoberta permite que uma combinação das drogas decitabina e gemcitabina possa ser entregue em forma de pílula, tornando os pacientes mais susceptíveis ao tratamento, que anteriormente estava disponível apenas através de injeção ou terapia intravenosa (IV).
 
O estudo foi publicado na revista Antiviral Chemistry & Chemotherapy.
 
"Se você tem uma condição que exige que você tome a medicação todos os dias, como muitos pacientes com HIV, você não gostaria de ter que tomar essa medicação via injeção diária. Esta descoberta é um grande passo para demonstrar que este tratamento pode ser tomado como um comprimido, semelhante a outros fármacos para o HIV, e é adequado para a eventual aplicação clínica", afirma o pesquisador Steven Patterson.
 
Em 2010, a equipe mostrou, pela primeira vez, que as drogas decitabine e gemcitabina poderiam se combinadas para tratar o HIV. A combinação da droga age por meio da mutagênese letal que pode destruir o HIV levando o vírus a sofrer mutação até um ponto em que não seja mais infeccioso.
 
Para alguns pacientes a capacidade do HIV de se transformar e evoluir rapidamente pode resultar em resistência à droga. Segundo os pesquisadores, para os pacientes que desenvolveram resistência aos tratamentos atualmente disponíveis anti-HIV, a combinação de drogas decitabine - gemcitabina pode ser uma alternativa eficaz e uma linha secundária de defesa.
 
"Ainda há muito trabalho que precisa ser feito para demonstrar a segurança e eficácia desta combinação de drogas antes que ensaios clínicos em humanos possam começar. Mas estamos otimistas de que estamos caminhando em frente", conclui Patterson.
 
Isaude.net

Implante de colágeno acelera recuperação cardíaca após enfarto

Sistema aumenta geração de células e vasos sanguíneos na área danificada e limita grau de danos no tecido circundante
 
Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram um adesivo composto de colágeno que pode ser enxertado no tecido cardíaco danificado para estimular a recuperação.
 
Os resultados da pesquisa, realizada com ratos, demonstraram que o sistema não só acelera a geração de novas células e vasos sanguíneos na área danificada do coração, mas também limita o grau de dano no tecido resultante de traumas, como ataques cardíacos.
 
A chave, segundo a pesquisadora Pilar Ruiz- Lozano, é que o adesivo não procura substituir as células do músculo cardíaco mortas. Em vez disso, ele substitui o epicárdio, a camada exterior de tecido do coração, que não é o tecido do músculo, mas que protege e apoia o músculo do coração, ou do miocárdio. "Este tecido sintético tem as propriedades mecânicas do epicárdio de embriões", destaca Ruiz- Lozano.
 
O estudo foi publicado na revista Biomaterials.
 
O epicárdio embrionário é significativamente mais flexível do que o epicárdio de adultos, mas é mais rígido e estruturado do que os materiais existentes, tornando-o mais favorável para o crescimento de novos tecidos.
 
O epicárdio - ou a sua substituição artificial - tem de permitir a migração e proliferação das células necessárias para reconstruir tecidos danificados, bem como ser suficientemente permeável para permitir que os nutrientes e resíduos celulares passem através da rede de vasos sanguíneos.
 
A estrutura de malha, como de fibras colágenas no adesivo, tem esses atributos, servindo para apoiar e orientar o crescimento novo.
 
Em comparação com camundongos do grupo controle que não receberam nenhum tratamento, ratos que receberam o adesivo logo após sofrerem um ataque cardíaco induzido cirurgicamente apresentaram melhora significativa na função cardíaca global duas semanas depois.
 
Os corações com adesivo mostraram maior migração de células para o local da lesão, quatro semanas após o implante. As novas células estavam presentes tanto no adesivo quanto no tecido cardíaco danificado.
 
Ruiz- Lozano e seus colegas já estão trabalhando em estudos para explorar o uso do adesivo como um sistema de entrega, juntamente com a realização de estudos de como o implante irá funcionar em animais maiores.
 
Isaude.net

Tamanho do cérebro indica risco de desenvolver distúrbio alimentar

Tamanho do nosso cérebro pode indicar o risco de desenvolver um distúrbio alimentar.
Foto: AICR Blog
Tamanho do nosso cérebro pode indicar o risco de desenvolver
um distúrbio alimentar
Cérebro maior pode ser a razão pela qual as pessoas com anorexia são capazes ficar sem comer, sugere estudo dos EUA
 
Cientistas dos EUA descobriram que o tamanho do nosso cérebro pode indicar o risco de desenvolver um distúrbio alimentar.
 
Os resultados sugerem que um cérebro maior pode ser a razão pela qual as pessoas com anorexia são capazes ficar sem comer, portanto, pode auxiliar a prever o início da doença.
 
A pesquisa foi publicada no The Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.
 
Os pesquisadores estudaram 19 adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa, em comparação com 22 meninas adolescentes sem o transtorno.
 
A ressonância magnética (MRI) foi usada para estudar os volumes cerebrais das participantes.
 
Os resultados dos exames revelaram que as mulheres com anorexia tinham maiores áreas do cérebro, em comparação com as mulheres que não tiveram anorexia.
 
Entre essas áreas, está a ínsula, área do cérebro que se torna ativa quando saboreamos a comida, enquanto o córtex orbitofrontal, também afetado, é uma parte do cérebro que diz a uma pessoa para parar de comer.
 
Segundo os pesquisadores da University of Colorado, o fato de o córtex orbitofrontal estar ligado à sinalização de quando uma pessoa se sente satisfeita após a refeição, sugere que um maior volume nesta área do cérebro pode indicar um padrão entre pessoas com distúrbios alimentares.
 
Eles acrescentam que este padrão pode encorajar indivíduos com transtornos alimentares a parar de comer antes que eles tiverem ingerido comida suficiente, em comparação com indivíduos saudáveis .
 
Isaude.net

Nível "seguro" de poluição ambiental afeta saúde do ser humano a longo prazo

Pesquisa sugere que a mistura de poluentes reduziu a atividade de estrogênios no fígado, através do reforço de uma enzima responsável pela eliminação do hormônio
Foto: Vadim Zholobov/Foto Stock
Pesquisa sugere que a mistura de poluentes reduziu a atividade
 de estrogênios no fígado, através do reforço de uma enzima
responsável pela eliminação do hormônio
Pesquisa indica que exposição ao longo da vida a níveis muito baixos de contaminantes alimentares conduz a doenças metabólicas
 
A exposição a um nível considerado "seguro" de poluição ambiental afeta a saúde do ser humano a longo prazo. É o que indica estudo de pesquisadores do INSERM, na França.
 
Os resultados indicam que o contato ao longo da vida a níveis muito baixos de contaminantes alimentares conduz a doenças metabólicas.
 
"Este estudo acrescenta evidências para repensar a maneira de abordar a avaliação de riscos, especialmente quando se considera que a população humana é amplamente exposta a baixos níveis de muitos produtos químicos, e que o impacto na saúde de misturas realistas de poluentes terá de ser testado", afirma a pesquisadora Brigitte Le Magueresse - Battistoni.
 
Segundo os pesquisadores, um poluente pode ter um efeito diferente quando em mistura com outros poluentes. Assim, o estudo pode ter fortes implicações em termos de recomendações para a segurança alimentar. "Nossos dados também trazem uma nova luz para a compreensão do impacto de contaminantes alimentares ambientais no desenvolvimento de doenças metabólicas", afirmam os autores.
 
Os cientistas usaram dois grupos de ratos obesos para o estudo. Ambos foram alimentados com uma dieta enriquecida com alto teor de gordura, alta sacarose, com um grupo que recebeu um coquetel de poluentes adicionados a sua dieta em uma dose muito baixa.
 
Esses poluentes foram dados aos ratos em todas as fases - desde a pré- concepção até a idade adulta.
Os resultados do estudo sugerem que a mistura de poluentes reduziu a atividade de estrogênios no fígado, através do reforço de uma enzima responsável pela eliminação do hormônio.
 
A equipe acredita que a pesquisa reforça o conceito de que os poluentes podem contribuir para a atual prevalência de doenças crônicas, incluindo doenças metabólicas e diabetes.
 
"Este relatório confirma algo que já sabemos há muito tempo: a poluição é ruim para nós. Mas, o que é igualmente importante, isso mostra que a avaliação de contaminantes alimentares e poluentes em uma base individual pode ser muito simplista. Podemos ver que quando níveis de contaminantes e poluentes "seguros" agem em conjunto , têm um impacto significativo na saúde pública", concluem os autores.
 
Isaude.net

Perda de memória por idade pode ser reversível

Perda de memória por idade pode ser reversível Stock.Xchng/Divulgação
Foto: Stock.Xchng / Divulgação
Estudo feito indica que a deterioração da memória com a idade
e o mal de Alzheimer são patologias diferentes
Carência de proteína está relacionada com a diminuição da capacidade de armazenar lembranças com o passar dos anos
 
A perda da memória com o avanço da idade é um mal bastante comum entre pessoas idosas. No entanto, o fenômeno, antes relacionado com o mal de Alzheimer, pode ser reversível. Cientistas concluíram que a falta de uma proteína desempenha um papel chave no declínio da memória com o envelhecimento e a correção da produção desta proteína, a partir do gene produtor, pode abrir caminho para novos tratamentos.
 
Segundo estudos publicados nesta quarta-feira, a carência da proteína RbAp48 na parte do cérebro conhecida como hipocampo é um fator importante da perda de memória associada ao envelhecimento. A descoberta foi feita por cientistas da faculdade de Medicina da Universidade de Columbia em Nova York, chefiados por Eric Kandel, co-ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 2000.
 
O estudo, feito sobre células cerebrais humanas - retiradas de cadáveres, assim como de camundongos - é a indicação mais forte até agora de que a deterioração da memória com a idade e o mal de Alzheimer são patologias diferentes.
 
Enquanto a primeira parece ser reversível quando tratada a falta da proteína em questão, a segunda continua sendo incurável, explicam os autores dos trabalhos, publicados na revista americana Science Transnational Medicine.
 
— Estes resultados têm implicações potenciais no diagnóstico e no tratamento dos problemas de memória — destacou Kandel em um comunicado.
 
Até agora, os cientistas consideravam que a perda da memória era um dos primeiros sintomas do mal de Alzheimer, mas cada vez mais indícios levam a crer que se trata de um fenômeno que afeta o giro denteado, uma subárea do hipocampo.
 
Para realizar o estudo, os autores fizeram uma análise genética das células que provêm do giro denteado de oito pessoas falecidas entre os 33 e os 88 anos, das quais, nenhuma sofria de doença cerebral.
 
Os cientistas constataram que o gene RbAp48, que permite produzir a proteína do mesmo nome, tem seu funcionamento diminuído com o avanço da idade em todos os indivíduos. Os cientistas testaram, então, este mesmo gene em camundongos para determinar seu papel na perda de memória.
 
Assim, quando bloquearam geneticamente a expressão deste gene no cérebro das cobaias jovens e saudáveis, elas experimentaram os mesmos problemas de memória do que seus similares mais velhos, como demonstrado em testes de labirinto. Uma vez restabelecida a função do gene, a memória dos jovens camundongos voltava à normalidade.
 
Finalmente os cientistas reativaram o gene para que se expressasse no cérebro dos camundongos mais velhos que, segundo eles, recuperaram a memória da juventude.
 
AFP

Consumo de álcool aumenta risco de câncer de mama em mulheres jovens

Consumo de álcool aumenta risco de câncer de mama em mulheres jovens Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Risco aumenta com a quantidade de álcool consumida
Tecidos mamários são mais sensíveis entre a primeira menstruação e a primeira gravidez
 
Mulheres jovens que bebem álcool antes da primeira gravidez correm maior risco de desenvolver câncer de mama em comparação com aquelas que começaram a tomar bebidas alcoólicas após engravidar, revelou um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado esta quarta-feira.
 
Estudos anteriores já tinham demonstrado que o consumo de bebidas alcoólicas no ano anterior poderia aumentar o risco de câncer de mama entre as mulheres. Mas o vínculo entre o consumo de álcool durante o período compreendido entre a primeira menstruação e a primeira gravidez e o risco de desenvolver este tipo de câncer não tinha sido evidenciado até agora, revelaram os autores desta pesquisa, publicada na revista do Instituto Americano do Câncer. Eles observaram que os tecidos mamários são particularmente sensíveis à carcinogênese durante este período da vida.
 
Os cientistas, entre eles Ying Liu, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis (Missouri), analisaram dados médicos de 91.005 mães de 25 a 44 anos, sem antecedentes de câncer, que responderam a um questionário no ano de 1989 sobre consumo de álcool e estilo de vida. Estas mulheres voltaram a ser consultadas 20 anos depois, em 2009.
 
Entre as participantes, 20,4% disseram nunca ter bebido álcool entre o momento de sua primeira menstruação e sua primeira gravidez, enquanto 3,8% relataram um consumo de moderado a elevado. Os autores constataram 1.609 casos de câncer de mama e 970 casos de tumores benignos de mama durante os 20 anos de estudo.
 
Beber álcool entre a primeira menstruação e a primeira vez que uma mulher engravida traz um risco maior de desenvolver câncer de mama e tumores mamários benignos do que consumir álcool após a primeira gravidez. O risco aumenta com a quantidade de álcool consumida neste período de vulnerabilidade maior, destacaram os cientistas, que também observaram que quanto maior o período compreendido entre a primeira menstruação e a primeira gravidez, maior o risco de se desenvolver câncer de mama.
 
Os cientistas constataram, enfim, que o fato de ingerir álcool após a primeira gravidez estaria vinculado a um risco muito maior de se desenvolver câncer de mama, mas não de tumores mamários benignos.
 
AFP

Emagrecimento requer mudança no estilo de vida

Emagrecimento requer mudança no estilo de vida Stock Images/Stock Images
É necessário se concentrar no estilo de vida para acabar com o
ganho de peso e reduzir os riscos de doenças crônicas
Entender a fome e estabelecer metas de exercícios físicos são fundamentais no processo de mudança
 
Você se pergunta que tipo de dieta é melhor para perder peso? Pesquisadores apontam que não existe dieta perfeita, mas que mudanças no estilo de vida podem contribuir para um emagrecimento saudável. O estudo foi publicado em um editorial no Journal of the American Medical Association (JAMA, Jornal da Associação Médica Americana em tradução livre).
 
— Nós realmente queríamos lançar uma luz sobre esse foco na mídia e na comunidade científica sobre a busca de uma dieta ideal — afirmou a professora da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, em Worcester, Sherry Pagoto.
 
Junto com Bradley Appelhans do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, Serry aconselha dar um fim às guerras de dieta e se concentrar no estilo de vida para acabar com o ganho de peso e reduzir os riscos de doenças crônicas.
 
— Precisamos tirar nosso foco sobre o que as pessoas devem comer e pensar em como devem se alimentar. Essa mudança vai ajudar a mudar o comportamento das pessoas. Devemos reforçar em como levar as pessoas a fazerem mudanças a longo prazo — ressaltou a pesquisadora.
 
Segundo Sherry, deve haver uma maior preocupação com os motivos de se comer além do necessário e em como mudar esse comportamento ao invés de se concentrar na quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras ingeridas.
 
— E quando se trata de peso, a dieta não é tudo, também temos a atividade física— acrescenta.
 
A abordagem das pessoas é focar em três intervenções de estilo de vida: aprender a controlar porções, reduzir o alto teor calórico e ingestão de alimentos gordurosos, aprender a estabelecer metas de exercícios e a ficar motivado e entender a fome.
 
Desafios? Sherry disse que os cinco principais obstáculos para a perda de peso são: não ter tempo para cozinhar ou se exercitar, estar estressado, ter membros da família trazendo comidas industrializadas e gordurosas para sua casa, não ter um parceiro de exercícios ou se sentir estranho quando você se exercita e sentir fome o tempo todo.
 
AFP

Saiba o que é e como evitar a constipação intestinal

Saiba o que é e como evitar a constipação intestinal Diego Redel/Agencia RBS
Foto: Diego Redel / Agencia RBS
A constipação intestinal pode apresentar-se com número reduzido
 de evacuações, dificuldade para eliminar as fezes, sensação de
 esvaziamento incompleto dos intestinos, desconforto ou esforço,
 mal-estar, gases ou estufamento
Problema pode ser funcional ou orgânico
 
A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de evacuar. Isso, muitas vezes, pode ser reflexo do mau funcionamento dos intestinos, devido a uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, falta de exercícios e consumo excessivo de alimentos industrializados.
 
O problema é mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez, nos idosos e nas crianças. A constipação intestinal é cercada de várias dúvidas e mitos, por isso entendê-la é o primeiro passo para cuidar desse desconforto.
 
A constipação intestinal pode ser classificada em dois tipos:
 
Funcional: a mais frequente e decorrente de vários fatores, como má alimentação, sedentarismo, falta de regularidade de horário para a evacuação e alterações motoras ou da inervação do intestino
 
Orgânica ou secundária: neste caso, a constipação intestinal é causada por outra doença intestinal, como estreitamento do canal retal ou não intestinal, como doenças sistêmicas (diabetes e hipotireoidismo).
 
Em ambos os tipos, o médico é o profissional indicado para avaliar cada caso.
 
Principais queixas
A constipação intestinal pode apresentar-se com número reduzido de evacuações, dificuldade para eliminar as fezes, sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos, desconforto ou esforço, mal-estar, gases ou estufamento.
 
— Embora o exercício físico e a dieta rica em fibras tenham um efeito colaborativo, alguns fatores como idade, depressão, inatividade, e quantidade de medicamentos recebidos (anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, analgésicos, etc.), colaboram para o surgimento da constipação — destaca o pós-doutor em Gastroenterologia, Eduardo André.
 
Tratamento e prevenção
Segundo o médico Eduardo André, muitos casos podem ser resolvidos com medidas simples, com mudanças de hábitos que podem aliviar o desconforto do paciente.
 
— É importante ressaltar que a prisão de ventre é um sintoma e não a doença. Por isso é importante o diagnóstico e o tratamento correto, de acordo com o perfil de cada individuo. Nem sempre evacuar diariamente é o que funciona para a pessoa, sendo a qualidade de sua evacuação o que mais alívio proporciona ao paciente — afirma.
 
Algumas dicas podem ajudar melhorar e até prevenir esse problema. Confira:
 
— Caso tenha dificuldade em evacuar, procure sempre estimular esse reflexo, geralmente por um tempo razoável, ao redor de 10 minutos, preferencialmente após as principais refeições
 
— Evite grandes esforços, entretanto estimule sempre o ato de evacuação (esforço fisiológico)
 
— As fibras são importantes. Consuma-as por meio de frutas, verduras e legumes regularmente
 
— Beba bastante líquido, cerca de dois litros por dia
 
— Coma frutas, como laranja com bagaço, maçã com casca, mamão, etc.
 
— Pratique exercícios de forma regular. Caminhar, pedalar ou nadar são boas alternativas para quem não tem muito tempo para a academia.
 
Para diagnosticar o distúrbio, é necessário a visita a um médico especialista, que deve avaliar a rotina do paciente, examiná-lo e solicitar exames específicos, quando achar necessário.
 
Zero Hora

Descubra o prazer de trabalhar depois do 60

Descubra o prazer de trabalhar depois do 60 Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Aos 63 anos, Laudir ainda mostra disposição juvenil para trabalhar
"até o último segundo"
Manter-se ativo é fundamental para a qualidade de vida e a saúde de quem quer chegar na velhice
 
Enquanto algumas pessoas contam os dias para ter o direito de se aposentar e parar de trabalhar, o taxista José Laudir, 63 anos, nem pensa no assunto. Mesmo já aposentado há cerca de quatro anos, ele sai de casa todos os dias às 6h para percorrer as movimentadas ruas de Porto Alegre com seu táxi e celebrar o prazer no que faz.
 
— Tem coisa melhor que trabalhar? Quero continuar enquanto meu corpo permitir e minha cabeça aguentar. Não pretendo parar — conta, com um imenso sorriso no rosto.
 
A felicidade do seu Laudir em estar ativo mesmo quando poderia calçar os chinelos e passar o dia de pernas para o alto é defendida com afinco pelo geriatra e diretor do Instituto de Geriatria da PUCRS, Newton Terra. Para ele, a atividade laborativa depois dos 60 anos, mesmo que não remunerada, é fundamental para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida quando chegarem na velhice.
 
— A gente fala tanto em saúde, colesterol, pressão alta, estilo de vida e tudo mais, mas ninguém fala do trabalho. A pior morte para uma pessoa é a perda do centro da sua vida, daquilo que ele é, daquilo que ele realizou, que é a perda do trabalho — enfatiza o especialista.

Enquanto o corpo e a cabeça permitirem
O taxista Laudir concorda. Pai de uma filha de apenas sete meses, fruto do seu segundo casamento, e avó de uma criança de um ano, ele acredita que a vida é uma eterna renovação e que o trabalho é fundamental para se manter bem e disposto.
 
— A genética me ajuda. Se você olhar para a minha cabeça vai ver que não tem nenhum fio de cabelo branco! Mas, claro, a gente tem que se disciplinar diariamente para sair do trabalho — afirma.
 
A disciplina e a responsabilidade provenientes do trabalho são fatores que colaboram para a saúde e a qualidade de vida na terceira idade. Newton Terra destaca não estar ativo leva ao surgimento e ao agravamento de diversas doenças, principalmente quando a pessoa se aposenta e não se prepara para esse momento.
 
— Essa fase da vida pode se tornar um inferno. As pessoas ficam com o sentimento de inutilidade, de solidão, de não serem mais produtivas, e as implicações físicas e psicológicas podem ser dramáticas. Todos deveriam exercer atividades até o último segundo de suas vidas, aproveitando esse momento para fazer o que quiser e gostar — recomenda.
 
A relação com o trabalho após os 60 anos, pode, portanto, ser extremamente prazerosa. Quando a pessoa se prepara para essa fase, seja para uma aposentadoria tranquila ou para seguir atuando na sua profissão dentro de suas possibilidades, o ganho em qualidade de vida é certo.
 
Zero Hora

Concurso Prefeitura de Taquari - RS

A Prefeitura de Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a organizadora Fundação La Salle, publicou os editais 01 e 02/2013 de concurso público, com a finalidade de preencher 156 vagas, mais cadastro reserva, nos cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 668,05 e R$ 10.607,90, por jornadas semanais de 20 a 40 horas semanais.

Cargos

Vagas do concurso público nº. 01/2013

- Nível Alfabetizado: Merendeira (5) e Operário (10);

- Nível Fundamental Incompleto: Motorista (4) e Operador de Máquina Rodoviária (3);

- Nível Médio/Técnico: Instrutor de Informática (4), Auxiliar de Pré-escola (8), Secretário de Escola (5), Técnico em Enfermagem (4), Técnico em Informática (1), Agente Administrativo (1), Fiscal de Tributos (1), Fiscal de Obras e Posturas (1) e Fiscal de Saúde e Meio Ambiente (1);

- Nível Superior: Farmacêutico (1), Médico Psiquiatra (1), Médico Ginecologista/ Obstetra (1), Odontólogo (1), Terapeuta Ocupacional (1), Fisioterapeuta (2), Psicólogo (1), Assistente Social (3), Nutricionista (1), Engenheiro Florestal (1), Biólogo (1), Assessor de Controle Interno - Ciências Contábeis (1), Engenheiro Civil (1), Arquiteto e Urbanista (1), Assessor de Controle Interno - Direito (1), Geólogo (1), Supervisor Escolar (6), Orientador Educacional (4), Professor de Educação Infantil (30), Professor de Anos Iniciais (12), Professor de Atendimento Educacional Especializado (6), Professor de Geografia (1), Professor Pedagogo Libras (2), Professor de Educação Física (2), Professor de Língua Estrangeira - Inglês (2), Professor de História (2), Professor de Artes (2), Professor de Língua Portuguesa (4), Professor de Matemática (2) e Professor de Ciências (3).

Vagas do concurso público nº. 02/2013
- Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (7);

- Nível Superior: Enfermeiro (1), Médico Clínico Geral ESF (2) e Odontólogo (1).
 
Parte das vagas são reservadas para pessoas com necessidades especiais, negros e pardos.

Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos, até o dia 26 de setembro de 2013. A taxa é de R$ 50,00 para cargos de nível alfabetizado ou fundamental, R$ 75,00 para nível médio ou da área do magistério nível escolar superior e R$ 100,00 para nível superior.

Provas, Gabaritos e Validade
De acordo com os editais, as provas objetivas estão previstas para o dia 20 de outubro de 2013. No caso das colocações relacionadas à educação, também haverá prova de títulos. Também ocorrerá prova prática para Merendeira, Operário, Motorista e Operador de Máquina Rodoviária. Os Motoristas ainda passarão por prova psicológica.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na data prevista de 21 de outubro de 2013. O concurso tem validade por dois anos, a partir da classificação final, com possibilidade de serem prorrogados por igual período.

Concurso Prefeitura de Jari - RS

Profissionais de níveis fundamental, médio e superior que esperavam uma oportunidade na Prefeitura de Jari, município do estado do Rio Grande do Sul, devem ficar atentos. Foi publicado o edital n° 001/2013 do concurso público, com oferta de 11 vagas para preenchimento imediato, além da possibilidade de formação de cadastro reserva. O concurso será executado através da empresa Objetiva Concursos Ltda.

As vagas são para os cargos de Atendente Educacional, Educador Especial, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Procurador Jurídico, Professor Ensino Fundamental de Anos Finais e Psicólogo. O salário oferecido varia de R$ 708,26 a R$ 6.043,12, com carga horária de 08 a 44 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 08 de setembro de 2013, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 65,72 para todos os cargos.

A prova Objetiva, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 13 de outubro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação final das inscrições em 27 de setembro de 2013.

O concurso terá validade de até dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável, uma vez, por igual prazo a critério do Município.

Concurso Prefeitura de Caxias do Sul (RS)

A Prefeitura de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital n° 01/2013 de concurso público, destinado ao preenchimento de 10 vagas mais Cadastro Reserva (CR) para cargos de nível médio e superior. O certame será executado pela empresa AVR Assessoria Técnica Ltda e terá validade de dois anos, a partir da homologação final, podendo ser prorrogado.

Os profissionais receberão salário que varia entre R$ 1.387,30 a R$ 5.084,32, para jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Durante a validade do concurso, abrindo-se novas vagas, será assegurado o percentual de 12% aos candidatos com deficiência, conforme Lei Municipal nº 4.912/98 e alteração, e o percentual de 10% aos candidatos afrodescendentes, conforme Lei Municipal n° 6.377/05, utilizando-se o procedimento instituído pelo Decreto Municipal nº 15.956/12.

Cargos
- Nível Médio: Professor G1AI;
- Nível Superior: Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-agrônomo, Engenheiro Mecânico, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Professor G3AII de Ciências e Matemática, Professor G3AII Educação Física e Professor G3AII Português.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas via internet, pelo site www.exatuspr.com.br, no período das 10 horas do dia 23 de agosto até às 24 horas do dia 05 de setembro de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 para nível médio e de R$ 80,00 para nível superior.

Provas
A data provável da realização das provas objetivas é dia 20 de outubro de 2013, e serão aplicadas nos turnos da manhã e tarde, em local e horário a serem publicados em Edital de Convocação para as provas, com antecedência mínima de 5 dias.

Concurso Prefeitura de Fraiburgo (SC)

A Prefeitura de Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº 01/2013 de concurso público com o objetivo de atender as necessidades na área da saúde. O certame selecionará 06 Médicos de Saúde da Família, com remuneração de R$ 12.500, por jornada semanal de 40 horas.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE.
 
As inscrições devem ser realizadas até às 16h de 11 de setembro de 2013, pelo endereço eletrônico www.fraiburgo.2013.fepese.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 150. 
 
A prova escrita será realizada na data provável de 22 de setembro de 2013, na cidade de Fraiburgo, em locais que serão divulgados na data provável de 20 de setembro de 2013. 

Concurso Prefeitura de Concórdia (SC)

A Prefeitura de Concórdia e o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Concórdia (Iprecon), no estado de Santa Catarina, abriram as inscrições para o concurso público (edital 3/2013) que visa o preenchimento de 26 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimentos de até R$ 12.590,85. A jornada de trabalho poderá ser de 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Administrador, arquivista, assistente social, contador, engenheiro sanitarista, farmacêutico, médico, psicólogo, técnico em enfermagem, secretário escolar, auxiliar de creche, servente braçal, agente de alimentação e nutrição, motorista veículos leves, motoristas veículos pesados, agente de serviços gerais, operador de equipamentos, médico comunitário – clínico geral e técnico em higiene bucal.
 
Inscrição e Seleção
As inscrições começam no dia 26 de agosto e serão encerradas em 24 de setembro de 2013 pelo site Click Soluções (www.clicksolucoesinteligentes.com.br). A taxa de participação varia de R$ 40 a R$ 70. 
 
O concurso será constituído de prova objetiva, que está prevista para o dia 20 de outubro de 2013, com divulgação do gabarito no dia seguinte. Já a prova prática, de aptidão física e a apresentação dos títulos serão no dia 10 de novembro deste ano. A homologação do resultado final se dará no dia 5 de dezembro de 2013.
 
A validade do concurso será de 01 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. O edital do certame (nº 003/2013) está disponível no sítio da organizadora.

Concurso Prefeitura de Canoinhas - SC

A Prefeitura de Canoinhas, no estado de Santa Catarina, através do Instituto o Barriga Verde - IOBV, lançou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 33 vagas para cargos de ensino médio e ensino superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.553,47 por carga horária de 10, 30 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente comunitário de saúde, Agente de trânsito, Assistente social, Auditor fiscal, Contador, Educador social, Enfermeiro, Fiscal, Médico do trabalho, Médico generalista, Médico oftalmologista, Monitor social, Motorista, Nutricionista, Orientador social, Pedagogo, Psicólogo e Técnico em enfermagem.

A inscrição só poderá ser efetuada via internet, no endereço eletrônico www.iobv.com.br, até o dia 19 de setembro de 2013.

O valor da taxa de inscrição é de:
- R$ 60,00 para cargos de nível médio;
- R$ 100,00 para cargos de nível superior

As provas serão realizadas no município de Canoinhas – SC, previstas para o dia 06 de outubro de 2013. A publicação do edital de homologação definitiva das inscrições caso haja alterações, será no dia 1º de outubro de 2013.

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva escrita, será na data provável de 07 de outubro de 2013, por meio do site Instituto O Barriga Verde (www.iobv.com.br).

O concurso público terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Concurso Prefeitura de Agrolândia - SC

A Prefeitura de Agrolândia, no estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público nº 003/2013, para provimento de 02 vagas, mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 10.030,66 em carga horária de 08 ou 40 horas semanais.
 
O concurso destina-se à seleção de candidatos para contratação de pessoal destinado ao preenchimento de Emprego Público para Médico Clínico Geral da Família, Médico Pediatra da Família, Técnico de Enfermagem da Família e Agente Comunitário de Saúde (Micro-áreas: 12, 17, 24).
 
As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de Saúde, sito Rua Nereu Ramos, nº107, centro, Agrolândia, Santa Catarina, no horário das 08h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, até o dia 23 de setembro de 2013.
 
As provas escritas serão realizadas nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, sito Rua Nereu Ramos, nº 107, bairro Centro, Município de Agrolândia, Estado de Santa Catarina, no dia 06 de outubro de 2013 (domingo), iniciando às 09h00min com término as 12h00min. O gabarito preliminar da prova escrita será publicado na data provável de 07 de outubro de 2013.
 
O concurso terá validade por um ano a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Administração.

Universidade Federal de Sergipe prorroga inscrições de concurso

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) prorrogou as inscrições do edital de concurso público n° 017/2013, com o objetivo de ocupar 08 vagas para o cargo de Professor Auxiliar. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.049,77, em regime de dedicação exclusiva.

Com a prorrogação, a inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.grh.ufs.br, até 18 de setembro de 2013. A taxa é de R$ 70.

De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, didática e de títulos. As provas serão aplicadas num prazo mínimo de 60 dias e máximo de 120  dias corridos após a publicação do edital de retificação no Diário Oficial da União. As datas, horários, locais de realização das provas serão divulgados a partir do dia 18 de outubro de 2013, com no mínimo 10 dias de antecedência para o início das provas, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.

 O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da instituição.

Prefeitura de Paulista - PE prorroga inscrições de processo seletivo

O Município de Paulista, no estado de Pernambuco, prorrogou as inscrições do processo seletivo que visa o preenchimento de 179 vagas para profissionais da área de saúde, que possuam níveis médio/técnico ou superior. 
 
Cargos 
Agente de Saúde Escolar, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Laboratório, Condutor - Samu, Motorista, Técnico em Enfermagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Cuidador - Residência Terapêutica, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (PSF, Samu, Acupunturista, Citopatologista, Cardiologista, Clínico, Dermatologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Ginecologista, Ginecologista/Obstetra, Neurologista, Ortopedista,  Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra, Traumato-Ortopedia, Urologista, Auditor e Psiquiatra), Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrição e Seleção
Os interessados podem fazer a inscrição até 05 de setembro de 2013, pelo site www.ipad.com.br/selecaopublicapaulista2013. As taxas de inscrição variam de R$ 35 a R$ 65. 
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada provavelmente no dia 22 de setembro de 2013, e o gabarito preliminar será anunciado em 23 de setembro. 
 
O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Florianópolis - SC abre concurso público

A Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, torna público aos candidatos interessados que foi publicado o edital nº 005/2013 de concurso público. O certame dispõe de 48 vagas, sendo 43 para o cargo de Educador Social e 05 Assistente Social. Do total de vagas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência física.
 
A remuneração para o cargo de Assistente Social é de R$ 1.052,88, mais gratificação de Responsabilidade Técnica, no valor de R$ 1.704,00. Para o cargo de Educador Social, o salário será de R$ 806,00.  Além disso, será pago por dia útil trabalhado, auxílio-lanche no valor de R$ 11,50 para os servidores com carga horária de 30 horas semanais e auxílio-alimentação no valor de R$ 14,00 para os servidores que tiverem a jornada ampliada para 40 horas semanais.
 
Para participar, o candidato poderá efetuar a inscrição somente pela internet, mediante o preenchimento de Requerimento de Inscrição publicado no endereço eletrônico http://pmfasssocial.fepese.org.br, até às 16 horas do dia 27 de setembro de 2013.
 
A taxa de inscrição será de R$ 70,00 para Educador Social I e de R$ 110,00 para Assistente Social.
 
A prova escrita será realizada provavelmente em 1º de dezembro de 2013, no município de Florianópolis, com duração de 4 (quatro) horas, em locais que serão divulgados no sitio do concurso público na Internet na data provável de 25 de novembro de 2013. Haverá Prova de Títulos para o cargo de Assistente Social.
 
O gabarito da prova escrita será divulgado a partir das 20 horas do dia da sua realização, no endereço eletrônico do concurso http://pmfasssocial.fepese.org.br.
 
O concurso público será válido por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado, por igual período.

Prefeitura de Irineópolis - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Irineópolis, no estado de Santa Catarina, promove processo seletivo, regido pelo edital 003/2013, visando a contratação temporária 01 Assistente Social, que fará jus a remuneração de R$ 2.200 por jornada de 30 horas semanais. 
 
As inscrições serão recebidas no período de 02 a 13 de setembro de 2013, na Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, Rua Bahia, nº. 122, Centro.
 
O processo seletivo será realizado por meio de prova escrita, que será aplicada provavelmente no dia 30 de setembro de 2013, no Centro de Uso Múltiplo, localizado na rua Guanabara, nº. 288, Centro.

Conforme  normas divulgadas pelo edital publicado no Diário Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina (29/08/13), o resultado final será anunciado em 04 de outubro deste ano. 

Concurso Prefeitura de Sebastião Laranjeiras - BA

A Prefeitura de Sebastião Laranjeiras, no estado da Bahia, republicou o edital de concurso público N° 01/2013, destinado a seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal.
 
São distribuídas 156 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.500 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico – Clínica Geral, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Aux. Técnico de Enfermagem, Aux. Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo, Eletricista, Instrutor de Informática, Motorista Categoria “B”, Motorista Categoria “D”, Aux. de Abast. de Água, Aux. de Serv. Gerais, Gari, Porteiro e Vigilante/Guarda.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 09 de setembro a 09 de outubro de 2013, pelo site www.planejarconcursos.com.br, ou de forma presencial de 09 a 25 de setembro de 2013, no posto de inscrição, localizado na Avenida Tiradentes, 32, Centro - Sebastião Laranjeiras/BA. As taxas variam de R$ 35 a R$ 90, de acordo com o cargo escolhido.
 
De acordo com o edital, todos os candidatos inscritos entre 14 e 22 de junho de 2012, para o concurso público que foi suspenso cautelarmente através do Processo nº 0000519-70.2012.805.0185, de 03 de julho de 2012, estão automaticamente inscrições para o certame regido pelo edital 01/2013.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no município de Sebastião Laranjeiras, com data prevista para 24 de novembro de 2013, em horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Sebastião Laranjeiras e pelo da internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. Os candidados também serão avaliados por meio de prova de títulos. 
 
A divulgação dos gabaritos das provas objetivas (preliminar) será no dia 27 de novembro de 2013. 

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre vagas

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Santa Bárbara divulgou os editais nº. 040 e 041/2013 para a realização de processo seletivo. São ofertadas 03 vagas para níveis médio e superior nos cargos de Psicólogo e Agente de Saúde.  A remuneração pode chegar a R$ 1.946,50 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no período de 02 a 06 de setembro de 2013, no horário das 08:00 às 11:00 horas e das 13:30 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  • Ser portador de diploma de curso superior em Psicologia;
  • Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRP.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O tempo de experiência profissional deverá ser comprovado da seguinte forma:

Mediante apresentação de cópia de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e/ou contrato firmado com o empregador;

Em caso de experiência em setor publico ou privado, deverá ser apresentada certidão oficial de tempo de serviço, emitida por setor de pessoal. Não havendo setor de pessoal, deverá ser especificado na declaração/certidão o órgão e/ou o setor competente;

Todo documento apresentado para fins de comprovação de tempo de serviço deverá conter o período de início e término do trabalho realizado.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 30 de agosto de 2013, pág. 38 a 42.

Concurso CREFITO - 3ª Região - SP tem inscrições prorrogadas

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região - CREFITO-3, no estado de São Paulo, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, publicou novo edital n° 01/2013 de concurso público para o preenchimento de 10 vagas nos cargos de  Escriturário e Telefonista (nível médio).

A remuneração do cargo de Escriturário é de R$ 2.702,70, considerando o desempenho de 40 horas semanais, com previsão de lotação nas cidades do interior paulista Guarulhos, Osasco e Sorocaba. Para o cargo de Telefonista, a remuneração é de R$ 1.817,48, correspondente a 30 horas semanais, desempenhadas em São Paulo - SP.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 22h de 23 de setembro de 2013, através do site www.nossorumo.org.br. A taxa é de R$ 40,00.

Os inscritos serão avaliados mediante aplicação de prova objetiva, que deverá ser composta por questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Sorocaba e São Paulo, na data prevista de 20 de outubro de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgados através da Internet nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crefito3.org.br, observado o horário oficial de Brasília/ DF.

Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crefito3.org.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

Este certame possui validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso IFPE 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu edital de concurso público nº. 86/2013, destinado ao provimento de 63 vagas para cargos da carreira técnico-administrativa. Os vencimentos podem chegar a R$ 3.138,70.
 
As vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, serão distribuídas das seguintes maneiras:

- Campus Afogados da Ingazeira
Ensino Superior - Pedagogo;
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade;

- Campus Barreiros
Ensino Superior - Auditor e Nutricionista;
 Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Química, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras) e Assistente de Alunos;

- Campus Belo Jardim
Ensino Superior - Auditor, Nutricionista e Pedagogo;
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico em Música, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras):

- Campus Caruaru
Ensino Superior - Bibliotecário Documentalista;
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Mecatrônica, Técnico de Laboratório da área de Segurança e Assistente de Alunos;
Ensino Fundamental - Auxiliar de Biblioteca;

- Campus Garanhuns
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Eletroeletrônica, Técnico de Laboratório da área Química, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras) e Assistente de Alunos;

- Campus Ipojuca
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Química e Técnico de Laboratório da área de Segurança;

- Campus Pesqueira
Ensino Superior - Auditor, Bibliotecário Documentalista e Pedagogo;
Ensino Médio - Assistente em Administração, Técnico de Laboratório da área de Eletrotécnica, Técnico de Laboratório da área de Enfermagem, Tradutor e Intérprete de Sinais (Libras);

- Campus Reitoria
Ensino Superior - Contador, Engenheiro Civil, Programador Visual, Relações Públicas e Secretário Executivo;
Ensino Médio - Assistente em Administração e Técnico de Tecnologia da Informação;

- Campus Vitória de Santo Antão
Ensino Superior - Administrador;
Ensino Médio - Assistente em Administração.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 10 a 20 de setembro de 2013, até às 23h59, pelo site www.ifpe.edu.br.
 
O certame será constituído de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ocorrer no dia 3 de novembro de 2013, das 9h às 12h. Também haverá prova prática para Técnico de Laboratório, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Música e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (Libras).
 
O gabarito das provas será divulgado no site do IFPE www.ifpe.edu.br, na data provável de 04 de novembro de 2013, a partir das 14h. O resultado final da prova escrita será divulgado no sítio do IFPE www.ifpe.edu.br, na data provável de 14 de novembro de 2013, a partir das 17h.
 
Este concurso terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

SES - PE abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) publicou através do Diário Oficial do Estado a Portaria nº 546, para realização de processo de seleção de provimento do cargo comissionado de (1) Assistente de Hospital, no âmbito do Hospital Regional do Agreste em Caruaru. O aprovado receberá subsídio de até R$ 2.159,44.
 
Poderão candidatar-se ao processo de seleção, profissionais que:
Tenham diploma de conclusão do curso superior emitido por instituição oficialmente reconhecida pelo MEC;

Tenham experiência comprovada em Gestão de Recursos Humanos.

É desejável que o candidato tenha especialização na área de Recursos Humanos.
 
Inscrição
Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar até o dia 13 de setembro de 2013, devendo entregar o curriculum vitae presencialmente na Sede da Secretaria Estadual de Saúde (Gerência de Política e Regulação do Trabalho - GPRT), situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE, CEP–50.751-530, ou na sede da IV GERES, localizada na Rua General Estilac Leal s/n Salgado/Caruaru - CEP: 55018-610.
 
O certame constará de duas etapas, sendo a primeira denominada de Análise Curricular e a segunda denominada de Entrevista, ambas de caráter classificatório e eliminatório.
 
A partir do dia 18 de setembro de 2013 será divulgado os nomes dos candidatos aprovados e a convocação para a entrevista.
 
A entrevista está prevista para ser realizada no dia 20 de setembro de 2013, na sede da Secretaria Estadual de Saúde, localizada Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE, CEP - 50.751-530.
 
O resultado final será divulgado até o dia 25 de setembro de 2013.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, de 30 de agosto de 2013, pág. 13.

Concurso Prefeitura de Sales - SP

A Prefeitura de Sales, no estado de São Paulo, publicou edital N° 01/2013 de concurso público, destinado ao provimento de 35 vagas para cargos efetivos, em níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários variam de R$ 668,57 a R$ 1.662,63 para atuar em jornadas de 12, 30, 34 e 40 horas semanais.
 
A organização e realização do concurso estão sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais Feminino (2), Auxiliar de Serviços Gerais Masculino (2), Inspetor de Alunos (1), Jardineiro (1), Merendeira (2), Motorista (2), Operador de Máquinas Leves (2), Operador de Máquinas Pesadas (1), Padeiro (1), Pedreiro (1), Sepultador (1), Agente de Vetores (1), Agente de Vigilância Sanitária (2) Recepcionista (1) e Atendente de Consultório Dentário (1);

- Nível Médio: Agente de Serviços Administrativos (2) e Fiscal de Serviço Público (1);

- Nível Médio/Técnico: Técnico de Enfermagem (1) e Técnico de Segurança do Trabalho (1);

- Nível Superior: Contador (1), Engenheiro Civil (1), Farmacêutico (1), Médico do Trabalho (1), Químico (1), Terapeuta Ocupacional (1), Assistente Social (1), Professor de Educação Básica I - Educação Infantil (1) e Professor de Educação Básica II - Educação Física (1).
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br, no período entre as 9 horas do dia 05 de setembro, e às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de setembro de 2013, (horário de Brasília).
 
Taxas
O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à inscrição no valor de R$ 25,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para os cargos de nível médio ou médio/técnico e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
O Edital de convocação para as provas objetivas contendo os locais e horários de prestação das provas será publicado, na data provável de 08 de outubro de 2013, na imprensa escrita de Sales - SP, e no sítio da Faperp, www.concursosfaperp.com.br. As provas objetivas estão previstas para o dia 13 de outubro de 2013.
 
Validade
O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

CEFET - RJ abre concurso público

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET, no estado do Rio de Janeiro, abriu extrato do edital de Concurso Público (CP) nº 17/2013. A remuneração devida varia de acordo com a classe da qual o profissional fizer parte, sendo de R$ 1.547,23 para a Classe C, R$ 1.912,99 para a Classe D e R$ 3.138,70 para a Classe E, além de Auxílio Alimentação no valor de R$ 373,00, Auxílio Transporte e Auxílio Creche.
 
O concurso público disponibilizará 46 vagas, distribuídas pelos campi Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Administrador, Analista de TI, Assistente Social, Economista, Enfermeiro, Engenheiro, Jornalista, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Revisor de Textos, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico de Laboratório e Técnico em Edificações, Assistente de Aluno, Administrador, Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais, Assistente de Alunos, Administrador, Assistente Social, Bibliotecário, Pedagogo, Assistente Social, Bibliotecário e Pedagogo, Técnico em Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário, Pedagogo, Assistente Social, Bibliotecário, Pedagogo e Assistente de Aluno;
 
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas de 14 a 27 de outubro de 2013, somente pela internet, no site www.portal.cefet-rj.br.
 
Validade
Este certame terá validade de um ano, a contar da data de publicação de seu resultado final.
 
A íntegra deste Edital pode ser encontrada, a partir do dia 26 de setembro de 2013, na página institucional do CEFET/RJ - www.cefet-rj.br.

IPSEMG abre concurso público

Com o objetivo de atender as demandas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), foi lançado o edital Nº 02/2013 de concurso público, visando selecionar 54 candidatos para o provimento de cargos das carreiras de Médico da Área de Seguridade Social e Analista de Seguridade Social.
 
A jornada de trabalho dos aprovados será de 24 e 40 horas semanais por remuneração de até R$ 4.472,93, podendo ser acrescidos de Gratificação pelo Serviço de Urgência e Emergência – GSUE, e/ou Gratificação por Risco à Saúde da Área de Seguridade Social – GRSASS.
 
Em atendimento à Lei nº 11.867/1995, 10% do total de vagas de cada cargo oferecidas neste concurso público serão reservadas a candidatos com deficiência, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no site www.gestaodeconcursos.com.br, das 09 horas do dia 02 até às 20 horas do dia 25 de novembro de 2013.
 
A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (Analista de Seguridade Social) e R$ 120,00 (Médico da Área de Seguridade Social).
 
Serão disponibilizados, às pessoas que não tiverem acesso à internet, um computador e uma impressora com tinta e papel para que possam efetuar inscrições, requerimentos, solicitações e/ou recursos para qualquer etapa deste concurso, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato realizar o respectivo procedimento, na Gerência de Concursos da Fundep, situada Av. Presidente Antônio Carlos, nº 6.627, Unidade Administrativa II, 3º andar, Campus Pampulha da UFMG em Belo Horizonte (acesso pela Av. Antônio Abrahão Caram, portão 2), no horário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (exceto sábados, domingos e feriados).
 
Prova
O concurso público será realizado através de prova objetiva e títulos de formação acadêmica/experiência profissional.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 15 de dezembro de 2013, em local e horário a serem publicados através de aviso no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais, com antecedência mínima de 30 dias.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 17 de dezembro de 2013, no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais e divulgado no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br.
 
Os candidatos aprovados terão 2 dias úteis, a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado da análise dos recursos contra totalização dos pontos da prova objetiva, para apresentarem títulos a serem examinados. Os títulos deverão ser entregues:

Pessoalmente ou por terceiro, no posto de atendimento da FUNDEP/Gerência de Concursos - Avenida Abraão Caram, nº 384 loja 1 - Belo Horizonte/MG, no horário das 9h00 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30 (exceto sábados, domingos e feriados);

Via SEDEX ou AR, postado nas Agências dos Correios com custo por conta do candidato, endereçado à Fundep /Gerência de Concursos – Caixa Postal 856 – CEP 30161-970 – Belo Horizonte/MG.
 
Validade
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

Concurso Prefeitura de Canaã - MG

A Prefeitura de Canaã, no estado de Minas Gerais, lançou o edital Nº 01/2013 de concurso público para contratação de 04 profissionais nos cargos de Enfermeiro PSF, Médico PSF e Odontólogo. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.171,90, por jornada de 40 horas semanais.
 
O candidato deve se inscrever pelo site www.magnusconcursos.com.br ou de forma presencial, na na sede da Prefeitura de Canaã, no período de 21 de outubro a 14 de novembro de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 55 a R$ 155.  
 
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva deverá ser aplicada na data provável de 1º de dezembro de 2013.
 
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

HCor lidera estudos contra mortalidade em UTI

Meta é aperfeiçoar atendimento de pacientes com saúde fragilizada. Pesquisas terão participação de unidades de terapia brasileiras e internacionais
 
Dois estudos conduzidos pelo HCor estão buscando reduzir os índices de mortalidade e de complicações em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os trabalhos são liderados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), do próprio HCor, e contam com a participação de instituições nacionais e internacionais.
 
Alexandre Biasi, coordenador de pesquisas do IEP e responsável pelos estudos, diz que é necessário buscar formas seguras, baseadas em evidências científicas, de melhorar os cuidados dos pacientes em terapia intensiva – cuja saúde fragilizada é um fator de complicação do tratamento.
 
O primeiro projeto investiga a eficácia de um protocolo contra a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA), que acomete até 15% dos pacientes de UTI, sendo fatal para metade deles. O estudo foi batizado de ART (sigla em inglês para Pesquisa de Recrutamento Alveolar).
 
O projeto foi idealizado e desenvolvido por pesquisadores do IEP HCor, que repassou os protocolos de investigação para centros médicos na Itália e na Espanha. A pesquisa está em andamento desde dezembro de 2012 e deve ser concluída em 2015, com a participação de 1200 pacientes, provenientes de 130 UTI’s.
 
O protocolo investigado consiste na combinação de duas técnicas: recrutamento pulmonar e peep. Ambos são baseados no uso de maior pressão para a respiração artificial de pacientes acometidos pela síndrome, que limita a capacidade pulmonar.
 
O estudo é conduzido com apoio do Ministério da Saúde, por meio de recursos do PROADI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), e está sendo realizado em parceria com a AMIB-Net, a rede de pesquisas da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
 
Protocolos
O outro projeto de pesquisa está prestes a começar, em parceria com Hospital Samaritano (SP) e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). A previsão de início é para setembro, envolvendo 152 UTIs no Brasil, com conclusão estimada para cerca de um ano depois.
 
O objetivo do estudo, chamado de Checklist-ICU, é aperfeiçoar o atendimento aos pacientes. Para isso, serão elaborados checklists, com indicação dos cuidados fundamentais aos pacientes graves. Haverá também um espaço no prontuário para registrar as metas de cuidado para o dia.
 
O método deve ser aplicado a todos os pacientes pelos profissionais que participam da visita multiprofissional, que pode envolver médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos. O checklist deve ficar junto ao prontuário do paciente, indicando a necessidade dele para aquele dia ou momento.
 
Segundo Biasi, apenas 5% da equipe consegue compreender as metas de atendimento. O objetivo do checklist é elevar o índice para 95%.
 
O estudo é composto por duas fases de seis meses cada. Na primeira, as 152 UTIs irão acompanhar 60 pacientes, admitidos consecutivamente, e informar os índices de mortalidade, de pneumonia por ventilação mecânica e de incidência de infecções da corrente sanguínea. No segundo momento, as UTIs serão separadas em dois grupos, em processo randomizado. Um deles receberá treinamento e adotará o processo do checklist.
 
O estudo é financiado com recursos do BNDES, mediante aprovação da Anvisa e Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS). Também recebe o apoio da Rede de Pesquisa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB-Net), BRICNet (Brazilian Research in Intensive Care Network) e do Instituto Latino Americano para Estudo da Sepse (ILAS).
 
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Saúde lidera verba orçamentária para 2014

Ministério lidera destinação dos recursos previstos para o ano que vem. Pasta receberá R$ 80,65 bi, R$ 4 bi a mais que o previsto para 2013
 
No Orçamento previsto para 2014, a pasta da Saúde será novamente a que vai receber mais dinheiro (R$ 80,65 bilhões), a exemplo do orçamento para 2013, quando a previsão orçamentária foi R$ 76,67 bilhões. Graças ao Programa Mais Médicos e a outros projetos do Ministério da Saúde, será também a pasta cujo orçamento receberá o maior aumento (mais R$ 3,97 bilhões).
 
Os gastos com conclusão de projetos para a Copa de 2014 e as economias feitas com custeio administrativo implicam redução de R$ 866,6 milhões nas despesas do Poder Executivo, previstas no orçamento de 2014, na comparação com 2013. Os valores apresentados não consideram obras vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
De acordo com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, as despesas dos ministérios foram todas ampliadas ou mantidas. “Alguns poucos ministérios tiveram redução, e os motivos ficaram restritos a casos envolvendo Copa do Mundo ou custeio administrativo”, disse a ministra.
 
A maior parte da economia prevista no projeto de Lei Orçamentária de 2014, divulgado na quinta-feira (29) pelo governo federal, será com custeio administrativo (R$ 589,9 milhões). O Ministério da Fazenda responderá por uma redução de R$ 342,8 milhões.
 
As despesas com a conclusão de projetos ligados à Copa serão menores em R$ 276,7 milhões, na comparação com o projeto de lei orçamentária anual de 2013. No Ministério do Turismo, a redução será R$ 123,5 milhões; e no do Esporte, R$ 153,2 milhões.
 
A pasta que obteve maior alta na previsão de orçamento foi a da Saúde, com uma variação positiva de quase R$ 4 bilhões, passando dos R$ 76,67 bilhões para R$ 80,65 bilhões. “O aumento está relacionado ao Programa Mais Médicos e, também, a uma série de ampliações propostas pelo ministro Alexandre Padilha”, disse a ministra.
 
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Avança projeto que altera embalagens de medicamentos

Morte de estudante que recebeu vaselina no lugar de soro fisiológico motiva projeto, que busca facilitar a identificação de remédios
 
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) um projeto de lei (3596/12) que altera a Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos (Lei 6360/76) para garantir que soros, injeções e remédios tenham embalagens de fácil identificação. O objetivo é evitar que novas mortes ocorram nos hospitais pela administração de medicamentos errados como no caso da estudante de 12 anos que faleceu ao ter recebido vaselina no lugar de soro fisiológico.

O relator na comissão, deputado Doutor Paulo César (PSD-RJ), afirmou que o rótulo correto pode salvar vidas principalmente no pronto atendimento e nos centros cirúrgicos. Para o deputado além de proteger o paciente a rotulagem certa também vai proteger os profissionais de saúde de possíveis erros.
 
“É preciso que as ampolas, os materiais, os soros, os insumos estejam bem rotulados. Que esse rótulo seja realmente visível para que o profissional que está ali naquele momento de aflição, de urgência possa estar manipulando o medicamento certo”, disse.
 
O projeto também determina que embalagens de medicamentos de uso infantil sejam diferenciadas das de uso adulto. A proposta tramita em regime de prioridade, será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça. O texto pode ser acessado em camara.gov.br.
 
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Diagnóstico organizacional: primeiro passo para a acreditação

Crescem número de instituições que contratam o serviço como forma de se prepararem para o processo de acreditação. ONA dá dicas de como se submeter à avaliação
 
Uma pesquisa realizada no fim de 2012 pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) revelou que 73,3% das organizações de saúde optaram por fazer o diagnóstico organizacional (DO) antes de passarem pelo processo de acreditação. Para algumas delas, a iniciativa permitiu a identificação de processos não controlados que não haviam sido observados no dia a dia.
 
Por consequência, antes mesmo da avaliação para o processo de acreditação, o DO já foi utilizado como orientação para as correções necessárias nestas organizações. Segundo Jaqueline Gonçalves, assessora técnica da ONA, o diagnóstico é um serviço desenvolvido por avaliadores habilitados e qualificados que compõem a equipe da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), também responsável pelo processo de acreditação.
 
Para ela, o interesse pelo DO confirma que mesmo sem fins de certificação a atividade é vista como o primeiro passo rumo à qualidade, pois utiliza a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação específico para a atividade analisada. Péricles da Cruz Góes, assessor técnico da ONA, diz que o DO indica que áreas apresentam ou não conformidade com os padrões definidos pelo SBA/ONA, além de apontar os pontos fortes e onde é possível melhorar.
 
Jaqueline Gonçalves explica que, para se submeter ao DO, o primeiro passo é identificar se a organização, serviço ou programa de saúde é elegível ao processo, conforme estabelecido na Norma NO3. Depois é preciso contatar uma das IACs do SBA/ONA, cadastrar-se no sistema ONA Integrare, para que sejam conferidos os critérios de elegibilidade e agendada a visita da IAC, após o pagamento de uma taxa.
 
Depois de emitido o relatório pela IAC, o avaliado recebe a declaração de diagnóstico organizacional da ONA, além de ter o seu nome vinculado no portal da entidade pelo período de um ano. O SBA/ONA realizou mais de mil diagnósticos organizacionais, quatorze no primeiro semestre deste ano. Entre elas estão a Aqualav – Serviços de Higienização, de Poá (SP), a UNIMED Volta Redonda (RJ), a Clínica Paulista de Nefrologia, Diálise e Transplante, de São Paulo (SP), e o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul (RS).
 
É possível acompanhar os processos de diagnósticos organizacionais concluídos oficialmente pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA) no endereço ona.org.br.
 
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