Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pelo menos uma pessoa por dia é vítima de escorpiões no Distrito Federal

'Nunca vimos esses bichos por aqui (215 Norte), mas, 
há uns sete meses, quando fomos fazer a limpeza do telhado
do bloco, de repente, eles apareceram aos montes'

Múcio Barreto, encarregado geral do prédio do Bloco B (Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
"Nunca vimos esses bichos por aqui (215 Norte), mas, há uns
 sete meses, quando fomos fazer a limpeza do telhado do
 bloco, de repente, eles apareceram aos montes"
Múcio Barreto, encarregado geral do prédio do Bloco B
O inseto matou uma criança de um ano e seis meses em creche do Guará. A polícia decidiu ontem abrir investigação
 
A incidência de escorpiões não se restringe a uma região do Distrito Federal. Plano Piloto, Planaltina, Sobradinho e Guará são as localidades com o maior número de aparecimento do aracnídeo nos últimos meses.
 
Essas cidades também são aquelas em que há mais pedidos de vistorias e capturas, segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde (veja mapa). Foi justamente nessa última onde ocorreu a morte de Henrique Moraes Mendonça Rodrigues, de 1 ano e seis meses.
 
O menino foi picado na última terça-feira, quando brincava no parquinho da Escola Castelinho Plim, na QE 19. Cerca de 13h depois, o garoto morreu de parada cardiorrespiratória, uma das complicações causadas pelo veneno do bicho. A polícia abriu ontem investigação sobre o caso.

Em 2012, foram registrados 792 acidentes por picadas de animais peçonhentos no DF. Desse total, 425 têm relação com escorpiões.
 
Em 2013, até ontem, a Secretaria de Saúde registrou 247 ataques a humanos, sendo 107 provocados pelo escorpião amarelo, o mesmo que matou Henrique — a média é de um ataque por dia. Ontem à tarde, um funcionário de um órgão federal foi atacado pelo aracnídeo. Ele passa bem, embora não tenha precisado tomar o soro antiescorpiônico.
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário