Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

OMS diz que falta de logística dificulta campanhas de vacinação no mundo

Médica prepara seringa com vacina contra sarampo na Etiópia, durante a Semana de Vacinação Africana
Foto: DFID
Médica prepara seringa com vacina contra sarampo na
Etiópia, durante a Semana de Vacinação Africana
Segundo a organização, melhor fornecimento é essencial para alcançar 22 milhões de crianças que não estão protegidas de doenças
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre os impactos da falta de logística para a distribuição e aplicação de vacinas em todo o mundo.
 
O relatório, que antecede a Semana Mundial da Imunização, com início dia 20 de abril, afirma que um melhor fornecimento e sistema logístico são essenciais para alcançar 22 milhões de crianças de países em desenvolvimento que ainda não estão protegidas contra doenças perigosas.
 
"Temos visto alguns avanços importantes no desenvolvimento e na entrega de vacinas nos últimos anos. Mas muitos países ainda enfrentam obstáculos na obtenção de vacinas que salvam vidas de cada criança em necessidade", afirma Flavia Bustreo, Diretora-geral assistente da OMS.
 
Muitos países enfrentam desafios sérios no abastecimento e na logística de vacinas, desde a incapacidade de manter as vacinas na temperatura correta até a manutenção de registos que permitem que agentes comunitários de saúde garantam que as vacinas corretas alcançem as crianças que delas necessitam.
 
Os sistemas de saúde ineficientes ameaçam o acesso, a disponibilidade, a qualidade e os resultados de saúde.
 
A médica da OMS, Regina Ungerer, falou das dificuldades enfrentadas por várias nações, incluindo Moçambique e Brasil. "Moçambique, que sofre muito com as inundações, às vezes não tem estrada para poder vacinar crianças naquela província ou até mesmo fazer chegar a vacina àqueles locais. Na Amazônia, para vacinar todas as populações indígenas, às vezes você demora 14 dias para chegar de barco em alguma aldeia. Imagina fazer uma viagem longa, de dias, para chegar num lugar. Cada vacina tem a sua temperatura ideal de ser mantida. E essas coisas têm que ser bem estruturadas, ter uma logística bem organizada."
 
A OMS em conjunto com o Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a GAVI Alliance e a Fundação Gates Bill & Melinda elaboraram novos planos para fortalecer os sistemas de imunização para:
 
- garantir que mais vacinas sejam descobertas e desenvolvidas e que a embalagem seja projetada para atender às necessidades dos países em desenvolvimento;
 
- estabelecer sistemas de abastecimento e logística que apoiam e sustentam a distribuição eficiente e eficaz das vacinas;
 
- melhorar os sistemas de informação de imunização para mostrar com mais precisão onde cada vacina é necessária;
 
- explorar o uso da tecnologia móvel para reforçar a comunicação e captura de dados em toda a cadeia de suprimentos, incluindo gestão de estoque;
 
- alocar mais recursos para grupos remotos e marginalizados, incluindo programas específicos para atingir comunidades nômades e indígenas.

Semana Mundial da Imunização
A Semana Mundial de Imunização de 2013, que tem como tema geral "Proteja o seu mundo, se vacine", é uma oportunidade para elevar a consciência global sobre os benefícios de saúde da vacinação.
 
Neste ano, os temas são diferentes em cada região do mundo. Nas Américas, a campanha terá o foco "Vacinação, uma Responsabilidade Compartilhada".
 
Os governos, parceiros de desenvolvimento, organizações internacionais, fabricantes, profissionais de saúde, universidades, sociedade civil, comunidades e indivíduos se reúnem em 180 países para promover a meta de cobertura vacinal universal.
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário