Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Exames: Enema Opaco

Material a ser analisado: registros radiográficos.
 
Tempo necessário para obter o material: 10 a 20 minutos.
 
Finalidade: auxilia na detecção de lesões colorretais, tais como pólipos, divertículos, úlceras, fístulas, alterações inflamatórias e neoplasias (pode ser utilizado como ferramenta de screening).
 
Preparação previa: dependendo do grau de urgência, o exame pode ser realizado sem preparo prévio. Contudo, o ideal é contar com um certo preparo dos cólons, aumentando o índice diagnóstico das imagens. De um modo geral, o preparo para o enema opaco consiste de (1) dieta pobre em resíduos na antevéspera do exame, (2) jejum absoluto 8-10h antes do exame e (3) limpeza intestinal com laxantes (via oral) e fleet enema (via retal).
 
Resultados: variam de acordo com o distúrbio subjacente, podendo ser encontrados divertículos, perdas de haustrações, estenoses e dilatações, entre outros.
 
Valores normais: nenhuma alteração é observada nos cólons.
 
Resultados alterados podem ocorrer em: pacientes com apendicite, doença celíaca, adenomas colorretais, divertículos, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diarréia, pseudo-obstrução intestinal crônica, doença de Chagas, intussuscepção intestinal, hemorragia digestiva baixa e outros.
 
Tempo requerido para obter os resultados: 20 a 40 minutos.
 
Segurança dos resultados: boa. Fatores que podem alterar os resultados: devido ao risco de peritonite química, o enema opaco não deve ser realizado em pacientes com suspeita de perfuração intestinal.
 
Fontes:
 
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário