Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Babosa

Nome científico
Aloe vera
 
Nomes alternativos
Aloe, erva babosa, babosa de jardim.
 
Descrição
Arbusto de folha verde suculenta com comprimento de 30cm a 50cm e 10cm de largura na base da folha. É valorizada por seu gel viscoso e incolor. Original do norte da África, hoje é facilmente encontrada em várias áreas de clima quente ou tropical.
 
Parte utilizada
Folha, polpa, seiva.
 
Uso medicinal
Usada tradicionalmente no tratamento de pequenos cortes, inflamações, queimaduras e irritações da pele. O gel é utilizado pela indústria cosmética como ingrediente hidratante na fabricação de cremes, loções pós-sol, para barbear etc. O suco desidratado da babosa tem propriedades laxantes.
 
Modos de uso
Como gel fresco recém-retirado da folha e na fabricação de fitoterápicos como Aloax, Brunavera, Mannativ, Mustela, Radiaplex, Skinal e Topidrate. Também está presente na composição de Olina e Amargol.
 
Cuidados e contraindicações
Contraindicado em caso de alergia a plantas da família das liliáceas. O gel da babosa não deve ser ingerido. E os fitoterápicos de efeito laxativo não devem ser usados em caso de dor abdominal, náusea ou vômito.
 
Efeitos colaterais
Casos raros de dermatite de contato ou ardência na pele.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário