Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Portugal: Duplo transplante com dadores vivos

Primeiro transplante de rins cruzado feito com sucesso nos HUC
 
O marido queria doar um rim à mulher, mas eram incompatíveis. Um irmão queria doar um rim à irmã mas tinha o mesmo problema. Ao cruzarem-se os dadores, a questão da incompatibilidade foi ultrapassada. O primeiro transplante renal cruzado de dador vivo em Portugal foi realizado quarta-feira nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

A operação é complexa. São quatro cirurgias em simultâneo. Mas pode ser a solução para reduzir as listas de espera. Segundo Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, atualmente há dois mil doentes a aguardar um transplante, mas apenas 15 pares estão registados no programa. "Quando um doente aparece para se inscrever neste programa tem de ter um dador e nem todos os doentes têm um dador vivo", explicou.

As cirurgias prolongaram-se por mais de seis horas e envolveram 32 profissionais. "A primeira pergunta que os dadores fizeram quando acordaram foi se as outras pessoas que receberam o rim estavam bem", referiu Alfredo Mota, o cirurgião que coordenou a equipa. Dadores e recetores têm entre 30 e 40 anos e são de Aveiro e Coimbra. Estão a recuperar nos HUC.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário