Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Quais são as cirurgias plásticas que ajudam a perder medidas?

Lipoaspiração é a técnica indicada quando a pessoa está
próxima de seu peso ideal
Procedimento médico pode ser a saída para quem busca uma silhueta desenhada e sem gordura
 
Você já apostou em dietas milagrosas que prometiam secar todas as gordurinhas em um curto tempo, deu duro na malhação, mas ainda não conseguiu o resultado desejado? Nesses casos, é possível contar com uma ajuda extra, além da alimentação balanceada e exercícios físicos. A solução para quem busca uma silhueta turbinada e remover as gorduras localizadas pode estar na cirurgia plástica.

Segundo o cirurgião Luiz Eduardo Mendonça Pereira, a plástica é indicada para as pessoas que se preocupam com o corpo e desejam uma boa forma. Geralmente, os homens e mulheres que estão interessados em perder medidas optam por métodos complementares à dieta e aos exercícios físicos, como a cirurgia. Segundo ele, é eficaz e mais rápido. Entre as melhores cirurgias para perder medidas estão a lipoaspiração, a lipoescultura e a abdominoplastia.

— Para remover a gordura localizada, a lipoaspiração é mais indicada. Lembrando que a técnica elimina apenas o tecido adiposo, e por isso não é indicada para pacientes que apresentam flacidez de pele — afirma.

Já a abdominoplastia irá remover o excesso de pele e de gordura do abdômen, além de restaurar a musculatura da região abdominal. No procedimento cirúrgico de abdominoplastia, a pele flácida é retirada, deixando a barriga com o aspecto liso. A lipoescultura é uma técnica complementar da lipoaspiração e consiste em modelar o corpo removendo as gordurinhas indesejadas. A diferença é que na lipoescultura além de remover o excesso de gordura é transferida a gordura para outras regiões harmonizando o corpo, preenchendo sulcos, depressões e proporcionando maior volume, como por exemplo, nos glúteos.

Geralmente o que é retirado na lipoescultura pode ser usado para ser enxertado em outras partes, como pernas, bumbum e sulcos do rosto. Como a gordura enxertada é proveniente do corpo do próprio paciente, não há rejeição.

Lipoaspiração, lipoescultura ou abdominoplastia?
A escolha entre os três tipos de cirurgias depende das características de cada paciente, e principalmente da opinião do cirurgião plástico.

— É importante lembrar que, assim como qualquer procedimento cirúrgico, apenas médicos cirurgiões plásticos têm a permissão de realizar a lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia. Além disso, é imprescindível escolher um local adequado, com todos os equipamentos médicos e estrutura necessários para se submeter ao procedimento — alerta Pereira.

Para acabar com suas dúvidas sobre cada um desses procedimentos, o cirurgião plástico esclarece como a técnica funciona e quais os resultados:

Abdominoplastia
Visa corrigir alterações musculares, pequenos excessos de gordura e, principalmente, flacidez e 'sobras' de pele. Para a retirada da gordura na abdominoplastia é feito uma incisão acima dos pelos púbicos para permitir a extração da pele e de gordura. Depois desse procedimento, o cirurgião irá esticar a pele do abdômen superior até a cicatriz e suturar. Em seguida acerta a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.

— Nas primeiras semanas de pós-operatório, o paciente não deve realizar esforços físicos, pois existe o risco de abertura das suturas realizadas na musculatura. Depois desse tempo, gradualmente, o paciente vai voltando à sua rotina e notando os resultados — diz.

Lipoaspiração
É indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal. Grandes volumes de gordura extraídos podem ser nocivos. O procedimento é feito com auxílio de uma cânula, um pequeno tubo de aço inoxidável. Ao ser inserido no corpo do paciente, através de incisões, suga toda a gordura indesejada para fora do corpo do paciente. No pós-operatório, a pessoa deve evitar praticar exercícios físicos pesados, como levantar peso ou fazer longas caminhadas. O resultado definitivo da lipoaspiração pode ser notado após seis meses, porém a partir do quarto mês o resultado obtido já é de 80%.

Lipoescultura
É o aperfeiçoamento da lipoaspiração e melhora a forma corporal. A técnica consiste na retirada da gordura do paciente por meio da lipoaspiração e é injetada novamente para modificar o contorno de certas regiões. A duração da cirurgia depende da quantidade de gordura e da área da remoção. Assim que a cirurgia acaba, o local é coberto com curativos.

— Quem opta por esta técnica precisa estar com o peso em dia, com elasticidade e firmeza na pele e sem flacidez — sugere o cirurgião plástico.

O pós-operatório é muito parecido com o da lipoaspiração. É indicado o uso de cinta elástica durante 45 dias, evitar esforço por pelo menos um mês e não molhar os curativos na primeira fase. Um início de resultado já é percebido por volta do primeiro mês e deverá esperar pelo menos até o final do terceiro ao quarto mês para alcançar a definição total do procedimento.

Em que casos a cirurgia não deve ser feita?
As principais contraindicações referem-se a casos de pacientes que tenham excesso exagerado de peso ou muita flacidez de pele.

— Caso o paciente apresente condições clínicas inadequadas, o procedimento é desaconselhado — conclui o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário