Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Equipe descobre nova maneira de remover mau colesterol do sangue

Abordagem pode ser usada como terapia alternativa ou complementar às estatinas para controlar os níveis de colesterol
 
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram uma nova forma de limpar o colesterol do sangue. A abordagem poderia ser uma terapia alternativa ou complementar às estatinas para diminuir o colesterol.
 
David Ginsburg e seus colegas inibiram a ação de um gene responsável pelo transporte de uma proteína que interfere na capacidade do fígado para remover o colesterol do sangue em ratos.
 
Segundo os pesquisadores, prender a proteína destrutiva onde ela não possa prejudicar receptores responsáveis pela remoção de colesterol preservou a capacidade das células do fígado para ' limpar' o colesterol do plasma do sangue, sem afetar visivelmente a saúde dos ratos.
 
Os cientistas descobriram que os ratos com um gene SEC24A inativo poderiam se desenvolver normalmente. No entanto, seus níveis de colesterol no plasma foram reduzidos em 45% porque as células do fígado não foram capazes de recrutar e transportar um regulador crítico dos níveis de colesterol no sangue chamado proproteína convertase subtilisina / Kexin tipo 9. PCSK9 é uma proteína secretora, que destrói os receptores de lipoproteína de baixa densidade LDL, ou "mau colesterol", de células de fígado e impede que essas células removam LDL.
 
"Inibir SEC24A ou PCSK9 pode ser uma alternativa às estatinas, e pode trabalhar em conjunto com estatinas para produzir efeitos ainda maiores. Além disso, eles podem ser eficazes em pacientes resistentes ou intolerantes ao medicamento", afirma o pesquisador Xiao-Wei Chen.
 
Estudos iniciais com terapias anti-PCSK9 em seres humanos demonstraram que a eliminação de PCSK9 pode reduzir o colesterol drasticamente e trabalhar com estatinas, como o Lipitor, para baixá-lo ainda mais.
 
Os pesquisadores investigam ainda uma nova área de estudo: em vez de inibir PCSK9, talvez futuras terapias poderiam bloquear o mecanismo de transporte que permite que a proteína destrutiva alcance os receptores de LDL.
 
 
Fnte isaude.net

Cirurgias minimamente invasivas tornam a recuperação mais rápida e menos dolorosa

As cirurgias minimamente invasivas, aquelas auxiliadas por equipamentos e cujos cortes são menores, estão cada dia mais comuns. Essas proporcionam menor tempo de internação, dores e uma recuperação mais rápida ao paciente.
 
Com cortes menores, diminui-se o risco de complicações, o que não quer dizer, entretanto, que esse não exista. O neurocirurgião Dr. Sérgio Listik explica que não se deve vender a ideia de que os acessos menos invasivos sejam isentos de complicações, porque, como qualquer procedimento cirúrgico, não deixa de ter um percentual de risco. O especialista lembra que algumas complicações que podem ocorrer não são decorrentes, necessariamente, do procedimento cirúrgico, mas sim do próprio paciente.
 
Cirurgias minimamente invasivas só podem ser feitas por médicos que passaram por treinamento especializado para esse fim. Esses treinamentos podem ser feitos no Brasil ou no exterior, sendo que realizados em etapas que incluem cirurgias simuladas em modelos anatômicos, depois em cadáveres humanos e acompanhando cirurgiões mais experientes. Dr. Listik conta que vários médicos brasileiros buscam especializações dentro e fora do país, e que em todos os estados do país existem equipes treinadas nesse tipo de cirurgia.
 
Para o especialista, praticamente todo hospital tem capacidade de oferecer cirurgias minimamente invasivas, porque os equipamentos necessários são os mesmos das utilizados em videolaparoscopias. “Os equipamentos necessários são acessíveis, como um amplificador de imagens, radioscopia cirúrgica, que sejam boas e bem maleáveis, que permitam que o cirurgião coloque as imagens nos três eixos espaciais com facilidade, um bom monitor de imagens de alta definição, endoscópios cirúrgicos, neuroendoscópios no caso de neurocirurgias. Basta então o hospital investir um pouco mais”, especifica.
 
Dr. Listik ressalta que nenhum procedimento cirúrgico é recomendado caso a somatória das taxas de complicações, quer na cirurgia minimamente invasiva, quer na cirurgia a céu aberto, sejam pequenas se comparadas aos benefícios que o procedimento trará ao paciente.
 
Fonte IX NEURÃO

Você sabe o que é um glioma?

Os gliomas são um problema sério de saúde, podendo causar complicações à saúde do paciente e até mesmo a morte. Por isso é importante que a população conheça a condição e saiba identificá-la.
 
Os gliomas são tumores que ocorrem no cérebro ou na coluna vertebral. Eles recebem o nome por surgirem a partir das glândulas gliais, que dão proteção aos neurônios do cérebro e de outras regiões do sistema nervoso do corpo.
 
Eles podem ser classificados de duas formas quanto à sua intensidade. Aqueles de gliomas de baixo grau são benignos e pouco agressivos, dando prognósticos melhores. Já os gliomas de alto grau são malignos, e por isso mais agressivos e com prognósticos piores.
 
O tratamento dos gliomas é feito com uma combinação de procedimentos cirúrgicos, radioterapia e quimioterapia. A união desses três métodos tem como objetivo prolongar ao máximo a vida do paciente, levando em consideração também a manutenção de uma boa qualidade de vida.
 
No Brasil, os centros médicos geralmente possuem a infraestrutura necessária para a abordagem dos gliomas. Além disso, a troca de informações com médicos de outros países e o contato com as novidades da área fazem com que os profissionais sejam aptos e estejam atualizados com as descobertas recentes. Porém, a pouca quantidade desses centros e dificuldades ao acesso (devido a questões relacionadas ao sistema público de saúde ou à localização do paciente) podem complicar o tratamento.
 
Por isso, é extremamente importante que um médico seja procurado assim que os sintomas apareçam. Deve-se estar atento a manifestações como dores de cabeça, enjôo, convulsões, fraqueza, e alterações no equilíbrio e na visão.
 
Fonte IX NEURÃO

Banhos naturais beneficiam a saúde e a beleza

A massagem natural feita pelas ondas é relaxante e pode até
 mesmo ajudar no combate contra a celulite
Quem tem acesso a fontes naturais de água pode obter diversos benefícios ao frequentar esses locais. Além de serem prazerosos e uma ótima opção de lazer para visitas com família e amigos, as águas naturais trazem diversos benefícios para a saúde.
 
Termas naturais: as lendas contadas sobre fontes da juventude estão associadas às fontes de águas termais. Elas são ricas em minerais que rejuvenescem a pele e beneficiam a saúde. Além de aliviarem dores corporais, elas também desintoxicam o organismo e trazem melhoras para condições reumáticas e problemas de respiração, pele e circulação.
 
Cachoeira: as águas das cachoeiras são ideais para relaxar após uma semana estressante. Elas energizam o corpo e, além disso, tonificam a pele e os cabelos, fazendo com que os visitantes do local se sintam mais tranquilos e bonitos.
 
Mar: a beleza e os barulhos do mar já são muito benéficos para a saúde emocional. Além desse benefício, a massagem natural feita pelas ondas é relaxante e pode até mesmo ajudar no combate contra a celulite.
 
Chuva: é o banho natural de mais fácil acesso. Além de ser uma brincadeira divertida, o banho de chuva permite a exploração da sensibilidade do corpo e o relaxamento com a diversão da atividade. Antes de adotar essas práticas é importante consultar um médico e verificar se elas são adequadas e indicadas para as necessidades específicas do paciente.
 
Fonte Brotas Online

Exames: Enema Opaco

Material a ser analisado: registros radiográficos.
 
Tempo necessário para obter o material: 10 a 20 minutos.
 
Finalidade: auxilia na detecção de lesões colorretais, tais como pólipos, divertículos, úlceras, fístulas, alterações inflamatórias e neoplasias (pode ser utilizado como ferramenta de screening).
 
Preparação previa: dependendo do grau de urgência, o exame pode ser realizado sem preparo prévio. Contudo, o ideal é contar com um certo preparo dos cólons, aumentando o índice diagnóstico das imagens. De um modo geral, o preparo para o enema opaco consiste de (1) dieta pobre em resíduos na antevéspera do exame, (2) jejum absoluto 8-10h antes do exame e (3) limpeza intestinal com laxantes (via oral) e fleet enema (via retal).
 
Resultados: variam de acordo com o distúrbio subjacente, podendo ser encontrados divertículos, perdas de haustrações, estenoses e dilatações, entre outros.
 
Valores normais: nenhuma alteração é observada nos cólons.
 
Resultados alterados podem ocorrer em: pacientes com apendicite, doença celíaca, adenomas colorretais, divertículos, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diarréia, pseudo-obstrução intestinal crônica, doença de Chagas, intussuscepção intestinal, hemorragia digestiva baixa e outros.
 
Tempo requerido para obter os resultados: 20 a 40 minutos.
 
Segurança dos resultados: boa. Fatores que podem alterar os resultados: devido ao risco de peritonite química, o enema opaco não deve ser realizado em pacientes com suspeita de perfuração intestinal.
 
Fontes:
 
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Concurso Prefeitura de Itaju - SP

A Prefeitura de Itaju, São Paulo, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
8 a 12 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Itaju, rua João Batista Módolo, nº. 248, centro, Itaju

Valor:
R$ 20,00

Cargos:
Médicos Pediatra, Ginecologista, Ortopedista e Psiquiatra, Enfermeiro Padrão, Dentista Endodontista, Psicólogo e Médico-Veterinário.

Remuneração:
R$ 940,60 a R$ 2.134,08

Provas:
Provas objetivas: 27 de abril

Concurso Prefeitura de Ibiam - SC

A Prefeitura de Ibiam, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 6 de maio de 2013

Valor:
R$ 155,00.

Cargo:
Médico

Remuneração:
R$ 14.332,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Concurso Prefeitura de Concórdia - SC

A Prefeitura de Concórdia, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 19 vagas

Inscrições:
Até 30 de abril pelo www.noroesteconcursos.com.br.


Valor:
R$ 40,00 a R$ 70,00

Cargos e vagas:
Arquivista (1), Contador (1), Engenheiro - Sanitarista (1), Médico (2), Médico Comunitário - Clínico Geral (CR);

Nível Médio: Auxiliar de Creche (CR);

Nível Fundamental: Agente de Alimentação e Nutrição (5), Motorista - Veículos Pesados (1), Agente de Serviços Gerais (Zelador) (5), Operador de Equipamentos (Escavadeira Hidráulica) (1);

Nível Fundamental Incompleto: Servente Braçal (2).

Provas:
Provas objetivas: 26 de maio de 2013

Concurso Prefeitura de Comendador Gomes - MG

A Prefeitura de Comendador Gomes, Minas Gerais realiza concurso para 81 vagas

Inscrições:
De 22 de abril a 31 de maio pelo www.comend
adorgomes.mg.gov.br ou www.assconex.com.br ou na Prefeitura Municipal, Telecentro José Cutrale, Avenida Ildeu Duarte, nº. 379.

Remuneração:
R$ 678,00 a R$ 6.026,00

Provas:
Haverá prova prática para Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas e Assistente Administrativo.

Cargos:
Alfabetizado/Ensino Fundamental - Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais (Gari, Limpeza Urbana, Limpeza Interna, Servente, Jardineiro, Pedreiro, Área Rural, Saúde e Auxiliar de Unidade de Ensino Infantil), Eletricista, Auxiliar de Compostagem de Lixo, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Pintor, Operador de Máquinas, Motorista de Ambulância, Servente Escolar, Auxiliar de Manutenção e Inspetor de Alunos;

Ensino Médio - Assistente de Contrato e Convênios, Assistente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Técnico em Segurança do Trabalho, Fiscal de Posturas, Técnico em Enfermagem, Assistente Administrativo da Educação, Instrutor de Educação Infantil, Secretária escolar, Monitor de Educação Infantil e Monitor de Informática;

Ensino Superior - Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Farmacêutico, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista Obstetrícia, Médico Pediatria, Médico Plantonista, Professor PEB I, Professor PEB II de História, Psicopedagogo, Nutricionista da Educação, Psicólogo e Supervisor Pedagógico.

Concurso Prefeitura de Colinas - RS

A Prefeitura de Colinas, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 4 vagas para Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil e Médico.

Inscrições:
Até 19 de abril na Prefeitura Municipal

Valor:
R$ 77,79.

Remuneração:
R$ 2.983,41 a R$ 9.281,72

Provas:
Provas objetivas: 27 de abril de 2013, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga, rua Fernando Ferrari, s/nº.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IF Goiano

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) realiza concurso para provimento de vagas para Professor Bolsista para os campi Ceres, Itapaci, Ipiranga, São Patrício, Carmo do Rio Verde, Divinópolis, Santa Izabel e Uruana.

Inscrições:
Até 12 de abril na Coordenação de Integração Escola Comunidade (rodovia GO-154, Km 3, zona rural, Ceres)

Cursos:
Agente Comunitário de Saúde;
Agente de Desenvolvimento Cooperativista;
Auxiliar Administrativo;
Auxiliar de Contabilidade;
Auxiliar de Fiscalização Ambiental;
Confeiteiro;
Desenhista da Construção Civil;
Inglês Básico;
Monitor de uso e conservação de recursos hídricos;
Operador de Computador;
Recepcionista;
Salgadeiro;
Agricultor Familiar;
Cerimonialista e Mestre de Cerimônias;
Auxiliar de Recursos Humanos;
Preparador de Doces e Conservas;
Recepcionista de Eventos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 12 de abril de 2013

Valor:
Inscrições gratuitas

Remuneração:
R$ 50,00 por hora

Cargos e vagas:
Aconselhador em Dependência Química: Aconselhamento individual e familiar (1), Adolescência e drogadição (1), Dependência de drogas e co-dependência (1), Drogas: classificação e efeitos no organismo (1), Empreendedorismo e inovação (1), Orientação vocacional e projeto de vida (1), Prevenção do uso de drogas (1), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (1), Tratamento e prevenção da recaída em dependência química (1);

Agricultor Familiar: Empreendedorismo, Cooperativismo e Associativismo (2), Fundamentos de Agroecologia (2), Gestão e planejamento de propriedades rurais (2), Produção Animal - Grande porte (2), Produção Animal - Médio porte (2), Produção Animal - Pequeno porte (2), Produção vegetal - Fruticultura (2), Produção vegetal - Grandes Culturas (2), Produção vegetal - Olericultura (2);

Apicultor: Captura de Enxames e Divisão de Colmeias (1), Colheita (1), Comercialização de Produtos Apícolas (1), Empreendedorismo, Cooperativismo e Associativismo (1), Implantação de Apiário (1), Introdução à Apicultura (1), Materiais e Equipamentos (1), Processamento (1), Produção e Manejo Apícola (1);

Aquicultor: Biologia Aquática (2), Carcinicultura (2), Ecologia de ambientes aquáticos (2), Introdução à aquicultura (2), Legislação aquícola e ambiental (2), Limnologia (2), Novos cultivos na aquicultura (2), Piscicultura (2);

Auxiliar Administrativo: Atendimentos ao Cliente (7), Comunicação Empresarial (7), Contabilidade Básica (7), Direito Empresarial e Comercial (7), Fundamentos da Administração (9), Logística (7), Matemática Financeira no Setor Administrativo (7), Práticas Administrativas (7), Recursos Humanos (7);

Auxiliar de Recursos Humanos: Avaliação de Desempenho Profissional (3), Cargos, salários e benefícios (3), Introdução a Recursos Humanos (3), Matemática Aplicada (3), Motivação e trabalho em equipe (3), Recrutamento e Seleção de pessoal (3), Redação Oficial (3), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (3), Treinamento e Desenvolvimento Profissional (3);

Auxiliar Técnico em Agropecuária: Animais de pequeno, médio e grande porte (CR), Apicultura e meliponicultura (CR), Culturas perenes, semiperenes e anuais (CR), Empreendedorismo, associativismo e cooperativismo (CR), Forragicultura (CR), Horticultura (CR), Noções de máquinas e mecanização agrícola (CR), Propriedade e uso do solo (CR), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (CR), Sistemas agroflorestais (CR);

Operador de Computador: Editor de Texto (4), Empreendedorismo e Inovação (4), Inglês Técnico (8), Instalação e desinstalação de Aplicativos e gravações de Mídias (4), Internet (4), Introdução à Microinformática (4), Planilha Eletrônica (4), Programa Apresentação (4), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (6), Sistema Operacional (4);

Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas: Componentes e sistemas de máquinas agrícolas (4), Empreendedorismo e Inovação (4), Manutenção e cuidados básicos com maquinários (4), Máquinas e implementos agrícolas (4), Operações de aplicação de adubos e defensivos (4), Operações de plantio e colheita (4), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (4), Saúde e segurança no trabalho (4);

Operador de usinas de Compostagem: Conhecimento sobre minhocultura (CR), Desenvolvimento e Meio Ambiente (CR), Produção de compostos (CR), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (CR), Saúde e Segurança no trabalho (CR), Utilização de compostos nas hortas escolares (CR);

Ovinocultor: Dimensionamento de Áreas Agrícolas (1), Empreendedorismo e Inovação (1), Gestão Agropecuária (1), Instalações Rurais (1), Manejo Alimentar (1), Manejo Reprodutivo (1), Manejo Sanitário Animal (1), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (1), Seleção de Animais e Manejo Produtivo (1);

Piscicultor: Ambiente aquático e qualidade de água para Piscicultura (2), Empreendedorismo e Inovação (2), Introdução à piscicultura (3), Manejo alimentar e nutrição de peixes (2), Manejo reprodutivo de peixes (2), Manejo sanitário - Principais doenças empiscicultura (1), Manejo sanitário - Principais doenças em piscicultura (1), Sistemas de produção de peixes (2), Transporte de peixes e Legislação piscícola e ambiental (2);

Preparador de pescado: Alterações do pescado pós-captura (2), Composição química do pescado (2), Conservação de Pescado (2), Controle na qualidade da produção e conservação do Pescado (2), Empreendedorismo e Inovação (2), Processamento de pescado (2), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (2), Saúde e segurança no trabalho (2);

Promotor de Vendas: Comportamento do Consumidor (1), Economia e Mercado (1), Empreendedorismo e Inovação (1), Gestão Financeira (1), Gestão Pessoal (1), Logística (1), Marketing (1), Técnicas de Vendas (1);

Recepcionista: Atendimento de excelência (2), Canais de comunicação e fluxos de atendimento (2), Empreendedorismo e Inovação (2), Informática Básica (2), Redação empresarial (2), Relações Interpessoais, Ética e Cidadania (2), Técnicas de arquivo e protocolo (2), Técnicas de recepção e atendimento (2).

Seleção:
Haverá análise de currículo.

Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - FSNH/RS

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Rio Grande do Sul, realiza concurso para 26 vagas

Inscrições:
Até 12 de abril no Setor de Recepção da DGA da FSNH (rua Afonso Celso, nº. 83, Bairro Operário)

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde.

Remuneração:
R$ 835,97

Provas:
Prova objetiva: 14 de abril

Concurso Complexo Hospitalar do Juquery

O Complexo Hospitalar do Juquery - Franco da Rocha realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
8 a 19 de abril de 2013, no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos do CH do Juquery (Avenida dos Coqueiros, sem número, Centro, Franco da Rocha).

Valor:
R$ 63,92.

Cargo:
Enfermeiro - Obstetrícia.

Remuneração:
R$ 1.464,83

Provas:
Haverá Prova Objetiva e Avaliação de Currículo.

Concurso Associação dos Servidores e Funcionários Municipais de Motuca - SP

A Associação dos Servidores e Funcionários Municipais de Motuca, São Paulo, realiza concurso para formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 18 de abril de 2013

Valor:
R$ 20,00 a R$ 50,00

Cargos:
Nível Superior: Dentista PSF (CR), Enfermeiro PSF (CR), Fisioterapeuta PSF (CR), Farmacêutico (CR), Médico PSF (CR), Médico - Plantonista (CR), Médico - Especialidade Dermatologia (CR), Médico - Especialidade Endocrinologia (CR), Médico - Especialidade Neurologia Clínica (CR), Médico - Especialidade Ortopedia (CR), Médico - Especialidade Psiquiatria (CR), Médico - Especialidade Ginecologia (CR), Médico - Especialidade Oftalmologia (CR), Médico - Especialidade Cardiologia (CR), Médico - Clínico Geral (CR), Psicólogo/Clínico (CR);

Nível Médio: Auxiliar de Consultório Dentário PSF (CR), Técnico de Enfermagem - PSF (CR);

Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde PSF Assentamento I (CR), Agente Comunitário de Saúde PSF Assentamento II (CR), Agente Comunitário de Saúde PSF Assentamento IV (CR), Agente Comunitário de Saúde PSF Microárea I - Bairros: Jardim Bela Vista e Vila Malzoni (CR), Agente Comunitário de Saúde PSF Microárea II e III - Bairro: Centro (CR), Agente Comunitário de Saúde PSF Microárea IV - Bairros: Jardim Nova Motuca e Jardim San Matheus (CR), Agente Comunitário de Saúde PSF Microárea V - Bairros: Jardim Canavieiras e Motuca "B" (CR), Motorista PSF (CR), Serviços Gerais (CR).

Provas:
Provas objetivas: 28 de abril
Haverá prova de títulos.

Exercícios e apoio familiar ajudam pacientes a conviver bem com o Mal de Parkinson, dizem especialistas

Atividades sociais ajudam a adquirir independência diante
 dos cuidados que precisa ter
Doença atinge mais de 200 mil pessoas no Brasil e só perde para o alzheimer
 
No Dia Mundial contra o Mal de Parkinson comemorado nesta quinta-feira (11), especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que a doença não tem cura, mas que é possível conviver bem, desde que os sintomas sejam controlados. Só no Brasil, mais de 200 mil pessoas sofrem com esta doença. Em quantidade de casos, ela só perde para ao alzheimer.
 
Segundo a fisioterapeuta da Associação Brasil Parkinson e mestre em Neurociência e Comportamento pela USP (Universidade de São Paulo), Erica Tardelli, a terapia, fisioterapia, apoio psicológico e exercícios físicos são essenciais para a qualidade de vida das pessoas que têm esta doença.
 
— É importante também que a família dê apoio e procure por informações e orientações para compreender melhor o quadro. Encorajá-lo diante da situação evita que ele fique com a autoestima baixa, desmotivado e depressivo.
 
Além disso, é fundamental que a pessoa participe de atividades sociais para adquirir independência diante dos cuidados que precisa ter.
 
— Na associação, por exemplo, oferecemos oficinas de arte, pintura, coral e outros serviços gratuitos para melhorar a interatividade do paciente com outras pessoas.
 
O que é doença?
Os sinais iniciais que apontam que o paciente sofre do mal de parkinson são tremores nas mãos e pernas, rigidez dos músculos, lentidão nos movimentos, desequilíbrio e descoordenação, de acordo com o neurologista e vice-coordenador do Departamento Científico de Transtornos e do Movimento da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), Henrique Ballalei Ferraz. A doença é comum entre pessoas acima de 60 anos, mas também podem atingir jovens.
 
— O indivíduo pode levar mais tempo para se vestir, mexer e, até mesmo, levantar da cama. Com o passar dos meses, esses problemas ganham potencialidade, ocasionando um impacto no dia a dia da pessoa.
 
Ainda segundo o especialista, esta doença é neurodegenerativa, já que leva a diminuição da dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelo sistema motor e movimentos voluntários.
 
Como a doença pode ser confundida com os sintomas do envelhecimento, Ferraz alerta que as pessoas procurem um neurologista para tirar a dúvida e não cometer equívocos. Para chamar atenção para esta causa, a ABN e a ABP lançaram na terça-feira (9) a campanha Viva Bem com Parkinson.
 
Cirurgia
Apesar da doença de Parkinson também ser controlada com a ajuda de medicação, o neurologista e pós-doutor pela University of British Columbia, no Canadá, André Felício, afirma que é possível se submeter a um tratamento cirúrgico.
 
— Mas a cirurgia só é indicada para aqueles que ainda se sentem incomodados com os sintomas, apesar de ter se submetido a outros tipos de cuidados.
 
Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Cientistas fazem mapa do cérebro de bebês

Cientistas querem mapear cérebro de bebê ainda no útero
Reprodução / BBC
Estudo envolve período imediatamente antes e depois do nascimento e pode ajudar a prevenir doenças
 
Cientistas britânicos deram início a um projeto de seis anos para mapear as conexões nervosas desenvolvidas no cérebro de um bebê ainda no útero e imediatamente após o nascimento.
 
No momento em que um bebê respira pela primeira vez, muitas das principais ligações no cérebro já estarão feitas.
 
Cientistas acreditam que a forma como esta enorme rede de ligações se estabelece tem impacto no desenvolvimento de certos problemas como o autismo.
 
Pesquisadores do Guy's and St Thomas' Hospital, do King's College de Londres, do Imperial College e da Universidade de Oxford querem produzir um diagrama que mostre como o cérebro cresce, a um nível de detalhe que dizem ter sido impossível de se obter até agora.
 
Fonte BBC Brasil

Certos tipos de HPV podem prevenir o câncer de colo de útero, revela estudo

Como a principal forma de contágio do HPV é via sexual
Pesquisadores descobriram vírus em mulheres com Aids que não desenvolveram doença
 
Alguns tipos de vírus HPV (papilomavírus humano) podem ajudar a prevenir o câncer de colo de útero, de acordo com um estudo da Universidade de Manchester divulgado nesta quarta-feira (10). Há mais de 100 tipos de HPV, porém apenas um grupo de 14 tipos é considerado de “alto risco” para o desenvolvimento deste tipo de câncer.
 
Para chegar a esta conclusão, os médicos analisaram amostras diferentes tipos de HPV encontrados no colo do útero de uma mulher saudável e nos colos de útero de mulheres com câncer. O estudo foi feito com o público feminino no Quênia (país africano). Eles encontraram grande quantidade de um de um tipo de HPV (o tipo 53) em uma amostra de colo de útero de uma mulher soropositiva, porém quase não encontraram esse tipo em uma mulher que não tinha Aids. Essa subespécie também não foi encontrada em amostra de colo de útero com câncer tanto em pacientes sopositivas, tanto nas que não tinham o HIV.
 
De acordo com o professor titular de Oncologia Viral da Universidade de Manchester, Ian Hampson, o HIV aumenta o número de diferentes tipos de HPV.
 
— Se apenas tipos de alto risco estão presentes no colo do útero da pessoa com Aids, sem dúvida, eles vão acelerar a progressão para o câncer que. Mas se outros tipos (por exemplo, tipo 53) também estão presentes, eles podem realmente competir com os tipos de alto risco para inibir o desenvolvimento de um câncer.
 
Para o pesquisador, esse estudo explica o porquê do aumento no número de infecções por HPV em mulheres soropositivas africanas não corresponder ao aumento do número de casos de câncer de colo do útero.
 
De acordo com Hampson, o estudo ainda precisa avançar mais, eles precisam descobrir como um tipo de HPV pode suprimir a capacidade de outro tipo causar o câncer.
 
— Se se puder ser provado que o HPV tipo 53 pode inibir as propriedades causadoras de câncer de outros tipos de alto risco de HPV, este poderia formar a base de uma terapia simples biológica para prevenir esta doença. Isto poderia ser extremamente útil em países de baixos recursos que não podem pagar caro vacinas de HPV.
 
Por ano, 270 mil mulheres morrem por câncer de colo do útero em todo o ano. Segundo a pesquisa, 85% acontecem em países com baixos recursos. No Quênia é o tumor maligno mais comum entre as pessoas. Eles correspondem 18% e 23% dos casos da doença no país.

Fonte R7

Transpiração noturna pode criar acúmulo de sujeira no colchão, avisa especialista

Ao levantar de manhã, a cama deve ser arrumada depois de uma hora
 
Sabia que é preciso limpar o colchão? Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, a transpiração noturna pode criar um acúmulo de sujeira no local e fazer mal à saúde. Por isso, ao se levantar de manhã a pessoa deve esperar pelo menos uma hora para arrumar a cama.
 
— Mesmo em repouso, o ser humano chega a transpirar de 600 ml a 1,5 litros por dia.
 
Para limpar o colchão, o especialista explica que a mistura de vinagre com água (50% de cada) ajuda a obter bons resultados. Outra opção, para evitar as marcas da transpiração, é usar uma capa que seja de algodão por fora e permeável por dentro.
 
— Além disso, o colchão deve ser colocado ao sol pelo menos uma vez por semana.
 
Uma dica bastante eficaz é o uso do bicarbonato de sódio. Caso a pessoa vomite ou urine na cama, o produto ajuda a remover todo o odor.
 
Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Santos e São José do Rio Preto têm epidemia de dengue

Com o aumento do número de casos de dengue nos últimos dias no Oeste Paulista e na Baixada Santista, os municípios de Santos e São José do Rio Preto decretaram situação de epidemia.
 
De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde, até a última quinta-feira (4) foram registradas 12 mortes este ano em todo o Estado e há 42.445 casos confirmados. O número representa uma taxa de incidência da doença considerada média (102,9 casos para cada 100 mil habitantes). De acordo com o Ministério da Saúde, há Estados em que essa taxa chega a 3.105 casos.

Em São José do Rio Preto, o número de casos notificados até esta quarta-feira (10) chegava a 21.838 - 4.940 foram confirmados. Três pessoas morreram. Os números mostram um aumento expressivo em relação a todo o ano passado, quando houve 433 casos na cidade.

Em Santos, a situação é semelhante. Na última segunda-feira (8) a cidade apresentava 4.045 casos de dengue confirmados, com um óbito e outros três em investigação. Em 2012, foram 535 casos e nenhum óbito.

As secretarias municipais da Saúde lembram que a última epidemia nos dois municípios aconteceu em 2010. Na ocasião, Santos teve mais de 8.000 pessoas infectadas e 23 óbitos. Em São José do Rio Preto, a epidemia atingiu 24.286 pessoas e houve 11 vítimas fatais.

As autoridades de saúde destacam que o aumento no número de casos está em parte relacionado a um novo tipo do vírus presente no País, o DEN-4. Como essa variação não circulava no Estado há mais de duas décadas, uma parcela maior da população está suscetível à doença.

“No caso da dengue, uma vez que a pessoa contrai um dos vírus, ela produz anticorpos específicos e fica imune àquele sorotipo da doença”, explica o chefe do laboratório de virologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Celso Granato. “São quatro as variações do sorotipo da dengue e a gravidade da doença pode ser maior no caso de uma segunda infecção.” Segundo Granato, não é possível estabelecer uma relação direta, mas quando há uma maior probabilidade de casos graves, estatisticamente há também um aumento no número de mortes provocadas pela doença.

Idosos
O Ministério da Saúde divulgou nota nesta quarta-feira (10) alertando para um índice maior de mortalidade pela doença em pessoas com mais de 60 anos. De acordo com os dados da pasta, pessoas nesta faixa etária tem 12 vezes mais risco de morrer por dengue. “As causas não estão completamente esclarecidas, mas podem estar relacionadas com a maior prevalência, nesta faixa etária, de doenças crônicas, como cardíacas, diabetes, entre outras”, informou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Fonte Estadão
Duas agências humanitárias da ONU anunciaram nesta sexta-feira um novo plano de luta para erradicar até 2025 a mortalidade infantil (de crianças menores de 5 anos) causada pela pneumonia e a diarreia, duas das doenças mais mortais em escala mundial.
 
Juntos, os dois males são responsáveis por 29% das mortes de crianças menores de cinco anos, o que equivale a 2 milhões de vítimas infantis, segundo o Plano de Ação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
 
No entanto, as soluções para combater a pneumonia e a diarreia não exigem novas descobertas científicas, afirmam os especialistas.
 
"Se as crianças continuam morrendo hoje é porque os serviços são prestados de forma fragmentada e os mais vulneráveis não se beneficiam" destes serviços, explicaram os dois organismos.
 
Além disso, "ocorre com muita frequência que se realizam paralelamente planos de luta" contra cada uma destas doenças, declarou Elizabeth Mason, encarregada da OMS.
 
Em uma tentativa de coordenar os esforços, o Plano de Ação Mundial das Nações Unidas elaborou um "mapa do caminho" para que os governos planejem e ponham em andamento iniciativas integrais de prevenção e luta contra as duas doenças.
 
Este plano define também vários objetivos para diminuir o número de mortes infantis relacionadas com estas doenças.
 
Segundo o plano, 90% das crianças deverão ter acesso - antes de 2025 - a antibióticos para curar a pneumonia e a um tratamento com sais de reidratação oral para curar a diarreia, contra 31% e 35%, respectivamente, hoje em dia.
 
Por outro lado, especialistas da ONU pedem que pelo menos a metade dos bebês menores de seis meses seja amamentada contra 39% em 2012, e que todas as crianças tenham acesso a melhores serviços sanitários e à água potável contra 63% e 89%, respectivamente, atualmente.
 
Cerca de 90% das mortes infantis relacionadas com estas duas doenças ocorrem na África subsaariana e na Ásia meridional.
 
Segundo dados publicados esta sexta-feira na revista britânica The Lancet, este plano de ação demandará um investimento adicional de quase US$ 2 bilhões.
 
Fonte R7

Prefeitura de Paulista (PE) abre 645 vagas em processo seletivo

O Município de Paulista, no estado de Pernambuco, dispõe de centenas de vagas para profissionais com nível médio e superior. É que a prefeitura municipal acaba de publicar o edital de processo seletivo, nº 01/2013, anunciando 645 postos de trabalho para atuação nas secretarias da saúde e educação local.
 
Os salários podem chegar a R$ 6.000,00 por jornadas de trabalho de 20, 30 e 40 horas de trabalho. 
 
Vagas
As oportunidades são para farmacêuticos bioquímicos, médicos, médicos veterinários, biomédicos, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, sanitarista, auditor em saúde, ouvidor da saúde, gerente de território, coordenador de programas sociais, agente de saúde escolar, agente educador, arte educador, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem, auxiliar de laboratório, citotécnico, técnico de segurança do trabalho, técnico em radiologia, condutor Samu, cuidador e motorista.
 
Será reservado um percentual de 5% das carências diagnosticadas aos candidatos com deficiência, desde que a deficiência não os impossibilite ao exercício da função.
 
Inscrições
Os interessados podem fazer a inscrição pessoalmente nos dias 11, 12 e 15 de abril de 2013, das 8h as 12h e das 13h as 16h, exclusivamente na Sede do Clube Municipal do Paulista, localizado na Avenida do Nobre, S/N, Bairro Nobre, Paulista/PE.
 
Etapas da Seleção
O processo seletivo será composto de análise do curriculum vitae e entrevista. A análise curricular será feita provavelmente entre os dias 16 e 22 de abril de 2013, enquanto as entrevistas ficam de 29 de abril a 10 de maio. Já o resultado final será divulgado no dia 17 de maio de 2013.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso ANVISA 2013: prorrogado prazo de inscrição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou o edital de concurso público para o preenchimento de 314 vagas de níveis médio e superior, com oferta salarial entre R$ 4.760,18 e R$ 10.019,20. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos efetivos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (157), Analista Administrativo (29), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (100) e Técnico Administrativo (28), todas para lotação em Brasília (DF).
 
Para concorrer a uma das vagas de Técnico Administrativo ou Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária é preciso ter nível médio completo. Já candidatos aos cargos de Especialista ou Analista Administrativo deverão ter graduação em uma das áreas listadas no edital, entre as quais Administração, Economia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Psicologia, Enfermagem, Engenharia (diversas especialidades) e Medicina.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas na página da organizadora Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período entre 20 de março e 14 de abril de 2013. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).
 
Provas e Curso de Formação
A etapa de provas objetivas e discursivas será realizada provavelmente no dia 02 de junho de 2013, nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES). Os candidatos deverão consultar as informações sobre locais e horários desses exames na página de inscrição, no Diário Oficial da União ou no site da ANVISA (www.anvisa.gov.br).
 
Da fase de prova de títulos e do Curso de Formação Profissional participarão somente os candidatos aos cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e Analista Administrativo, desde que atendam às condições de habilitação previstas no regulamento.
 
Os documentos relativos aos títulos deverão ser postados no período de 17 a 22 de julho de 2013, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), à Cetro Concursos, aos cuidados do Departamento de Planejamento de Concursos/REF. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - Edital N° 01/2013, localizado à Av. Paulista, 2001, 13° andar - CEP 01311-300 - Cerqueira César - São Paulo - Capital.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de São Gonçalo do Piauí (PI) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Gonçalo do Piauí, no estado do Piauí, por meio do Instituto Machado de Assis, publicou edital de teste seletivo N° 001/2013, para preencher 19 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.200,00 com jornadas entre 20 e 40 horas semanais.

Cargos
- Ensino Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais nas funções de Vigia, Cozinheira e Zeladora e Motorista nas categorias B e D;

- Ensino Médio: Monitor de Curso (CRAS, PETI e ProJovem), Atendente, Auxiliar de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Fiscal Sanitário e Auxiliar de Biblioteca;

- Ensino Superior: Assistente Social do CRAS, Psicólogo, Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico do PSF, Professor de Ciências, Educação Física, Educação Infantil, Espanhol, Geografia, História, Informática, Matemática, Português, Polivalência, Inglês e Professor do EJA.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 16 de abril de 2013 pelo site www.institutomachadodeassis.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental, R$ 30,00 para nível médio e de R$ 35,00 para nível superior.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. Além dessa avaliação, haverá prova de títulos para Auxiliar de Serviços Gerais e prova prática de direção e operação veicular para Motorista.

A prova objetiva será aplicada na cidade de São Gonçalo do Piauí - PI, estando prevista para o dia 21 de abril de 2013, no horário de 9h às 12h. O local e horário de aplicação da Prova Prática estarão disponíveis no dia 23 de abril de 2013, no site www.institutomachadodeassis.com.br. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no dia 04 de maio de 2013.

O certame terá a validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Prefeitura de Alfredo Wagner (SC)

A Prefeitura de Alfredo Wagner, Estado de Santa Catarina, por meio da organizadora Click Soluções, publicou os editais de concurso público N° 01/2013 e processo seletivo N° 01/2013 , destinados ao provimento de 15 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio ou superior, com salários de até R$ 10.765,17.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro, Médico da Família, Técnico em Enfermagem, Motorista Socorrista, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar de Manutenção e Conservação e Operador de Máquinas. A carga horária dos efetivados será de até 44 horas semanais
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 16 de abril a 03 de maio de 2013, somente via internet, pelo sítio www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
Taxas
R$ 30,00 para cargos de ensino fundamental;
R$ 45,00 para cargos de ensino médio;
R$ 60,00 para cargos de ensino superior.
 
Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 19 de maio de 2013, das 9 às 12 horas, em local a ser divulgado no dia 13 de maio de 2013, junto ao edital de homologação dos inscritos. Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados via internet, no site de inscrições, no dia 20 de maio de 2013. A prova prática para Motorista e Operador de Máquinas também será realizada no dia 19 de maio, com início às 13h30.
 
Validade
O concurso terá validade de 2 anos, com possibilidade de prorrogar por igual período. Já o processo seletivo terá validade de 01 ano.

Estágio Defensoria Pública de Alagoas

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas lançou edital de processo seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários do curso de Direito. A seleção será para o preenchimento de vagas nas áreas cível, fazenda pública, consumidor e criminal. Para participar, o aluno deverá estar regularmente matriculado a partir do 5º período ou 3º ano, além de estudar em uma das seguintes instituições de ensino superior: CESMAC, SEUNE, UFAL, FAL, FACIMA, FITS e FMN.
 
Os estudantes contratados irão receber Bolsa de Complementação Educacional no valor mensal de R$ 678 por carga horária de 30 horas semanais. As inscrições serão realizadas na Sede da Defensoria Pública do Estado, situada à Av. Comendador Leão, nº 555, Poço - Maceió, no período entre 15 e 19 de abril de 2013.
 
A avaliação constará de uma prova de conhecimentos específicos, que será aplicada na data prevista de 26 de abril de 2013, às 14 horas, na Faculdade Integrada Tiradentes.
 
O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado e afixado na Sede da Defensoria Pública em Maceió. O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser renovado uma única vez, por igual período.
Maiores informações no site: www.defensoria.al.gov.br.

Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, estado do Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo nº. 02/2013. O certame destina-se a contratação de 13 profissionais de níveis médio/magistério e superior, com remuneração que varia entre R$ 1.294,40 e R$ 9.585,23, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência especiais serão destinados 10% das vagas do respectivo cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Professor (Língua Portuguesa/Inglesa, Pedagogia, Magistério e Informática) e Médico.
 
Inscrição
A inscrição será realizada gratuitamente no Paço Municipal, situado na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, do dia 15 a 26 de abril de 2013, das 08 horas às 11 horas e das 13h30 às 16h.
 
Documentação necessária para inscrição:
Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, não sendo aceitos cartões de protocolo;
Cópia do CPF;
Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral;
Comprovante de Escolaridade exigida para o cargo pretendido;
Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone).
 
Seleção
A prova objetiva será aplicada na data provável de 07 de maio de 2013, das 19 às 22 horas, na Escola Municipal Caminho para o Futuro, situada à Rua Goiânia, 2202-S, Bairro Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde.
 
Os gabaritos oficiais serão divulgados no site www.lucasdorioverde.mt.gov.br, na sede da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, situada na Av. América do Sul, nº 2500-S, Parque dos Buritis, no primeiro dia útil após a realização da prova.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 11 de abril de 2013, pág. 268 a 273.

Prefeitura de Zortéa - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Zortéa, Estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo N° 002/2013, com a intenção de preencher várias vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 2.213,33 por carga horária de 40 horas semanais. O certame será realizado sob a responsabilidade da Georgeo Almeida ME (Aprender.com).

Cargos
As vagas são para os cargos de Professor I – Educação Física, Professor II – Educação Física, Assistente Social, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Gerais e Orientador Social.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de abril de 2013, na Casa da Cultura, sito a Rua Luiz Pedron, S/N – Bairro Andorinhas, no horário das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, até o dia 18 de abril, e no dia 19 de abril, último dias das inscrições, até às 12 horas. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas escritas de conhecimento serão realizadas no Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo I, sito à Rua Dorvalina Guerreiro, nº 250, Bairro Conceição, Zortéa SC, na data prevista de 28 de abril de 2013, às 8h30.

O gabarito oficial referente à prova objetiva de conhecimentos será divulgado a partir das 9 horas do dia 29 de abril de 2013, no endereço eletrônico www.aprendersc.com.br e no Mural Público do Centro Administrativo Municipal.

Validade
O certame terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período desde que haja interesse público da municipalidade.

Prefeitura de Parecis (RO) abre processo seletivo

O município de Parecis, estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Administração e Fazenda, divulgou extrato do edital nº. 001/2013 de processo seletivo, tendo como objetivo o recrutamento e a seleção de 01 Psicólogo.
 
Os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de abril de 2013 (exceto sábados, domingos e feriados), no departamento de Recursos Humanos – DRH, localizada à Rua Jair Dias, nº 150, Centro, no município de Parecis/RO, das 07h30 às 13h.
 
A seleção consistirá de análise de currículo, a ser entregue no ato da inscrição.
 
O edital completo encontra-se à disposição dos interessados na sala da Comissão Permanente de Licitação. Maiores informações serão obtidas pelo telefone (69) 3447-1051, ramal 23, no horário das 07h30 as 13h.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 11 de abril de 2013, pág. 32.

Vagas de estágio na PGE/RR

A Procuradoria Geral do Estado de Roraima (PGE/RR) abriu o período de inscrições para o 3º Exame de Admissão de Estágio Forense. A oferta é de sete vagas para estudantes de Direito, desde que devidamente matriculados a partir do 5º período, e o recrutamento será feito por meio de parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional (IEL/RR).
 
O estágio extracurricular será realizado nos órgãos da estrutura da PGE/RR. O estagiário auxiliará o procurador ou Núcleo/Chefia/Coordenação ao qual esteja subordinado, onde desenvolverá atividades compatíveis com a sua condição acadêmica.
 
Do total de vagas, uma está reservada para portadores de deficiência, se houver, admitindo-se formação de cadastro de reserva. O valor mensal da bolsa de estágio será de R$ 710,00, mais R$ 90,00 de auxílio transporte e possibilidade de gozo de férias, caso o estágio tenha duração igual ou superior a um ano. A jornada do estágio será de quatro horas diárias (turno matutino), o que totalizam 20 semanais.
 
As inscrições vão até o dia 26 de abril de 2013 e ocorrem das 8h às 13h30, na sede da PGE-RR, na Avenida Ville Roy, 5281, bairro São Pedro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 e não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, salvo nos casos expressos na lei.
 
O processo seletivo será composto de provas objetiva e subjetiva (redação dissertativa), com aplicação prevista para o dia 26 de maio de 2013, das 8h às 12h, na Universidade Estadual de Roraima (UERR).
 
O edital completo está disponível no site do IEL/RR (www.ielrr.org.br) e também no site da PGE/RR (www.pge.rr.gov.br).

Concurso Prefeitura de Barueri (SP)

A Prefeitura de Barueri, em São Paulo, por meio da Instituição Soler de Ensino Ltda, aumentou o número de vagas do edital Nº PMB 01/2013 de concurso público para 109, as quais estarão disponíveis para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 5.517,51, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Fonoaudiólogo, Guarda Municipal, Instrutor Musical, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Hematologista, Médico Ortopedista, Médico Ortopedista, Médico Proctologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Ultrassonografista, Médico Reumatologista, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II nas disciplinas de (Arte, Ciências, Educação Física, Educação Musical, Filosofia, Geografia, História, Informática, Inglês, Matemática e Português), Psicólogo Educacional e Psicopedagogo.

As inscrições serão realizadas pela internet, mediante acesso ao endereço eletrônico www.institutosoler.com.br até 15 de abril de 2013. Já as inscrições presenciais serão aceitas no Ganha Tempo, localizado na Av. Henriqueta Mendes, nº 550, Centro, no município de Barueri, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, no mesmo prazo de data acima citado. A taxa para este prazo deve ser paga até 16 de abril, respeitando os horários bancários.
 
Para o Cargo de Guarda Municipal, o prazo de inscrição se estenderá até o dia 22 de abril de 2013, sendo que a taxa de inscrição deverá ser paga através do Boleto Bancário (retirado no local da inscrição ou impresso pelo próprio candidato quando a inscrição for feita através da internet), em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento, impreterivelmente até o dia 23 de abril de 2013.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00.

As Provas objetivas serão realizadas em escolas do Município de Barueri, provavelmente, no dia 19 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados na provável data de 27 de abril de 2013, após a homologação das inscrições. As provas objetivas de múltipla escolha terão duração máxima de 03 (três) horas, para todos os cargos, exceto para o cargo de Guarda Municipal onde a duração máxima será de 04 (quatro) horas.
 
A validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Barueri.

Vagas de estágio na Fundação de Esportes de Londrina - PR

A Fundação de Esportes de Londrina, Estado do Paraná, abriu edital N° 001/2013, de processo seletivo, destinado a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino, devidamente conveniadas com o município de Londrina. Os alunos devem estar cursando nível superior nas áreas de Educação Física e Esporte para a realização de Estágio Curricular Não Obrigatório.
 
A carga horária do estágio poderá ser de 20 a 30 horas semanais, a critério da Fundação de Esportes.
 
Será oportunizado estágio nas modalidades: Futebol/Futsal/Futebol de Areia, Vôlei/Vôlei de Praia, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Ciclismo, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ginástica Olímpica, Judô, Taekwondô, Tênis de Campo, Tênis de Mesa e Recreação, todas pertencentes ao Projeto Futuro da Fundação de Esportes.
 
A inscrição poderá ser efetuada até às 23h59 do dia 21 de abril de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico: www.londrina.pr.gov.br, a qual dispõe de um formulário digital que deve ser devidamente preenchido pelo candidato, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A prova está prevista para o dia 28 de abril de 2013, com início às 9 horas. Os locais de realização das provas serão divulgados pela internet, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br e no Quadro de Editais da Fundação de Esportes de Londrina, a partir das 17 horas do dia 26 de abril de 2013.
 
O gabarito da prova objetiva será disponibilizado na internet, no dia seguinte ao da realização da prova, às 17 horas, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br, e no quadro de editais da Fundação de Esportes de Londrina.
 
A classificação final será anunciada no dia 29 de maio de 2013, tendo o candidato 1 (um) dia útil, a partir da publicação, para recorrer quanto à pontuação final e classificação geral publicadas.
 
O certame terá validade de seis (06) meses, a contar da publicação da homologação do resultado final, sendo facultada a prorrogação por igual período.

Ministério corta repasse de 502 equipes de Saúde da Família

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos para o custeio de 502 equipes de Saúde da Família, 508 equipes de Saúde Bucal e 3.612 agentes comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 25 estados do país.
 
A suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
 
A medida faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica.

A transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais do SUS comprovam, ao governo federal, que as inadequações foram solucionadas.
 
A portaria, publicada no Diário Oficial da União da ultima quinta-feira (04), informa a lista dos municípios que deixaram de receber a parcela de dezembro referente ao incentivo financeiro correspondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES.
 
Fonte Saudeweb

Telefônica Vivo anuncia parceria com Grupo Minha Vida

Contrato entre as empresas prevê o fornecimento de conteúdos editoriais e ferramentas web para o portal de saúde que a Telefônica pretende lançar até junho
 
A Telefônica Vivo e o Grupo Minha Vida assinaram, nesta segunda-feira (08/04), parceria para o desenvolvimento de produtos para Internet da vertical de e-Health da operadora. O contrato prevê o fornecimento de conteúdos editoriais e ferramentas web para o portal de saúde que a empresa pretende lançar até junho.
 
O novo portal de saúde da Vivo conterá informações sobre saúde, nutrição, atividades físicas, bem-estar e beleza, aplicativos gratuitos e também o portfolio de serviços de saúde da Vivo. O Minha Vida, reconhecido portal de saúde e bem-estar, irá fornecer os conteúdos editoriais para o portal da operadora.
 
O Dieta e Saúde, programa de emagrecimento online e parte do portfolio de produtos do Grupo Minha Vida, será a metodologia e plataforma do programa pago Vivo Dieta & Saúde, que oferecerá ferramentas para controle diário da alimentação, consulta de pontos, comunidade, além de dicas e cardápios personalizados, para quem quer emagrecer com saúde.
 
A plataforma do Consulte.me, também do Grupo Minha Vida, será base do Vivo Agendamento Saúde, destinado à marcação de consultas médicas online junto a consultórios médicos e clínicas. Todo o agendamento será automatizado, com acesso direto aos horários dos médicos, e confirmação via SMS para o celular do cliente.
 
A ação complementa e integra as diversas iniciativas da área de e-Health, por exemplo, como os serviços Vivo Ligue Saúde, Vivo Bem Estar e outros, que somam mais de 1 milhão de clientes em Saúde, segundo informou a companhia.
 
Fonte Saudeweb

Home Doctor conquista recertificação ONA

A instituição, que foi acreditada no nível máximo de excelência em 2009, passou pelo processo de recertificação, já que o selo é válido por três anos para as instituições acreditadas nesse nível
 
A Home Doctor acaba de revalidar sua acreditação em Nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição, que foi acreditada no nível máximo de excelência em 2009, passou pelo processo de recertificação, já que o selo é válido por três anos para as instituições acreditadas nesse nível.
 
As avaliações foram realizadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que analisou todos os processos da organização, de acordo com os padrões exigidos pela ONA.
 
A brasileira Home Doctor possui mais seis unidades de negócios nos principais estados, dentre eles: Rio de Janeiro, Bahia e Brasília e possui mais de 2.500 profissionais atuando diretamente à assistência domiciliar: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros que levam mais conforto, tranquilidade e segurança aos clientes.
 
 
Fonte Saudeweb

Iamspe aumenta em 20% pagamento por consulta médica

O valor passou de R$ 34 para R$ 41 por consulta, desde setembro de 2012
 
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), vinculado à Secretaria de Estado da Gestão Pública, determinou reajuste de 20% no valor pago aos médicos de sua rede pelo atendimento aos servidores.

O valor passou de R$ 34 para R$ 41 por consulta, desde setembro de 2012.
 
O reajuste da tabela de procedimentos do Iamspe acumula alta de 64% desde 2008. Naquele ano, a instituição pagava R$ 25 por consulta.
 
“Para garantir um atendimento de qualidade a todos os servidores estaduais e seus agregados é fundamental remunerar bem a categoria médica. Por isso, decidimos investir e elevar, gradativamente, os valores pagos aos médicos da rede pelas consultas que realizam”, afirmou em comunicado o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior.
 
O Iamspe tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas (Centros de Assistência Médico-Ambulatorial), e disponibiliza assistência em 100 hospitais e 100 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.
 
Fonte Saudeweb

Amil lança nova ferramenta para corretores

Plataforma funciona como um facilitador para o corretor que vende os planos da empresa, e permite a criação, envio e a mensuração dos resultados de campanhas de e-mail marketing
 
A Amil anuncia lançamento do Comunica Amil, ferramenta desenvolvida para atender exclusivamente as necessidades dos corretores de planos de saúde que se utilizam do envio de e-mails marketing como estratégia de vendas.
 
Tabelas de preços, modelos de relatórios, marcas e outros documentos para download estão disponíveis no site, que funciona como uma agência digital online, para que o corretor encontre com facilidade tudo o que precisa para enviar um e-mail marketing e também mensurar os resultados por meio de avisos de entrega.
 
De acordo com a Amil, o objetivo da ferramenta é padronizar a utilização da marca e, sobretudo, garantir a veracidade das informações veiculadas. Além de ser mais um suporte e orientação à venda. Inicialmente é destinada aos corretores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a expectativa é tornar o serviço nacional, segundo o Coordenador de Marketing Digital da Amil, André Pastina.
 
Para José Luiz de Carvalho Junior, diretor Comercial Nacional da Amil, a ferramenta funciona como um facilitador para o corretor que vende os planos da empresa. “A utilização do Comunica Amil visa promover um trabalho mais direcionado, principalmente para o vendedor que já possui uma carteira de clientes própria. Basta escolher o produto que se adeque ao perfil do seu comprador”, ressalta.
 
Fonte Saudeweb

Prós e contras do Big Data na Saúde

Falta de precisão dos registros eletrônicos de saúde (EHR) ainda é grande obstáculo para que os benefícios do compartilhamento das informações sejam sentidos
 
Quatro dias de muita reflexão sobre o futuro da tecnologia, sustentabilidade dos sistemas de saúde e como essas duas forças podem ser sinérgicas evidenciaram o “Big Data” como a próxima fronteira de inovação, competição e produtividade. Esta foi a tônica do Global Summit 2013, realizado pela InterSystems, que contou com dezenas de palestras, treinamentos técnicos e reuniões de negócios entre os dias 7 e 10 de abril.
 
A invasão dos dispositivos móveis no cuidado do paciente e de plataformas baseadas em nuvem tem conferido agilidade aos serviços assistenciais e aumentado o repositório de informações tanto clínicas quanto administrativas das instituições em geral ou órgãos de saúde pública -, o que faz da pergunta “como criar valor usando os dados (Big Data)” a mais crucial a ser compreendida no momento.
 
Afinal, saber organizar e aproveitar ao máximo os dados colhidos resulta necessariamente em melhores diagnósticos, tanto individuais como populacionais, e tratamentos. O líder do Mckinsey Global Institute, Michael Chui, mostrou como a ocorrência de epidemias de doenças pode, muitas vezes, ser mensurada até por meio de buscas feitas no google.
 
O executivo apresentou cinco passos rumo ao valor, porém alertou para questões que ainda preocupam como a privacidade, segurança e o pertencimento dessas informações.
 
-Criar transparência;

-Expor a variabilidade de informações passíveis de experimentação;

-Customizar ações de acordo com o perfil da população;

-Suportar decisões humanas com algoritmos automatizados;

-Inovar modelos de negócios, produtos e serviços.
 
Economia
A eficiente gestão das informações é também vista como uma saída para os custos crescentes do sistema – tendência comum à maioria dos países. Os EUA, em 2012, por exemplo, gastou cerca de US$ 750 bilhões sem necessidade, segundo estudo apresentado pelo professor e presidente do Departamento de Informática Médica & Epidemiologia Clínica da Oregon Health & Scince University, William Hersh.
 
Algumas razões para o desperdício apontadas pelo professor foram:
 
-Serviços desnecessários prestados e entregues de forma ineficiente

-Preços altos em relação aos custos;

-Excesso de custos administrativos;

-Oportunidades de prevenção perdidas; e

-Ocorrência de fraudes.
 
Entraves
Apesar dos investimentos que o presidente Barack Obama está direcionado à saúde do País para promover a digitalização dos registros médicos (EHR, na sigla em inglês) de todos os cidadãos americanos, Hersh sinalizou que, além da privacidade e confidencialidade mencionada por Chui, há ainda muitas outras barreiras para o uso das informações integradas; como o alto custo, necessidade de mão de obra técnica, com conhecimento de Business Intelligence (BI), por exemplo, e necessidade de infraestrutura de interoperabilidade. O professor apresentou pesquisas de diferentes entidades como, por exemplo, do English National Health Service (NHS), que demonstram uma série de problemas com a troca de informações de saúde, como:
 
-Documentos imprecisos e incompletos;

-Transformados em maneiras que prejudiquem o significado;

- Irrecuperáveis para pesquisa;

-De proveniência desconhecida;

-De granularidade insuficiente (pouco detalhamento);

-Incompatível com os protocolos de pesquisa.
 
A apresentação do professor da universidade de Oregon deixa claro que para os benefícios serem sentidos por meio do compartilhamento dos registros médicos, é preciso um alto grau de comprometimento com todas as etapas, desde a captura das informações, compartilhamento, compreensão e ação. Para Hersh, seria importante que os profissionais de saúde fizessem alguns questionamentos para o uso efetivo dos Registros Eletronicos de Saúde (EHR) como por exemplo:
 
Essa pergunta pode ser respondida pelos dados que temos? Os registros respondem a pergunta ou sugerem uma confusão? Esse dado pode ser aplicado nesta situação?
 
Fonte Saudeweb

Conheça os benefícios das frutas do outono

Conheça os benefícios das frutas do outono Lívia Stumpf/Agencia RBS
Foto: Lívia Stumpf / Agencia RBS
Caqui, típico do outono, já começa a aparecer nas
prateleiras dos mercados
Saiba os nutrientes encontrados em frutas da estação como caqui, kiwi, laranja, bergamota e maçã
 
Junto com a mudança de clima, o outono traz novas frutas, típicas da estação, às prateleiras de fruteiras e supermercados. Caqui, kiwi, alguns tipos de maçãs de colheita tardia e cítricos como laranja e bergamota voltam a fazer parte da dieta dos habitantes da região sul do país. Bem-estar ouviu as nutricionistas Lenice Zarth Carvalho e Sofia Squeff de Albuquerque, que explicam os benefícios de cada uma delas:
 
Maçã
Rica em pectina e quercetina, a maçã aumenta a sensação de saciedade reduz a presença de colesterol e toxinas no organismo. Combate, ainda, o câncer e as doenças cardíacas, além de fortalecer estruturas como unhas e cabelo. O cálcio presente na fruta também participa dos estímulos nervosos, enquanto o potássio contribui para o equilíbrio hídrico corporal e atividades neuromusculares.
 
É fonte de vitamina B1, que exerce um papel importante no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, produzindo energia corporal e cerebral.
 
Caqui
Contém vitamina A, nutriente importante para a visão, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos — principalmente nas epífises ósseas, durante as fases de crescimento — e para o desenvolvimento e manutenção de tecidos epiteliais, além de ser um bom imunoestimulante. Apresenta também licopeno, um carotenoide inibidor de inflamações e antioxidante, que também contribui na prevenção de doenças crônicas como câncer e cardiopatias.
 
O caqui também é fonte de vitamina C, de cálcio e de fósforo, que atua no DNA e no RNA, no metabolismo energético e na composição dos ossos.
 
Kiwi
A vitamina C presente na fruta, além de ser um agente importante nas respostas imunológicas, na cicatrização de feridas e no combate a reações alérgicas, também serve para aumentar a absorção de ferro vegetal, quando consumido na mesma refeição.
 
A vitamina possui, ainda, efeito antioxidante, que pode funcionar como anti-hipertensivo e anticancerígeno. O kiwi também é rico em magnésio, que cumpre papel essencial no controle cardíaco, na pressão sanguínea e no sistema neuromuscular, participa das reações de homeostase do pH sanguíneo e é essencial para o transporte e absorção de cálcio. Além disso, age na formação do óxido nítrico, vasodilatador que funciona no controle da pressão arterial.
 
O mineral ainda funciona no metabolismo da glicose e da produção de insulina, e sua deficiência contribui para a formação de substâncias inflamatórias. Cálcio, fósforo e potássio também estão presentes na composição do kiwi.
 
Também são ricas em vitamina C, como todas as frutas cítricas. O ácido fólico presente na composição de laranjas e bergamotas tem entre suas principais funções permitir o desenvolvimento completo de células vermelhas do sangue, prevenir doenças cardiovasculares, formar neurotransmissores antidepressivos e sintetizar DNA e membranas.
 
A biotina atua na produção de energia e no metabolismo das proteínas e carboidratos, além contribuir para a formação dos cabelos saudáveis, enquanto sua deficiência está relacionada a dermatites, conjuntivites, alopecia e anormalidades no sistema nervoso central.
 
O ácido pantotênico melhora a liberação de energia dos carboidratos e participa do metabolismo da glândula adrenal, contribuindo com efeito anti estresse, contribui para a síntese de gorduras e neurotransmissores e promove a adequada destoxificação do álcool do organismo. Laranja e bergamota são, ainda, fontes de magnésio, fósforo e potássio.
 
Fonte Zero Hora