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sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sessão única de 15 minutos de estimulação cerebral reduz desejo de fumar

Nicotina ativa sistema da dopamina e regiões relacionadas à recompensa no cérebro
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Nicotina ativa sistema da dopamina e regiões relacionadas
à recompensa no cérebro
Manipulação de circuitos cerebrais pode ajudar a proteger fumantes, e pessoas com outros vícios, da recaída
 
Pesquisadores da Universidade Médica da Carolina do Sul, nos EUA, demonstraram que uma sessão única de 15 minutos de estimulação magnética transcraniana (TMS) reduz temporariamente o desejo de fumar em indivíduos dependentes de nicotina.
 
Manipulação de determinados circuitos cerebrais pode ajudar a proteger fumantes, e pessoas com outros vícios, da recaída.
 
A nicotina ativa o sistema da dopamina e regiões relacionadas à recompensa no cérebro. A retirada da nicotina resulta naturalmente na diminuição da atividade nessas regiões, o que tem sido intimamente associado com o desejo, recaída e consumo continuado de cigarro.
 
Uma das regiões críticas relacionadas com a recompensa é o córtex dorsolateral pré-frontal, que pode ser alvo da estimulação magnética transcraniana.
 
A técnica é um procedimento não invasivo que utiliza campos magnéticos para estimular as células nervosas. Ele não requer sedação ou anestesia e assim os pacientes permanecem acordados, reclinados em uma cadeira, enquanto o tratamento é administrado através de espirais colocadas perto da testa.
 
O pesquisador Xingbao Li e seus colegas analisaram o desejo desencadeado por sinais de fumo em 16 voluntários dependentes de nicotina que receberam uma sessão de estimulação magnética transcraniana de alta frequência ou uma simulação da estimulação aplicada sobre o córtex pré-frontal dorsolateral.
 
A análise permitiu que os pesquisadores avaliassem os efeitos reais em relação ao estímulo fraudulento, semelhante à forma como pílulas de placebo são usadas para avaliar a eficácia e segurança de novos medicamentos.
 
Eles descobriram que o desejo induzido por sinais de tabagismo foi reduzido após os participantes receberem a estimulação real. Eles também relatam que a redução do desejo foi positivamente correlacionada com o nível de dependência de nicotina, em outras palavras, a técnica provocou mais redução do desejo naqueles com níveis mais elevados de uso de nicotina.
 
Segundo os pesquisadores, um dos aspectos do estudo é que ele sugere que as manipulações específicas de determinados circuitos cerebrais pode ajudar a proteger os fumantes e, possivelmente, as pessoas com outros vícios da recaída.
 
A equipe acredita que, embora a técnica tenha apenas um efeito temporário, ela levanta a possibilidade de que repetidas sessões de estimulação podem vir a ser usadas para ajudar os fumantes a parar de fumar.
 
Fonte isaude.net

OMS diz que falta de logística dificulta campanhas de vacinação no mundo

Médica prepara seringa com vacina contra sarampo na Etiópia, durante a Semana de Vacinação Africana
Foto: DFID
Médica prepara seringa com vacina contra sarampo na
Etiópia, durante a Semana de Vacinação Africana
Segundo a organização, melhor fornecimento é essencial para alcançar 22 milhões de crianças que não estão protegidas de doenças
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre os impactos da falta de logística para a distribuição e aplicação de vacinas em todo o mundo.
 
O relatório, que antecede a Semana Mundial da Imunização, com início dia 20 de abril, afirma que um melhor fornecimento e sistema logístico são essenciais para alcançar 22 milhões de crianças de países em desenvolvimento que ainda não estão protegidas contra doenças perigosas.
 
"Temos visto alguns avanços importantes no desenvolvimento e na entrega de vacinas nos últimos anos. Mas muitos países ainda enfrentam obstáculos na obtenção de vacinas que salvam vidas de cada criança em necessidade", afirma Flavia Bustreo, Diretora-geral assistente da OMS.
 
Muitos países enfrentam desafios sérios no abastecimento e na logística de vacinas, desde a incapacidade de manter as vacinas na temperatura correta até a manutenção de registos que permitem que agentes comunitários de saúde garantam que as vacinas corretas alcançem as crianças que delas necessitam.
 
Os sistemas de saúde ineficientes ameaçam o acesso, a disponibilidade, a qualidade e os resultados de saúde.
 
A médica da OMS, Regina Ungerer, falou das dificuldades enfrentadas por várias nações, incluindo Moçambique e Brasil. "Moçambique, que sofre muito com as inundações, às vezes não tem estrada para poder vacinar crianças naquela província ou até mesmo fazer chegar a vacina àqueles locais. Na Amazônia, para vacinar todas as populações indígenas, às vezes você demora 14 dias para chegar de barco em alguma aldeia. Imagina fazer uma viagem longa, de dias, para chegar num lugar. Cada vacina tem a sua temperatura ideal de ser mantida. E essas coisas têm que ser bem estruturadas, ter uma logística bem organizada."
 
A OMS em conjunto com o Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a GAVI Alliance e a Fundação Gates Bill & Melinda elaboraram novos planos para fortalecer os sistemas de imunização para:
 
- garantir que mais vacinas sejam descobertas e desenvolvidas e que a embalagem seja projetada para atender às necessidades dos países em desenvolvimento;
 
- estabelecer sistemas de abastecimento e logística que apoiam e sustentam a distribuição eficiente e eficaz das vacinas;
 
- melhorar os sistemas de informação de imunização para mostrar com mais precisão onde cada vacina é necessária;
 
- explorar o uso da tecnologia móvel para reforçar a comunicação e captura de dados em toda a cadeia de suprimentos, incluindo gestão de estoque;
 
- alocar mais recursos para grupos remotos e marginalizados, incluindo programas específicos para atingir comunidades nômades e indígenas.

Semana Mundial da Imunização
A Semana Mundial de Imunização de 2013, que tem como tema geral "Proteja o seu mundo, se vacine", é uma oportunidade para elevar a consciência global sobre os benefícios de saúde da vacinação.
 
Neste ano, os temas são diferentes em cada região do mundo. Nas Américas, a campanha terá o foco "Vacinação, uma Responsabilidade Compartilhada".
 
Os governos, parceiros de desenvolvimento, organizações internacionais, fabricantes, profissionais de saúde, universidades, sociedade civil, comunidades e indivíduos se reúnem em 180 países para promover a meta de cobertura vacinal universal.
Fonte isaude.net

Agência de modelos recruta meninas em hospital para anoréxicos na Suécia

De acordo com diretor do hospital, o fato é "repugnante" e totalmente contrário à ética
 
Um agência de modelo procurou recrutar novas modelos em frente a um hospital especializado no tratamento de pessoas com distúrbios alimentares em Estocolmo, denunciou a instituição nesta quinta-feira (18).
 
De acordo com a diretora do tabelecimento público, Anna-Maria af Sandeberg, eles ficavam em frente à entrada do edifício esperando que as jovens saíssem. Ela não informou o nome da ou das agências envolvidas. Segundo o centro médico, os caçadores de modelos conheciam em detalhes os hábitos do estabelecimento e não tinham nenhum limite.
 
—Uma das meninas procuradas estava em uma cadeira de rodas devido ao seu estado e fragilidade.
 
Este assédio tem acontecido há vários meses, e os horários do estabelecimento para visitas e saídas dos pacientes precisaram ser mudados.
 
Questionado pela TT, o diretor da agência Elite Model Management de Estocolmo, Fredo Kazemi, denunciou esse método.
 
— É repugnante e contrário à ética. Eu não posso acreditar que uma grande agência séria possa trabalhar desta maneira.
 
O estabelecimento médico, o Centro de Estocolmo para Distúrbios Alimentares, é o maior na Suécia. Ele trata atualmente 1.700 pacientes, majoritariamente adolescentes mulheres, mas também meninos e adultos. Alguns estão hospitalizados e outros recebem tratamento regular no hospital.
 
O mundo da moda é regularmente estigmatizado por incentivar a magreza extrema e apresentar modelos com anorexia. Além da Espanha e Israel, onde é obrigatório que as modelos estejam acima de um determinado peso, os profissionais devem seguir códigos de conduta não vinculativos.
 
Fonte R7

Mulher tatua o peito depois de tirar os dois seios

Canadense teve três tipos de câncer diferente durante a vida e se tratou de todos
 
Depois de passar por uma mastectomia para retirar os seios após um câncer de mama, Kelly Davidson, de Ontário, no Canadá cobriu a região com tatuagens e exibiu os desenhos para incentivar as mulheres na luta contra a doença. A informação é do jornal Daily News desta quarta-feira (17).
 
De acordo com ela, as tatuagens com temas de contos de fadas simbolizam a transformação em sua vida.
 
— Uma transformação, a minha metamorfose, como uma borboleta que eu mudei do lado de fora, mas manteve-se o mesmo no interior.
 
Segundo a publicação, a médica teve câncer por três vezes em sua vida e conseguiu vencer a batalha. Kelly foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin (câncer no sistema linfático) aos 11 anos de idade e teve a mesma doença na mama aos 28 anos. Três anos depois, ela sofreu de um câncer de tireóide do qual também se curou.
 
— É a minha medalha de honra e força. Faz-me lembrar todos os dias das batalhas que eu superar. Ganhei esta guerra e espero que eu vencê-lo completamente.
 
Animada com a vida, a médica disse que pretende se casar nos próximos meses.
 
— Eu estou vivendo e amando a vida. Eu não vou deixar que o câncer me derrubar. Se ele voltar, eu só vou continuar a bater nele como sempre fiz.
 
Fonte R7

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar lesões nos dedos e má postura, diz especialista

Quando os discos da coluna são muito prejudicados,
o quadro pode evoluir para hérnia de disco
Posições desconfortáveis podem levar a fadiga e a inflamação dos músculos 
 
O uso constante de smartphones, tablets e computadores podem causar lesões nos dedos, devido à digitação frenética, além de problemas de postura, avisa o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP (Hospital das Clínicas de São Paulo), Mateus Saito.
 
— Para cada clique que o polegar realiza, há um movimento de extensão e excesso de atrito que, após várias repetições, acaba por causar micro lesões que inflamam o tendão extensor.
 
Para evitar essas complicações é necessário que o usuário se posicione de uma maneira que seja confortável para suas mãos, braços e, principalmente, o pescoço. A má posição da cabeça, segundo Saito, pode levar a fadiga de alguns músculos, além de sobrecarregar a coluna cervical.
 
— A musculatura cansada dói e os discos da coluna, quando prejudicados, podem evoluir para uma hérnia de disco.
 
Para quem já sofre de má postura ou lesões na coluna, existem tratamentos com analgésicos e fisioterapia (exercícios específicos) para fortalecer o pescoço e a musculatura do corpo.
 
Veja como evitar as dores:
—Evite o uso de aparelhos portáteis para a produção de textos longos
 
—Não fique por mais de 30 minutos na mesma posição
 
—Faça atividades físicas, com orientação médica, para fortalecer os músculos do corpo
 
—Distribua a carga entre as duas mãos ao manusear o aparelho
 
—Mantenha em uma posição correta, para que haja equilíbrio entre as mãos e os olhos ao mexer no computador
 
Fonte R7 

Criança morre e três são infectadas por bactéria em UTI de hospital de Florianópolis (SC)

Quatro crianças foram infectadas por uma bactéria superesistente (Acinetobacter), na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, Santa Catarina.Uma delas morreu na manhã nesta quarta-feira (17).
 
De acordo com o hospital, as vítimas estavam isoladas em uma ala isolada recebendo tratamento contra a bactéria nesta quinta-feira (18).
 
Segundo a unidade, esta é uma bactéria "amplamente difundida no meio ambiente e pacientes frágeis podem desenvolver doença.
 
Os pacientes estão recebendo todos os cuidados, para que não haja propagação".
 
O primeiro caso da doença foi registrado em novembro de 2012 no mesmo hospital.
 
Fonte R7

Comum no outuno, conjuntivite pode ser evitada com higiene das mãos

Evitar lugares fechados e o contato direto nos olhos evitam a contaminação, avisa especialista
 
Com o tempo seco deste outono, o número de casos de conjuntivite aumentou, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Por ser uma doença que deixa os olhos avermelhados, irritados e, algumas vezes, com pus em volta do globo ocular, o biomédico Roberto Figueiredo explica que uma boa higienização das mãos ajuda e evitar a doença.
 
A conjuntivite é uma condição que pode ser causada por reações alérgicas, coceiras nos olhos e a contaminação de vírus ou bactérias. Segundo o especialista, a pessoa deve ficar em lugares abertos e não muito cheios, além de evitar o contato das mãos direto nos olhos.
 
— Sempre que estiver na rua, procure utilizar o álcool em gel. O produto diminui 75% das bactérias alojadas nos membros.
 
Além disso, ele ressalta que a água de torneira não ajuda a evitar a conjuntivite.
 
— Há grandes chances de a caixa d’água, do prédio ou de outro local, não ter sido higienizada aumentando, assim, o potencial de infecção.
 
Compressas com água gelada ou boricada (anti-séptica) ajudam a amenizar os efeitos da infecção.
 
Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Atores, atletas e músicos morrem mais cedo, revela estudo

Chorão e Amy Winehouse morreram jovens
EduardoEnomoto e AFP - Fotomontagem R7
De acordo com pesquisa australiana, fator pode estar ligado à bebida, cigarros e drogas
 
Realmente a fama tem um preço muito alto. Artistas, músicos e esportistas famosos tendem a viver menos, de acordo com uma nova pesquisa australiana publicada no An International Journal of Medicine nesta quinta-feira (18). Segundo os pesquisadores, uma explicação poderia ser de que artistas são mais propensos a ter vícios, como fumar, beber demais ou usar drogas ilícitas.
 
Pesquisadores australianos chegaram a esta conclusão a partir do levantamento de dados de mil obituários publicados no jornal New York Times, que incluem apenas os nomes de pessoas ricas, bem-sucedidas e famosas. A morte chegava mais cedo entre as pessoas que se dedicaram às artes e ao esporte.
 
A análise mostrou que atletas e artistas têm uma média de vida de 77,2 anos de idade. Já entre os anônimos também ligados à arte, a expectativa de vida era de 78,5.
 
Entre os acadêmicos, a expectativa era de 81,7 anos e das pessoas no mundo dos negócios, carreiras militares e políticos a expectativa de vida era de 83 anos de idade.
 
As vidas mais curtas estavam ligadas a acidentes, infecções e certos tipos de câncer. As mortes relacionadas ao câncer foram mais comuns entre os artistas, com 27% dos casos.
 
Mortes por câncer de pulmão — uma indicação provável de tabagismo crônico — foram mais frequentemente observadas entre aqueles em carreiras com mais criatividade e menos frequentemente entre profissionais e acadêmicos.
 
Segundo o autor da pesquisa, o professor Richard Epstein, do Centro de Câncer Kinghorn do Hospital de St. Vincent, em Sydney, Austrália, essa análise não pode provar nada, mas levanta algumas questões interessantes.

— Uso de cigarros, álcool e drogas ilícitas podem melhorar sua produção o desempenho no curto prazo?
 
Fonte R7

No Estado de SP, 22 já morreram por causa da dengue

Pelo menos 22 pessoas já morreram em decorrência da dengue no Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 18, a Secretaria da Saúde de São Vicente, na Baixada Santista, confirmou a morte de uma jovem de 18 anos por dengue hemorrágica.
 
Foi o segundo óbito na cidade, o sétimo na região. Na quarta-feira, o Departamento de Vigilância em Saúde de São José do Rio Preto divulgou dois novos óbitos ocorridos no município por dengue hemorrágica. Um deles, um paciente de 78 anos, morreu no dia 16. O outro caso referia-se a um homem de 73 anos morto em 27 de março, mas só nesta semana a positividade para a doença foi confirmada.

Até o dia 4 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo tinha confirmado 12 óbitos ocasionados pela doença na capital e nas regiões de Bauru, Baixada Santista, Presidente Prudente, Sorocaba, São José do Rio Preto, Taubaté e Registro. Na segunda-feira, foram confirmadas mais três mortes em Santos e uma em Bauru. Após o relatório da Secretaria, ocorreram óbitos também nas cidades de Andradina, Bebedouro e Guarujá. Há ainda mortes sob investigação em Itanhaém e Bertioga. No último balanço da Secretaria, o Estado tinha confirmados 42.445 casos autóctones (contraídos no próprio local) de dengue, o que representava uma taxa de incidência de 102,9 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com norma do Ministério da Saúde, caracteriza-se epidemia quando há 300 casos para cada 100 mil habitantes. São José do Rio Preto, Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Ribeirão Preto e Barretos estão entre as cidades com maior incidência de dengue. A Secretaria informou que trabalha apenas com casos confirmados da base de dados oficiais do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Os municípios que alimentam o sistema, no entanto, têm um prazo de três meses para atualizar os casos.

Fonte Estadão

Dois fármacos contra osteoporose na menopausa associados a problemas cardíacos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda a restrição da utilização de dois medicamentos, à venda em Portugal para o tratamento da osteoporose na mulher pós-menopáusica, devido a "um risco aumentado" de problemas cardíacos.
 
De acordo com uma nota divulgada pela autoridade que regula o setor do medicamento (Infarmed), a restrição foi recomendada pela EMA após um "avaliação de novos dados de segurança" realizada pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) deste organismo europeu.
 
Em causa estão os medicamentos Protelos e Osseor (com ranelato de estrôncio), utilizados no tratamento da osteoporose na mulher pós-menopáusica para redução do risco de fraturas vertebrais e do colo do fémur.
 
Fonte Destak/Lusa

Novo fármaco português para Parkinson chega ao 3.º maior mercado farmacêutico mundial

O laboratório farmacêutico português BIAL anunciou hoje ter assinado um contrato de licenciamento exclusivo com uma empresa japonesa para o desenvolvimento e comercialização no Japão de um novo tratamento para a doença de Parkinson.
 
Esta é a primeira vez que a empresa concretiza um acordo de licenciamento para o Japão, que é o terceiro maior mercado farmacêutico, depois dos Estados e da União Europeia.
 
Depois da comercialização do Zebinix (acetato de eslicarbazepina) para o tratamento da epilepsia, já disponível na maioria dos mercados europeus, o Opicapone é o segundo produto de investigação BIAL a ser licenciado.
 
Fonte Destak/Lusa

Nova forma de psicoterapia criada em Portugal apresentada em congresso

Uma nova forma de psicoterapia, a terapia Sintónica, criada e desenvolvida em Portugal, que visa reduzir o stress interno dos pacientes, é apresentada no domingo num congresso que decorre na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
 
O criador da Terapia Sintónica, o psicólogo Carlos Fugas, explicou hoje à agência Lusa, que esta técnica, desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos "com resultados muito positivos", passa pelo "reconhecimento da existência do stress interno" do doente.
 
O psicólogo, com mais de 30 anos de prática, sobretudo nas áreas de tratamento da toxicodependência e terapia familiar, referiu que esta nova forma de psicoterapia ajuda a "baixar esse stress, a acalmar internamente".
 
Fonte Destak/Lusa

Portugal: Duplo transplante com dadores vivos

Primeiro transplante de rins cruzado feito com sucesso nos HUC
 
O marido queria doar um rim à mulher, mas eram incompatíveis. Um irmão queria doar um rim à irmã mas tinha o mesmo problema. Ao cruzarem-se os dadores, a questão da incompatibilidade foi ultrapassada. O primeiro transplante renal cruzado de dador vivo em Portugal foi realizado quarta-feira nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

A operação é complexa. São quatro cirurgias em simultâneo. Mas pode ser a solução para reduzir as listas de espera. Segundo Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, atualmente há dois mil doentes a aguardar um transplante, mas apenas 15 pares estão registados no programa. "Quando um doente aparece para se inscrever neste programa tem de ter um dador e nem todos os doentes têm um dador vivo", explicou.

As cirurgias prolongaram-se por mais de seis horas e envolveram 32 profissionais. "A primeira pergunta que os dadores fizeram quando acordaram foi se as outras pessoas que receberam o rim estavam bem", referiu Alfredo Mota, o cirurgião que coordenou a equipa. Dadores e recetores têm entre 30 e 40 anos e são de Aveiro e Coimbra. Estão a recuperar nos HUC.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Cortes na Saúde ficam abaixo dos 200 milhões

O ministro da Saúde afirmou, esta sexta-feira, que os cortes orçamentais no setor "terão impacto", mas ficam abaixo dos 200 milhões de euros.
 
"Na sequência do Conselho de Ministros, estamos a ver em que áreas iremos cortar e qual a magnitude do ajustamento orçamental, mas neste momento ainda não está concretizado", informou Paulo Macedo aos jornalistas, à margem da tomada de posse do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Central.

Confrontado com os números avançados pelo jornal 'Diário Económico', que afirma que a "Saúde será responsável por 25% dos cortes da despesa do Estado" (200 milhões de euros de um total de 800 milhões), o ministro disse que "os ajustamentos terão impacto", mas "não serão dessa magnitude".
 
Fte Correio da Manhã

Apenas a tecnologia não salvará a Saúde

Por Rebecca Armato
 
Qualquer um que implemente tecnologia sem reestruturar fluxos de trabalho, redefinir funções, reavaliar políticas, revisitar melhores práticas e refinar negócios, descobrirá que o custo excede os investimentos nos supostos ganhos com a TI
 
Se você acredita em tudo o que lê e ouve, então a tecnologia é o “Cálice Sagrado” de nossa indústria. “Corrigirá” quase tudo que está sem funcionar na saúde. Essa é uma presunção aquecida pela natureza humana de gravitar em direção à simplicidade e gratificação imediata. E, no caso, a tecnologia é algo que podemos instalar, ligar e que funcionará.
 
Mas o que exatamente devemos esperar desse tecnologia quando em funcionamento? Fizemos um trabalho de análise de definição do que queríamos realizar e então avaliar todos os componentes para garantir nosso sucesso?
 
Médicos e hospitais com o foco apenas no Uso Significativo (Meaningful Use em inglês) quando implementando a tecnologia irão ficar devastados quando perceberem que ela sozinha não salva ninguém. Qualquer um que implemente tecnologia sem reestruturar fluxos de trabalho, redefinir funções, reavaliar políticas, revisitar melhores práticas e refinar negócios, descobrirá que o custo excede os fundos de incentivo do Uso Significativo e que a tecnologia passará longe da entra do Valor Significativo. Infelizmente, essas mesmas organizações são também as que rapidamente apontam para o fato de que a tecnologia “não funciona”.
 
“O cuidado correto, o local correto, o momento correta, a qualidade correta e ao preço correto” exige que pensemos diferente. Exige uma disciplina focada em objetivos a longo termo enquanto executa-se tarefas de curto prazo, tudo isso enquanto evita-se distrações que vêm juntamente com o entusiasmo em torno de soluções tecnológicas.
 
Imaginem um registro eletrônico de saúde (EHR – electronic health record) como se fosse um carro. Você deve saber de antemão do que gosta em um carro para saber quais modelos considerar. Um fazendeiro não compraria um Porshe para locomoção em sua fazenda.
 
Esperamos que fabricantes de carros entreguem veículos que funcionem quando são ligados. Mas a partir do momento que o retiramos da concessionária, se não sabemos para onde vamos, ou não sabemos dirigir, ou se dirigirmos distraídos ou debilitados, ou sem perceber o que há em torno, ou se não percebermos rapidamente quando uma criança ou um animal passar em frente do carro, iremos acabar ou em um local indesejado ou em um acidente. Quão longe chegaremos ou quanto de dano causaremos, vai depender do nível de nossa negligência, incompetência ou imprudência.
 
Em relação ao manuseio incorreto dos EHRs (Registros Eletrônicos de Saúde, em inglês) e outras implementações tecnológicas, a culpa não é inteiramente nossa. Os fornecedores estão vendendo mensagens de que suas tecnologias resolverão todos os nossos problemas e com todos os desafios que encaramos em nossa indústria, queremos desesperadamente acreditar neles. O sucesso com a tecnologia de saúde nunca será fácil como instalar um botão de “liga/ desliga”.
 
Devemos avaliar todas as outras áreas: reprojetar fluxos de trabalho, reestruturar fluxos de pensamento, encontrar truques de usabilidade, adotar acordos comerciais que entendam o em torno e se ajustem às nossas condições. Devemos evitar a falsa percepção de que a tecnologia torna tudo possível, exigindo dados e relatórios que não são tecnicamente possíveis com a tecnologia que iremos adotar. Se não fizermos isso, criaremos na organização processos insustentáveis que custam mais do que podemos pagar e não entregam o resultado e qualidade que nos comprometemos a fornecer à comunidade.
 
A maneira correta nem sempre é a fácil. O sucesso exige liderança, visão, foco, direção e trabalho duro – e todos estão sob o nosso controle. Com as pessoas, processo e tecnologia corretos, faremos tremendos avanços e conseguirmos nos focar em melhorar a saúde de nossas comunidades em vez de apenas prover cuidado na doença.
 
Devemos monitorar continuamente nossos esforços e desenvolver melhores ferramentas e processos mais inteligentes. Ao infundir a tomada de decisão clínica com a “informação inteligente” instantânea, os médicos estarão melhores equipados para colaborar, diagnosticar, tratar e acelerar os avanços médicos necessários para melhorar não apenas nossa indústria, mas também o mundo.
 
Já aconteceu com você alguma vez de estar dirigindo e de repente olhar ao redor e não ter a menor ideia de como ou quando chegou ali? Isso é culpa do fabricante do carro? Não fique distraído ou complacente. O trabalho duro vale a pena. Tenha as pessoas, processos e tecnologias necessários e terá sucesso.
 
Fonte Saudeweb

Acreditação Hospitalar e o Corpo Clínico

Por Sandro Scárdua
 
Há alguma coisa estranha acontecendo nos corredores dos grandes hospitais. À medida que mais e mais organizações vão obtendo selos de Acreditação (e a velocidade com que esse fenômeno ocorre nem é tão grande assim), quem for bom observador acaba por perceber que essas grandes transformações, quase sempre acompanhadas de repercussões midiáticas, talvez representem, sob certos aspectos, apenas uma cortina de fumaça para encobrir as iniquidades que os mais atentos assinalam, e quase sempre são ignorados.
 
Dito de outra forma, é bastante possível (e provável) que o processo de Acreditação em vários hospitais brasileiros não mude fundamentalmente a forma de condução dos processos assistenciais em relação ao que eram antes da certificação. Chamo a atenção para o fato de que na imensa maioria dos hospitais um contingente significativo de médicos que se situam na linha de frente do cuidado não estão totalmente alinhados às novas exigências de postura e de execução de tarefas que o processo de Acreditação preconiza. À exceção de algumas organizações que carregam uma enorme responsabilidade na manutenção da excelência de seus serviços, a dura realidade tem mostrado que a despeito de múltiplos esforços no fomento, implantação e manutenção dos princípios da qualidade hospitalar, há um distanciamento preocupante entre o preconizado, o que se diz fazer e o efetivamente feito.
 
Ilude-se quem pensa que é um fenômeno isolado. Mesmo com todo o incentivo oficial e das constantes iniciativas de realizar comparabilidade em nome dos consumidores, somente 30% dos hospitais norte americanos possuem um corpo de médicos que seguem protocolos e diretrizes, segundo Richard Bohmer, pesquisador da Harvard School, para ficar apenas nesse exemplo. Sabemos que as dimensões da linha de cuidado são várias, e protocolos e diretrizes são um meio e não uma finalidade, sendo mais um dos vários aspectos nesse processo. Então o que é que poderia justificar essa constatação?
 
Nunca é demais lembrar que existem ótimas organizações de saúde, que por diversos motivos ainda não consideram o processo de Acreditação uma prioridade. E existem outras que ostentam um selo de certificação na sua entrada, nas placas das ruas e no noticiário, sem de fato alterarem suas práticas de forma substancial. E isso tem uma consequência muitíssimo danosa ao usuário, que não tem a capacidade de distinguir ambas as situações extremas e as suas variáveis intermediárias. Ele pode fazer escolhas que talvez não preencham suas expectativas. Pior, pode ficar exposto a situações que afetem sua segurança e o próprio processo de recuperação de doença. Afinal, segurança do paciente é o pressuposto básico de qualquer processo de Acreditação Hospitalar.
 
Médicos são profissionais que fazem parte de uma categoria única. Mas isso nem sempre deve ser considerado um elogio. Sua formação técnica exclusiva lhe confere uma autonomia do qual nenhum outro profissional pode desfrutar, sua liderança natural dentro de uma equipe assistencial é inquestionável e sua representação perante as mais diversas situações é sempre respeitada. Seu respaldo ético e legal para exercer sem muitos questionamentos sua prática é, ao pé da letra, ilimitado (resguardando-se certos aspectos éticos e desde que não inflija nenhum mal ao paciente). Mas sua formação curricular muito raramente aborda questões de natureza psico-social no trato dos pacientes, e seu aprendizado na área de economia da saúde ou gestão de itens elementares de administração que irão permear sua prática diária no relacionamento com suas fontes pagadoras é praticamente inexistente. Para completar, é de suas mãos, ao digitar ou assinar prescrições, evoluções e relatórios, que resultará num melhor ou pior desempenho da organização que o acolhe.
 
Por essas e por outras, esse indivíduo deve ser tratado de forma diferenciada. Nem melhor, nem pior, apenas diferenciada. E a impressão que tenho é que isso não está ocorrendo, na medida em que a rotina do processo assistencial nos hospitais carece de linearidade da definição de tarefas, de comunicação horizontal e vertical simples e direta entre equipes, intra-equipes e entre todos com seus respectivos gestores; e o pior, de práticas fora do padrão estabelecido após tanto investimento na implantação de processos de qualidade. Trocando em miúdos, ninguém está brincando do jeito que foi combinado.
 
Apontar problemas é fácil, mas considero esse cenário bem complexo para arriscar uma solução definitiva. Entretanto, tenho uma sugestão simples, porém trabalhosa, e que envolve o gestor clínico na sua atividade.
 
Vivenciar o ambiente hospitalar nas suas peculiaridades e idiossincrasias é um exercício difícil e obrigatoriamente diário e presencial. O gestor clínico não pode exercer sua liderança atrás de uma mesa, realizando reuniões intermináveis, participando de solenidades ou produzindo incontáveis documentos regulatórios sem que esteja em sintonia contínua com todos os aspectos assistenciais nos mais diversos nichos da organização. É um trabalho de construção lenta e gradual de uma referência, no qual sua liderança sai fortalecida. E a aquisição do respeito da comunidade se dá sem canetadas. Caminhar entre os diversos setores, ouvir mais que falar, estabelecer vínculos de confiança com todas as categorias profissionais, ser presente e não se abstrair de intermediar situações de conflito, estar sempre disponível e nunca se deixar influenciar pela posição hierárquica, a não ser quando necessário: eis um bom caminho para começar.
 
Não existem certos ou errados nessa história. Profissionais existem para exercer sua prática, gestores para guiá-las dentro dos interesses da organização. E os processos de implantação de qualidade não dão conta de contemplar esses aspectos não mensuráveis.
 
O gestor deve tomar a dianteira e se responsabilizar pelo seu grupo de médicos.
Nada menos que isso.
 
Fonte Saudeweb

ANS elabora tabela com procedimentos de acordo com a TUSS

Confira tabela em que constam os itens que integram o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e as denominações equivalentes a esses itens de acordo com a Terminologia Unificada da Saúde
 
No setor de planos de saúde sempre coexistiram múltiplas terminologias criadas por operadoras e prestadores de serviços de saúde. Diante das dificuldades para troca de informações entre os integrantes do setor, foi verificada a necessidade de adoção de uma terminologia clínica comum. Por essa razão, foi criada a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), resultado do trabalho conjunto feito pela ANS, Associação Médica Brasileira (AMB) e o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS). Essa terminologia utiliza como base a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).
 
Atualmente, são utilizadas no setor as tabelas da CBHPM, da TUSS e do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (cobertura mínima obrigatória para os planos de saúde contatados a partir de 2/01/1999). Embora apresentem estrutura e conteúdo semelhantes, são três tabelas distintas, com funções específicas.
 
Com a finalidade de facilitar a compreensão a respeito das denominações usadas na saúde suplementar para os procedimentos e eventos em saúde, a ANS elaborou uma tabela em que constam os itens que integram o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e as denominações equivalentes a esses itens de acordo com a Terminologia Unificada da Saúde (TUSS).
 
 
Fonte Saudeweb

Cade aprova aquisição das ações da Medial pela Amil

Outras aquisições no setor de saúde também foram aprovadas como a incorporação das ações da Bradesco Dental pela Odontoprev
 
O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta última quarta-feira (17/04) a aquisição pela Amil de 100% das ações da Medial Participações (AC nº 08012.009906/2009-17). Pela operação, a Amil também adquire 2,46% das ações da Medial Saúde e passa a deter o controle do Grupo Medial, com 52,09% de participação.
 
De acordo com o conselheiro relator do caso, Elvino de Carvalho Mendonça, não resultam da operação problemas concorrenciais nos mercados de plano médico individual/familiar, serviços de apoio à medicina diagnóstico e de serviço médico hospitalar.
 
“Existem planos de saúde e hospitais gerais pertencentes a outros grupos que são capazes de promover rivalidade nas diversas regiões analisadas”, afirmou.
 
O relator destacou que em alguns municípios de São Paulo, por exemplo, no que se refere a plano médico individual/familiar, a participação conjunta das empresas diminuiu depois de serem desfeitos os vínculos societários entre o Grupo Amil e o Grupo D’Or (em cumprimento à decisão do Cade no processo em que a Amil adquiriu a Casa de Saúde Santa Lúcia).
 
A autorização da operação está condicionada à alteração de cláusula de não concorrência. O novo contrato deverá ser apresentado ao Cade no prazo de 30 dias.
 
Outros casos
Também foi aprovada na sessão de julgamento desta quarta-feira, sem restrições, a incorporação das ações da Bradesco Dental pela Odontoprev (AC nº 08012.008989/2009-19). O conselheiro Elvino de Carvalho Mendonça apresentou voto-vista acompanhando decisão do conselheiro relator do caso, Marcos Paulo Veríssimo.
 
Outra operação que recebeu aval do Tribunal do Cade foi a aquisição pelo Grupo FMG Empreendimentos Hospitalares de 74,58% do capital social da São Luiz Operadora Hospitalar e de suas subsidiárias (AC nº 08012.010274/2010-60). A operação foi aprovada com restrição de que a cláusula de não-concorrência seja alterada. A apresentação do novo contrato ao órgão antitruste deverá ocorrer no prazo de 20 dias.
 
Fonte Saudeweb

Consumidor está mais satisfeito com hospitais e laboratórios, diz pesquisa

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) registrou alta de 24,4 pontos percentuais em dois anos. Já a satisfação com convênios médicos cai mais de 10 pontos. Confira o comportamento das áreas de saúde
 
Em março e pela primeira vez desde que o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) foi criado pelo professor pesquisador da ESPM Ricardo Pomeranz, um setor pesquisado registra alta tão expressiva – 24,4 pontos percentuais. Essa variação ocorreu com os hospitais e laboratórios, cuja satisfação passou de 57,3% em fevereiro para 81,7% no mês passado. O índice global – de 96 empresas de 24 segmentos da economia – manteve-se estável, fechando março com 53,1%, ligeira queda de 0,3 ponto percentual.
 
As razões apontadas para a variação tão elevada estão relacionadas ao arrefecimento dos comentários, realizados em fevereiro, sobre a Operação Lava Rápido da Polícia Federal nos principais hospitais do País. Estancada a crise, soma-se o fato de que as próprias instituições usaram as redes sociais para postar informações sobre suas ações. A campanha de doação de sangue de um dos hospitais acabou gerando enorme buzz ao atingir a marca de 100 mil likes no Facebook, repercutindo também em outros canais. Outro fator positivo foi a divulgação dos resultados financeiros positivos de outras empresas deste setor, no qual são pesquisados Albert Einstein, Fleury, Dasa e Clínicas POA.
 
Convênios médicos
Na contramão dos hospitais e laboratórios, os convênios médicos tiveram queda de 10,2 pontos percentuais na satisfação dos consumidores, passando de 58,3% em fevereiro para 48,1% em março. A razão para isso tem a ver com o fim das negociações e dos anúncios de patrocínios esportivos – que explicam o bom índice de fevereiro. Assim, as reclamações sobre qualidade voltaram a ser o tema predominante dos usuários na internet.
 
Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC mostra que, do total de segmentos pesquisados, nove registraram queda na satisfação em relação ao mês anterior. A maior retração ocorreu com a indústria digital, com variação negativa de 11,9 pontos percentuais (55,8%).
 
• Supermercados 69,8% (-5,7 pontos percentuais)

• Bancos 43,2% (- 3,9 pontos)

• Bebidas 78,8% (- 3,8 pontos)

• Personal Care 74,4% (- 1,7 ponto)

• Indústria Farmacêutica 69,4% (- 3,9 pontos)

• Bens de Consumo 62,4% (- 4,9 pontos)

• Convênios médicos 48,1% (- 10,2 pontos)

• Aviação 58,7% (- 5,5 pontos)
 
Os demais setores tiveram variação positiva na satisfação do consumidor, a maior delas, de 24,4 pontos percentuais, em hospitais e laboratórios.
 
• Lojas de departamento 64,6% (+ 3 pontos)

• Telecom 28,4% (+ 4,8 pontos)

• Indústria automobilística 61,5% (+ 1,3 ponto)

• Indústria alimentícia 73,7% (+ 1,3 ponto)

• Eletroeletrônicos 60,8% (+ 0,4 ponto)

• Vestuário 76,8% (+ 1,3 ponto)

• Saneamento Básico 47,8% (+ 9 pontos)

• Energia Elétrica 36,1% (+ 9,2 pontos)

• Construtoras 55% (+ 2,6 pontos)

• Gás 53,9% (+ 0,8 ponto)

• Seguradoras 68,7% (+ 4,8 pontos)

• Telefonia fixa 44,5% (+ 5,9 pontos)

• Drogarias 79,2% (+ 1,3 ponto)

• Transportes Metropolitanos 33,4% (+ 1,8 ponto)
 
Fonte Saudeweb

40% a 80% do tempo dos gestores é perdido com preocupações relacionadas a materiais

Reduzir custos por meio da gestão de materiais e suprimentos
já tornou-se dever de casa dos gestores de instituições de saúde
Instituto Nacional do Desenvolvimento Social e Humano faz a gestão de compras em hospitais no interior do MT, MG, PA e MA, e consegue redução de 12 a 23% na aquisição de materiais
 
Reduzir custos por meio da gestão de materiais e suprimentos já tornou-se dever de casa dos gestores de instituições de saúde. No entanto, o sistema da administração pública nem sempre permite uma flexibilidade que garanta a equação menor custo e maior qualidade.
 
Para o diretor-geral do Instituto Nacional do Desenvolvimento Social e Humano, José Cleber do Nascimento Costa, que administra quatro hospitais fora dos grandes centros urbanos esse é um dos diferenciais do modelo de gestão de uma Organização Social de Saúde (OSS). “Hoje o INDSH administra unidades em Marajó, no Pará; Sorriso no MT; Pedro Leopoldo em MG e São José do Ribamar no Maranhão e tanto o perfil das unidades quanto a logística de abastecimento são muito particulares e, em cada uma delas, conseguimos racionalizar a área de suprimentos e reduzir de 12 a 23% os custos com materiais”, diz Costa.
 
Ao lado dos recursos humanos e financeiros, a área de suprimentos é a grande responsável pela operação de um hospital e é um dos principais itens na relação custo X receita. Por não enfrentar a burocracia de compras da administração pública, o modelo de gestão das OSS possui, segundo o executivo, uma flexibilidade maior do investimento dos recursos recebidos.
 
As compras podem ser feitas em quantidades e prazos menores de pagamento. “Dessa forma, podemos imobilizar menos recursos em materiais, fazendo o estoque girar mais rápido. E, assim, toda redução de custos de suprimentos pode ser investida em outras áreas importantes, como contratação de profissionais, melhorias na infraestrutura que garantam melhores condições de trabalho e, consequentemente, um melhor atendimento da população”, explica o administrador.

 Essa redução é vital se considerarmos que os materiais estão envolvidos em 100% das atividades de um hospital.
 
Alguns estudos revelam um cenário comum a instituições de saúde que demonstram o quanto a área é importante:
 
•16% do desenvolvimento dos serviços não podem ser executados por falta de materiais;

• 40% a 80% do tempo dos gestores é perdido com preocupações relacionadas a materiais;

•50% dos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização – EBITDA de um hospital vêm da área de materiais.
 
Por esse motivo, ao assumir a administração de uma unidade de saúde, o INDSH oferece aos gestores um curso sobre Administração de Materiais e Suprimentos – Logística. “A racionalização da compra de materiais e medicamentos é um dos pontos mais importantes da administração de uma instituição de saúde, pois se for mal feita pode comprometer não só o funcionamento do hospital, mas também prejudicar a saúde financeira da instituição, o que impactará, com certeza, na qualidade do atendimento à população”, explica Costa.
 
Fonte Saudeweb

Concurso Complexo Hospitalar Padre Bento - SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no estado de São Paulo, publicou o edital de concurso público n° 008/2013 para contratação de dois ( 02) médicos na especialidade Oftalmologia. Os vencimentos iniciais, para o cumprimento de 20 horas semanais, correspondem a R$ 2.650,00, mais vantagens pecuniárias e prêmio de produtividade médica de até R$ 2.512,50.
 
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 10 e 20 de abril de 2013, das 8 às 15 horas, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, à Avenida Emílio Ribas, nº 1819, Gopouva, Guarulhos-SP. A ficha de inscrição está disponível no site www.saude.sp.gov.br. A taxa é de R$ 63,92.
 
O concurso constará de Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, que será aplicada na data prevista de 05 de maio de 2013, e Avaliação de Títulos.
 
O certame terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período.

Prefeitura de Capivari do Sul - RS

A prefeitura de Capivari do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital de nº 133/2013 de processo seletivo com o intuito de contratar em caráter emergencial e temporário cinco médicos plantonistas para atuação na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A função tem carga horária de 13 horas semanais e oferece rendimento de R$ 85,00 por hora trabalhada (R$ 4.400,00 em média).
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente até 30 de abril de 2013, no endereço da Prefeitura Municipal de Capivari do Sul, localizado na Av. Adrião Monteiro, nº 2330, Centro. Os horários de atendimento são das 8h30 às 11h30 e 14h30 as 17h30.
 
O processo seletivo será composto apenas pela avaliação de títulos e o prazo de validade será de dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Universidade Federal Fluminense abre concurso público

A Universidade Federal Fluminense abriu edital N° 44/2013 de concurso público destinado ao provimento de vagas do cargo de Técnico-Administrativo em Educação. São ofertadas 11 vagas voltadas para candidatos que tenham nível médio/técnico ou superior, com salários de até R$ 3.138,70 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Enfermeiro (1), Farmacêutico/ Bioquímico (1), Médico Ginecologista e Obstetra (1), Médico Pediatra (1), Nutricionista (1), Assistente em Administração existe (1), Técnico em Enfermagem (2) e Auxiliar de Enfermagem (3).
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 12h do dia 7 de maio de 2013 (horário de Brasília), através do site http://www.coseac.uff.br/concursos/uff/oriximina/2013/ (onde também está disponível o o edital).
 
A partir do dia 14 de maio será divulgado o Cartão de Confirmação com todas as informações sobre a realização da prova.
 
O concurso será realizado por meio de uma única etapa, com a prova escrita, compostas de questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. A prova será realizada no dia 26 de maio de 2013 para todos os cargos. O candidato deverá apresentar-se ao local de prova com 1 hora de antecedência, sendo permitida sua entrada no local de prova somente até 10 minutos antes do início da prova.
 
A validade da seleção será de dois anos a contar da data da publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Ascurra (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ascurra, em Santa Catarina, por meio da Nubes Tecnologia e Serviços LTDA, divulgou edital nº. 001/2013 de processo seletivo para constituir cadastro de reserva em vários cargos. O salário é de até R$ 2.667,37, com carga horária de 20, 40 ou 44 horas semanais.
 
Cargos
São oferecidas oportunidades de nível superior para os cargos de Enfermeiro, Professor I, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Língua Estrangeira, além de chances para profissionais de nível médio, nos cargos de Técnico de Enfermagem, Agente de Combate à Endemias, Atendente Geral e Atendente de Educação Infantil, e de nível fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional e Oficial de Manutenção e Conservação. 
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, mediante acesso ao site www.ascurra.sc.gov.br, no período entre 09 horas do dia 22 até 16 horas do dia 26 de abril de 2013.
 
O candidato que não tiver acesso à internet ou tenha di­ficuldade para realizar sua inscrição, terá ao seu dispor terminal com internet e pessoal treinado para ajudar na inscrição das 09 às 11 horas e das 14 às 16 horas, na Prefeitura Municipal de Ascurra, junto ao Setor de Tributos, sito a Rua Benja­min Constant, 221, Centro, Município de Ascurra - SC.
 
Seleção
As provas serão realizadas na data provável de 05 de maio de 2013, às 9 horas, em local a ser definido. O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no 1º dia útil posterior ao da aplicação da prova, no mural e no site da Prefei­tura Municipal de Ascurra.
 
Os candidatos que concorrerem aos cargos de Professor I, Professor de Artes, Professor de Educação Física e Professor de Língua Estrangeira também serão avaliados por meio de prova de títulos.
 
A relação com a classificação dos candidatos aprovados será publicada até o dia 09 de maio de 2013.
 

Prefeitura de Tubarão (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Tubarão, estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Municipal de Educação, vai realizar Processo Seletivo para a contratação de psicólogo, nutricionista, motoristas, eletricista, pedreiro e técnico em informática. Inicialmente, a oferta é de 04 vagas para motorista e 01 vaga para cada uma das demais funções.

As oportunidades são voltadas para profissionais de níveis fundamental, médio ou superior e os salários estabelecidos são de até R$ 1.517,53 em carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Os interessados podem acessar o edital completo e retirar o requerimento de inscrição no site da prefeitura (www.tubarao.sc.gov.br) ou na Fundação. As inscrições devidamente preenchidas deverão ser entregues de 24 a 26 de abril de 2013, das 7h30 às 11h30, na sede da fundação, localizada à rua José Ferreira, 380, em Oficinas.
 
Avaliação
O processo seletivo público será composto por Prova de Títulos (Classificatória) e Entrevista Semi-estruturada, com Dinâmica de Grupo (Eliminatória), constituída pela análise e pontuação dos documentos apresentados.

As listagens classificatórias da prova de títulos serão divulgadas no site da Prefeitura e na Fundação Municipal de Educação, no dia 2 de maio de 2013.
 
A segunda etapa consistirá em uma entrevista semi-estruturada, com dinâmica de grupo, a ser realizada nos dias 07 de maio, das 13h30 às 20h (para as funções de psicólogo e nutricionista), 08 de maio, das 13h30 às 20h, para as funções de motorista e eletricista e no dia 9 de maio de 2013, das 13h30 às 20h, para as funções de técnico de informática e pedreiro. O processo será desenvolvido na Fundação Municipal de Educação, com possibilidade de eliminação.

A classificação dos candidatos entrevistados será divulgada no dia 13 de maio de 2013. No dia 14 de maio, acontece a escolha de vagas, por ordem de classificação.

A validade do certame será até 31 de dezembro de 2013.

Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe (PE) abre vagas

O Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, estado de Pernambuco, está promovendo processo seletivo nº. 002/2013. Serão contratados novos Agentes de Controle de Endemias para suprir as demandas do município
 
A remuneração é de até R$ 622,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 25 de abril a 25 de maio de 2013, na Secretaria de Saúde (Rua João Hermano de Souza, nº69 – Santo Antônio – Santa Cruz do Capibaribe/PE).
 
O documento de identificação utilizado no ato da inscrição deverá ser o mesmo a ser apresentado quando da assinatura do contrato.
 
São considerados documentos oficiais de identificação: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Corpos de Bombeiros Militares, pelos Órgãos Fiscalizadores de Exercício Profissional (Ordens, Conselhos, etc.), Passaportes, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Carteiras Funcionais do Ministério Público e Magistratura, Carteiras Funcionais expedidas por Órgão Público que valham como identidade na forma da Lei.
 
Não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada.
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos, os quais deverão ser apresentados junto com o restante da documentação no período de inscrição.
 
A validade do processo seletivo será de um (01) ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período, desde que seja conveniente ao FMS.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, de 18 de abril de 2013, pág. 17 a 18.

UFPE lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou o edital de nº 11/2013 de processo seletivo informando que estão abertas as inscrições para seleção de professores substitutos, que possam lecionar nos campi distribuídos por vários municípios pernambucanos. O edital informa que são 76 vagas disponíveis para professores com formação nas áreas de engenharia (mecânica, de produção, civil, de minas), comunicação, medicina, serviço social, enfermagem, fotografia, desenho, química/física, entre outras.
 
As jornadas de trabalho variam entre 20 e 40 horas semanais, por rendimentos que vão de R$ 1.914,58 a R$ 4.649, 65 (quanto maior o grau de titulação do candidato, mais elevado o salário).
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 24 de abril de 2013, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nas Secretarias de cada departamento dos núcleos e colégio de aplicação. A taxa de inscrição é de R$ 70,00, a qual deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil. O boleto bancário só pode ser gerado por meio do site www.ufpe.br/proacad.
 
Seleção
O processo seletivo se dará por meio de prova objetiva e/ou prova didática ou didática-prática, além de julgamento de títulos. As datas para cada uma dessas avaliações serão informadas no site www.ufpe.br/proacad.
 
Os candidatos selecionados terão contrato de um (01) ano de validade, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.
Confira o edital:
 

Prefeitura de Brasnorte (MT) abre processo seletivo

No estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Brasnorte publicou edital Nº. 001/2013 de processo seletivo. A seleção é destinada ao preenchimento de duas 02 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com vencimento que pode chegar a R$ 637,37.
 
As inscrições serão efetuadas no período de 29 de abril a 06 de maio de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. General Osório – 292 Centro – Brasnorte – MT, das 8h às 11h e das 13h às 16h. São reservadas 10% das vagas a pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
O certame será constituído de prova objetiva e entrevista.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 12 de maio de 2013, na Escola Municipal 1° de Junho, situada na Avenida General Osório - Centro com início às 8h e término às 11h.
 
O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte a realização da prova objetiva, no mural da prefeitura municipal, secretaria e no site - www.brasnorte.mt.gov.br.
 
A entrevista está prevista para ser realizada no dia 23 de maio de 2013.
 
O processo seletivo terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado final podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 18 de abril de 2013, pág. 185 a 188.

Prefeitura de Potim - SP publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Potim, no estado de São Paulo, por meio da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 48 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.250,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Ficam assegurados 5% (cinco por cento) das vagas para os portadores de Deficiências.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de cozinha, cozinheiro, merendeira, padeiro, agente comunitário do psf, agente de combate a endemias, agente de organização escolar, técnico da segurança do trabalho, técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, médico dermatologista, médico psf e nutricionista.

Inscrições
As inscrições via internet serão realizadas a partir da 00h:01min do dia 23 de abril às 21h:00min de 14 de maio de 2013, através do site www.mouramelo.com.br.

Serão recebidas inscrições pessoalmente. Para tanto, os interessados deverão comparecer, no período de 23 de abril a 14 de maio de 2013, na Praça Miguel Corrêa dos Ouros, 101 – Centro – Potim, nos dias úteis de segunda à sexta feira das 9 às 17h.

Taxas
As taxas variam de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental incompleto, R$ 24,00 para nível fundamental completo, R$ 30,00 para nível médio/técnico e de R$ 48,00 para cargos de nível superior.

Provas e Validade
A data, local e horário das provas serão divulgados em até 5 (cinco) dias antes na Prefeitura Municipal de Potim, no Jornal Local e no site www.mouramelo.com.br.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Piratuba - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piratuba, no estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo n° 02/2013 com o objetivo de preencher 20 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 6.633,80 e o certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora APRENDER.COM.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Edificação e Manutenção, Agente de Serviços Gerais Externo, Agente de Serviços Gerais Internos, Médico Clínico Geral e Técnico Contábil.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 29 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Piratuba (SC), localizada na Rua Governador Jorge Lacerda, 133 – Centro, no setor de Recursos Humanos no horário das 08h às 17h.
 
Taxas
Para nível superior R$ 50,00;
Para nível médio R$ 30,00;
Para os demais R$ 20,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas e práticas serão aplicadas na data prevista de 12 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados. O Gabarito provisório referente a prova objetiva será divulgado no primeiro dia após a realização da prova no Mural da Municipalidade e no site www.aprendersc.com.br.
 
O processo seletivo e o respectivo resultado terão validade para o exercício do ano de 2013.

Concurso Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR 2013

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, Estado do Paraná, por intermédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri - FADCT, publicou dois editais (n°03 e 04/2013) de concurso público para o preenchimento de 219 vagas e formação de cadastro de reserva. As oportunidades estão distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
 
O primeiro edital visa a seleção de 209 profissionais, com salário que pode variar de R$ 643,37 a R$ 9.519,47, por jornada de 20 a 40 horas semanais. Desse total, 5% das vagas são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Já o segundo edital busca preencher 10 vagas nos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate à endemias, com exigência de nível fundamental, com salário de R$ 750,00 e jornada de 40 horas semanais de trabalho.
 
Cargos
Para nível fundamental completo ou incompleto, há chance para Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Obras e Serviços, Carpinteiro, Cozinheiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Lavador de Veículo, Mecânico, Operador de Máquina Pesada, Operador de Retroescavadeira e Escavadeira Hidráulica, Padeiro/Confeiteiro, Pedreiro, Pintor de Parede e Servente.

Quem tem o nível médio poderá disputá a vaga de Assistente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Documentador Escolar, Estoquista Repositor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

No nível técnico, são oferecidas oportunidades para Técnico em Controle de Obras, Orçamentos e Projetos, Técnico em Controle de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal.

Nas carreiras que exigem nível superior, há vagas para Arquiteto e Urbanista, Engenheiro Florestal, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo Social, Psicólogo, Médico Clínico Geral - Plantonista, Médico Auditor, Médico da Família, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Infectologista, Médico Anestesista, Médico Ortopedista, Médico Cirurgião Geral, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Pediátrico, Médico Neurologista, Médico Pediatra e Médico Psiquiatra.

Além dessas funções, o orgão também oferece vagas para o Magistério nos cargos de Professor de Arte, Professor de Dança (Ballet), Professor de Educação Física, Professor de Teatro e Professor (20 e 40 horas).
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no período compreendido entre os dias 15 de abril e 12 de maio de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br. Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura do Município de Fazenda Rio Grande disponibilizará um terminal de Internet com impressora para a realização de inscrições no saguão do Paço Municipal de Fazenda Rio Grande, situado na Rua Jacarandá, 300, Bairro Nações, das 9h às 12h e das 13hàs 16h (exceto sábado, domingo e feriado).

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental completo e incompleto, R$ 55,00 nível médio, R$ 65,00 para técnico, R$ 90,00 para magistério e de R$ 110,00 a R$ 130,00 para nível superior.
 
Avaliação
A Prova Objetiva será aplicada provavelmente no dia 09 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados no edital de convocação para as provas, tendo duração de 4 (quatro) horas, nas quais está incluso o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Haverá provas de Títulos de caráter classificatório, apenas para os cargos de nível superior. Os títulos deverão ser protocolizados do dia 10 de julho a 12 de julho de 2013, junto ao protocolo geral da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, situado na Rua Jacarandá, 300, das 8h às 12h e das 13h às 17h, aos cuidados da Comissão Permanente de Concurso Público.

O gabarito provisório das provas será divulgado no dia 10 de junho e o definitivo será divulgado no dia 24 de junho de 2013, pela Internet, no endereço eletrônico www.fadct.org.br, a partir das 19h.

A validade do concurso será de 2 (dois) anos a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Feijó (AC) abre vagas

A Prefeitura de Feijó, cidade localizada a 344 km de Rio Branco, no Acre, estará realizando processo seletivo para o preenchimento de várias vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 750,00 e R$ 13.500,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Médico, Dentista, Farmacêutico, Enfermeiro, Guarda de O. I., Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem.
 
As inscrições acontecerão do dia 22 a 26 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Feijó, das 08h às 13h e das 15h às 18h.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal de Feijó, lembrando que o edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Acre, de 18 de abril de 2013, pág. 33.

UENP (PR) abre processo seletivo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP publicou edital Nº. 022/2013-GR para realização de teste seletivo. São ofertadas 04 vagas de nível superior para Professores. Os vencimentos podem chegar a R$ 5.151,02 por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 100,00, estarão abertas até o dia 26 de abril de 2013, nos horários de funcionamento das respectivas Unidades da UENP, como segue:
 
I - Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes - das 8h às 12h e das 14h às 17h Rodovia BR 369, km 54, Vila Maria - Caixa Postal 261 - CEP 86.360-000 - Unidade de Recursos Humanos. Fone: (43) 3542 8016.
 
II - Campus de Cornélio Procópio - das 14h às 20h - Bloco Administrativo - Unidade de Recursos Humanos.
 
Às margens da PR 160, km 0, saída para Leópolis - Cornélio Procópio -PR - CEP. 86.300-000. Fone: (43) 3904-1921 ou 3904-1916.
 
O Teste seletivo constará de:

I - Prova escrita, com caráter eliminatório;
II - Prova didática, com arguição, e com caráter eliminatório;
III - Exame de títulos, com caráter classificatório.
 
A prova escrita será realizada no dia 13 de maio de 2013, com início às 9 horas. A prova didática, será realizada no dia 17 de maio de 2013, destinada a avaliar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação, de síntese, e de conhecimento sobre o tema.
 
O certame terá validade de um (1) ano, prorrogável por mais um (1) ano, a partir da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado.

Universidade Federal de Goiás publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou edital n° 36/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 09 vagas para Professor Substituto (nível superior). Os vencimentos vão até R$ 3.441,18, com carga horária de 20 e 40 horas semanais. Segundo o edital, as oportunidades serão para atuar nos campi Goiânia, cidade Goiás e Catalão.
 
As inscrições, no valor de R$ 45,00, serão feitas na respectiva Unidade Acadêmica, localizada nos Campus Samambaia (Campus II), Catalão (CAC) e Campus Cidade de Goiás (CAGOI), até o dia 30 de abril de 2013.
 
A seleção será realizada no mínimo após 10 dias corridos a partir da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União, conforme determina a Portaria 243/MEC, de 3 de março de 2011.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013.

Concurso Prefeitura de Santa Filomena - PI

A Prefeitura de Santa Filomena, no estado do Piauí, abriu edital de concurso público N° 001/2013, prevê a ocupação de 57 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior com oferta salarial é de até R$ 10.000,00 e jornada de trabalho semanas de 20, 30 e 40 horas por semana. O certame será executado através da FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços diversos, agente administrativo, auxiliar de saúde bucal, contador, dentista, eletricista, enfermeiro, médico clínico geral, médico clínico, motorista - D, nutricionista, operador de máquinas e equipamentos pesados, professor de 1º ao 5º ano, professor de matemática, professor de língua inglesa, professor de história, professor de educação física, psicólogo, técnico em enfermagem e vigia.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas somente via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, de 8h do dia 22 de abril às 23h59min do dia 12 de maio de 2013. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 35,00, R$ 40,00 e R$ 65,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas
As provas escritas objetivas e subjetivas, para todos os cargos, terão duração de 04(quatro) horas e serão aplicadas na data prevista de 09 de junho de 2013, das 8h às 12h.

A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Santa Filomena, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br.

Gabaritos
O gabarito oficial da prova escrita será divulgado pela FUNVAPI, através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br, sede da Prefeitura Municipal de Santa Filomena no dia 10 de junho de 2013.

Validade
O prazo de validade deste concurso é de dois (02) anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Pedra Preta (RN) abre processo seletivo

A Prefeitura de Pedra Preta, no estado do Rio Grande do Norte, divulgou os editais nº. 001 e 002/2013 para realização de processo seletivo. A seleção visa preencher 33 vagas de níveis médio e superior, com vencimento de até R$ 8.900,00.
 
Cargos
Edital 001: Professor de Educação Básica (8) e Monitor de Turma (2).

Edital 002: Médico (Clínico Geral (4), Cardiologista (1) e Ginecologista (1), Enfermeiro (4), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Dentista (1), Nutricionista (1), Farmacêutico Bioquímico (1), Auxiliar de Saúde Bucal (1), Técnico de Enfermagem (2), Psicólogo (1), Assistente Social (1), Veterinário (1), Engenheiro Civil (1) e Arquiteto (1).
 
Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada até o dia 25 de abril de 2013, das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sede da Prefeitura de Pedra Preta, situada a rua Coronel José da Costa Alecrim, nº 164 – Centro – Pedra Preta/RN.
 
Os candidatos aos cargos do edital 001 também poderão se inscrever na sede da Associação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – ADLIS, situada a Praça Monsenhor Vicente de Paula, nº 266 – Centro – Lajes/RN.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
Prova
A seleção constará de análise curricular e redação (somente para os cargos do edital 001).
 
A data da prova de redação será divulgada posteriormente no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte - www.diariomunicipal.com.br/femurn e afixado em mural da Prefeitura de Pedra Preta e na sede da Associação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – ADLIS.
 
O resultado final do edital 001 será divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte - www.diariomunicipal.com.br/femurn e afixado em mural da Prefeitura e da Secretaria de Educação, bem como na sede da Associação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – ADLIS, até o dia 10 de maio de 2013. Já o resultado final do edital 002 será divulgado até o dia 30 de abril de 2013.
 
Os editais encontram-se publicados no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 18 de abril de 2013, pág. 39 a 42.