Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Rio de Janeiro vai vacinar 3,5 milhões contra a gripe

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio anunciou ontem (11) que pretende vacinar contra a gripe 80% da população dos grupos prioritários, o que representa, cerca de 3,5 milhões de pessoas na capital fluminense. A iniciativa é parte da 15° Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até dia (26) e abrange todos os estados do país.

A campanha vacinará idosos, crianças de 6 a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto e doentes crônicos, mediante laudo médico que comprove a liberação. A vacinação contra a gripe impede três tipos de gripe: influenza A (H1N1) – a gripe suína; influenza A (H3N2) e influenza B.
 
De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas graves e levar à morte. Os sintomas são quase sempre febre, dor no corpo e secreção respiratória.
 
“O programa [de vacinação contra a gripe] ocorre anualmente. Devido aos riscos, considera-se que todos os três tipos são graves. As pessoas pensam que uma vez vacinado, está imunizado por toda a vida, no entanto, a substância não é duradoura, é preciso se vacinar e evitar os riscos", disse Chieppe.
 
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias entre 32% e 45% e a mortalidade por complicações da influenza tipo B de 39% a 75% . A vacina é constituída por vírus inativados e, por isso, não causa a doença. A contraindicação é para pessoas febris, com doenças neurológicas e com alergia a ovo. Neste caso, se deve consultar um médico antes de tomar a vacina
 
No estado do Rio serão 1.500 postos incluindo todas as clínicas da Família, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado está programado o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, quando serão montados postos de vacinação em igrejas, centros comunitários e creches.
 
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que durante a campanha do ano passado, neste mesmo período, cerca de 973 mil pessoas foram imunizadas no município do Rio, o equivalente a 80,4% do público-alvo. Somente em um dos grupos mais vulneráveis, os idosos, foram 697 mil indivíduos vacinados.
 
Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário