Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Primeiros Socorros: Hemorragia

É a perda de sangue em decorrência de um ferimento, que pode ser externo ou interno.
 
As causas da hemorragia são variadas e podem ir desde um corte com um caco de vidro ou uma faca, até um traumatismo com uma contusão que abriu e sangrou.
A hemorragia pode levar ao estado de choque e à morte. Por isso, ao perceber uma hemorragia é necessário estancar o sangue (no caso de uma hemorragia externa) e chamar a emergência imediatamente.
 
Como reconhecer:
Após uma queda, atropelamento ou mesmo durante uma gravidez de risco, suspeite de hemorragia interna quando a vítima apresentar sintomas como:

- palidez

- sonolência

- suor excessivo

- frequência cardíaca acelerada

- contusões e manchas na pele

- dor na região abdominal

- vômito ou evacuação com sangue
 
Como agir:
- Pegue um pano esterilizado ou bem limpo e comprima o local do sangramento com força (se não houver nenhum objeto que impeça a compressão ou que agrave o sangramento)

- Caso haja um objeto encravado no corpo jamais tente retirá-lo. Ele pode estar tamponando um vaso e, ao ser retirado, pode gera mais hemorragia

- Não passe nenhuma substância no ferimento

- Não eleve as pernas da vítima nem faça movimentos bruscos se houver risco de fratura

- Se suspeita de hemorragia interna, não dê nada para o paciente beber (esse, aliás, é um erro muito comum em qualquer tipo de socorro) e leve-o imediatamente para o hospital

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário