Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Diagnóstico organizacional: primeiro passo para a acreditação

Crescem número de instituições que contratam o serviço como forma de se prepararem para o processo de acreditação. ONA dá dicas de como se submeter à avaliação
 
Uma pesquisa realizada no fim de 2012 pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) revelou que 73,3% das organizações de saúde optaram por fazer o diagnóstico organizacional (DO) antes de passarem pelo processo de acreditação. Para algumas delas, a iniciativa permitiu a identificação de processos não controlados que não haviam sido observados no dia a dia.
 
Por consequência, antes mesmo da avaliação para o processo de acreditação, o DO já foi utilizado como orientação para as correções necessárias nestas organizações. Segundo Jaqueline Gonçalves, assessora técnica da ONA, o diagnóstico é um serviço desenvolvido por avaliadores habilitados e qualificados que compõem a equipe da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), também responsável pelo processo de acreditação.
 
Para ela, o interesse pelo DO confirma que mesmo sem fins de certificação a atividade é vista como o primeiro passo rumo à qualidade, pois utiliza a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação específico para a atividade analisada. Péricles da Cruz Góes, assessor técnico da ONA, diz que o DO indica que áreas apresentam ou não conformidade com os padrões definidos pelo SBA/ONA, além de apontar os pontos fortes e onde é possível melhorar.
 
Jaqueline Gonçalves explica que, para se submeter ao DO, o primeiro passo é identificar se a organização, serviço ou programa de saúde é elegível ao processo, conforme estabelecido na Norma NO3. Depois é preciso contatar uma das IACs do SBA/ONA, cadastrar-se no sistema ONA Integrare, para que sejam conferidos os critérios de elegibilidade e agendada a visita da IAC, após o pagamento de uma taxa.
 
Depois de emitido o relatório pela IAC, o avaliado recebe a declaração de diagnóstico organizacional da ONA, além de ter o seu nome vinculado no portal da entidade pelo período de um ano. O SBA/ONA realizou mais de mil diagnósticos organizacionais, quatorze no primeiro semestre deste ano. Entre elas estão a Aqualav – Serviços de Higienização, de Poá (SP), a UNIMED Volta Redonda (RJ), a Clínica Paulista de Nefrologia, Diálise e Transplante, de São Paulo (SP), e o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul (RS).
 
É possível acompanhar os processos de diagnósticos organizacionais concluídos oficialmente pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA) no endereço ona.org.br.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário