Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

China registra mais uma morte por nova cepa de gripe aviária

Vírus H7N9 já causou 10 mortes e total de casos registrados chega a 38. Agência da ONU manifestou a preocupação de que o vírus se espalhe para outros países em aves
 
Mais uma pessoa morreu nesta quinta-feira (11) na China em decorrência de um novo tipo de gripe aviária, disse a imprensa estatal.
 
A cepa viral H7N9 já causou dez mortes, e uma agência da ONU manifestou a preocupação de que o vírus se espalhe para outros países em aves.
 
A nova vítima, segundo a agência de notícias Xinhua, vivia em Xangai, onde ocorreram vários dos outros 38 casos registrados até agora. O vírus por enquanto se restringe ao leste da China.
 
A fonte exata da infecção continua desconhecida, mas amostras apontaram resultados positivos em algumas aves comercializadas em mercados avícolas, os quais continuam sendo o foco das investigações do governo chinês e da Organização de Alimentação e Agricultura (FAO, um órgão da ONU).
 
Falando em Bangcoc, um funcionário da FAO disse estar preocupado com a difusão do vírus para fora da China.
 
"Esta região em particular (o Sudeste Asiático) está ligada por terra (à China), então há a possibilidade de que se, inadvertidamente ou advertidamente, alguém levar aves contaminadas através das fronteiras, podemos antever a difusão do vírus", afirmou Subhash Morzaria, gerente regional do Centro Emergencial para Zoonoses Transfronteiriças, um departamento da FAO.
 
"Estamos proativamente iniciando programas de vigilância em países vizinhos como Mianmar, Laos e Vietnã, que fazem fronteira com a China e estão particularmente sob risco, e estamos tentando entender como o movimento de aves tem ocorrida, para que possamos identificar com maior precisão onde o risco estará", disse Morzaria.
 
O novo vírus causa sintomas graves na maioria dos humanos, e há temores de que ele provoque uma pandemia caso adquira a capacidade de passar de uma pessoa para outra -algo que, até agora, aparentemente não ocorreu.
 
O novo vírus tem causado grande preocupação entre os chineses. Autoridades do país já prenderam 12 pessoas acusadas de espalharem boatos sobre a difusão da doença.
 
A empresa Yum Brands, principal operadora estrangeira de fast-food na China, disse que o surto deve ter um "impacto negativo significativo" sobre as vendas da rede KFC no país em abril.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário